ESCAPES E CATALIZADORES
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Título: ESCAPES E CATALIZADORES

  1. #1
    Banido speedygonz@lez's Avatar
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    Por Defeito ESCAPES E CATALIZADORES

    Boas

    Após uma breve pesquisa verifiquei não haver um tópico acerca deste tema.

    A minha primeira questão é : Desde quando é obrigatório a utilização de catalizadores nos veiculos a gasóleo?

    Estive a verificar a linha de escape do meu maverick de 10/1997 e não vi lá o catalizador, embora exista uma panela pequena junto á panela maior que parece um catalizador. Mas não é.

    E os vossos carros?de que ano são e catalizador tem de origem ou não?

    Podemos aproveitar este tópico para por as ideias sobre escapes a funcionar.


  2. #2
    Banido speedygonz@lez's Avatar
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    Por Defeito

    Cá está uma imagem do meu escape.

    [img]uploaded/speedygonz@lez/20068223723_escape 007.jpg [/img]

    [img] uploaded/speedygonz@lez/20068223830_escape 009.jpg [/img]

    Garantiram-me que não era um catalizador. Será??
    ;)

  3. #3
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    Não é não.
    Isso é um ressonador e o silencioso central do carro.


  4. #4
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    Por Defeito

    Bem, já agora uma dúvida! Os catalizadores não são para carros a gasolina? [8)]
    Sei que carros recentes diesel também trazem mas não sei qual a sua vantagem

    Abraço

  5. #5
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    Speedygonzalez no meu terrano toda a linha de escape é igual a essa. Poderei retirar a panela mais pequena para ganhar um ronco mais interessante? E na ipo?

  6. #6
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Speedygonzalez no meu terrano toda a linha de escape é igual a essa. Poderei retirar a panela mais pequena para ganhar um ronco mais interessante? E na ipo?
    Normalmente costumam tirar a grande! Aí sim ganhas ronco!:D[:I]

  7. #7
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por madseat

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Speedygonzalez no meu terrano toda a linha de escape é igual a essa. Poderei retirar a panela mais pequena para ganhar um ronco mais interessante? E na ipo?
    Normalmente costumam tirar a grande! Aí sim ganhas ronco!:D[:I]
    Já vi que só cortando é que pode sair. [xx(]

  8. #8
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    Por Defeito

    Os catalizadores são para qualquer viatura que tenha motor de explosão; seja ela a gasolina ou diesel.
    Agora as vantagens só a nivel de poluição. Para o utilizador não há. Alias tiram potencia mas é por um ambiente melhor. Um catalizador em bom estado reduz em muito as emissões poluentes. Neste momento são montados até em motos, já tive um FJR e lá o trazia.

  9. #9
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    citação:Originalmente colocada por madseat

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Speedygonzalez no meu terrano toda a linha de escape é igual a essa. Poderei retirar a panela mais pequena para ganhar um ronco mais interessante? E na ipo?
    Normalmente costumam tirar a grande! Aí sim ganhas ronco!:D[:I]
    Já vi que só cortando é que pode sair. [xx(]
    Cortando e soldando!:D

  10. #10
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    citação:Originalmente colocada por DJ_Sixty

    Os catalizadores são para qualquer viatura que tenha motor de explosão; seja ela a gasolina ou diesel.
    Agora as vantagens só a nivel de poluição. Para o utilizador não há. Alias tiram potencia mas é por um ambiente melhor. Um catalizador em bom estado reduz em muito as emissões poluentes. Neste momento são montados até em motos, já tive um FJR e lá o trazia.
    nem mais.....principalmente em motores mais antigos em que foi adaptado o catalizador(os motores mais ecentes ja n se nota tanto pq ja foram feitos a pensar que iam levar catalizador)eu por exemplo tenho um ford fiesta de 98 a gasoil em que foi adaptado o catalizador, entretanto aquilo deu o berro(o miolo desfez-se) e ficou sem nada......notei logo mais pujança no bixo...e na ipo passou sem nenhum apontamento!!!

  11. #11
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    E qual é o funcionamento do catalizador. Como é que ele faz diminuir a poluição? Li algures que era através do aquecimento que o catalizador produzia, e que fazia a queima de algumas particulas. Será assim?

    Abraço

  12. #12
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por B_Palma

    E qual é o funcionamento do catalizador. Como é que ele faz diminuir a poluição? Li algures que era através do aquecimento que o catalizador produzia, e que fazia a queima de algumas particulas. Será assim?

    Abraço
    so sei que o interior é feito de porcelana toda perfurada, os gases quando sao filtrados por la penso que deixam a maioria dos gases toxicos, mas é so o que eu AXO

  13. #13
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    citação:Originalmente colocada por B_Palma

    E qual é o funcionamento do catalizador. Como é que ele faz diminuir a poluição? Li algures que era através do aquecimento que o catalizador produzia, e que fazia a queima de algumas particulas. Será assim?

    Abraço
    Acho ke estas a fazer confusão com uma coisa nova ke se chama filtro de particulas, ke usa o processo de pirolise (se n me falha a memoria) para keimar as particulas. O 206 1.6 HDI foi o 1º carro ke vi com isso.

    O catalisador é basicamnete um filtro ke tem um prazo de vida limitado.

    o meu irmão tirou o catalisador do Corsa TD e n se nota nada, nota-se mesmo mto pouco.

    O meu n tem catalizador de origem, e é de 96.

  14. #14
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    isso é só tralha e peso , é tudo pró lixo e montar um tubo directo !

  15. #15
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    citação:Originalmente colocada por paulo_lanca

    isso é só tralha e peso , é tudo pró lixo e montar um tubo directo !
    Mas e a IPO ?

  16. #16
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    Sei que nos carros a gasolina é chumbo na certa nos diesel, num sei...

  17. #17
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    O meu tem uma panela directa e passa na boa.

    Sem panela fica com um barulho feio, exageradamente alto, na minha opinião.

  18. #18
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    Está aberto o Departamento de Informações. :D

  19. #19
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    Então explica lá o funcionamento da coisa ( catalizador )

  20. #20
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    citação:Originalmente colocada por Alpiger

    Está aberto o Departamento de Informações. :D
    Já agora queria saber se tirar a panela maior ao meu terrano não vou ter problemas na ipo?

    EDIT: Alpiger tens pm ;)

  21. #21
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    Eu no LULU tambem nao tenho a panela do meio! Será que me vão dar cabo da cabeça no IPO?

  22. #22
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    citação:Originalmente colocada por madseat

    Eu no LULU tambem nao tenho a panela do meio! Será que me vão dar cabo da cabeça no IPO?
    É a maior ou a mais pequena?

  23. #23
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    citação:Originalmente colocada por B_Palma

    Então explica lá o funcionamento da coisa ( catalizador )
    No tratamento catalítico dos gases de escape, para se aumentar a velocidade das reacções que, já por si, se dão espontaneamente no sistema de escape, existem certas substâncias que, sem participar na reacção, fazem com que esta se produza muito mais rapidamente do que se realizaria sem a sua presença. Tais substâncias são os chamados catalisadores.

    No caso de um automóvel, estes metais, encarregados de realizar o tratamento catalítico dos gases de escape, encontram-se dentro de uma carcaça metálica, de aspecto parecido com um silenciador que se situa <s>dentro do</s> junto ao motor para manter uma elevada temperatura.

    A este elemento dá-se o nome de CATALISADOR ou CONVERSOR CATALITICO.




    Situação do catalisador no sistema de escape


    No mundo da química, conhecem-se como catalisadores, aquelas substâncias que, ao estarem presentes numa reacção química, a aceleram sem nela intervir. Quer isto dizer que os catalisadores fazem com que as reacções se desenvolvam com maior velocidade mas, no final não se combinaram com os reagentes e podem ser utilizados de novo.

    No automóvel, o catalisador ou conversor catalítico é um dispositivo que se encontra situado no sistema de escape do veículo, muito próximo do colector de escape do motor, para manter uma temperatura elevada. A sua missão é eliminar os gases produzidos pela combustão incompleta da gasolina/gasóleo, transformando-as em substancias inócuas.

    Seria então mais correcto chamar-lhe conversor catalítico em vez de catalisador, uma vez que o catalisador é o conjunto de metais preciosos que se encontram no interior do conversor e cuja função é acelerar as reacções químicas que permitem a eliminação dos gases.


  24. #24
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    citação:Originalmente colocada por B_Palma

    Então explica lá o funcionamento da coisa ( catalizador )
    A queima de gasolina nos motores dos automóveis produz, em maior quantidade, dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Como a queima não é total, ou seja, a gasolina não reage inteiramente com o oxigênio; há ainda a produção de monóxido de carbono (CO); óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre(SO2), provenientes da queima das impurezas presentes na gasolina, vapores de hidrocarbonetos (CxHy) que não foram queimados, compostos de chumbo, quando a gasolina possui aditivos à base desse metal (como chumbo-tetraetila) entre outros. Estes compostos são eliminados pelo escapamento do automóvel, poluindo, assim, a atmosfera. Com exceção do C2O e a H2O, todos os demais são altamente nocivos à saúde humana. Os motores movidos à óleo Diesel emitem menos monóxido de carbono, mas bastante óxidos de nitrogênio e enxofre, além da fuligem que é a fumaça preta característica lançada pelos ônibus e caminhões; esta fumaça é o resultado da queima parcial do óleo, liberando partículas de carbono finamente dividido na atmosfera. Já mos carros a álcool produzidos no Brasil, a quantidade de NOx e de SO2 é desprezível, mas há a eliminação de aldeídos, que também constituem uma ameaça à saúde da população. De qualquer maneira, o carro movido a álcool é bem menos poluente que o movido a gasolina; daí vem a técnica usada no Brasil de se adicionar 15% de álcool na gasolina, afim de evitar altos índices de poluição. Contudo, se a porcentagem do álcool for maior que 20%, haverá separação de duas fases, uma de gasolina e outra de álcool, já que o álcool é hidratado (contém água) e a gasolina não é solúvel em água. Se considerarmos e existência de mais de 500 milhões de veículos automotivos no mundo inteiro e também o fato do consumo mundial de petróleo ter aumentado cerca de três vezes a partir de 1960, concluiremos o quanto é importante lutar contra as emissões poluentes dos veículos em questão. Para que possa reduzir a concentração de substâncias nocivas lançadas na atmosfera, são necessários aperfeiçoamento nos motores dos automóveis, principalmente na substituição do sistema de carburação por injeção eletrônica e o uso de catalisadores nos escapamentos dos automóveis. O catalisador é formado por uma "colméia" metálica ou feita de cerâmica, formada por minúsculos canais que perfazem uma superfície total equivalente a quatro campos de futebol. Sobre essa colméia são impregnados aproximadamente 1,5 grama de metais preciosos, os quais constituem o catalisador propriamente dito; emprega-se uma mistura de paládio-ródio (para veículos a gasolina) e paládio-molibdênio (para veículos a álcool). A seguir o catalisador é enrolado em uma manta termoexpansiva, que fixa, veda, isola termicamente e dá proteção mecânica ao componente. Por fim, o catalisador é montado dentro de uma carcaça de aço inoxidável, dando origem ao "conversor catalítico". Esse conjunto é instalado no cano de escape do automóvel. Os catalisadores, em geral, são substâncias que aceleram determinadas reações ou tornam-nas possíveis, sem reagirem (isto é, eles não reagem, apenas aceleram). No caso dos catalisadores automotivos, as reações que são aceleradas, são as que transformam poluentes (CO, NOx e CxHy) em compostos menos prejudiciais à saúde (CO2, H2O e N2); essas reações são, por exemplo:

    2CO + O2 ® 2CO2
    2C2H6 + 7O2 ® 4CO2 + 6H2O
    2NO2 + 4CO ® N2 + 4CO2

    Tal acontece com qualquer catalisador, também os automotivos podem sofrer "envenenamento" e, em conseqüência, perder sua ação catalítica; sendo assim devem ser utilizadas gasolinas sem compostos de chumbo ou outros aditivos prejudiciais ao catalisador, além de se empregarem somente óleos lubrificantes recomendados pelo fabricante do veículo. Também impactos, superaquecimento, furos, etc., no conversor podem comprometer o desempenho do catalisador ou, até mesmo inutilizá-lo completamente. Outro problema delicado quanto ao catalisador é o fato dele ser fabricado para um determinado tipo de combustível. Se houver variações consideráveis na percentagem de álcool na gasolina, além do motor do veículo exigir regulagens constantes, o catalisador também terá seu funcionamento comprometido.

  25. #25
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    [^][^][^]

  26. #26
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    citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

    citação:Originalmente colocada por B_Palma

    Então explica lá o funcionamento da coisa ( catalizador )
    No tratamento catalítico dos gases de escape, para se aumentar a velocidade das reacções que, já por si, se dão espontaneamente no sistema de escape, existem certas substâncias que, sem participar na reacção, fazem com que esta se produza muito mais rapidamente do que se realizaria sem a sua presença. Tais substâncias são os chamados catalisadores.

    No caso de um automóvel, estes metais, encarregados de realizar o tratamento catalítico dos gases de escape, encontram-se dentro de uma carcaça metálica, de aspecto parecido com um silenciador que se situa dentro do motor para manter uma elevada temperatura.

    A este elemento dá-se o nome de CATALISADOR ou CONVERSOR CATALITICO.




    Situação do catalisador no sistema de escape


    No mundo da química, conhecem-se como catalisadores, aquelas substâncias que, ao estarem presentes numa reacção química, a aceleram sem nela intervir. Quer isto dizer que os catalisadores fazem com que as reacções se desenvolvam com maior velocidade mas, no final não se combinaram com os reagentes e podem ser utilizados de novo.

    No automóvel, o catalisador ou conversor catalítico é um dispositivo que se encontra situado no sistema de escape do veículo, muito próximo do colector de escape do motor, para manter uma temperatura elevada. A sua missão é eliminar os gases produzidos pela combustão incompleta da gasolina/gasóleo, transformando-as em substancias inócuas.

    Seria então mais correcto chamar-lhe conversor catalítico em vez de catalisador, uma vez que o catalisador é o conjunto de metais preciosos que se encontram no interior do conversor e cuja função é acelerar as reacções químicas que permitem a eliminação dos gases.
    Essa parte n entendi, o que fica dentro do motor?

  27. #27
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    onde se lê "...dentro do motor" deve ler-se "...junto ao motor"

  28. #28
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    citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

    onde se lê "...dentro do motor" deve ler-se "...junto ao motor"
    Ok, tava a me fazer confusao;)

  29. #29
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    Google is your friend.. hehehhehehe

  30. #30
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    citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

    Google is your friend.. hehehhehehe
    mas não foi fácil lá chegar...

    teve q ser por "conversor catalítico" ;)

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