Suspensões - molas, amortecedores, kits suspensão
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Título: Suspensões - molas, amortecedores, kits suspensão

  1. #1
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    Por Defeito Suspensões - molas, amortecedores, kits suspensão

    Neste tópico vamos falar sobre as suspensões dos veículos 4x4 e debater quais as melhores escolhas para cada um dos casos.


    Debate Suspensão TerranoII

    Veículo com:
    suspensão dianteira: barras de torsão dianteiras e amortecedores telescopicos
    suspensão traseira: amortecedores telescopicos + molas helicoidais traseiras

    Originalmente colocada por Bikept[/i]

    citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

    citação:Originalmente colocada por Bikept

    citação:Originalmente colocada por Camaleão

    Bikept não te esqueceste de nada... os links dos 4 ultimos?

    Mais uma vez o t2 salta da vala em grande estilo!
    O baloiço é que te deves ter assustado com o pinote...não?
    O YOUTUBE demora um bocadinho a disponibilzar os links...

    Este não era uma vala... era um poço mesmo... [**]

    O baloiço julgo que faz mais impressão de ver do que fazer... de qualquer modo, só prova o que eu já sabia... tenho o jipe algo desiquilibrado em termos de pesos... a frente esá muito pesada (para além do motor, conta com para-choques em ferro e guincho) e a traseira bastante mais leve...

    Vou ter que ver qual a melhor solução... ou duplo amortecedor ou uns toughdog ou bilstein...
    Já qd saiste da vala com agua se nota esse compostamento. ao saires as rodas de tras saltam do chão! Podes fazer uma coisinhas para resolver isso!

    Estava a pensar mexer na frente (colocâ-la mais dura) através de duplo amortecedor ou então uns mais duros (estilo Toughdog ou Bilstein) em conjunto com barras de torsão reforçadas....

    As "tuas coisinhas" eram para trás?? ;) Manda vir companheiro... [:I]


  2. #2
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    Por Defeito

    [quote]citação:Originalmente colocada por Bikept

    citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

    Solucao economica, 2 sacas de batata na mala [**]
    :D[**]

    Originalmente colocada por TerranoII
    Pelo menos sabes que podes carregar bem o minotauro numa expedição! :D

  3. #3
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    Originalmente colocada por Senhor_VX

    citação:

    Estava a pensar mexer na frente (colocâ-la mais dura) através de duplo amortecedor ou então uns mais duros (estilo Toughdog ou Bilstein) em conjunto com barras de torsão reforçadas....

    As "tuas coisinhas" eram para trás?? ;) Manda vir companheiro... [:I]
    Atão é assim. Que molas tens atras? Progressivas ou reforçadas?

    Caso sejam as reforçadas mete uma progressivas, que as reforçadsa são boas qd o carregares, e mto mesmo. Outra coisa, que amortecedores tens?

    Penso que se meteres mais dureza afrente vais melhorar a tendencia dele descolar atras, mas vais ficar com a frente mto saltitona. Quem percebe dos TII diz ke n se deve mexer na suspenção da frente e caso se queira mexer, deve-se meter outras barras de torção, mais resistentes, em conjunto com um bom amortecedor, estilo OME LTR, Ohlins ou eqivalente, sobre a pena de com as invenções de apertar as barras o jipe ficar mto instavel, que me parece que é o que se passa com o teu. Esse comportamento n e nada normal e ate se pode tornar perigoso, no caso de fazeres uma descida mais radical, em deslizamento.

    Mas que o canalha ta com um aspecto medonho la isso tá!

  4. #4
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    Originalmente colocada por Bikept

    citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

    citação:

    Estava a pensar mexer na frente (colocâ-la mais dura) através de duplo amortecedor ou então uns mais duros (estilo Toughdog ou Bilstein) em conjunto com barras de torsão reforçadas....

    As "tuas coisinhas" eram para trás?? ;) Manda vir companheiro... [:I]
    Atão é assim. Que molas tens atras? Progressivas ou reforçadas?

    Caso sejam as reforçadas mete uma progressivas, que as reforçadsa são boas qd o carregares, e mto mesmo. Outra coisa, que amortecedores tens?

    Penso que se meteres mais dureza afrente vais melhorar a tendencia dele descolar atras, mas vais ficar com a frente mto saltitona. Quem percebe dos TII diz ke n se deve mexer na suspenção da frente e caso se queira mexer, deve-se meter outras barras de torção, mais resistentes, em conjunto com um bom amortecedor, estilo OME LTR, Ohlins ou eqivalente, sobre a pena de com as invenções de apertar as barras o jipe ficar mto instavel, que me parece que é o que se passa com o teu. Esse comportamento n e nada normal e ate se pode tornar perigoso, no caso de fazeres uma descida mais radical, em deslizamento.

    Mas que o canalha ta com um aspecto medonho la isso tá!
    Boas malhas Miguel ;)

    As molas são as de origem, tal como quase tudo o resto. O anterior proprietário só mudou os amortecedores de origem para Rancho 5000 (manifestamente pouco para o peso que tem à frente).

    As barras de torsão estão na posição standard. O ganho de altura que vês é dos pneus.... ;)

    Por isso agora me vez tentado a resolver primeiro a questão do peso na frente e estou a anlisar duas opções (opinem sff ;)):

    1 - mantenho os rancho e acrescento apoio para duplo amortecedor (depois quase que qualquer coisa serve...)

    2 - mudo as barras de torsão para umas reforçadas e uns amortecedores mais fortes. Estava a pensar nos toughdog de 41mm ou nos Bilstein (que conheces bem...;))

    Após esta modificação analiso novamente a questão da traseira... senão ficar resolvido, então as tuas dicas são mesmo de analisar...;)

    Abraços,
    AJ

  5. #5
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    Originalmente colocada por loucao_jr

    Boas
    Bike ja pensaste numa solução destas, da AFN



    Sei de um que pos, mas num pajero, mas ficou bastante satisfeito, sera que nao resolvias o teu problema com isto???
    Claro que com barras reforçadas e uns amortecedores desses que mencionaste fica melhor certamente!

    @braços

  6. #6
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    Barras de torsão reforçadas tipo "Ironman"




    http://www.ironmansuspension.com

  7. #7
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    Originalmente colocada por Senhor_VX

    Armindo, eu no teu caso, recolhia varias infos antes de gastar €'s. Começaria por aqui....

    Qt aos racho, ha malta que gosta e ha malta que detesta. Sei que os 9000 com regulação casam mto bem nos terranos, mas de ORIGEM! Conheço bem um caso de um TII longo que os tem e com as rodas de origem segundo o dono ficou mto bom.

    No caso dos bilstein tou mto contente com os meus. Para teres uma ideia qd mudei parecia que tinha comprado um carro novo.

    Uma coisa. As molas de tras são de origem certo? Mas o jipe esta levantado atras de alguma maneira (tipo calços) ou as rodas cabem bem nas cavas sem levantar?

    Na minha opinião, com essa rodas grandes umas molas progressivas tipo OME atrás, umas barras de torçao reforçadas afrente, com 4 bilstein é capaz de ser uma boa solução. But thats just my 5 cents.... ;)

  8. #8
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    citação:Originalmente colocada por loucao_jr

    Boas
    Bike ja pensaste numa solução destas, da AFN



    Sei de um que pos, mas num pajero, mas ficou bastante satisfeito, sera que nao resolvias o teu problema com isto???
    Claro que com barras reforçadas e uns amortecedores desses que mencionaste fica melhor certamente!

    @braços
    Já tinha olhado para isso... mas parece-me um solução com muito pouco curso... e não consigo acreditar que um conjunto amortecedor com mola integrada consiga ter comparação com o curso de um amortecedor em conjunto com barras de torsão reforçadas...

    Com o preço que eles pedem consigo isto:http://www.lojatt.com/main.php?tbl=registos&id=1182

    As barras de torsão da mesma marca (toughdog) ficam por bastante menos ainda...

    Existem várias soluções... agora qual a melhor?? :D:D

  9. #9
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    Originalmente colocada por Bikept

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Barras de torsão reforçadas tipo "Ironman"

    Boa Alex, mais uma para juntar à confusão... conheces estes?
    http://www.4waysuspension.com.au/foam.htm também têm o kit com as barras reforçadas...



  10. #10
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    citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

    Armindo, eu no teu caso, recolhia varias infos antes de gastar €'s. Começaria por aqui....

    Qt aos racho, ha malta que gosta e ha malta que detesta. Sei que os 9000 com regulação casam mto bem nos terranos, mas de ORIGEM! Conheço bem um caso de um TII longo que os tem e com as rodas de origem segundo o dono ficou mto bom.

    No caso dos bilstein tou mto contente com os meus. Para teres uma ideia qd mudei parecia que tinha comprado um carro novo.

    Uma coisa. As molas de tras são de origem certo? Mas o jipe esta levantado atras de alguma maneira (tipo calços) ou as rodas cabem bem nas cavas sem levantar?

    Na minha opinião, com essa rodas grandes umas molas progressivas tipo OME atrás, umas barras de torçao reforçadas afrente, com 4 bilstein é capaz de ser uma boa solução. But thats just my 5 cents.... ;)
    Pois os Rancho para os T2 de origem sempre ouvi dizer muito bem... para o peso do meu é que não...

    Daí estar a considerar a troca (Bilstein, Toughdog ou os Ironman que o Alex colocou agora).

    Confirmo que o jipe não está levantado de nenhuma maneira... agora os para-choque ajudam muito...;) embora em situação extrema à frente a roda roçe na parte superior da cava da roda. Atrás nunca, até agora...

    Quanto aos teus 5 cents também estou a chegar lá... molas progressivas, barras reforçadas e que amortecedores?? Bilstein, Toughdog, Ironman, outros?? vamos assumir que existe hipótese de escolha... ;)

    Ninguém falou da hipótese duplo amortecedor à frente... que acaba por ser a mais barata (300€). Porque será?

    ISto dá pano para mangas... ;) mas continuem a dar opiniões... pois tais como os cubos manuais, também foi assim que me decidi, e hoje recomendo vivamente...[8D]

    Abraços,
    AJ

  11. #11
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    citação:Originalmente colocada por Bikept

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Barras de torsão reforçadas tipo "Ironman"

    Boa Alex, mais uma para juntar à confusão... conheces estes?
    http://www.4waysuspension.com.au/foam.htm também têm o kit com as barras reforçadas...


    A OME também tem barras de torsão reforçadas. Os Toughdog já os vi montados mas em Defenders.

    http://www.arb.com.au/torsion_bars.htm

  12. #12
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    Originalmente colocada por Bikept


    E entre as 3 soluções (ou outras que apareçam) Bilstein, Ironman e Toughdog??
    (As duas últimas com conjunto amortecedor / barras de torsão)

    OME não me parece ter a resistência destas, tal como Rancho. PElo menos do que tenho lido e falado com a malta das oficinas (pessoal muito "marquista":D)...

    ...tanto uma como outra são o melhor compromisso estrada (conforto) / TT (resistência performance). Pelo peso e dimensões de pneus do Minotauro, já não se aplicam.

    Agoram esntre estas 3, ou mesmo outras que se possam meter ao barulho??


  13. #13
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    Originalmente colocada por Senhor_VX

    ... baralhando e voltando a dar... amortecedores bilstein conheço e recomendo. Podes começar por ai... Tb tens os OME LTR... Caros mas mto bons, ate já deixam andar mto depressa. Esses tb conheço montados num defender.

    A calmini tb tem barras de torção para o TII, penso eu... O samuka do meu irmão ta carregado de calmini e ate agora material á prova de bala....

    As minhas molas são OME, ate agora tb 5 estrelas...

    ... Mas esse kit da ironman é bonito mas n conheço montado em nada....

    Espero ter (des)ajudado! ;)

  14. #14
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    [^][^][^]

  15. #15
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    citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

    E Procomp, alguem sabe de relatos??
    Olha mais achas para a fogueira... :D:D

    O que sei destes é que são dos mais baratos...;)

  16. #16
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    Originalmente colocada por Bikept

    Ainda sobre molas:

    http://www.jtts4x4.com/boutique/fich...1&tri=0&marq=0

    Description

    Ressorts renforcés, plus durs et plus hauts que l'origine, permettent de conserver une assiette plus haute, une fermeté en charge ou sur piste mais ne nécessitent pas d'amortisseurs de longueur différente. Vendu le kit complet de 2 ressorts arrières. A l'avant, il faut rebander les barres de torsion d'un cran.

    Pour le Terrano II, ressorts arrières progressifs +20mm

  17. #17
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    Originalmente colocada por loucao_jr


    citação:Originalmente colocada por Bikept

    citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

    ... baralhando e voltando a dar... amortecedores bilstein conheço e recomendo. Podes começar por ai... Tb tens os OME LTR... Caros mas mto bons, ate já deixam andar mto depressa. Esses tb conheço montados num defender.

    A calmini tb tem barras de torção para o TII, penso eu... O samuka do meu irmão ta carregado de calmini e ate agora material á prova de bala....

    As minhas molas são OME, ate agora tb 5 estrelas...

    ... Mas esse kit da ironman é bonito mas n conheço montado em nada....

    Espero ter (des)ajudado! ;)
    Nada disso! Ajudas-te e muito, pois falaste do que realmente conheces e experimentaste... é que isto do diz que disse...

    è como os clubes... o meu é o melhor :D

    Os OME LTR já serão se calhar demasiado evoluídos para o Minotauro... e grandes velocidades é 130 km/H para mim... [**] mais ainda a quase 400€ cada um...

    Tem que ser uma coisa mais em conta para dar também para as barras de torsão... senão tenho que olhar para a solução mais simples (e barata): duplo amortecedor à frente... o que ninguém comenta :D:D

    A ideia que tenho é que cruzamentos deve reduzir um pouco... (ainda pior nos nossos...)

    Para a outra solução, já tou a ver que molas progressivas OME e uns Bilstein estão bem testados... (recordas-te de valores para os Bilstein?)

    Molas Dolbinson melhores, ou piores que OME?

    ISto se um certo moderador tiver paciência era bem pensado passar para um tópico cahamado Suspensões... ;)
    Dolbison penso serem igualmente boas, equivalente as OME... mas tou-te a levar para o caminho do "ouvi" e do "disse que disse".... logo nao sera uma opiniao credivel...
    Quanto ao conjunto bilstein/OME ficas muito bem servido... Provavelmente soluçao que escolheria... Caso a solução seguinte nao desse... Ja que se falou em calmini, e se o teu chassi for em tudo identico ao TI tens isto...



    E tem tudo o que é preciso! Tudo Plug and Play!! Tudo mesmo... ;)

    citação:The only complete bolt-on suspension system for your 4WD Pathfinder. Our full system features our signature plate upper control arms which allow for correct factory alignment and maximum articulation. This is the system to start building your Pathfinder into a capable off-road rig. The complete system includes new laser crafted upper control arms, Vecton bushings, sleeves, new upper ball joints, new 27.5mm heavy duty torsion bars, heavy duty rear lift coils, rear track bar bracket, brake line extension bracket, complete hardware and CALMINI performance shocks. Kits also comes complete with installation instructions.
    Espero ter-te baralhado um pouco mais!

    @braços

  18. #18
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    Como já disse aqui em tempos uma boa escolha serão os bilstein à frente e os ome atrás. Ando com ideias de fazer esse alteração. Pois já andei num Terrano equipado dessa maneira e nota-se muito bem os bilstein na frente. Atrás os ome são excelentes para aproveitar o curso da suspensão ao máximo.

    Outra opção de amortecedores são os kony heavy track:

    Ajustáveis em 3 níveis de dureza consoante a carga.Para regular é necessário desmontar. (Não têm nada a ver com os rancho)


  19. #19
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    Originalmente colocada por Bikept[/i]

    citação:Originalmente colocada por loucao_jr

    Espero ter-te baralhado um pouco mais!

    @braços
    :D:D

    Sim, conseguiste! [**]

  20. #20
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    O problema da calmini é que os acessórios estão feitos para o Terrano I e não para o II e coisas tão simples como o reforço do reenvio da direcção têm furação diferente de um modelo para o outro. Nada de especial neste caso, mas no caso de um kit de suspensão eu não arriscaria.

  21. #21
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    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Como já disse aqui em tempos uma boa escolha serão os bilstein à frente e os ome atrás. Ando com ideias de fazer esse alteração. Pois já andei num Terrano equipado dessa maneira e nota-se muito bem os bilstein na frente. Atrás os ome são excelentes para aproveitar o curso da suspensão ao máximo.

    Outra opção de amortecedores são os kony heavy track:

    Ajustáveis em 3 níveis de dureza consoante a carga.Para regular é necessário desmontar. (Não têm nada a ver com os rancho)
    Estes são os do PaTTrol de Canha... do que vi, parecem ter um curso impressionante...

    OME atrás consegue mais curso que Bilstein?


  22. #22
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    citação:Originalmente colocada por Bikept

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Como já disse aqui em tempos uma boa escolha serão os bilstein à frente e os ome atrás. Ando com ideias de fazer esse alteração. Pois já andei num Terrano equipado dessa maneira e nota-se muito bem os bilstein na frente. Atrás os ome são excelentes para aproveitar o curso da suspensão ao máximo.

    Outra opção de amortecedores são os kony heavy track:

    Ajustáveis em 3 níveis de dureza consoante a carga.Para regular é necessário desmontar. (Não têm nada a ver com os rancho)
    Estes são os do PaTTrol de Canha... do que vi, parecem ter um curso impressionante...

    OME atrás consegue mais curso que Bilstein?
    Sem dúvida. E nos Terranos todo os cms são importantes. AS molas e amortecedores OME copiam muito bem o terreno. Como disse em cima a solução de compromisso passa pelos bilstein na frente e ome atrás.

  23. #23
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    Originalmente colocada por Bikept


    OK, thanks... isto já parece então mais encaminhado...;)

    Barras de Torsão - OME/outra?
    Amortecedor frente - Bilstein (parece consensual )
    Amortecedor trás - OME
    Molas - OME

    O que quer dizer que brevemente vão estar uns Rancho 5000 à venda nos classificados... :D:D

  24. #24
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    Em todo o caso recomendo a quem queira gastar umas guitas, que espere pela Expoaventura em Santa Maria da Feira a realizar daqui a um mês! Consegue-se preços mais em conta, conhece-se outros produtos, e contactamos com mais experiencias.

    Mas continuo na minha Armindo:

    Suspensão dianteira:
    Amortecedores: Bilstein
    Barras de torsão: Ironman

    Suspensão traseira:
    Molas e amortecedores: OME

    O Mgomes tem razão, aliás tava aqui a pensar nisto mesmo. Sugiro que o moderador mude esta informação para o Tópico dos Terranos/Mavs.

  25. #25
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    ... baralhando e voltando a dar... amortecedores bilstein conheço e recomendo. Podes começar por ai... Tb tens os OME LTR... Caros mas mto bons, ate já deixam andar mto depressa. Esses tb conheço montados num defender.

    A calmini tb tem barras de torção para o TII, penso eu... O samuka do meu irmão ta carregado de calmini e ate agora material á prova de bala....

    As minhas molas são OME, ate agora tb 5 estrelas...

    ... Mas esse kit da ironman é bonito mas n conheço montado em nada....

    Espero ter (des)ajudado! ;)
    Nada disso! Ajudas-te e muito, pois falaste do que realmente conheces e experimentaste... é que isto do diz que disse...

    è como os clubes... o meu é o melhor :D

    Os OME LTR já serão se calhar demasiado evoluídos para o Minotauro... e grandes velocidades é 130 km/H para mim... [**] mais ainda a quase 400€ cada um...

    Tem que ser uma coisa mais em conta para dar também para as barras de torsão... senão tenho que olhar para a solução mais simples (e barata): duplo amortecedor à frente... o que ninguém comenta :D:D

    A ideia que tenho é que cruzamentos deve reduzir um pouco... (ainda pior nos nossos...)

    Para a outra solução, já tou a ver que molas progressivas OME e uns Bilstein estão bem testados... (recordas-te de valores para os Bilstein?)

    Molas Dolbinson melhores, ou piores que OME?

    ISto se um certo moderador tiver paciência era bem pensado passar para um tópico cahamado Suspensões... ;)
    Obrigado companheiros ;) ISto já está um pouco mais organizado... (na minha cabeça, entenda-se :D)


  26. #26
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    --------------- TODOS OS TÓPICO ANTERIORES FORAM COPIADOS DE OUTRO TÓPICO -------------------

  27. #27
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    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Como já disse aqui em tempos uma boa escolha serão os bilstein à frente e os ome atrás. Ando com ideias de fazer esse alteração. Pois já andei num Terrano equipado dessa maneira e nota-se muito bem os bilstein na frente. Atrás os ome são excelentes para aproveitar o curso da suspensão ao máximo.

    Outra opção de amortecedores são os kony heavy track:

    Ajustáveis em 3 níveis de dureza consoante a carga.Para regular é necessário desmontar. (Não têm nada a ver com os rancho)
    Estes são os do PaTTrol de Canha... do que vi, parecem ter um curso impressionante...

    OME atrás consegue mais curso que Bilstein?
    Sem dúvida. E nos Terranos todo os cms são importantes. AS molas e amortecedores OME copiam muito bem o terreno. Como disse em cima a solução de compromisso passa pelos bilstein na frente e ome atrás.
    Axo que nao é bem assim... depende da abertura maxima que escolheres, existem varias aberturas para o mesmo modelo, tal como acontece nas outras marcas, os do meu irmao foram logo comprados a pensar em molas com mais 2''!!

    @braços

  28. #28
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    O problema da calmini é que os acessórios estão feitos para o Terrano I e não para o II e coisas tão simples como o reforço do reenvio da direcção têm furação diferente de um modelo para o outro. Nada de especial neste caso, mas no caso de um kit de suspensão eu não arriscaria.
    Pois, realmente eu suspeitava que haveria algumas diferenças... O que é pena... pois eles têm material bastante bom e muito em conta!!!!

    @braços

  29. #29
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    citação:Originalmente colocada por loucao_jr

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    citação:Originalmente colocada por Bikept

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Como já disse aqui em tempos uma boa escolha serão os bilstein à frente e os ome atrás. Ando com ideias de fazer esse alteração. Pois já andei num Terrano equipado dessa maneira e nota-se muito bem os bilstein na frente. Atrás os ome são excelentes para aproveitar o curso da suspensão ao máximo.

    Outra opção de amortecedores são os kony heavy track:

    Ajustáveis em 3 níveis de dureza consoante a carga.Para regular é necessário desmontar. (Não têm nada a ver com os rancho)
    Estes são os do PaTTrol de Canha... do que vi, parecem ter um curso impressionante...

    OME atrás consegue mais curso que Bilstein?
    Sem dúvida. E nos Terranos todo os cms são importantes. AS molas e amortecedores OME copiam muito bem o terreno. Como disse em cima a solução de compromisso passa pelos bilstein na frente e ome atrás.
    Axo que nao é bem assim... depende da abertura maxima que escolheres, existem varias aberturas para o mesmo modelo, tal como acontece nas outras marcas, os do meu irmao foram logo comprados a pensar em molas com mais 2''!!

    @braços

    Os bilstein devido à sua natureza mais Racing pelo menos nos Terranos não permitem uma utilização TT ao nivel dos OME, fica muito duro de traseira e é dificil obrigar a suspensão a trabalhar. Em estrada e estradões aí os papeis invertem-se e o Terrano equipado com 4 bilstein fica uma máquina a curvar. Talvez como no Toy o curso traseiro da suspensão é maior, não seja perceptível essa diferença, digo eu.

  30. #30
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    Por Defeito

    citação:

    Nada disso! Ajudas-te e muito, pois falaste do que realmente conheces e experimentaste... é que isto do diz que disse...

    è como os clubes... o meu é o melhor :D

    Os OME LTR já serão se calhar demasiado evoluídos para o Minotauro... e grandes velocidades é 130 km/H para mim... [**] mais ainda a quase 400€ cada um...

    Tem que ser uma coisa mais em conta para dar também para as barras de torsão... senão tenho que olhar para a solução mais simples (e barata): duplo amortecedor à frente... o que ninguém comenta :D:D

    A ideia que tenho é que cruzamentos deve reduzir um pouco... (ainda pior nos nossos...)

    Para a outra solução, já tou a ver que molas progressivas OME e uns Bilstein estão bem testados... (recordas-te de valores para os Bilstein?)

    Molas Dolbinson melhores, ou piores que OME?

    ISto se um certo moderador tiver paciência era bem pensado passar para um tópico cahamado Suspensões... ;)
    Bom isto ja vai aki uma granda conversa!!!!

    Vai por mim, mete Bilstein mais compridos, molas OME progressivas mais 5 cms atras, e escolhe umas barras de torção de uma marca boa, ke de certeza que vão ser boa tb. N te sei indicar as barras pq so tive um jipe com esse sistema (galloper) e detestei tanto que jurei pra nunca mais.

    O preços dos bilstein foram na altura a volta de 700€ com montagem. Mas os teus vão ser mais baratos pq os amortecedores da frente do Golias são kuase o dobro do preço dos de tras por causa da base da mola. Se bem que eu tive desconto

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