Baterias - como testar
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 24 de 24

Título: Baterias - como testar

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito Baterias - como testar

Precisava aqui de uma ajuda sobre como testar a bateria do carro. Existe algum tipo de teste caseiro que se possa fazer para comprovar se a mesma ainda está em condições?

Actualmente só ando com o carro (motor 1.9 tdi) ao fim de semana, podendo fazer entre 100 a 200km por fim de semana, depende das voltinhas.
    A bateria ainda é a original, tem 7 anos, tem alguma dificuldade em colocar o carro a trabalhar depois de 5 dias parado na garagem, mas depois disso o carro arranca normalmente.

Não queria estar a comprar uma bateria nova sem ter a certeza de esta estar em condições e precise apenas de uma boa carga, mas durante a semana não tenho grande hipótese de passar numa casa de baterias para fazer um teste.

Obrigado a todos

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Só se for com um voltimetro

Piloto de Testes JorgeVieira's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Podes pensar em comprar uma bateria nova, caso contrário arriscas-te a não ter carga suficiente para pôr o carro a trabalhar, além de que forças o motor de arranque a trabalhar com pouca carga.

Posso dizer que se fosse carro de dia a dia ainda tinhas bateria para mais 1 ano no mínimo, mas assim...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
    Precisava aqui de uma ajuda sobre como testar a bateria do carro. Existe algum tipo de teste caseiro que se possa fazer para comprovar se a mesma ainda está em condições?

Actualmente só ando com o carro (motor 1.9 tdi) ao fim de semana, podendo fazer entre 100 a 200km por fim de semana, depende das voltinhas.
    A bateria ainda é a original, tem 7 anos, tem alguma dificuldade em colocar o carro a trabalhar depois de 5 dias parado na garagem, mas depois disso o carro arranca normalmente.

Não queria estar a comprar uma bateria nova sem ter a certeza de esta estar em condições e precise apenas de uma boa carga, mas durante a semana não tenho grande hipótese de passar numa casa de baterias para fazer um teste.

Obrigado a todos
    Bom teste caseiro é aquele em que damos à chave e ... se pega tá boa , se não pega não tá .

Agora fora de brincadeiras ...

Sou da opinião que fazer teste à bateria é inútil . Porque estando a viatura parada 5 dias seguidos a carga da bateria vai abaixo , mesmo que seja bateria nova a carga desce .

Mas como essa bateria já tem uns anos de uso , é natural que já não esteja nas melhores condições . Daí que os 5 dias em que está parado faça diferença , o que não acontecia se bateria estivesse em pleno .

Medidas como , ver o nível de liquido na bateria e se necessário repor nível , desligar o terminal negativo da bateria durante os dias em que está parada a viatura , vão prolongar a vida da mesma ...

Mas não há milagres , tem 7 anos essa bateria , terá de pensar em lhe dar uma reforma antecipada .

Piloto de Provas de Perícia DiSantos's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Um bom teste é o seguinte:

1 - Pegar num multímetro;

2 - Seleccionar o 20 na escala de volts;

3 - Colocar terminal positivo no borne positivo e terminal negativo no borne negativo;

4 - Se acusar 12.50 V ou mais, está boa. Se acusar menos, é chamado o já foste;

5 - Aproveitar e testar o alternador (o multímetro continua seleccionado nos 20 V);
    5.1 - Ligar o carro;
    5.2 - Se trepar para os 14.50 V ou mais, está a carregar. Se não, também aqui se chama o já foste.

Piloto de Testes fixxe77's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Se me pudessem ajudar a mim também era óptimo: Hoje o meu skoda 1.4 TDI não pegou pois a bateria não tinha força para o arranque do motor! Preciso de comprar uma bateria nova, mas não sei qual a capacidade da mesma que comprar. Podiam me dizer que capacidade precisa a bateria e qual a capacidade de amperes de arranque preciso, visto que um carro a diesel precisa de mais amperes para arrancar que um carro a gasolina!! Muito obrigado!

Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
    Se me pudessem ajudar a mim também era óptimo: Hoje o meu skoda 1.4 TDI não pegou pois a bateria não tinha força para o arranque do motor! Preciso de comprar uma bateria nova, mas não sei qual a capacidade da mesma que comprar. Podiam me dizer que capacidade precisa a bateria e qual a capacidade de amperes de arranque preciso, visto que um carro a diesel precisa de mais amperes para arrancar que um carro a gasolina!! Muito obrigado!

Qual o modelo em concreto e o ano do mesmo?

Piloto de Testes fixxe77's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Qual o modelo em concreto e o ano do mesmo?
    É um Skoda Roomster 1.4 TDI 2006! Se me puder ajudar agradecia!

Pedestre TBag's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

voltímetro é uma hipótese, podes também usar um densimetro:

Uma bateria com 7 anos é normal que esteja a dar as ultimas.

Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
    É um Skoda Roomster 1.4 TDI 2006! Se me puder ajudar agradecia!
    Os requisitos mínimos serão 60 Ah e 540 A.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Pois, tá nas últimas e esta semana já vou tratar do assunto.

Em relação a líquidos e manutenção, tenho sempre muito cuidado com esses aspectos, pelo que esteve sempre tudo vigiado. Agora não posso é tornear a situação do carro andar só ao fim de semana, as deslocações de carro para dentro da cidade são muito complicadas e de transporte publico (comboio) demoro menos tempo, tenho mais descanso e ao final do mês são uns valentes €€€€ a menos. Pronto, o que poupo num mês em gasóleo vai para uma bateria nova... só tenho de arranjar tempo para a ir trocar, vai levar uma Varta Blue 74AH

Piloto de Troféu FilipeBraga's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Vais a uma FeuVert que eles testam com o Midtronics antes de trocar(Só trocam se necessário). As da marca deles não são caras e tem 3 anos de garantia

Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

A da A4 PD 130 durou 8 anos e +/-170.000Km.

A do C220 CDI já vai com 10 anos

Piloto de Kart Prax's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Sinceramente nunca vi nenhuma bateria fazer 7 anos de vida útil, muito menos 10 (!!!). Atenção que não estou a duvidar de ninguém .
    Actualmente as baterias fazem de 3 a 5 anos, e pronto.

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Prax Ver Post
    Sinceramente nunca vi nenhuma bateria fazer 7 anos de vida útil, muito menos 10 (!!!). Atenção que não estou a duvidar de ninguém .
    A 1ª bateria do meu carro durou 8 anos.

Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Queres uma foto com a dita no sitio?

Já agora, a da Nissan D22 faz este ano 9(se lá chegar)...
    Última edição por FilipeBraga : 17-01-11 às 19:38:14

Banido
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

A bateria do almera do meu pai ja vai a caminho dos 11 anos e ainda nao demostra falhas...

Piloto de Kart Calmex's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

A bateria do meu Jazz também já vai a caminho dos 8 (07-2003), e por agora não demonstra falhas!

É também a bateria que mais me durou até ao momento!

Cumprimentos

Piloto de Testes Botabaixo's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

190D, C220cdi, E220cdi = 2 anos (tanto faz a marca)
    C220 = 5anos

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
    Vais a uma FeuVert que eles testam com o Midtronics antes de trocar(Só trocam se necessário). As da marca deles não são caras e tem 3 anos de garantia
    Na zona de Coimbra não tenho nenhuma FeuVert, mas para além disso, a Varta que referi vem a um preço digamos que canhão....

Em relação a duração, a que está de origem no carro é também uma Varta, por sinal mais fraca que o recomendado pela própria Varta (70AH e 580A, quando no actual site da Varta o recomendado é 74AH e 680A) mas a Seat lá soube o que andava a fazer, pois o que é certo é que bateria até durou bastante. Nos últimos dois anos e meio, o carro praticamente só tem saído da garagem ao fim de semana e em férias, tem feito cerca de 10kkm por ano, em voltinhas curtas, excepto férias de verão.
    E a opção por Varta tem a ver com isso mesmo, vamos ver se consigo para uma nova bateria, mais forte que a que está no carro, pelo menos a mesma duração.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Boas, eu reparei que no meu Opel Corsa C de 2005 O test mode mostra no ecrã da consola (o do rádio onde tem a data e temperatura) várias informações como a carga da bateria e a que supostamente recebe do alternador. Como o meu mostra 12.7 com o motor desligado dá para ficar descansado ou convém ver com multímetro mesmo?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
    Boas, eu reparei que no meu Opel Corsa C de 2005 O test mode mostra no ecrã da consola (o do rádio onde tem a data e temperatura) várias informações como a carga da bateria e a que supostamente recebe do alternador. Como o meu mostra 12.7 com o motor desligado dá para ficar descansado ou convém ver com multímetro mesmo?
    Uma bateria pode ter voltagem e mesmo assim estar "despachada".

Piloto de Fórmula 1 eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
    Citação Originalmente Colocado por M101 Ver Post
    Uma bateria pode ter voltagem e mesmo assim estar "despachada".

Pode ter tensão mas não tem carga(amperagem). E aí só com um aparelho dedicado. O multímetro/voltímetro não serve.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Pode ter tensão mas não tem carga(amperagem). E aí só com um aparelho dedicado. O multímetro/voltímetro não serve.
    É por isso que todos os anos, na revisão antes das férias, peço para me verificarem o estado da bateria. Aquilo não demora nada e fica-se mais descansado.