Diário de Bordo - Seat Ibiza 1.4 TDI - Kia Ceed SW - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 43 PrimeiraPrimeira 12312 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 1272
Like Tree124Likes

Título: Diário de Bordo - Seat Ibiza 1.4 TDI - Kia Ceed SW

Piloto de Troféu topspeed's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    Só deve ser é um pouco mais lento que o Lupito no arranque

Bolas, ia ao site da praxe mas o Ibiza PD75 não consta na base de dados, andam a falhar

E ainda bem, para ires para um otto 1.2 ou 1.4 NA mais vale um turbo-diesel, na minha opinião.

Depende, o meu Rover com o 1.4 103cv dava muita "tareia"... Para fazer só cidade, era uma opção viável, pena o pé pesado não deixar os consumos baixar dos 10l.

Eu mais depressa investia em iluminação, médios Philips Xtreme power são um must have.

Essas são do género das Blue Vision e das NightBreaker? Custam uns 20-25€ cada, não?

Sem dúvida !

Sobretudo em AE faz consumos muito bons, e talvez seja até o melhor da classe em consumos a 130/140km/h, isto falando dos mancos de 75 e sobretudo 80cv.

Já em EN e cidade está na média, sendo um motor diesel de baixa cilindrada são sempre baixos.

Na altura, afirmo que era mesmo o melhor motor do género. Quanto aos consumos a 130-140km/h, não faço ideia já, não conduzo um PD75 a algum tempo (o que conduzia regularmente já foi trocado a algum tempo), mas olha que o 1.4 HDI é capaz de ser mais económico.

Ainda nos 1.3, o multijet 75cv deixou-me com a impressão de ser mais gastador, mas a essa velocidade, o 90cv começa a ganhar vantagens.

Em cidade, curiosamente o 1.2 a gasolina manco é capaz de fazer os mesmos consumos, ou até mais baixos (desde que seja conduzido para tal)

E depois apanhas um carro todo escafiado, com muito mais kms e só tens dois lugares...

Ou aí é que ficava mesmo com um carro manco, mais curto dum lado que do outro lool

Daí eu achar piada quando o pessoal diz que 6L não curva...

Não sei se já conduziste FR dos anterior ao teu em atack mode stock...Se não o fizeste, não queiras fazer então lol

Se a abordar curvas, até com a minha Passat ganho distancia de um..

Neste aspecto, a evolução da actual geração é muito notória mesmo, talvez até o parâmetro onde é mais notória.

O jlgomes tem um 6j 1.6 e pelo que ele me disse, ficou admirado com o comportamento e adamento da minha Passat, quando eu ia coladinho a ele nas curvas e depois o passei.

PD80 e caixa um pouco mais longa.

O Lupo PD75 é que também tem uma caixa mais longa que estes Ibizas de mancos de 75cv, mas igual à dos PD80.

PD75, o que conduzia era um Polo Highline de 2003, não faço ideia que caixa tinha

E não acho que o 6L tenha um comportamento assim tão mau, apenas no limite se sentem diferenças de certeza.

No limite e talvez em curvas mais pronunciados em EN, mas também será sempre preciso elevar o ritmo para se notar isso.

Sim, há que ter em atenção que no PD75 não acho que seja muito grave, mas imagina mais 55cv (ou bem mais...), acrescenta mais peso na frente e retira o peso de bancos atrás e vês o perigo que não ficam

Já nos bimmers adoro ver a dulpa dos 330i/d, tal como as dos 335d claro

Mas a dupla à esquerda é mais discreta.

Nos E9x e nos Serie 1 20d (ou 23d nos 1's), para mim é uma mod obrigatória. Isto porque é muito acessível e dá logo outra vida à traseira.

Não se trata de passar por pseudo como muitos dizem aqui, apenas ficar com uma estética mais agradável e ao nosso gosto.

Eu prefiro ponteira à la 30i/d do que 35i/d, mas isso são pancas, mas acima de tudo por ser discreta e ao mesmo tempo, com classe, por assim dizer.

Mas já nem digo nada que a miúda fica logo toda indignada quando comento o som de corta relvas do Lupo

Pelo menos a tua sabe o que estás a dizer... Eu se dissesse "Tens um carro manco", apanhava logo com uma sarda
    123456

Piloto de Troféu Flyingsauce's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Grande GMigas!

Parabéns pelo Ibiza e pelo DB, que tem claramente o teu cunho de qualidade!

Este Verão, numa das minhas idas aí a Évora (sempre pela melhor das razões!), a ver se bebemos um café e vejo in loco o Ibiza by Gmigas.

Muitos e bons quilómetros!!!

Piloto de Sofás nmyguel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Ora cá tá o db do belo Ibiza. Quando é que mostras isso ?

Vai devagar com as mod´s, que isso não precisa de grandes mudanças.

Piloto de Troféu Avantgarde220's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Finalmente o DB do manco, tava difícil de começares isto !

Como sabes estive à procura de um carro com os mesmos parâmetros há uns tempos e as escolhas acabaram por ser as mesmas ou seja o 6L, Polos e clios.. Felizmente não comprei nenhum.
    Vê se ganhas juízo quando andares com isso como deve ser.. se bem que esse charuto é o ideal para um recém encartado bebe pouco, 5 lugares que dá para levar gajas com fartura, maneirinho de estacionar ( excelente para os bimbos como tu que dão pazadas nas quinas das garagens ) entre outras qualidades que esse carro apresenta. Pessoalmente para mim não queria não é carro que me "fascine" nem um pouco, preferia muito mais neste segmento um Clio III apenas por preferência pessoal, não conduzi os 2, apenas o clio mas este no geral parece-me ser um carro melhor construído com melhor chassis e etc!

Vai actualizando isto mesmo quando começares a ver o C220 a fugir de ti na AE

Mods ? Deixa masé isso de parte, anda com o carro como está e depois vende-o e compras um como deve ser.
    Bons km's no corta relva.
    Abraço

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Bom DB parece estar impecavel o carrito , é bom como 1º carro , e tem uma virtude de gastar pouco.

Andei num desses na escola de conduçao e detestei o carro em tudo , esse 1.4 tdi so tinha alguma vida quando entrava o turbo caso contrario nao existia , conduzi um corsa B 1.7 td acho e portava melhor que o ibiza .

no entanto é fiavel , gasta pouco para aqueles que gostam e pensam em economia , eu prefiro que gaste mais 1 l ou 2 l e ter por exemplo um 1.9 tdi .

Estima-o e gosa-o muito , muitos bons km com ele

abcs

Piloto de Rallye Gmigas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
    Grande GMigas!

Parabéns pelo Ibiza e pelo DB, que tem claramente o teu cunho de qualidade!

Este Verão, numa das minhas idas aí a Évora (sempre pela melhor das razões!), a ver se bebemos um café e vejo in loco o Ibiza by Gmigas.

Muitos e bons quilómetros!!!
    Obrigado Flying...

Então e segundo aquilo que "aconteceu", já te despediste da Focus não?
    E o 500?
    E agora tenho lido uns posts teus e tal... Andas com ideias de mandar o 500 à rifa não? Fazes bem.

Esse café é quando quiseres, manda uma apitadela. Agora não faço grandes tensões de sair daqui, só para ir ao Algarve.

Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Ora cá tá o db do belo Ibiza. Quando é que mostras isso ?

Vai devagar com as mod´s, que isso não precisa de grandes mudanças.
    Já se combinava aí qualquer coisa para verem este tri-cilindrico.

Pois não.
    É só o Cruise, as Jantes e as Grelhas FR. E tá bonzinho!

Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Bom DB parece estar impecavel o carrito , é bom como 1º carro , e tem uma virtude de gastar pouco.

Andei num desses na escola de conduçao e detestei o carro em tudo , esse 1.4 tdi so tinha alguma vida quando entrava o turbo caso contrario nao existia , conduzi um corsa B 1.7 td acho e portava melhor que o ibiza .

no entanto é fiavel , gasta pouco para aqueles que gostam e pensam em economia , eu prefiro que gaste mais 1 l ou 2 l e ter por exemplo um 1.9 tdi .

Estima-o e gosa-o muito , muitos bons km com ele

abcs
    Não sei porque detestas tanto.
    Nunca andei num Corsa B 1.7 TD, apenas num 1.5 TD e esse sim, não tem vida nenhuma antes da entrada do turbo, sendo que esta ocorre exageradamente tarde... Pouco antes das 3000 rpm.

Não podes é querer ter ter muita alta num 1.4 a gasóleo de 3 cilindros antes da entrada do turbo.

Esse Corsa, parecendo que não, tem 4 cilindros e é um 1.7, o que pode fazer diferença

Obrigado.

Piloto de Testes Varycela's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

A fotografar o carro no parque da "feira-nova" ... tsss tsssss ;)

Piloto de Provas de Perícia AmericanPsycho's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
    Ao menos que vá lá alguém, nem que seja para tirar fotos ao automovel xD

EDIT: Centésimo post do Psycho! Uma mais-valia para o DB do manco!

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

ClioIIIRS concordo contigo em 2 coisas(fora o resto mas foi o que me chamou à atenção)

No global gosto mais do Ibiza/Polo que do Corsa C.

Quanto ao motor apesar de muitos criticarem o 1.4TDI é mais agradavel que o 1.3 Mjet, nem é uma questão de andar mais, mas de agradabilidade já que o 1.3 tem realmente um défice de força bastante acentuado. Ainda hoje num Corsa 75cv com AC voltei a sentir isso..

Como defeito maior tem realmente a questão do ruido e trepidação..

A 2ª questão é o apoio de braço, para alem de servir de porta-objectos, em AE é bastante comodo, já em cidade costumo andar sem o apoio para baixo.

Na Focus como o apoio está ao nivel da manete e não interfere com ela é melhor, mesmo assim em cidade ando com ele mais para trás, mas é um segmento C.
    Última edição por JoelM : 28-06-11 às 15:48:22

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

TopSpeed o 1.3 90cv em AE a 120 é poupadinho. Talvez consiga ficar abaixo dos 5l.

O problema é que parece que o motor só foi pensado para AE porque em cidade...

Em relação ao andamento em AE, VS o 1.4TDi 75cv é superior, não dá grande hipotese e sei disto porque fiz uma viagem para Aveiro no meu e um amigo num Ibiza com esse motor sempre a fundo e tinha de esperar por ele..

Quando chegamos à cidade era ao contrario..

PS: Fiz uma recuperação em 6ª desde baixas VS a 5ª dele e levei uns 300/400m de atraso ainda por cima pelo que me recordo o terreno tinha uma inclinação, muito ligeira, mas tinha o que ajudou ainda mais.
    Última edição por JoelM : 28-06-11 às 15:56:50

Consultor MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Ora aí está o db de mais um fumarento,

mas com a qualidade Gmigas.

Está bem catita o manco, e as jantes apesar da medida até são muito porreiras.
    Gosto também do preciosismo da Velocidade Média Geral e do Consumo Médio Geral -consegues ser pior que eu.

Boa sorte

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
    Gosto bastante de tirar fotos em parques de estacionamento vazios!

Essa sessão fotográfica ficou porreira porque foi feita com uma máquina SLR, Canon EOS 1000D + objectivas 18:55 e 75:300, um espectáculo.

Agora boquinha para o pessoal das Mods: Entre umas jantes ou uma Canon SLR... Hum, são estas dúvidas que me deixam a pensar.

Citação Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
    Ao menos que vá lá alguém, nem que seja para tirar fotos ao automovel xD

EDIT: Centésimo post do Psycho! Uma mais-valia para o DB do manco!
    És de Évora AmericanPsycho? Já somos uns quantos aqui da Las Vegas Alentejana.
    Tá tão Las Vegas que acabei de demorar 40 minutos a chegar a casa, sendo que 25 foram parados no transito na variante da ex-Lagri devido à feira, e claro média de 8l/100 com o Climatronic ligado... Jeeez

Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    A 2ª questão é o apoio de braço, para alem de servir de porta-objectos, em AE é bastante comodo, já em cidade costumo andar sem o apoio para baixo.

Na Focus como o apoio está ao nivel da manete e não interfere com ela é melhor, mesmo assim em cidade ando com ele mais para trás, mas é um segmento C.
    Exacto JoelM, é precisamente esse o ponto.
    Dado o facto de os segmentos C/D, terem uma posição de condução mais evolvente, e até mais baixa, o apoio de braço, dá sempre jeito, a A4 (carrinha com que o ClioIIIRS anda), é um exemplo disso. Porque com o cotovelo apoiado no apoio, mexes bem na manete, já nestes carros mais "pequenos", de segmento abaixo, com o cotovelo apoiado no apoio, a manete fica exageradamente baixa, porque a posição de condução nestes carros é mais alta, logo não dá jeito.

Por acaso o Ibiza 6L nem é um caso disso, pois tem uma posição de condução, a meu ver, baíxinha e desportiva, a linha de cintura do carro (onde acaba o vidro e começa a chapa), é alta, pelo que numa posição média de altura do banco, ficas com a linha de cintura ao nível do ombro, o que é excelente! Eu como sou baixinho, não usufruo quase nada disso, se não não vejo a estrada, vejo só o volante e o quadrante. O que é pena.

Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    TopSpeed o 1.3 90cv em AE a 120 é poupadinho. Talvez consiga ficar abaixo dos 5l.

O problema é que parece que o motor só foi pensado para AE porque em cidade...

Em relação ao andamento em AE, VS o 1.4TDi 75cv é superior, não dá grande hipotese e sei disto porque fiz uma viagem para Aveiro no meu e um amigo num Ibiza com esse motor sempre a fundo e tinha de esperar por ele..

Quando chegamos à cidade era ao contrario..

PS: Fiz uma recuperação em 6ª desde baixas VS a 5ª dele e levei uns 300/400m de atraso ainda por cima pelo que me recordo o terreno tinha uma inclinação, muito ligeira, mas tinha o que ajudou ainda mais.
    JoelM, de facto o 1.3 de 90 com uma caixa de 6, em AE, fica fixe, só que tens de ir relativamente depressa.
    Há bem pouco tempo fiz uma viagem na A6 num GTC 1.3 de 90cv e a 120 com o AC ligado, bastava uma pequena subida para o carro começar logo a perder velocidade. A 140 já se porta melhor.

Citação Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
    Ora aí está o db de mais um fumarento,

mas com a qualidade Gmigas.

Está bem catita o manco, e as jantes apesar da medida até são muito porreiras.
    Gosto também do preciosismo da Velocidade Média Geral e do Consumo Médio Geral -consegues ser pior que eu.

Boa sorte
    Olha o Mgomes.

Em relação ao fumarento, é pena não ser um gasosas, mas com a tendencia actual das economias (preço dos combustiveis) aliado aos kms que faço, teve mesmo de ser um fumarolas, e claro, nada melhor que um TDi eheheh (esta aqui é só para nós)

Sim, as jantes não tem problema nenhum, até calça uma medida de pneu muito boa, arranjam-se pneus como deve ser a bom preço.

Mgomes, pois, mas as vossas folhinhas de EXCEL, devem estar melhores que a minha, porque vocês recolhem os dados ao depósito cheio e eu raramente atesto o depósito fruto da minha bela carteira de estudante.

Obrigado.

Piloto de Troféu Avantgarde220's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    eu raramente atesto o depósito fruto da minha bela carteira de estudante.

Obrigado.
    Andas sempre a chular o gasóleo do teu pai, nunca metes e ainda te queixas

Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

És de Évora AmericanPsycho? Já somos uns quantos aqui da Las Vegas Alentejana.
    Tá tão Las Vegas que acabei de demorar 40 minutos a chegar a casa, sendo que 25 foram parados no transito na variante da ex-Lagri devido à feira, e claro média de 8l/100 com o Climatronic ligado... Jeeez
    Sim essa zona anda caótica... Já ouvi dizer que de manhã, a fila para entrar (quem vem do IP2) chega ao Charrama!

Acreditas que ainda não fui à feira? Devo ser o único eborense que ainda não assentou os pés na feira... Quando vir o teu manco, levas uma buzinadela daquelas à antiga

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
    Andas sempre a chular o gasóleo do teu pai, nunca metes e ainda te queixas
    O Ibiza e o gasóleo e tudo mais, pertence ao meu pai, eu apenas tenho este veículo à minha disposição para as minhas voltas.

Se neste preciso momento não tenho qualquer fonte de rendimentos se não os meus pais, as coisas tem de vir de algum lado... !!!

Geralmente sou eu que meto gasóleo no carro, ao inicio, quando estava em Setúbal, é que não metia porque só andava ao fim-de-semana.

Comigo então é um espectáculo, só leva Intermarché... Ou então Repsol desconto 6 cêntimos ao fim de semana. Aquilo é motor TDI PD, logo queima tudo e mais alguma coisa.

Sim essa zona anda caótica... Já ouvi dizer que de manhã, a fila para entrar (quem vem do IP2) chega ao Charrama!

Acreditas que ainda não fui à feira? Devo ser o único eborense que ainda não assentou os pés na feira... Quando vir o teu manco, levas uma buzinadela daquelas à antiga
    Por acaso conheço mais 2 pessoas que ainda não foram à feira.

Exacto, e agora com o S. José da Ponte cortado, ainda pior, está complicadote isto. Se bem que dá para ver que este povo está muito mal habituado, havia gente a fazer inversão-de-marcha em plena variante rápida para voltar para trás, epá, por uns simples 10-15 minutos parados? Na zona de Lisboa (onde habito durante a semana em tempos de Univ.) é o prato de cada dia e bem mais tempo que uma simples fila de 10-15 minutos. Mas pronto...

Que carro tens ??

_

Pois bem pessoal e por falar em feira, cheguei à bocado da mesma e das duas uma, ou o manco tem mesmo um excelente aspecto ou eu tenho boa cara.
    Já passei por "N" operações STOP nesta cidade e apesar da minha cara que denuncia uns 14 anos Ainda não me mandaram parar.
    Foi na queima das fitas, às sextas e sábados idem, agora na feira e nada. Ainda agora vinha para casa e vejo uma Sharan branca parada numa rotunda e pensei "Pronto, bora lá estrear", sendo que à minha frente seguia outra viatura, sendo que estavam três policias, vejo os 3 a avançarem e pensei "Um para o a outra viatura, outro para mim e outro para ficar a preparar o balão" No fim só mandaram parar a outra viatura e não me sinalizaram nada. Eu segui descansadinho para casa, até porque estava mais que tranquilo, só tinha bebido uma imperial às 22h, pelo que onde é que ela já ia...

Só me mete graça e o porquê desta conversa é que o meu pai em 5 anos e tal de Vw Golf, nunca foi mandado parar, com o Ibiza em cerca de 5 meses, já foi mandado parar 3 vezes. E a mim, que tenho carta há 2 meses, nada... E sempre a vir da noite. Por acaso nunca me senti apertado, porque raramente bebo exageradamente, mas...

Ainda não foi desta então.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Exacto JoelM, é precisamente esse o ponto.
    Dado o facto de os segmentos C/D, terem uma posição de condução mais evolvente, e até mais baixa, o apoio de braço, dá sempre jeito, a A4 (carrinha com que o ClioIIIRS anda), é um exemplo disso. Porque com o cotovelo apoiado no apoio, mexes bem na manete, já nestes carros mais "pequenos", de segmento abaixo, com o cotovelo apoiado no apoio, a manete fica exageradamente baixa, porque a posição de condução nestes carros é mais alta, logo não dá jeito.

Por acaso o Ibiza 6L nem é um caso disso, pois tem uma posição de condução, a meu ver, baíxinha e desportiva, a linha de cintura do carro (onde acaba o vidro e começa a chapa), é alta, pelo que numa posição média de altura do banco, ficas com a linha de cintura ao nível do ombro, o que é excelente! Eu como sou baixinho, não usufruo quase nada disso, se não não vejo a estrada, vejo só o volante e o quadrante. O que é pena.

JoelM, de facto o 1.3 de 90 com uma caixa de 6, em AE, fica fixe, só que tens de ir relativamente depressa.
    Há bem pouco tempo fiz uma viagem na A6 num GTC 1.3 de 90cv e a 120 com o AC ligado, bastava uma pequena subida para o carro começar logo a perder velocidade. A 140 já se porta melhor.

O meu GP com o banco todo para baixo até é porreiro em AE mas em cidade não gosto muito e tenho 1.79.
    De resto é como dizes, ainda assim mesmo num segmento B dá sempre jeito e quando não queres pões para trás.
    Só não gosto daqueles apoios de braço que são 2 pauzinhos..

No outro dia em 5ª o 1.3 surpreendeu-me bastante numa subida, mas tive que reduzir porque a 6ª não aguentou e começou a morrer.
    Numa subida bastante longa e acentuada em Odv(é a que vai para a crel ou para o continente de loures, IC22), a 6ª morreu até aos 80, pus a 5ª e conseguiu ir até aos 120 e não perdeu velocidade na ultima parte da subida que é a mais ingreme. Agora gostava de ver a Focus no mesmo sitio..

É o mal deste motor, se quiseres ter sempre força, obriga a uma condução bruta porque tens de andar sempre acima das 2.000rpm...
    Em 6ª no meu tenho de andar acima das 1.500rpm e ter atenção às subidas, mas acima das 2.000rpm já é mais dificil perder gás, geralmente deixa é de desenvolver.
    No Astra deve ser ligeiramente mais lento, já que no Corsa(segundo o km77) a recuperação 80-120 é mais lenta 4 segundos..

Eu tambem ponho "Jumbo" muita vez, mas noto que consome ligeiramente mais e faz mais ruido a baixas e a frio em relação a BP.
    Os proximos depósitos é provavel que ponha BP ultimate para ver se noto diferenças.

Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Por acaso conheço mais 2 pessoas que ainda não foram à feira.

Exacto, e agora com o S. José da Ponte cortado, ainda pior, está complicadote isto. Se bem que dá para ver que este povo está muito mal habituado, havia gente a fazer inversão-de-marcha em plena variante rápida para voltar para trás, epá, por uns simples 10-15 minutos parados? Na zona de Lisboa (onde habito durante a semana em tempos de Univ.) é o prato de cada dia e bem mais tempo que uma simples fila de 10-15 minutos. Mas pronto...

Que carro tens ??

_

Pois bem pessoal e por falar em feira, cheguei à bocado da mesma e das duas uma, ou o manco tem mesmo um excelente aspecto ou eu tenho boa cara.
    Já passei por "N" operações STOP nesta cidade e apesar da minha cara que denuncia uns 14 anos Ainda não me mandaram parar.
    Foi na queima das fitas, às sextas e sábados idem, agora na feira e nada. Ainda agora vinha para casa e vejo uma Sharan branca parada numa rotunda e pensei "Pronto, bora lá estrear", sendo que à minha frente seguia outra viatura, sendo que estavam três policias, vejo os 3 a avançarem e pensei "Um para o a outra viatura, outro para mim e outro para ficar a preparar o balão" No fim só mandaram parar a outra viatura e não me sinalizaram nada. Eu segui descansadinho para casa, até porque estava mais que tranquilo, só tinha bebido uma imperial às 22h, pelo que onde é que ela já ia...

Só me mete graça e o porquê desta conversa é que o meu pai em 5 anos e tal de Vw Golf, nunca foi mandado parar, com o Ibiza em cerca de 5 meses, já foi mandado parar 3 vezes. E a mim, que tenho carta há 2 meses, nada... E sempre a vir da noite. Por acaso nunca me senti apertado, porque raramente bebo exageradamente, mas...

Ainda não foi desta então.
    Ahah, concordo, esta gente está muito mal habituada... É que nem custa muito, fila sempre em frente, não há mudanças de faixa nem nada. Em Lisboa até apitavam
    Eu tenho um Golf V e em breve volto a Évora, está na altura de ver a desgraçada da feira que isto dos exames é lixado...

E POR AMOR DE DEUS, se tens tanto amor ao carro, não lhe dês gasóleo do Intermaché... Dá-lhe o da Repsol pá. O meu adora o e+.

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Ahah, concordo, esta gente está muito mal habituada... É que nem custa muito, fila sempre em frente, não há mudanças de faixa nem nada. Em Lisboa até apitavam
    Eu tenho um Golf V e em breve volto a Évora, está na altura de ver a desgraçada da feira que isto dos exames é lixado...

E POR AMOR DE DEUS, se tens tanto amor ao carro, não lhe dês gasóleo do Intermaché... Dá-lhe o da Repsol pá. O meu adora o e+.
    Pois.

Mas à pala destes transitos malucos em que ando metido agora, é que vejo o quão confortável é uma caixa automática em cidade, que stress estar constantemente a fazer ponto de embraiagem, anda 2 metros, trava, mete em N, repeat ... repeat x20 vezes.

Não obstante, porque neste momento não quero caixa automática nenhuma, o facto de ter carta há pouco tempo, faz com que ainda goste muito de manusear a manual e queira continuar com carros manuais por muito mais tempo, porém, daqui a uns aninhos talvez queira uma Auto.

Em relação ao Intermarché, não tenho problemas nenhuns em colocar gasóleo desse, enquanto for mais barato, é o que leva. Se o carro tivesse muita "treta", tipo FAP, fosse common-rail, fosse versão eco-xpto, agora isto ainda é um TDI PD, sem FAP nem nada que se pareça... Ele só tem é de queimar o gasóleo que lá colocar e ponto final.

Mas sim, de vez em quando leva gasóleo especial para desentupir.

E por falar na temática do transito, hoje tive de efectuar a primeira travagem a sério com o carro.
    Falando de travões e como já tinha falado disso no inicio do DB, o carro tem discos à frente e tambores atrás, continuo a achar a travagem mais que suficiente, mas se tivesse uns discos atrás não se perdia nada.
    Hoje, numa passadeira, estava uma visão bastante agradável já à espera para passar, e ninguém deixava passar aquela senhorita, pelo que eu seguia calmamente a uns 50 km/h, decido deixa-la passar, coloco o pé ao fundo no travão e ia no belo empedrado de Évora, pelo que acho que o carro escorregou ligeiramente e pareceu-me activar o ABS (ouvi um ranger vindo da frente. ). E falo tanto nos discos atrás porquê? Porque parece-me que é devido a isto, que em travagens mais fortes, sente-se uma elevada transferência de massas de trás para a frente, o carro afunila bastante a frente, dá a entender que o trabalho é realizado praticamente todo pelos travões da frente.
    Parece-me que será devido ao facto de ter tambores atrás.

Cumpts.

Piloto de Testes Crysis's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Os travões atrás não servem propriamente para travar o carro, servem mais para estabilizar a traseira numa travagem. A questão de afunilar para a frente tem a ver com a suspensão, o meu também fazia isso até que meti umas molas de rebaixamento, não só pelo facto de rebaixar mas principalmente por serem mais consistentes não deixa que haja essa transferência de massas "de um lado para o outro". E o comportamento do carro ficou completamente diferente.

Piloto de Testes MBFan's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

No caso do sistema de travagem misto, cerca de 70% da travagem é feita no eixo da frente, que é onde estão os discos, é normal que sintas isso.

Quanto ao carro, é engraçado e até se despacha bem. Há uns tempos atrás vinha um comercial cá para casa com esse motor, mas o barulho do 3 cilindros acaba por ser desagradável para quem faz muita cidade. Porém, faz bons consumos e até anda muito bem para um pequeno 1400cc.

Continuação de boa sorte com o manco

Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Pois.

Mas à pala destes transitos malucos em que ando metido agora, é que vejo o quão confortável é uma caixa automática em cidade, que stress estar constantemente a fazer ponto de embraiagem, anda 2 metros, trava, mete em N, repeat ... repeat x20 vezes.

Não obstante, porque neste momento não quero caixa automática nenhuma, o facto de ter carta há pouco tempo, faz com que ainda goste muito de manusear a manual e queira continuar com carros manuais por muito mais tempo, porém, daqui a uns aninhos talvez queira uma Auto.

Em relação ao Intermarché, não tenho problemas nenhuns em colocar gasóleo desse, enquanto for mais barato, é o que leva. Se o carro tivesse muita "treta", tipo FAP, fosse common-rail, fosse versão eco-xpto, agora isto ainda é um TDI PD, sem FAP nem nada que se pareça... Ele só tem é de queimar o gasóleo que lá colocar e ponto final.

Mas sim, de vez em quando leva gasóleo especial para desentupir.

E por falar na temática do transito, hoje tive de efectuar a primeira travagem a sério com o carro.
    Falando de travões e como já tinha falado disso no inicio do DB, o carro tem discos à frente e tambores atrás, continuo a achar a travagem mais que suficiente, mas se tivesse uns discos atrás não se perdia nada.
    Hoje, numa passadeira, estava uma visão bastante agradável já à espera para passar, e ninguém deixava passar aquela senhorita, pelo que eu seguia calmamente a uns 50 km/h, decido deixa-la passar, coloco o pé ao fundo no travão e ia no belo empedrado de Évora, pelo que acho que o carro escorregou ligeiramente e pareceu-me activar o ABS (ouvi um ranger vindo da frente. ). E falo tanto nos discos atrás porquê? Porque parece-me que é devido a isto, que em travagens mais fortes, sente-se uma elevada transferência de massas de trás para a frente, o carro afunila bastante a frente, dá a entender que o trabalho é realizado praticamente todo pelos travões da frente.
    Parece-me que será devido ao facto de ter tambores atrás.

Cumpts.
    Nem me fales em FAP... O meu tem desse material:

Em relação à travagem, isso que sentiste penso que tenha sido o ABS... Quando o usei pela primeira vez (no meu ex-206), parecia que o motor tinha-se cagado todo (não sabia que porra era aquela)

DIG
    DIG está offline
    Banido DIG's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010
    Falsas moralidades. Falsas Moralidades em todo o lado.

Por Defeito

Bela descrição pah!

Estou a ver que estou feito ao bife com o Gang dos Ibizas fumarentos.

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
    Os travões atrás não servem propriamente para travar o carro, servem mais para estabilizar a traseira numa travagem. A questão de afunilar para a frente tem a ver com a suspensão, o meu também fazia isso até que meti umas molas de rebaixamento, não só pelo facto de rebaixar mas principalmente por serem mais consistentes não deixa que haja essa transferência de massas "de um lado para o outro". E o comportamento do carro ficou completamente diferente.
    Sinceramente não percebo muito por aí além de mecânica, sendo que de travões pouco ou nada percebo. Pelo que isso que falas dos travões traseiros, é novidade!

Em relação à suspensão, pois, estou a ver que o Setup "Confort" que estes Stylance trazem de origem, não é muito orientado para o desportivismos.
    De qualquer das formas não faço tensões de mexer na suspensão do carro.
    Já andei em vários carros rebaixados e a maioria dos donos desses carros todos diziam que "Nunca mais".

Um amigo meu tem um 206 GTI rebaixado e aquele carro é um autentico papa-curvas, nunca pensei!!! Contudo o rapaz diz "Fonix, daqui para a frente, nada de rebaixos".

Nem falo do conforto, mas sim do desgaste superior de vários elementos, cinoblocos, amortecedores... etc...

Citação Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
    No caso do sistema de travagem misto, cerca de 70% da travagem é feita no eixo da frente, que é onde estão os discos, é normal que sintas isso.

Quanto ao carro, é engraçado e até se despacha bem. Há uns tempos atrás vinha um comercial cá para casa com esse motor, mas o barulho do 3 cilindros acaba por ser desagradável para quem faz muita cidade. Porém, faz bons consumos e até anda muito bem para um pequeno 1400cc.

Continuação de boa sorte com o manco
    No que toca ao andamento do carro, o que digo é sempre o mesmo - "Esta geringonça até anda mais que aquilo que eu pensava".

A verdade é que aquela treta para um motor de 3 cilindros, 75cv e 1.4, não se nega ao carregar no acelerador, isto dentro das suas limitações.
    O forte dele, são as recuperações, o anterior carro cá de casa também tinha 75cv, mas é uma diferença do dia para a noite a recuperar.
    Em EN é onde se nota mais a diferença, ultrapassar, é reduzir para a 4ª e ele desenvolve com bastante vontade e rapidamente se realizam as ultrapassagens.

Isto é tudo fruto de uma caixa muito bem escalonada e do temperamento destes motores TDI PD. Hoje em dia um 1.2 TDI duvido que tenha um desempenho semelhante ao 1.4 TDI.

O som, incomoda mais em cidade, mas eu já estou tão habituado que... Já me passa ao lado.

Citação Originalmente Colocado por DIG Ver Post
    Bela descrição pah!

Estou a ver que estou feito ao bife com o Gang dos Ibizas fumarentos.
    Thanks pah.

Estás estás, especialmente se fores de PD170cv... LOL.

DIG
    DIG está offline
    Banido DIG's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010
    Falsas moralidades. Falsas Moralidades em todo o lado.

Por Defeito

Thanks pah.

Estás estás, especialmente se fores de PD170cv... LOL.
    Claro, porque se fosse de XAD, vocês nem me cheiravam.

Piloto de Troféu ClioIIIRS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Falando do trânsito em Évora.

Quando a essa fila para a rotunda da ex-Lagril ainda não a apanhei mas já a vi passando por lá vindo da Repsol e, por mais que digam que não é seca, a mim é que não lá me apanham.

Aliás se há coisa que evito ao máximo é trânsito, fico piurso (palavra bem parva ) quando apanho pois até chego a fazer viagens em função em função do mesmo.

Ainda este Domingo esperei umas duas horas para fazer uma viagem para não apanhar o pessoal que vinha do Algarve do f-d-s prolongado, e mesmo assim, cerca da meia-noite, ainda estava fila desde a primeira ponte do Feijó.

Ah e digo-vos já que o trânsito de Évora me irrita bastante porque a nossa cidade tem, claramente, vias sub-dimensionadas.

Rotunda da horta da porta, primeiro grande fail pois muita gente tem de por ali passar e simplesmente não há alternativa e, claro, entope sempre à bruta.

Depois, variante que vai desde o Mac, passa pela Zona Industrial e acaba na saída para Estremoz, Beja etc.

Outro fail pois só tem uma faixa quando devia ter duas faixas ao longo de toda a sua extensão.

Depois é mesmo grave quando eu faço montes de kms tranquilo e é mal que chego a Évora que começo a ver a quantidade de imbecis a aumentar exponencialmente.

O que mais me irrita nesta gente é que toda a gente anda sempre na faixa mais à esquerda, indo a 20, 30, 50 ou 70km/h, estando ou não estando a ultrapassagem alguém.

Se esta m€rd@ fosse multada eu fazia uma vénia a cada policia que passasse estas multas.

Eu acho que mal te vêm preferem te deixar ir só para não ter de olhar para ti

Deve ser por isso que já fui mandado parar muitas vezes, é muito estilo ou talvez não.

Pena é não serem senhoras agentes com "saúde" mas sim, normalmente, velhos barrigudos com bigode

A verdade é que aquela treta para um motor de 3 cilindros, 75cv e 1.4, não se nega ao carregar no acelerador, isto dentro das suas limitações.
    O forte dele, são as recuperações, o anterior carro cá de casa também tinha 75cv, mas é uma diferença do dia para a noite a recuperar.
    Em EN é onde se nota mais a diferença, ultrapassar, é reduzir para a 4ª e ele desenvolve com bastante vontade e rapidamente se realizam as ultrapassagens.
    O homem que gozava com o pessoal da "fé no binário" também já te converteste ?

É precisamente neste tipo de comparação (1.2 ou 1.4 otto NA e 1.4 turbo-diesel e afins) que se nota mais a grande diferença de disponibilidade entre ambos os estilo de motor.

Em EN e AE então é muitissimo notório pois o pessoal não anda a reduzir à parva a toda hora.

Em cidade já depende mais, mas este manco é dos que se safa bem.

Isto é tudo fruto de uma caixa muito bem escalonada e do temperamento destes motores TDI PD. Hoje em dia um 1.2 TDI duvido que tenha um desempenho semelhante ao 1.4 TDI.
    Sem dúvida, aliás se pegares num 1.2 TDi vais achar aquilo muitissimo garanto-te, mesmo que tenha a mesma potência.

E isto para não falar nas caixas loooooongas que andam a estragar a condução citadina.

Aliás é por essas e por outras que cada vez mais percebo a escolha por caixas auto.

O som, incomoda mais em cidade, mas eu já estou tão habituado que... Já me passa ao lado.
    Não sei como é possível um gajo se habituar a esse som de corta relvas mas ok

De qualquer forma é o único defeito que se apontar ao motor, de resto faz tudo o que se pode querer, desde excelentes consumos a boas performances e excelentes reprises face à parca potência.

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    Falando do trânsito em Évora.

Quando a essa fila para a rotunda da ex-Lagril ainda não a apanhei mas já a vi passando por lá vindo da Repsol e, por mais que digam que não é seca, a mim é que não lá me apanham.

Eu tinha ido meter gasóleo ao Intermarche e decidi ir por ali porque tinha que deixar uma amiga na UE, que bela porcaria pensei eu. E depois 320d GN à minha frente na fila. Vale é pela Steptronic (???) que aquilo tem.

Aliás se há coisa que evito ao máximo é trânsito, fico piurso (palavra bem parva ) quando apanho pois até chego a fazer viagens em função em função do mesmo.

Eu nem sempre fujo, porque não estou muito habituado a transito, por isso nunca me afecta muito, relaxo um bocado, meto o climatronic com mais velocidade de ventilação e claro, um beat bem porreiro no rádio.

Ainda este Domingo esperei umas duas horas para fazer uma viagem para não apanhar o pessoal que vinha do Algarve do f-d-s prolongado, e mesmo assim, cerca da meia-noite, ainda estava fila desde a primeira ponte do Feijó.

Não fazia ideia que este FDS ia ser critico nisso. Por acaso já não vou ara essas bandas há uns tempos. Mas sabes como é, o pessoal fica sempre até à última da hora, depois mesmo de noite, na Marateca, encontramos sempre o pessoal que vem lançado do Algarve nos seus 320d. (Private Joke).

Ah e digo-vos já que o trânsito de Évora me irrita bastante porque a nossa cidade tem, claramente, vias sub-dimensionadas.

Rotunda da horta da porta, primeiro grande fail pois muita gente tem de por ali passar e simplesmente não há alternativa e, claro, entope sempre à bruta.

Dependendo do teu destino, eu como venho daquele lado que sabes, vou sempre por aquela estradinha da Cartuxa que vem dar ao parque de estacionamento da Horta da Porta.

Depois, variante que vai desde o Mac, passa pela Zona Industrial e acaba na saída para Estremoz, Beja etc.

Deves-te ter enganado, porque a saída de Beja não é a mesma de Estremoz, deves querer sim dizer, Reguengos.

Outro fail pois só tem uma faixa quando devia ter duas faixas ao longo de toda a sua extensão.

Claro, sem dúvida nenhuma. Nem que fosse um sitio engraçado para dar umas aceleradelas , que é coisa que em Évora praticamente não existe... Uma variante porreira, com pouco transito... Tens as da prisão e isso, mas fica muito perto da cidade e são curtas.

Depois é mesmo grave quando eu faço montes de kms tranquilo e é mal que chego a Évora que começo a ver a quantidade de imbecis a aumentar exponencialmente.

O que mais me irrita nesta gente é que toda a gente anda sempre na faixa mais à esquerda, indo a 20, 30, 50 ou 70km/h, estando ou não estando a ultrapassagem alguém.

Sim, em Évora para além do piso muito mau, ainda se vê muito imbecil ao volante... Pessoal a pastar é aos montes.

Se esta m€rd@ fosse multada eu fazia uma vénia a cada policia que passasse estas multas.

Eu acho que mal te vêm preferem te deixar ir só para não ter de olhar para ti

Deve ser por isso que já fui mandado parar muitas vezes, é muito estilo ou talvez não.

Depois destas duas linhas, só te digo que esses exames andam-te a fazer mal, estás pior pá.

Pena é não serem senhoras agentes com "saúde" mas sim, normalmente, velhos barrigudos com bigode

O homem que gozava com o pessoal da "fé no binário" também já te converteste ?

Eu não me converti nem deixei de converter, a verdade é que a fé no binário é mesmo muita. Estabeleço já um termo de comparação, ainda que exista um défice para o 1.4 TDI, um amigo meu tem um Ibiza 6k2 1.4 16v Sport 100cv, e, desde que ele esteja "inspirado", o 1.4 TDI não tem qualquer hipótese. E estamos a falar de uns cento e poucos nm do 16v vs praticamente 200nm do 1.4 TDI... Claro que em certas situações e comparando carros parecidos, os turbo-diesel com binário sentem-se mais à vontade em determinadas situações.

É precisamente neste tipo de comparação (1.2 ou 1.4 otto NA e 1.4 turbo-diesel e afins) que se nota mais a grande diferença de disponibilidade entre ambos os estilo de motor.

Em EN e AE então é muitissimo notório pois o pessoal não anda a reduzir à parva a toda hora.

Em cidade já depende mais, mas este manco é dos que se safa bem.

Sem dúvida, aliás se pegares num 1.2 TDi vais achar aquilo muitissimo garanto-te, mesmo que tenha a mesma potência.

E isto para não falar nas caixas loooooongas que andam a estragar a condução citadina.

Aliás é por essas e por outras que cada vez mais percebo a escolha por caixas auto.

Não sei como é possível um gajo se habituar a esse som de corta relvas mas ok

Que posso fazer? Só tenho este corta-relvas, ainda que barulhento, é bastante competente. Vou trocar por um corta-relvas silencioso mas que não corta nada (estilo 207 1.4 HDI de 70cv ) ??

De qualquer forma é o único defeito que se apontar ao motor, de resto faz tudo o que se pode querer, desde excelentes consumos a boas performances e excelentes reprises face à parca potência.

Exacto. Os consumos é um bocado cof-cof, ainda hoje fiz média de 7.5 no meu percurso habitual... E não pensem, meus amigos, que andei a acelerar, este carro consegue grandes consumos sim, mas é preciso algum cuidado na condução, coisa que eu ainda não tenho muita prática, basta andar em cidade (cidade mesmo) e com AC ligado que os consumos disparam logo. Mesmo o meu pai que a semana passada usou o carro com AC on, fez logo média de 7 (e ele normalmente faz 5)... Este motor é capaz de fazer bons consumos, mas se for a andar calminho, sem grandes variações de velocidade e com AC desligado preferencialmente. Ele não gosta nada de cidade, de ter de arrancar e acelerar, acho que gosta mais de seguir relaxado a 80 90 100km/h durante bons kms, pelo menos é com esse feeling que fico ao olhar para o CB.
    À bocado vim na boa para casa (a fazer a mesma condução que à tarde da média de 7.5), mas com menos paragem (não havia transito) e de AC off e fez logo 5.1 no meu percurso habitual. Quando se fala nas performances, é preciso relativizar as coisas, falamos apenas e só de diesel de baixa-cilindrada, ainda entra para aí alguém e fica a pensar que o 1.4 TDI é um M3.
    Bold...

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

O que acontece com os TD é que ganhas vantagem se forem desde baixas e depois o gasolinas se for mais potente vai buscar o fumarolas.

Quanto ao som, eu tambem já não ligo ao do 1.2 manco e aquilo parece que às 1.100rpm já vai em agonia é horrivel

Piloto de Troféu Flyingsauce's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Oh Gmigas, eu que passo a vida a gozar com as queixas da Patrícia acerca do trânsito em Évora, percebo agora que por estes dias é melhor andar calado, pois a julgar pelo que os eborenses vão dizendo aqui, isso está mesmo complicado (à conta da feira, certo?). Já não vou aí há umas semanas mas em Julho estarei de volta (devido a um casamento) e lá voltarei ao belo circular sobre empedrado que Évora tem (não que Lisboa seja muito melhor).

Quanto aos consumos em cidade, acho que com um nadinha de mais prática, conseguirás tirar aí qualquer coisa a esses valores. De qualquer modo, em para-arranca, com AC ligado não há milagres para ninguém.

Para terminar, sempre que leio aqui as críticas ao 1.2 tdi (mais um manco para a lista) penso sempre como vai ser a minha habituação a esse motor (sim GMigas, vou passar a "conviver" com esse motor). Mas pronto, vindo de 1.3 Multijet (75 cv) não devo notar assim uma "queda" tão grande (espero eu!).

Vai continuando a colocar aqui as incidências diárias do teu Ibiza pela azáfama alentejana e eborense.

Piloto de Sofás nmyguel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Já se combinava aí qualquer coisa para verem este tri-cilindrico.

Pois não.
    É só o Cruise, as Jantes e as Grelhas FR. E tá bonzinho!
    É uma questão de falares e combinares aí com o teu conterrâneo.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
    Oh Gmigas, eu que passo a vida a gozar com as queixas da Patrícia acerca do trânsito em Évora, percebo agora que por estes dias é melhor andar calado, pois a julgar pelo que os eborenses vão dizendo aqui, isso está mesmo complicado (à conta da feira, certo?). Já não vou aí há umas semanas mas em Julho estarei de volta (devido a um casamento) e lá voltarei ao belo circular sobre empedrado que Évora tem (não que Lisboa seja muito melhor).

Quanto aos consumos em cidade, acho que com um nadinha de mais prática, conseguirás tirar aí qualquer coisa a esses valores. De qualquer modo, em para-arranca, com AC ligado não há milagres para ninguém.

Para terminar, sempre que leio aqui as críticas ao 1.2 tdi (mais um manco para a lista) penso sempre como vai ser a minha habituação a esse motor (sim GMigas, vou passar a "conviver" com esse motor). Mas pronto, vindo de 1.3 Multijet (75 cv) não devo notar assim uma "queda" tão grande (espero eu!).

Vai continuando a colocar aqui as incidências diárias do teu Ibiza pela azáfama alentejana e eborense.
    Pelo que já li o 1.2TDi em cidade sofre bastante mas em AE acaba por ser competente.

No fundo deve ser semelhante ao 1.3Mjet, apesar de geralmente os 3cil serem sempre mais nervosos a baixas e em cidade(Mas caixas hiperlongas não dá para milagres).

Página 2 de 43 PrimeiraPrimeira 12312 ... ÚltimaÚltima