Baterias "normais" vs Baterias de gel
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Título: Baterias "normais" vs Baterias de gel

  1. #1
    Piloto de Rallye TerranoII's Avatar
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    Por Defeito Baterias "normais" vs Baterias de gel

    Que me podem dizer acerca das diferenças e caracteristicas de cada uma destas baterias?


  2. #2
    Piloto de Troféu CrazzyMax's Avatar
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    Pelo que sei as de gel dispensam manutencao e podem funcionar deitadas.

    EDIT: E penso que tem mais amperagem

  3. #3
    Piloto de Rallye RuiDCruz's Avatar
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    São mais resistentes às vibrações e às pancadas.

    Aparentemente parecem ter mais CCA, mas em Ah estão equiparadas ao resto da oferta.

  4. #4
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    Por Defeito

    E duração?

  5. #5
    Piloto de Provas de Perícia FourtySix's Avatar
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    as de gel são mais caras!!!!

  6. #6
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    As de gel tb são mais leves

  7. #7
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    eu acho que não compensa o investimento para anda no "tt de brincar" isso é bom é para quem faz triais (plus e cnt) e faz uso constante do guincho ou outro aparelho electrico!

    Eu quando comprei o jipe trazia uma bateria toda ranhosa, ainda ponderei comprar uma optima, mas depois apareceu-me uma CAT barata, até hoje nunca me arrenpendi, ja la vão 4 anos

  8. #8
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    Pela experiência que tenho em baterias , especialmente para alimentadores de emergência as de Gel são sem duvida superiores em durabilidade e manutenção ( não é praticamente necessária) . São especialmente usadas quando a questão da manutenção é algo dificil de realizar como por exemplo as mesmas estão a assegurar a alimentação de emergência de um retransmissor em que por norma é complicado aceder ao mesmo . No caso das viaturas eu tenho uma de gel no meu Carisma e já la vão seis anos sem problemas e já com pelo menos uma descarga completa . Nos outros carros tenho normais e por norma não dão problemas embora por exemplo a da Peugeot 307 HDI já foi trocada com apenas dois anos por estar a perder a potencia dísponivel especialmente em dias frios .
    Tambem me parece que as de Gel reagem melhor ao Inverno .
    Agora relativamente ao valor de cada uma julgo que não compensa adquirir uma de gel uma vez que uma normal dura em norma pelo menos quatro anos e as outras até mais dois anos .
    Já agora o grande inimigo das baterias , é a falta de electrólito e as descargas completas sendo que duas ou mais descargas completas e quase seguidas fazem bateria morrer em pouco tempo .

  9. #9
    Piloto de Rallye TerranoII's Avatar
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    E existe algum problema de colocar duas baterias num jipe em que uma seja "normal" e outra de gel?

  10. #10
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    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    E existe algum problema de colocar duas baterias num jipe em que uma seja "normal" e outra de gel?
    Sim um grande problema , os aerios €€€€€€:D:D

  11. #11
    Piloto de Provas de Perícia FourtySix's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por pepelento

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    E existe algum problema de colocar duas baterias num jipe em que uma seja "normal" e outra de gel?
    Sim um grande problema , os aerios €€€€€€:D:D
    então se puseres duas de gel ai é que vais ter um granda problema.........vais á falencia!!!!!lol[**][**]

  12. #12
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    citação:Originalmente colocada por pepelento

    Pela experiência que tenho em baterias , especialmente para alimentadores de emergência as de Gel são sem duvida superiores em durabilidade e manutenção ( não é praticamente necessária) . São especialmente usadas quando a questão da manutenção é algo dificil de realizar como por exemplo as mesmas estão a assegurar a alimentação de emergência de um retransmissor em que por norma é complicado aceder ao mesmo . No caso das viaturas eu tenho uma de gel no meu Carisma e já la vão seis anos sem problemas e já com pelo menos uma descarga completa . Nos outros carros tenho normais e por norma não dão problemas embora por exemplo a da Peugeot 307 HDI já foi trocada com apenas dois anos por estar a perder a potencia dísponivel especialmente em dias frios .
    Tambem me parece que as de Gel reagem melhor ao Inverno .
    Agora relativamente ao valor de cada uma julgo que não compensa adquirir uma de gel uma vez que uma normal dura em norma pelo menos quatro anos e as outras até mais dois anos .
    Já agora o grande inimigo das baterias , é a falta de electrólito e as descargas completas sendo que duas ou mais descargas completas e quase seguidas fazem bateria morrer em pouco tempo .
    A bold esta uma coisa muito importante... As de gel são muito mais resistentes as grande amplitudes termicas. Muito frio ou mto calor retiram anos de via a uma bateria normal. A minha ex bateria morreu depois de Marocos e tinha um ano e meio...

  13. #13
    Banido marcunha's Avatar
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    Por Defeito

    passei nesse dilema há dias, a bateria do GR morreu

    opções:
    baterias de 95 Ah marca branca a 80-90 €
    bateria de marca 90 Ah 150 €
    bateria de gel Optima Red Top 50 Ah* 165 €


    conclusão : optei por Optima Red Top (que vou buscar amanhã) porque a diferença de preço para uma bateria de marca é mínima e de supermercado eu não queria

    * porque só 50 Ah nas Optima? porque segundo eles e tratando-se de uma bateria de arranque o importante não são os Ah, mas sim a corrente transmitida no arranque, e que ronda os 600 CCA numa tradicional bateria de 90 Ah contra os 815 desta Optima.

    Isto porque eu não tenho guincho nem luzes adicionais: se tivesse a opção certa seria a Yellow Top mais cara cerca de 50€


  14. #14
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    Pode-se dizer que é tudo uma questão de necessidade e/ou fiabilidade.

    A reter sobre as baterias de GEL
    - são mais resistentes às amplitudes térmicas
    - maior durabilidade em condições normais e extremas
    - maior poder de arranque
    - mais leves que as baterias convencionais
    - mais resistentes a vibrações e impactos

    ;)

  15. #15
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    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    E existe algum problema de colocar duas baterias num jipe em que uma seja "normal" e outra de gel?
    à partida não mas tudo depende do circuito e da carga que irão alimentar.

  16. #16
    Piloto de Rallye RuiDCruz's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por marcunha

    passei nesse dilema há dias, a bateria do GR morreu

    opções:
    baterias de 95 Ah marca branca a 80-90 €
    bateria de marca 90 Ah 150 €
    bateria de gel Optima Red Top 50 Ah* 165 €


    conclusão : optei por Optima Red Top (que vou buscar amanhã) porque a diferença de preço para uma bateria de marca é mínima e de supermercado eu não queria

    * porque só 50 Ah nas Optima? porque segundo eles e tratando-se de uma bateria de arranque o importante não são os Ah, mas sim a corrente transmitida no arranque, e que ronda os 600 CCA numa tradicional bateria de 90 Ah contra os 815 desta Optima.

    Isto porque eu não tenho guincho nem luzes adicionais: se tivesse a opção certa seria a Yellow Top mais cara cerca de 50€

    Nem mais. As "red top" para arranque e as "yellow top" para arranque e ciclo contínuo de carga. Para quem tem consumos eléctricos adicionais pesados, as amarelas são mais indicadas. Em caso extremo, as azuis, marítimas. Mas estas não são muito aconselháveis.

  17. #17
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    citação:Originalmente colocada por marcunha

    passei nesse dilema há dias, a bateria do GR morreu
    bateria de gel Optima Red Top 50 Ah* 165 €

    [:0], pensei que fossem mais caras

  18. #18
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    Vivas,

    Para colocar baterias a funcionar em conjunto e continuo é aconselhável (muito aconselhável) serem idênticas. Se uma permanecer "fora" de serviço continuo e só fôr para ligar ocasionalmente, tudo bem.

    Abraço,
    Nuno

  19. #19
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    C&S na expo,ao lado do pingo doce nas traseiras do entreposto ...ali perto do aki de quem vem da estação do quim ...não me lembro do nome da rua....não só para baterias vale a pena passar por lá ;)

    essas baterias de gel só são boas para utilizar guinchos por darem uma grande descarga e por não ser preciso manutenção e tal...mas por exemplo se o alternador berrar ficam bem mais depressa a pé do que com uma dita normal de 100ah

  20. #20
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    eu não concordo quando dizem que as bateria de gel dão mais poder de arranque! Eu tenho a minha Cat e aquilo liga uma buldozzer na boa! Agora n comparem é com baterias do lidl ou coisas parecidas! E a minha bateria não foi cara, custou-me 80 aérios!!

    O não ter manutenção é que um ponto a favor, bem como a durabilidade e a resistencia a ambientes adversos! mas por vezes nem compensa o investimento!

  21. #21
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    para quem tem guincho sem duvida as amarelas são melhores do que as tradicionais, isto porque o pique de corrente (penso ser amperes)necessário ao guincho pode já não existir na tradicional...e na de gel existe sempre, mesmo depois de estar sem uso algum tempo... penso ser esta a grande diferença...

  22. #22
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    citação:Originalmente colocada por bigalx

    para quem tem guincho sem duvida as amarelas são melhores do que as tradicionais, isto porque o pique de corrente (penso ser amperes)necessário ao guincho pode já não existir na tradicional...e na de gel existe sempre, mesmo depois de estar sem uso algum tempo... penso ser esta a grande diferença...
    Boas,
    Amarelas da CAT? Compra-se onde? Precizo uma de 120A para trabalho TT duro com guincho... e Outras marcas o que dizem?

  23. #23
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    citação:Originalmente colocada por PGR

    citação:Originalmente colocada por bigalx

    para quem tem guincho sem duvida as amarelas são melhores do que as tradicionais, isto porque o pique de corrente (penso ser amperes)necessário ao guincho pode já não existir na tradicional...e na de gel existe sempre, mesmo depois de estar sem uso algum tempo... penso ser esta a grande diferença...
    Boas,
    Amarelas da CAT? Compra-se onde? Precizo uma de 120A para trabalho TT duro com guincho... e Outras marcas o que dizem?
    vê aqui http://www.lojatt.com/main.php?id=434

  24. #24
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    Obrigado!
    Das AMARELAS o que seria parecido com bateria clasica 120A?

  25. #25
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    penso que essas amarelas de gel só há de 75 a

    ai há dois anos e tal comprei uma de linha branca de 100a por 60 euros berrou passado um ano veio outra pela garantia ,passado o ano já se queixava acho que aquilo não aguenta com guinchos e tal..

    na pick up tem a de origem da delphi 100a vai para quatro anos e já deu umas guinchadelas :D e penso que se consegue arranjar a bom preço nas casas de material automovel

  26. #26
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    Eu sempre comprei baterias linha branca e nunca tive problemas....

  27. #27
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    O que acontece é que muitas pessoas só se lembram da dita cuja quando vai para dar à chave e nada. No verão devido ao calor tende a evaporar alguma agua, agua essa que muita gente nunca chega a repor.

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