Motor Grila em baixas rotações
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Título: Motor Grila em baixas rotações

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia Fael5's Avatar
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    Por Defeito Motor Grila em baixas rotações

    Boa noite a todos.
    Fiz uma revisão aos 90000Km no clio 1.2 16V à coisa de 3 semanas atrás, no qual mandei trocar a correia de distribuição, do alternador e do AC (penso que seja assim que se designa).
    A verdade é que depois disto, noto que quando o carro se encontra com uma mudança engrenada e no intervalo de rotação entre as 1000-1500 rpm, noto um ligeiro grilar no carro, que após a rotação subir desaparece. Ao ralenti não faz barulho, e mesmo em "ponto morto" naquele regime de rotação não faz o barulho. Antes de fazer esta revisão fazia sim algum grilar, mas ao ralenti, mas que agora desapareceu.
    Pedia a vossa ajuda para o que possa ter corrido mal na revisão para que agora o carro faça aquele ligeiro grilar entre aqueles regimes de rotação. Correia mal apertada? algum rolamento danificado?

    Desde já o meu obrigado e Cumprimentos.


  2. #2
    Piloto de Provas de Perícia Fael5's Avatar
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    Por Defeito

    Ninguém com uma opinião? motor fora do ponto??etc...

  3. #3
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    Mande verificar que o carro tem a correia da distribuição bem montada. Pode o carro não estar no ponto.

  4. #4
    Banido Kadafi's Avatar
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    Correia mal apertada, vai ver isso assim que possivel

  5. #5
    Piloto de Testes Pauliteiro's Avatar
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    Por Defeito

    No meu velho Clio I, que apesar de tudo não se assemelha em nada a esse, também o fazia, nessa faixa de rotação, devido a problemas na caixa..

    No meu caso era o veio primário que andava a dançar e que inclusivamente saiu à mão..

    Tens notado problemas nela?

  6. #6
    Piloto de Kart Prax's Avatar
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    Por Defeito

    Esse grilar ocorria muito nos carros antigos com distribuidor centrífugo, era sinal que o motor estava fora do ponto (ignição).

    Com a correia de distribuição o motor também pode ficar fora do ponto. É verificar.
    Mas não na mesma oficina, que dizem logo que não é disso

  7. #7
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    Por Defeito

    Verifica isso!! Por vezes a correia não fica no ponto a 1a! ! Precisa de levar um "aperto" uns km depois! ! Pode tambem ter ficado mal colocada logo de inicio!! Aconselho-te a ver isso o quanto antes para evitar estragos maiores!

  8. #8
    Piloto de Provas de Perícia Fael5's Avatar
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    Por Defeito

    Boa noite,
    primeiro que tudo obrigado a todos pela opiniões postadas. Já começava a ficar com receio que não obtivesse ajuda em relação a este assunto.
    Quando dizem para verificar o aperto da correia referem-se à correia de distribuição certo? Isso será coisa trabalhosa ou faz-se facilmente?? É que estou a pensar em levar o carro à Renault mas tenho medo que lá queiram logo dar-me a volta e trocar a dita correia ou substituir mais qualquer coisa.
    O carro realmente só faz aquele ligeiro grilar naquele intervalo de rotação que referi no primeiro post. Ontem andei com ele na AE e apertei com ele e em termos de potência está igual, daí ter pensado que o ponto do motor estivesse correcto.
    O que sei é que o carro antes desta revisão não tinha estes sintomas.
    Mais, quando estive a ver o motor do carro reparei que certas tubagens estavam a passar em sitios diferentes donde estavam anteriormente, inclusivé um que estava encostado à correia do AC e que ficou com o "heliflex" ligeiramente deteriorado, ao que isolei depois com fita vulcanizada e o prendi com braçadeiras noutro local.

    Hoje tive mais uma desagradavel supresa ao chegar a casa, parei o carro, desliguei o radio e com o carro ao ralenti, apercebi-me que o carro volta e meia dava uns ligeiros "rateres"

    Começo a pensar que o trabalho não foi mesmo bem feito e que tenho mesmo problemas na correia :S

  9. #9
    Piloto de Provas de Perícia Fael5's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    No meu velho Clio I, que apesar de tudo não se assemelha em nada a esse, também o fazia, nessa faixa de rotação, devido a problemas na caixa..

    No meu caso era o veio primário que andava a dançar e que inclusivamente saiu à mão..

    Tens notado problemas nela?
    Não, embora também tenha sido trocado o óleo da caixa de velocidades, acho a caixa com um comportamento perfeitamente normal e muito idêntico ao que estava....talvez agora até esteja ligeiramente mais fácil de manusear.

  10. #10
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
    Boa noite,
    primeiro que tudo obrigado a todos pela opiniões postadas. Já começava a ficar com receio que não obtivesse ajuda em relação a este assunto.
    Quando dizem para verificar o aperto da correia referem-se à correia de distribuição certo? Isso será coisa trabalhosa ou faz-se facilmente?? É que estou a pensar em levar o carro à Renault mas tenho medo que lá queiram logo dar-me a volta e trocar a dita correia ou substituir mais qualquer coisa.
    O carro realmente só faz aquele ligeiro grilar naquele intervalo de rotação que referi no primeiro post. Ontem andei com ele na AE e apertei com ele e em termos de potência está igual, daí ter pensado que o ponto do motor estivesse correcto.
    O que sei é que o carro antes desta revisão não tinha estes sintomas.
    Mais, quando estive a ver o motor do carro reparei que certas tubagens estavam a passar em sitios diferentes donde estavam anteriormente, inclusivé um que estava encostado à correia do AC e que ficou com o "heliflex" ligeiramente deteriorado, ao que isolei depois com fita vulcanizada e o prendi com braçadeiras noutro local.

    Hoje tive mais uma desagradavel supresa ao chegar a casa, parei o carro, desliguei o radio e com o carro ao ralenti, apercebi-me que o carro volta e meia dava uns ligeiros "rateres"

    Começo a pensar que o trabalho não foi mesmo bem feito e que tenho mesmo problemas na correia :S

    Se tu começas a pensar cá deste lado temos quase a certeza absoluta que houve disparate pelo caminho, ao ralentim e a dar rateres ???? leva o carro a um mecânico mas que seja mesmo um MECÂNICO
    Desculpa ser bruto na resposta mas não é contigo como é óbvio

  11. #11
    Piloto de Provas de Perícia Fael5's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Scenick Ver Post
    Se tu começas a pensar cá deste lado temos quase a certeza absoluta que houve disparate pelo caminho, ao ralentim e a dar rateres ???? leva o carro a um mecânico mas que seja mesmo um MECÂNICO
    Desculpa ser bruto na resposta mas não é contigo como é óbvio
    Eu sei que não estás a ser bruto comigo.
    Também sei que qualquer coisa ficou errado nesta reparação, simplesmente não sei se deva de ir à marca ou procurar alguem cá fora. Até porque se for a outra pessoa cá de fora pode pensar: "este, o trabalho que dá dinheiro deu a outro e agora os problemas dá-me a mim" ou arranjar problemas onde eles não existem e criticar o que foi feito que é o que mais se vê por aí. Eu tinha toda a confiança nesta pessoa que me fez o trabalho mas desta vez a coisa não correu bem pelos vistos.

    Quanto aos rateres só fez mesmo hoje, porque tenho andado atento, e mesmo assim eram muito ligeiros. O estranho é que ao ralenti a rotação não oscila ou se oscila é quase imperceptivel.
    Última edição por Fael5 : 12-05-11 às 21:01:59

  12. #12
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    Eu acho que tens de reclamar com quem fez o serviço, também concordo que se agora fores a outro lado estás sujeito a que o outro pense isso mesmo; não sei até que ponto tens confiança tipo tu cá tu lá com o teu mecânico mas na desportiva faz-lhe ver o teu ponto de vista e a jeito de tira teimas ele que confirme os pontos de afinação do carro.
    Se ele se recusar procura outro e sendo muito frontal explicas a tua razão de te sentires mal servido e o porquê de procurares outra solução, vais ver que ainda te aparece alguem compreenssivel e que te resolve isso.

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Scenick Ver Post
    Eu acho que tens de reclamar com quem fez o serviço, também concordo que se agora fores a outro lado estás sujeito a que o outro pense isso mesmo; não sei até que ponto tens confiança tipo tu cá tu lá com o teu mecânico mas na desportiva faz-lhe ver o teu ponto de vista e a jeito de tira teimas ele que confirme os pontos de afinação do carro.
    Se ele se recusar procura outro e sendo muito frontal explicas a tua razão de te sentires mal servido e o porquê de procurares outra solução, vais ver que ainda te aparece alguem compreenssivel e que te resolve isso.
    Já falei duas vezes com ele e diz que o carro está normal e como não me quero estar a chatear não vou andar a insistir.
    Segunda feira já resolvo a situação...vai à marca para verificações.

  14. #14
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    Depois conta lá como é que isso estava.
    Cump.

  15. #15
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    Boa noite a todos.
    Para ficar como histórico para futura consulta de quem possa vir a ter o mesmo problema deixo a informação:
    o problema era da correia de distribuição, por ter ficado demasiado esticada. Levei o carro à marca onde lhe deram a afinação correcta e o ruído anteriormente indicado já ficou resolvido.
    Mais uma vez obrigado a todos pelas informações prestadas.

  16. #16
    Piloto de Provas de Perícia veterano's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
    Boa noite a todos.
    Para ficar como histórico para futura consulta de quem possa vir a ter o mesmo problema deixo a informação:
    o problema era da correia de distribuição, por ter ficado demasiado esticada. Levei o carro à marca onde lhe deram a afinação correcta e o ruído anteriormente indicado já ficou resolvido.
    Mais uma vez obrigado a todos pelas informações prestadas.
    Boas
    Á situaçoes, que na minha opinião não dá para aceitar....... ruido na correia distribuição,a C/ tem um ruido totalmente diferente de um carro a grilar alias isso do grilar, já não acontece em carros de injecção, porque os mesmos tem um sensor de anti-detonação. Assim sendo entendo que devias ter ido á oficina reclamar o serviço
    era assim que eu faria. Mas respeito a tua opção só que perdeste mais tempo com opinioes diferentes.

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