Motor Grila em baixas rotações
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 16 de 16

Título: Motor Grila em baixas rotações

Piloto de Provas de Perícia Fael5's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito Motor Grila em baixas rotações

Boa noite a todos.
    Fiz uma revisão aos 90000Km no clio 1.2 16V à coisa de 3 semanas atrás, no qual mandei trocar a correia de distribuição, do alternador e do AC (penso que seja assim que se designa).
    A verdade é que depois disto, noto que quando o carro se encontra com uma mudança engrenada e no intervalo de rotação entre as 1000-1500 rpm, noto um ligeiro grilar no carro, que após a rotação subir desaparece. Ao ralenti não faz barulho, e mesmo em "ponto morto" naquele regime de rotação não faz o barulho. Antes de fazer esta revisão fazia sim algum grilar, mas ao ralenti, mas que agora desapareceu.
    Pedia a vossa ajuda para o que possa ter corrido mal na revisão para que agora o carro faça aquele ligeiro grilar entre aqueles regimes de rotação. Correia mal apertada? algum rolamento danificado?

Desde já o meu obrigado e Cumprimentos.

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Ninguém com uma opinião? motor fora do ponto??etc...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Mande verificar que o carro tem a correia da distribuição bem montada. Pode o carro não estar no ponto.

Banido Kadafi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Correia mal apertada, vai ver isso assim que possivel

Piloto de Testes Pauliteiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

No meu velho Clio I, que apesar de tudo não se assemelha em nada a esse, também o fazia, nessa faixa de rotação, devido a problemas na caixa..

No meu caso era o veio primário que andava a dançar e que inclusivamente saiu à mão..

Tens notado problemas nela?

Piloto de Kart Prax's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Esse grilar ocorria muito nos carros antigos com distribuidor centrífugo, era sinal que o motor estava fora do ponto (ignição).

Com a correia de distribuição o motor também pode ficar fora do ponto. É verificar.
    Mas não na mesma oficina, que dizem logo que não é disso

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Verifica isso!! Por vezes a correia não fica no ponto a 1a! ! Precisa de levar um "aperto" uns km depois! ! Pode tambem ter ficado mal colocada logo de inicio!! Aconselho-te a ver isso o quanto antes para evitar estragos maiores!

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Boa noite,
    primeiro que tudo obrigado a todos pela opiniões postadas. Já começava a ficar com receio que não obtivesse ajuda em relação a este assunto.
    Quando dizem para verificar o aperto da correia referem-se à correia de distribuição certo? Isso será coisa trabalhosa ou faz-se facilmente?? É que estou a pensar em levar o carro à Renault mas tenho medo que lá queiram logo dar-me a volta e trocar a dita correia ou substituir mais qualquer coisa.
    O carro realmente só faz aquele ligeiro grilar naquele intervalo de rotação que referi no primeiro post. Ontem andei com ele na AE e apertei com ele e em termos de potência está igual, daí ter pensado que o ponto do motor estivesse correcto.
    O que sei é que o carro antes desta revisão não tinha estes sintomas.
    Mais, quando estive a ver o motor do carro reparei que certas tubagens estavam a passar em sitios diferentes donde estavam anteriormente, inclusivé um que estava encostado à correia do AC e que ficou com o "heliflex" ligeiramente deteriorado, ao que isolei depois com fita vulcanizada e o prendi com braçadeiras noutro local.

Hoje tive mais uma desagradavel supresa ao chegar a casa, parei o carro, desliguei o radio e com o carro ao ralenti, apercebi-me que o carro volta e meia dava uns ligeiros "rateres"

Começo a pensar que o trabalho não foi mesmo bem feito e que tenho mesmo problemas na correia :S

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    No meu velho Clio I, que apesar de tudo não se assemelha em nada a esse, também o fazia, nessa faixa de rotação, devido a problemas na caixa..

No meu caso era o veio primário que andava a dançar e que inclusivamente saiu à mão..

Tens notado problemas nela?
    Não, embora também tenha sido trocado o óleo da caixa de velocidades, acho a caixa com um comportamento perfeitamente normal e muito idêntico ao que estava....talvez agora até esteja ligeiramente mais fácil de manusear.

Piloto de Kart Scenick's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
    Boa noite,
    primeiro que tudo obrigado a todos pela opiniões postadas. Já começava a ficar com receio que não obtivesse ajuda em relação a este assunto.
    Quando dizem para verificar o aperto da correia referem-se à correia de distribuição certo? Isso será coisa trabalhosa ou faz-se facilmente?? É que estou a pensar em levar o carro à Renault mas tenho medo que lá queiram logo dar-me a volta e trocar a dita correia ou substituir mais qualquer coisa.
    O carro realmente só faz aquele ligeiro grilar naquele intervalo de rotação que referi no primeiro post. Ontem andei com ele na AE e apertei com ele e em termos de potência está igual, daí ter pensado que o ponto do motor estivesse correcto.
    O que sei é que o carro antes desta revisão não tinha estes sintomas.
    Mais, quando estive a ver o motor do carro reparei que certas tubagens estavam a passar em sitios diferentes donde estavam anteriormente, inclusivé um que estava encostado à correia do AC e que ficou com o "heliflex" ligeiramente deteriorado, ao que isolei depois com fita vulcanizada e o prendi com braçadeiras noutro local.

Hoje tive mais uma desagradavel supresa ao chegar a casa, parei o carro, desliguei o radio e com o carro ao ralenti, apercebi-me que o carro volta e meia dava uns ligeiros "rateres"

Começo a pensar que o trabalho não foi mesmo bem feito e que tenho mesmo problemas na correia :S

Se tu começas a pensar cá deste lado temos quase a certeza absoluta que houve disparate pelo caminho, ao ralentim e a dar rateres ???? leva o carro a um mecânico mas que seja mesmo um MECÂNICO
    Desculpa ser bruto na resposta mas não é contigo como é óbvio

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Scenick Ver Post
    Se tu começas a pensar cá deste lado temos quase a certeza absoluta que houve disparate pelo caminho, ao ralentim e a dar rateres ???? leva o carro a um mecânico mas que seja mesmo um MECÂNICO
    Desculpa ser bruto na resposta mas não é contigo como é óbvio
    Eu sei que não estás a ser bruto comigo.
    Também sei que qualquer coisa ficou errado nesta reparação, simplesmente não sei se deva de ir à marca ou procurar alguem cá fora. Até porque se for a outra pessoa cá de fora pode pensar: "este, o trabalho que dá dinheiro deu a outro e agora os problemas dá-me a mim" ou arranjar problemas onde eles não existem e criticar o que foi feito que é o que mais se vê por aí. Eu tinha toda a confiança nesta pessoa que me fez o trabalho mas desta vez a coisa não correu bem pelos vistos.

Quanto aos rateres só fez mesmo hoje, porque tenho andado atento, e mesmo assim eram muito ligeiros. O estranho é que ao ralenti a rotação não oscila ou se oscila é quase imperceptivel.
    Última edição por Fael5 : 12-05-11 às 21:01:59

Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Eu acho que tens de reclamar com quem fez o serviço, também concordo que se agora fores a outro lado estás sujeito a que o outro pense isso mesmo; não sei até que ponto tens confiança tipo tu cá tu lá com o teu mecânico mas na desportiva faz-lhe ver o teu ponto de vista e a jeito de tira teimas ele que confirme os pontos de afinação do carro.
    Se ele se recusar procura outro e sendo muito frontal explicas a tua razão de te sentires mal servido e o porquê de procurares outra solução, vais ver que ainda te aparece alguem compreenssivel e que te resolve isso.

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Scenick Ver Post
    Eu acho que tens de reclamar com quem fez o serviço, também concordo que se agora fores a outro lado estás sujeito a que o outro pense isso mesmo; não sei até que ponto tens confiança tipo tu cá tu lá com o teu mecânico mas na desportiva faz-lhe ver o teu ponto de vista e a jeito de tira teimas ele que confirme os pontos de afinação do carro.
    Se ele se recusar procura outro e sendo muito frontal explicas a tua razão de te sentires mal servido e o porquê de procurares outra solução, vais ver que ainda te aparece alguem compreenssivel e que te resolve isso.
    Já falei duas vezes com ele e diz que o carro está normal e como não me quero estar a chatear não vou andar a insistir.
    Segunda feira já resolvo a situação...vai à marca para verificações.

Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Depois conta lá como é que isso estava.
    Cump.

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Boa noite a todos.
    Para ficar como histórico para futura consulta de quem possa vir a ter o mesmo problema deixo a informação:
    o problema era da correia de distribuição, por ter ficado demasiado esticada. Levei o carro à marca onde lhe deram a afinação correcta e o ruído anteriormente indicado já ficou resolvido.
    Mais uma vez obrigado a todos pelas informações prestadas.

Piloto de Provas de Perícia veterano's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
    Boa noite a todos.
    Para ficar como histórico para futura consulta de quem possa vir a ter o mesmo problema deixo a informação:
    o problema era da correia de distribuição, por ter ficado demasiado esticada. Levei o carro à marca onde lhe deram a afinação correcta e o ruído anteriormente indicado já ficou resolvido.
    Mais uma vez obrigado a todos pelas informações prestadas.
    Boas
    Á situaçoes, que na minha opinião não dá para aceitar....... ruido na correia distribuição,a C/ tem um ruido totalmente diferente de um carro a grilar alias isso do grilar, já não acontece em carros de injecção, porque os mesmos tem um sensor de anti-detonação. Assim sendo entendo que devias ter ido á oficina reclamar o serviço
    era assim que eu faria. Mas respeito a tua opção só que perdeste mais tempo com opinioes diferentes.