Tópico da geração R (R1,R2,R3,R4,R5)
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Título: Tópico da geração R (R1,R2,R3,R4,R5)

  1. #1
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    Por Defeito Tópico da geração R (R1,R2,R3,R4,R5)

    Parece que estes novos carros, chamados de R5 que substituiram os S2000, estão a encher completamente a lista dos rallys nacionais e internacionais, dando espetaculo (que o publico tanto gosta) e tambem são bastante rápidos e eficientes. São mais baratos na compra e na manutenção, em comparação com os S200. Existe já uma grande variedade de carros, como os Fiestas R5, DS3 R5, o novo Skoda Fabia R5 (que vai andar por Portugal já este ano), o Mitsubishi SS R5 (que espera a licença) e para o proximo ano tambem vai haver um Corsa R5.
    Última edição por Pneucareca : 05-10-16 às 12:45:51


  2. #2
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    Um R5 é mais barato que um S2000? De certeza?

    http://www.ralisonline.net/pt/index....wrc&Itemid=128

  3. #3
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    "(...)A manutenção dos carros de competição, também é um fator muito importante para as equipas e pilotos. Por exemplo, a transmissão de um Ford Fiesta S2000 tem de ser revista a cada 2000 quilómetros mas, na versão 1.600T (RRC), são entre os 400 e os 500 quilómetros.

    Os R5 foram pensados para ter intervalos de manutenção maiores pois, embora o motor tenha a mesma cilindrada de um RRC (1.600c.c.) e equipado igualmente com turbo, os R5 tem uma filosofia diferente. Se por um lado, o motor de um RRC (Regional Rally Car)/ WRC (World Rally Car) pode ser construído a partir do zero, a unidade do R5 tem de existir no mercado automóvel da própria marca ou grupo, com uma durabilidade entre 3 a 5 vezes superior em relação a um S2000 (manutenção entre 3.000 a 5.000kms).

    A carroçaria tem o mesmo aspeto de um S2000, com a mesma largura e um peso limitado a 1.200kg mas, o grande trunfo está na mecânica pois, a suspensão é mais simples, os diferenciais dianteiro e posterior mecânicos, caixa de cinco velocidades sequencial e motor 1.600c.c. turbo com restritor a 32mm, em vez dos 30mm nos RRC, com uma pressão máxima de 2.5 bar e potências a rondar os 280cv.(...)"

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
    "(...)A manutenção dos carros de competição, também é um fator muito importante para as equipas e pilotos. Por exemplo, a transmissão de um Ford Fiesta S2000 tem de ser revista a cada 2000 quilómetros mas, na versão 1.600T (RRC), são entre os 400 e os 500 quilómetros.

    Os R5 foram pensados para ter intervalos de manutenção maiores pois, embora o motor tenha a mesma cilindrada de um RRC (1.600c.c.) e equipado igualmente com turbo, os R5 tem uma filosofia diferente. Se por um lado, o motor de um RRC (Regional Rally Car)/ WRC (World Rally Car) pode ser construído a partir do zero, a unidade do R5 tem de existir no mercado automóvel da própria marca ou grupo, com uma durabilidade entre 3 a 5 vezes superior em relação a um S2000 (manutenção entre 3.000 a 5.000kms).

    A carroçaria tem o mesmo aspeto de um S2000, com a mesma largura e um peso limitado a 1.200kg mas, o grande trunfo está na mecânica pois, a suspensão é mais simples, os diferenciais dianteiro e posterior mecânicos, caixa de cinco velocidades sequencial e motor 1.600c.c. turbo com restritor a 32mm, em vez dos 30mm nos RRC, com uma pressão máxima de 2.5 bar e potências a rondar os 280cv.(...)"
    Sim...até poderia concordar com a manutenção mas....isso tem mas...

    Hoje..consegues S2000 mais baratos que um R5...além disso...a FIA sempre promete categorias mais baratas e depois dá no que dá....dos S16000...depois os S2000 os RRC....os R5...e afins...

    Rallycars.info

    Exemplo disso é o caso polémico dos Porsche e dos R5...não é ser só mais barato...pq ser mais barato e andar menos....

  5. #5
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    Quando toda a industria automóvel avança para o downsizing tecnológico a par da colocação de injecção directa a benzina e diesel, a resposta em pista é acompanhar a coisa, primeiro foi no WRC, ano anterior no WTCC com a regulamentação TC1 e actualmente na F1 com novo recurso a mecânica turbo.

    O que acima citei do artigo é um compacto da ideia actual.

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
    Quando toda a industria automóvel avança para o downsizing tecnológico a par da colocação de injecção directa a benzina e diesel, a resposta em pista é acompanhar a coisa, primeiro foi no WRC, ano anterior no WTCC com a regulamentação TC1 e actualmente na F1 com novo recurso a mecânica turbo.

    O que acima citei do artigo é um compacto da ideia actual.

    Sim..isso é o ideal no papel...mas repara no que está a acontecer com o WTCC vs. TCR a nivel de custos....a nova F1 tão barata que ela é....e os ralis....é quase a mesma coisa.

  7. #7
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    Sim de certeza, até diz nesse link que é mais barato. "Skoda Fabia S2000 novo, preparado para pisos de asfalto, custa cerca de 285.000€ (...)os tão esperados R5 que se estima terem um custo de uma unidade nova, inferior a 200.000€"

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
    Sim..isso é o ideal no papel...mas repara no que está a acontecer com o WTCC vs. TCR a nivel de custos....a nova F1 tão barata que ela é....e os ralis....é quase a mesma coisa.
    Vê na perspectiva de impacto comercial, a Citroën Racing aquando do ingresso no WTCC (via TC1), divulgou o custo por Km na F1, WRC e WTCC e ponderou a vantagem comercial para a marca a nível mundial.

    A VW Motorsport ingressou no actual WRC a par da Hyundai por mero motivo estratégico, a Citroën mantém plano transversal no rallye há muito expecto a Lancia é a marca com maior número de título oficial FIA no WRC, a Honda não abandona o WTCC por ser um laboratório para mecânica turbo por mero exemplo.

    Vê o orçamento actual no WRC da VW Motorsport e da Hyundai ou Citroën Racing, esclarecedor da opção.

    É uma relação de investimento versus retorno a nível de desporto motorizado, é uma peça estratégica, as opções mecânicas e de regulamento são mero reflexo.

  9. #9
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    A par do R5 os R3 para equipa particular.

  10. #10
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    Em termos de manutenção os r5 são mais baratos mas em aquisição neste momento os s2000 são mais baratos.
    Agora o barulho dos s2000 é qualquer coisa de viciante não como por exemplo o fiesta r5 que para mim nem barulho tem de um carro de corridas.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Angolano Ver Post
    Em termos de manutenção os r5 são mais baratos mas em aquisição neste momento os s2000 são mais baratos.
    Agora o barulho dos s2000 é qualquer coisa de viciante não como por exemplo o fiesta r5 que para mim nem barulho tem de um carro de corridas.
    Pelo que já vi, tanto o ds3 r5 como o 208 t16 têm um som bem melhor. O fiesta é mesmo muito abafado

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Blue16v Ver Post
    Pelo que já vi, tanto o ds3 r5 como o 208 t16 têm um som bem melhor. O fiesta é mesmo muito abafado
    Concordo plenamente o ds3 r5 e o 208 r5 tem um som muito bom, já encanta ouvi-los passar. Mas os s2000 é um regalo para os ouvidos quando vão a gritar em altas rotações

  13. #13
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  14. #14
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    O som deste Fabia R5 está muito bom, dos melhores possivelmente. https://www.youtube.com/watch?v=g56m-m5Hn18

  15. #15
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    Onde tu mais querias estar!!!
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  16. #16
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  17. #17
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  18. #18
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  19. #19
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  20. #20
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  21. #21
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  22. #22
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  23. #23
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    THE NEW ECOBOOST-POWERED FORD FIESTA R2 #WRC http://www.m-sport.co.uk/m-sport-new...fiesta-r2.html

  24. #24
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  25. #25
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  26. #26
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  27. #27
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  28. #28
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  29. #29
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    Em principio, durante 2016 iram ser apresentados mais três modelos de R5 a saber, I20, Yaris e Corsa ou Adam.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
    Brutal!! Mas apenas para sonhos...

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