Originalmente Colocado por
ClioIIIRS
Falando do trânsito em Évora.
Quando a essa fila para a rotunda da ex-Lagril ainda não a apanhei mas já a vi passando por lá vindo da Repsol e, por mais que digam que não é seca, a mim é que não lá me apanham.
Eu tinha ido meter gasóleo ao Intermarche e decidi ir por ali porque tinha que deixar uma amiga na UE, que bela porcaria pensei eu. E depois 320d GN à minha frente na fila. Vale é pela Steptronic (???) que aquilo tem.
Aliás se há coisa que evito ao máximo é trânsito, fico piurso (palavra bem parva

) quando apanho pois até chego a fazer viagens em função em função do mesmo.
Eu nem sempre fujo, porque não estou muito habituado a transito, por isso nunca me afecta muito, relaxo um bocado, meto o climatronic com mais velocidade de ventilação e claro, um beat bem porreiro no rádio.
Ainda este Domingo esperei umas duas horas para fazer uma viagem para não apanhar o pessoal que vinha do Algarve do f-d-s prolongado, e mesmo assim, cerca da meia-noite, ainda estava fila desde a primeira ponte do Feijó.
Não fazia ideia que este FDS ia ser critico nisso. Por acaso já não vou ara essas bandas há uns tempos. Mas sabes como é, o pessoal fica sempre até à última da hora, depois mesmo de noite, na Marateca, encontramos sempre o pessoal que vem lançado do Algarve nos seus 320d. (Private Joke).
Ah e digo-vos já que o trânsito de Évora me irrita bastante porque a nossa cidade tem, claramente, vias sub-dimensionadas.
Rotunda da horta da porta, primeiro grande fail pois muita gente tem de por ali passar e simplesmente não há alternativa e, claro, entope sempre à bruta.
Dependendo do teu destino, eu como venho daquele lado que sabes, vou sempre por aquela estradinha da Cartuxa que vem dar ao parque de estacionamento da Horta da Porta.
Depois, variante que vai desde o Mac, passa pela Zona Industrial e acaba na saída para Estremoz, Beja etc.
Deves-te ter enganado, porque a saída de Beja não é a mesma de Estremoz, deves querer sim dizer, Reguengos.
Outro fail pois só tem uma faixa quando devia ter duas faixas ao longo de toda a sua extensão.
Claro, sem dúvida nenhuma. Nem que fosse um sitio engraçado para dar umas aceleradelas 
, que é coisa que em Évora praticamente não existe... Uma variante porreira, com pouco transito... Tens as da prisão e isso, mas fica muito perto da cidade e são curtas.
Depois é mesmo grave quando eu faço montes de kms tranquilo e é mal que chego a Évora que começo a ver a quantidade de imbecis a aumentar exponencialmente.
O que mais me irrita nesta gente é que toda a gente anda sempre na faixa mais à esquerda, indo a 20, 30, 50 ou 70km/h, estando ou não estando a ultrapassagem alguém.
Sim, em Évora para além do piso muito mau, ainda se vê muito imbecil ao volante... Pessoal a pastar é aos montes.
Se esta m€rd@ fosse multada eu fazia uma vénia a cada policia que passasse estas multas.
Eu acho que mal te vêm preferem te deixar ir só para não ter de olhar para ti
Deve ser por isso que já fui mandado parar muitas vezes, é muito estilo

ou talvez não.
Depois destas duas linhas, só te digo que esses exames andam-te a fazer mal, estás pior pá.
Pena é não serem senhoras agentes com "saúde" mas sim, normalmente, velhos barrigudos com bigode
O homem que gozava com o pessoal da "fé no binário" também já te converteste ?
Eu não me converti nem deixei de converter, a verdade é que a fé no binário é mesmo muita. Estabeleço já um termo de comparação, ainda que exista um défice para o 1.4 TDI, um amigo meu tem um Ibiza 6k2 1.4 16v Sport 100cv, e, desde que ele esteja "inspirado", o 1.4 TDI não tem qualquer hipótese. E estamos a falar de uns cento e poucos nm do 16v vs praticamente 200nm do 1.4 TDI... Claro que em certas situações e comparando carros parecidos, os turbo-diesel com binário sentem-se mais à vontade em determinadas situações.
É precisamente neste tipo de comparação (1.2 ou 1.4 otto NA e 1.4 turbo-diesel e afins) que se nota mais a grande diferença de disponibilidade entre ambos os estilo de motor.
Em EN e AE então é muitissimo notório pois o pessoal não anda a reduzir à parva a toda hora.
Em cidade já depende mais, mas este manco é dos que se safa bem.
Sem dúvida, aliás se pegares num 1.2 TDi vais achar aquilo muitissimo garanto-te, mesmo que tenha a mesma potência.
E isto para não falar nas caixas loooooongas que andam a estragar a condução citadina.
Aliás é por essas e por outras que cada vez mais percebo a escolha por caixas auto.
Não sei como é possível um gajo se habituar a esse som de corta relvas mas ok
Que posso fazer? Só tenho este corta-relvas, ainda que barulhento, é bastante competente. Vou trocar por um corta-relvas silencioso mas que não corta nada (estilo 207 1.4 HDI de 70cv
) ??
De qualquer forma é o único defeito que se apontar ao motor, de resto faz tudo o que se pode querer, desde excelentes consumos a boas performances e excelentes reprises face à parca potência.
Exacto. Os consumos é um bocado cof-cof, ainda hoje fiz média de 7.5 no meu percurso habitual... E não pensem, meus amigos, que andei a acelerar, este carro consegue grandes consumos sim, mas é preciso algum cuidado na condução, coisa que eu ainda não tenho muita prática, basta andar em cidade (cidade mesmo) e com AC ligado que os consumos disparam logo. Mesmo o meu pai que a semana passada usou o carro com AC on, fez logo média de 7 (e ele normalmente faz 5)... Este motor é capaz de fazer bons consumos, mas se for a andar calminho, sem grandes variações de velocidade e com AC desligado preferencialmente. Ele não gosta nada de cidade, de ter de arrancar e acelerar, acho que gosta mais de seguir relaxado a 80 90 100km/h durante bons kms, pelo menos é com esse feeling que fico ao olhar para o CB.
À bocado vim na boa para casa (a fazer a mesma condução que à tarde da média de 7.5), mas com menos paragem (não havia transito) e de AC off e fez logo 5.1 no meu percurso habitual. Quando se fala nas performances, é preciso relativizar as coisas, falamos apenas e só de diesel de baixa-cilindrada, ainda entra para aí alguém e fica a pensar que o 1.4 TDI é um M3.