WRC/ERC - Ralis internacionais - B. Magalhães líder do ERC - Página 5
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Título: WRC/ERC - Ralis internacionais - B. Magalhães líder do ERC

  1. #121
    Piloto de Rallye FredSimoes's Avatar
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    Por Defeito

    Gandas fotos.


  2. #122
    Piloto de Testes RuiGoncalves's Avatar
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    As etapas do rali de Portugal

    http://www.igeoe.pt/igeoearcweb/rally/index.asp

    está excelente!

  3. #123
    Piloto de Testes Cheires's Avatar
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    Eles andem aí... Be afraid, be very afraid
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    citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

    Confirmo então que não vai haver Rallye de Portugal, em princípio... Porquê entrar um ano para sair logo a seguir?
    Ainda não é certo, não está mas esse calendário ainda não é o calendário final, muito provavelmente vai haver desistencias, e se não ouver, haverá rally de portugal em 2009.
    è tipo há uns 3 ou 4 rallies que vão rodando.

    De facto a coisa que mais gosto de ver nos ralies é o desportivismo entre os pilotos. Não é cá como na F1 em que há ódios de morte.

  4. #124
    Piloto Veterano JRodrigues's Avatar
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    citação:Subaru Impreza WRC2000 Hailed As The Best World Rally Car In History

    The Subaru Impreza WRC2000 has been voted the best World Rally Car in history by leading motorsport publication Autosport.

    In a countdown to commemorate ten years of World Rally Cars, the iconic blue and yellow machine was hailed as the greatest car of its generation. The article rated World Rally Cars on more than just success on the special stages – styling, engineering and the fondness with which they are remembered were also considered.

    The WRC2000 had a hard act to follow when it appeared for the first time for the Rally de Portugal in the 2000 season. Its predecessor, the WRC99, had been very competitive, winning in Argentina and Finland in the hands of Juha Kankkunen and in Acropolis, Australia and Great Britain with Richard Burns at the wheel. Burns had finished second in the WRC points standings at the end of the season.

    The 1999-specification car was also pressed into action for the opening rallies of the following season, while the team was also busy put the finishing touches on the WRC2000. Burns used the older car to good effect, winning the Safari Rally, which was the last event before the new machine appeared.

    Externally there were only minor changes between the 1999 and 2000 versions of the Impreza WRC, but the car had been thoroughly re-engineered.

    The British driver, co-driven by Robert Reid, gave the new car a terrific debut on the Iberian event, which was based in the coastal town of Matosinhos. It was a tough event, but Burns was the fastest driver and won 12 of the 23 gravel stages. Burns also took the car to victories in Argentina and Great Britain and narrowly missed out on the world title, finishing second once again.

    Although it didn’t capture the driver’s title, the Impreza WRC2000 is remembered as the car that marked a significant technological step forward for the World Rally Car genre as a whole.

    Another landmark Subaru – the Impreza WRC97, which was the original World Rally Car – was ranked seventh in Autosport’s list.

    The full feature can be found in the Autosport issue dated January 25 2007.

    www.swrt.com
    citação:Subaru Impreza WRC2000 granizado como o mais melhor carro do Rally do mundo na história

    26 janeiro 2007
    As queimaduras apressam-se à vitória no Rally de Portugal em 2000

    O Subaru Impreza WRC2000 foi votado o mais melhor carro do Rally do mundo na história conduzindo à publicação Autosport do motorsport.

    Em uma contagem regressiva para comemorar dez anos de carros do Rally do mundo, a máquina azul e amarela iconic foi granizada como o carro o mais grande de sua geração. O artigo avaliou carros do Rally do mundo mais do que apenas no sucesso nos estágios especiais - denominando, projetando e o fondness com que são recordados foram considerados também.

    O WRC2000 teve um ato duro a seguir quando apareceu para a primeira vez para o Rally de Portugal nas 2000 estações. Seu predecessor, o WRC99, tinha sido muito do competidor, ganhando em Argentina e em Finlandia nas mãos de Juha Kankkunen e no Acropolis, na Austrália e na Grâ Bretanha com as queimaduras de Richard na roda. As queimaduras tinham terminado em segundo nas posições dos pontos de WRC no fim da estação.

    O carro 1999 da especificação foi pressionado também na ação para os rallies da abertura da seguinte estação, quando a equipe era também ocupada pôs os toques do revestimento sobre o WRC2000. As queimaduras usaram o carro mais velho ao efeito bom, ganhando o Rally do Safari, que era o último evento antes que a máquina nova apareceu.

    Externamente havia somente umas mudanças menores entre as 1999 e 2000 versões do Impreza WRC, mas o carro re-tinha sido projetado completamente.

    O excitador britânico, co-dirigido por Robert Reid, deu ao carro novo um debut terrific no evento Iberian, que foi baseado na cidade litoral de Matosinhos. Era um evento resistente, mas as queimaduras eram o excitador o mais rápido e os 12 ganhados dos 23 estágios do cascalho. As queimaduras fizeram exame também do carro às vitórias em Argentina e em Grâ Bretanha e faltaram-no estreita para fora no título do mundo, terminando em segundo uma vez outra vez.

    Embora não capture o título do excitador, o Impreza WRC2000 é recordado como o carro que marcou uma etapa tecnologico significativa para diante para o genre do carro do Rally do mundo ao todo.

    Um outro marco Subaru - o Impreza WRC97, que era o carro original do Rally do mundo - era sétimo espesso na lista de Autosport.

    A característica cheia pode ser encontrada na edição de Autosport datada janeiro 25 2007.
    Este tb é o meu WRC preferido ;)





  5. #125
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    citação:Originalmente colocada por JRodrigues




    Que imagem [B)]

    Ainda me lembro de no Eurosport dizerem que nesta etapa estavam perto de 1 milhao [:0] de espectadores!!

  6. #126
    Piloto de Kart SpiritPedro's Avatar
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    o meu preferido é o de 98/99, secalhar é pouco diferente do de 2000.

  7. #127
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    eu estou nesta foto !!!!! :D

    é preciso é procurar bem :D

  8. #128
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    Para estar dentro dos pneus típicos das provas de neve:

    How Snow Tyres Work


    Snow tyres - the spray paint helps to identify different stud lengths



    It’s the ultimate show on ice: watching the best drivers in the World Rally Championship charge down the frozen tracks deep in a Scandinavian forest at speeds in excess of 120kph. That is what’s in store on the Swedish Rally (8-11 February), and the extreme conditions make the Karlstad-based event one of the most spectacular on the WRC calendar.
    It takes skill, precision and a rather special design of tyres to keep the Subaru Impreza World Rally Car on a road that is covered with sheet ice. For the Swedish Rally and the following weekend’s Rally Norway, the cars of Petter Solberg and Chris Atkinson will be fitted with studded tyres from BFGoodrich’s g-Force ice range.
    There are 380 studs in each tyre, and 50 of those tiny studs are in contact with the ground at any one time. At a speed of 120kph, each stud strikes the ground 17 times per second, biting into the icy road surface and providing an astonishing level of grip on a surface that is treacherous and slippy.
    “The ultimate level of grip is quite similar to a gravel rally,” explains Richard Thompson, senior rally engineer for the Subaru World Rally Team. “Sometimes the event organisers will spray a lot of water onto the stages to make them freeze, the reason is two-fold: firstly, in order to protect the gravel road underneath. If the cars wear through the protective layer the roads become damaged quickly. Secondly, it is to try to maintain constant conditions for all competitors. If there’s a good ice base, the grip level will go up. When you’ve got soft, heavy falling snow on and warmer conditions the grip level tends to be a bit lower.
    “The tyres we use are very narrow – that ensures we have the highest pressure area on the road to enable the tyre to bite into the snowy and icy surface. The blocks of rubber on the tyres still work in a conventional manner and provide some grip when there is snow, but they also have the studs set into them which reach through the snow to bite into the ice.”
    The key decision is how far the studs should protrude from the tyre, a decision that is dictated mainly by the conditions on the stages.
    “The studs can protrude out of the rubber to a maximum of 8mm,” says Richard. “We would use that on a very snowy stage, to bite through the snow deep into the surface. However because the studs protrude more, you also have more leverage on the block and, when the tyre warms up, the studs can start to flex. So tyre choice is a balancing act of having good drive from the studs, but also good wear and stud resistance.
    “Also stud retention is very important. In certain conditions the studs get worked very hard and can get ripped out of the tyre block. Generally the studs are put into the tyres by hand, using a machine that pneumatically fires the stud into the block, and then are set in place with glue. The tyre manufacturers are continually working on different compounds of glue and different stud-setting techniques to try to retain the studs for as long as possible.
    “If it turns out to be a warm event where the layers of snow and ice are thinner, on the second run through the stages some patches of gravel might show through on some of the slower corners. The studs are given a really hard time in those conditions. If we have conditions like that we would use a tyre which has the studs set in deep, perhaps with only 5mm of the stud protruding, so it will last longer.
    “You can also go for an asymmetric stud pattern, where the studs on the inside of the tyre are set a little bit deeper into the rubber than those on the outside. The ones on the outside work more in cornering and thus are not so active. When the car is in a straight line, under traction and braking, you’re working the inside of the tyre more and therefore the duty cycle and ultimate wear is greater. It can help if the studs are set deeper to counter this”
    Another important factor on the snow is how comfortable the driver feels. The Swedish Rally has the second-highest average speed of all the WRC events, so a well set-up car is also vital.
    “The most important thing is to pick a tyre that will give the driver the most amount of grip, response and confidence he needs,” Richard says. “Over one stage it is quite easy, but over a loop of three stages it’s a lot tougher. If it is warm and we see some frozen gravel coming through the snow, then road position becomes important too, it could be beneficial to be nearer the front, however this may not be the case if there is a lot of loose snow on the surface!
    “The Swedish stages are very smooth, so we run the cars quite low. You don’t see the damage on the underside of the car that you would on a gravel rally. There’s a couple of famous jumps where the fans go and watch, particularly Colin’s crest, a very high speed jump with a left and right corner over the blind crest! and you’ve got to factor in that and make sure the car is controllable over the jumps, but you really need a car that will make the drivers feel confident in long, fast corners. The driver needs to know the car is going to keep in line so he can keep the throttle planted and ultimately turn in the fastest stage time.”

    www.swrt.com
    Tradução: http://translate.google.com/translat...language_tools

    (Não me deixa colocar o texto todo traduzido..)

  9. #129
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    JRodrigues e se te disser que estive mesmo mesmo para colocar aqui

    esse texto?

    Só não o fiz devido à tradução .


    Este fim-de-semana vamos ter uma bela prova .



    Cpts e Viagens Seguras .

  10. #130
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    Citação Originalmente Colocado por Enter Sandman Ver Post
    JRodrigues e se te disser que estive mesmo mesmo para colocar aqui

    esse texto?

    Só não o fiz devido à tradução


    Este fim-de-semana vamos ter uma bela prova.



    Cpts e Viagens Seguras.
    Acredito..

    Espero que os Ford e os Subaru dêem um pouco mais de luta desta vez..

  11. #131
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    Citação Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
    Acredito..

    Espero que os Ford e os Subaru dêem um pouco mais de luta desta vez..
    Sem dúvida, competição saudável entre todos é o que se pretende .



    Cpts e Viagens Seguras .

  12. #132
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    "Treinos foram dificéis"

    Armindo Araújo já concluiu os reconhecimentos do Rali da Suécia, tendo já esta manhã realizado o Shakedown.
    Feitos a 50 Km/h, não sendo permitida a utilização de pneus com pregos, Armindo Araújo teve grandes dificuldades nos reconhecimentos, tendo ficado “um pouco apreensivo, pois quase não havia neve mas sim muito gelo, o que é destrutivo para a mecânica”, referiu o campeão português, acrescentando “tivémos que andar com muito cuidado e vimos muitos adversários fora de estrada. Pensamos que as notas estão boas, mas na realidade nunca tinha feito uns reconhecimentos tão difíceis”.
    Porém, o ânimo do piloto português já mudou, quando esta manhã disputou o Shakedown. Apenas três passagens, feitas em condições de prova, já com pneus evolução com pregos num troço com mais neve.
    Agora já estou mais confiante e menos apreensivo, pois com estes pneus a confiança aumenta bastante, permitindo encarar o troço com outra à vontade”, referiu Armindo Araújo que efectou apenas 3 passagens no Shakedown do Rali da Suécia, efectuando o tempo 2m08,4s, enquanto o melhor tempo da Produção foi de 2m04,7 de Kristian Sholberg, embora a maioria dos pilotos da PWRC tenham feito tempos em 2m06s / 2m07s.
    Pontuar, pontuar, pontuar
    Armindo Araújo já definiu a estratégia para o Rali da Suécia, afirmando que “não posso ter a pretensão de vir aqui lutar pela vitória na PWRC, por isso o que pretendo é levar alguns pontos no final do rali que me podem ser úteis no final da temporada”.
    Para o piloto luso “esta é a melhor estratégia, pois se entrar em loucuras arrisco-me a sair de estrada. Contudo, vamos ver como o rali corre aos outros e qual o andamento dos nossos adversários, para depois atingir aquilo que pretendemos, que é pontuar”. Ver resultados do shakedown.

    fonte: http://www.ralis.online.pt/


    Armindo Araújo começa hoje a sua participação no PWRC .

    Esperemos que corra tudo pelo melhor. Força campeão!


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  13. #133
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    Boa sorte


  14. #134
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    Notícias do Shakedown:

    Chris Atkinson fastest for Subaru

    Sweden : Shakedown



    Shakedown for the Swedish Rally took place this morning in snowy conditions outside Hagfors.

    With snowfall overnight, Chris Atkinson set the pace in his Subaru Impreza WRC with a best time of 1:53.8s. Last year's rally winner Markus Gronholm was second fastest in his Ford Focus WRC, just two-tenths down on the Australian driver.

    Petter Solberg was third fastest in the second Subaru ahead of Monte Carlo winner Sebastien Loeb in his Citroen C4, Mikko Hirvonen in his Focus while Toni Gardemeister was next up in his Mitsubishi Lancer.

    Loeb is expecting a tough rally ahead but is still confident that with the new C4, he challenge and possibly even repeat his 2004 triumph. Loeb pointed out that as ever, pre-rally favourite Gronholm was very fast in the shakedown even if it is very early days…

    This evening the rally kicks off properly with the 1.86km SS1 Super Special Stage Karlstad.
    1 Atkinson-MacNeall Subaru Impreza WRC 1'53"8
    2 Grönholm-Rautiainen Ford Focus WRC 1'54"0
    3 Solberg-Mills Subaru Impreza WRC 1'54"1
    4 Loeb-Elena Citroën C4 WRC 1'54"7
    5 Hirvonen-Lethinen Ford Focus WRC 1'55"1
    6 Gardemeister-Honkanen Mitsubishi Lancer WRC 1'55"3
    7 Sordo-Marti Citroën C4 WRC 1'55"4
    8 Manfred Stohl Citroën Xsara WRC 1'55"5
    9 Jari-Matti Latvala Ford Focus WRC 1'55"6
    - Solberg-Menkerud Ford Focus WRC 1'55"6
    11 Galli-Bernacchini Citroën Xsara WRC 1'56"1
    12 Carlsson-Giraudet Citroën Xsara WRC 1'56"6
    13 Perez Companc-Volta Ford Focus WRC 1'59"1
    14 Pons-Amigo Mitsubishi Lancer WRC 1'59"1
    15 Schie-Bergsten Ford Focus WRC 1'59"5
    16 Wilson-Orr Ford Focus WRC 2'00"1
    17 Kopecky-Tomanek Skoda Fabia WRC 2'00"5
    18 Flodin-Andersson Subaru Impreza WRC 2'02"6
    19 Sohlberg-Pietilainen Subaru Impreza 2'04"7
    20 Aigner-Wicha Mitsubishi Lancer 2'04"8
    Shakedown para o Rally sueco ocorreu esta manhã em circunstâncias snowy Hagfors exterior.

    Com snowfall durante a noite, Chris Atkinson ajustou o ritmo em seu Subaru Impreza WRC com uma mais melhor estadia de 1:53.8 s. O ano passado o vencedor Markus Gronholm do rally era em segundo o mais rápido em seu foco WRC de Ford, two-tenths justos para baixo no excitador Australian.

    Petter Solberg era em terceiro lugar o mais rápido no segundo Subaru antes de Monte - vencedor Sebastien Loeb do carlo em seu Citroen C4, Mikko Hirvonen em seu foco quando Toni Gardemeister era seguinte acima em seu Mitsubishi Lancer.

    Loeb está esperando um rally resistente adiante mas é ainda confiável que com o C4 novo, ele desafie e possivelmente repita mesmo seu triunfo 2004. Loeb indicou que como sempre, pre-rally o favorito que Gronholm estava muito rapidamente no shakedown mesmo se fosse dias muito adiantados…

    Esta noite o rally retrocede fora corretamente com o estágio SS1 Karlstad especial Super de 1.86km.
    http://www.rally-live.com

  15. #135
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    Na Super-Especial dis****da hoje:

    Código:
    Pos   No.     Driver       Vehicle      Time    Diff Fastest            
    1     18    GARDEMEISTER  Mitsubishi  01:31.9     +00.0        
    2     3     GRÖNHOLM      Ford        01:32.4     +00.5           
    3     7     SOLBERG       Subaru      01:32.5     +00.6           
    4     4     HIRVONEN      Ford        01:33.3     +01.4           
    5     9     LATVALA       Ford        01:34.1     +02.2           
    6     23     FLODIN       Subaru      01:34.5     +02.6           
    7     2     SORDO         Citroën     01:34.7     +02.8           
    8     5     STOHL         Citroën     01:34.7     +02.8
    ...
    21     1     LOEB         Citroën     01:40.0     +08.1     
    ...   
    29     46     ARAUJO      Mitsubishi  01:42.6     +10.7

  16. #136
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    após a SS4

    o armindo é 10º na categoria a 3'08'' do lider

  17. #137
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    Question

    Citação Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
    Na Super-Especial dis****da hoje:

    Código:
    Pos   No.     Driver       Vehicle      Time    Diff Fastest            
    1     18    GARDEMEISTER  Mitsubishi  01:31.9     +00.0        
    2     3     GRÖNHOLM      Ford        01:32.4     +00.5           
    3     7     SOLBERG       Subaru      01:32.5     +00.6           
    4     4     HIRVONEN      Ford        01:33.3     +01.4           
    5     9     LATVALA       Ford        01:34.1     +02.2           
    6     23     FLODIN       Subaru      01:34.5     +02.6           
    7     2     SORDO         Citroën     01:34.7     +02.8           
    8     5     STOHL         Citroën     01:34.7     +02.8
    ...
    21     1     LOEB         Citroën     01:40.0     +08.1     
    ...   
    29     46     ARAUJO      Mitsubishi  01:42.6     +10.7


    Mitsubishi a vencer uma especial? eis algo que não se vía há muito

    tempo...


    Löeb a 8 segundos? o que aconteceu? não quis arriscar?

    Onde está o Atkinson?


    Cpts e Viagens Seguras .

  18. #138
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    Código:
    Overall after  PS4: Torntorp 1  
          Driver                      Time       Diff 
    1 P. Solberg (NOR)            0:30:42.2   
    2 M. Gronholm (FIN)           0:30:46.2  00:04.0 
    3 T. Gardemeister (FIN)       0:30:47.3  00:05.1 
    4 M. Stohl (AUT)              0:30:48.3  00:06.1 
    4 S. Loeb (FRA)               0:30:48.3  00:06.1 
    6 H. Solberg (NOR)            0:30:51.4  00:09.2 
    7 M. Hirvonen (FIN)           0:31:00.0  00:17.8 
    (....)
    28 A.Araujo (POR)             0:33:50.4  03:08.2

  19. #139
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  20. #140
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    Cool

    o Marcus é capaz de passar para a frente na especial 5.


    ganhou mais de 12 segundos a Loeb.


    vamos ver o k faz o Solberg.....

  21. #141
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    Por Defeito

    Armindo Araújo em 26º mesmo atrás do Sordo.


    logo logo tá nos 20 primeiros

  22. #142
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    Citação Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
    Que imagem [B)]

    Ainda me lembro de no Eurosport dizerem que nesta etapa estavam perto de 1 milhao [:0] de espectadores!!

    Infelizmente tiraram-nos logo de seguida essa fantástica especial e ainda à pouco o piloto desapareceu...

  23. #143
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    Por Defeito

    Final do primeiro dia:

    1-Gronholm....1:05:21.3
    2-Loeb..........1:05:32.4
    3-P.Solberg....1:05:43.9
    4-H.Solberg....1:05:49.2
    5-Hirvonen.....1:05:52.3
    6-Gardemeiter.1:05:56.2
    7-Carlsson......1:06:05.4
    8-Stohl..........1:06:26.3
    9-Atkinson......1:06:30.1
    10-Latvala......1:07:01.9

    27-Araujo........1:11:49:1

    Ainda esta a decorrer a ultima etapa do primeiro dia mas os primeiros resultados ja sao conhecidos.

    Desculpem la esta ma apresentaçao mas nao sei como se metem essas tabelas.

    Alguem sabe o que se passou com o Sordo? Ele esta no top ten dos tempos por etapa, mas na geral ta em 23... Deve-se ter espetado

  24. #144
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    Algumas imagens




  25. #145
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    Por Defeito

    Gronholm no comando com Loeb nos calcanhares

    O finlandês Marcus Gronholm (Ford Focus RS) comanda o rali da Suécia depois de corridas as dez primeiras de vinte especiais, com o tricampeão do mundo, o francês Sébastien Loeb (Citroen C4), a escassos 10,5 segundos. O norueguês Henning Solberg (Ford Focus RS) é o terceiro classificado. Recorde-se que, ontem, Loeb estava no 20º lugar, depois de, na véspera, o motor do carro ter parado no momento da partida, mas recuperou e ao fim da manhã tinha trepado 16 posições, até à quarta, portanto.

    Classificação até ao momento:

    1º Marcus Grönholm-Timo Rautiainen (Ford Focus RS) 1 h 28:57.9;
    Sébastien Loeb-Daniel Elena (Citroën C4) a 10.5 segundos;
    3º Henning Solberg-Cato Menkerud (Ford Focus RS) 46.9;
    4º Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (Ford Focus RS) 47.2;
    5º Toni Gardemeister-Jakke Honkanen (Mitsubishi Lancer) 52.9;
    6º Daniel Carlsson-Denis Giraudet (Citroën Xsara) 1:26.7 minutos;
    7º Chris Atkinson-Glenn MacNeall (Subaru Impreza) 1:39.3;
    8º Manfred Stohl-Ilka Minor (Citroën Xsara) 1:43.0;
    9º Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (Ford Focus RS) 2:22.8;
    10º Mads Ostberg-Ole-Kristian Unnerud (Subaru Impreza) 3:40.8.


  26. #146
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    Talking

    Atkinson em 7º e Solberg em 31º...mais um brilhante rally da Subaru


    Araújo em 24º ;)

  27. #147
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    Citação Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
    Atkinson em 7º e Solberg em 31º...mais um brilhante rally da Subaru


    Araújo em 24º ;)
    Seria melhor se dissesses que o Solberg ia em 3º quando perdeu 14 minutos preso numa vala, depois de ter liderado a primeira parte da 1ª Etapa, não achas?

    Sabe-se agora que o Solberg optou por desistir, pois não queria desgastar mais o carro que terá que ser utilizado na próxima ronda na Noruega.
    Última edição por JRodrigues : 10-02-07 às 13:16:43

  28. #148
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    A meio da 2ª Etapa, Armindo é 6º do PWRC

    Código:
    Pos. No. Driver         Total Time    Diff Prev  Diff Ldr      
    1.   38  K. SOHLBERG    2:00:25.6         0.0        0.0     
    2.   36  J. HÄNNINEN    2:00:27.3         1.7        1.7     
    3.   59  O. SVEDLUND    2:01:06.0        38.7       40.4     
    4.   45  M. BALDACCI    2:02:45.3      1:39.3     2:19.7     
    5.   53  A. ALÉN        2:02:48.8         3.5     2:23.2     
    6.   46  A. ARAUJO      2:04:20.6      1:31.8     3:55.0     
    7.   42  A. DOROSINSKIY 2:05:01.1        40.5     4:35.5     
    8.   35  F. NUTAHARA    2:05:26.0        24.9     5:00.4

  29. #149
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  30. #150
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