Baterias - como testar
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Título: Baterias - como testar

  1. #1
    Piloto de Kart
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    Por Defeito Baterias - como testar

    Precisava aqui de uma ajuda sobre como testar a bateria do carro. Existe algum tipo de teste caseiro que se possa fazer para comprovar se a mesma ainda está em condições?

    Actualmente só ando com o carro (motor 1.9 tdi) ao fim de semana, podendo fazer entre 100 a 200km por fim de semana, depende das voltinhas.
    A bateria ainda é a original, tem 7 anos, tem alguma dificuldade em colocar o carro a trabalhar depois de 5 dias parado na garagem, mas depois disso o carro arranca normalmente.

    Não queria estar a comprar uma bateria nova sem ter a certeza de esta estar em condições e precise apenas de uma boa carga, mas durante a semana não tenho grande hipótese de passar numa casa de baterias para fazer um teste.

    Obrigado a todos


  2. #2
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    Só se for com um voltimetro

  3. #3
    Piloto de Testes JorgeVieira's Avatar
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    Por Defeito

    Podes pensar em comprar uma bateria nova, caso contrário arriscas-te a não ter carga suficiente para pôr o carro a trabalhar, além de que forças o motor de arranque a trabalhar com pouca carga.

    Posso dizer que se fosse carro de dia a dia ainda tinhas bateria para mais 1 ano no mínimo, mas assim...

  4. #4
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
    Precisava aqui de uma ajuda sobre como testar a bateria do carro. Existe algum tipo de teste caseiro que se possa fazer para comprovar se a mesma ainda está em condições?

    Actualmente só ando com o carro (motor 1.9 tdi) ao fim de semana, podendo fazer entre 100 a 200km por fim de semana, depende das voltinhas.
    A bateria ainda é a original, tem 7 anos, tem alguma dificuldade em colocar o carro a trabalhar depois de 5 dias parado na garagem, mas depois disso o carro arranca normalmente.

    Não queria estar a comprar uma bateria nova sem ter a certeza de esta estar em condições e precise apenas de uma boa carga, mas durante a semana não tenho grande hipótese de passar numa casa de baterias para fazer um teste.

    Obrigado a todos
    Bom teste caseiro é aquele em que damos à chave e ... se pega tá boa , se não pega não tá .

    Agora fora de brincadeiras ...

    Sou da opinião que fazer teste à bateria é inútil . Porque estando a viatura parada 5 dias seguidos a carga da bateria vai abaixo , mesmo que seja bateria nova a carga desce .

    Mas como essa bateria já tem uns anos de uso , é natural que já não esteja nas melhores condições . Daí que os 5 dias em que está parado faça diferença , o que não acontecia se bateria estivesse em pleno .

    Medidas como , ver o nível de liquido na bateria e se necessário repor nível , desligar o terminal negativo da bateria durante os dias em que está parada a viatura , vão prolongar a vida da mesma ...

    Mas não há milagres , tem 7 anos essa bateria , terá de pensar em lhe dar uma reforma antecipada .

  5. #5
    Piloto de Provas de Perícia DiSantos's Avatar
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    Um bom teste é o seguinte:

    1 - Pegar num multímetro;

    2 - Seleccionar o 20 na escala de volts;

    3 - Colocar terminal positivo no borne positivo e terminal negativo no borne negativo;

    4 - Se acusar 12.50 V ou mais, está boa. Se acusar menos, é chamado o já foste;

    5 - Aproveitar e testar o alternador (o multímetro continua seleccionado nos 20 V);
    5.1 - Ligar o carro;
    5.2 - Se trepar para os 14.50 V ou mais, está a carregar. Se não, também aqui se chama o já foste.

  6. #6
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    Se me pudessem ajudar a mim também era óptimo: Hoje o meu skoda 1.4 TDI não pegou pois a bateria não tinha força para o arranque do motor! Preciso de comprar uma bateria nova, mas não sei qual a capacidade da mesma que comprar. Podiam me dizer que capacidade precisa a bateria e qual a capacidade de amperes de arranque preciso, visto que um carro a diesel precisa de mais amperes para arrancar que um carro a gasolina!! Muito obrigado!

  7. #7
    Piloto Lendário nto's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
    Se me pudessem ajudar a mim também era óptimo: Hoje o meu skoda 1.4 TDI não pegou pois a bateria não tinha força para o arranque do motor! Preciso de comprar uma bateria nova, mas não sei qual a capacidade da mesma que comprar. Podiam me dizer que capacidade precisa a bateria e qual a capacidade de amperes de arranque preciso, visto que um carro a diesel precisa de mais amperes para arrancar que um carro a gasolina!! Muito obrigado!

    Qual o modelo em concreto e o ano do mesmo?

  8. #8
    Piloto de Testes fixxe77's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Qual o modelo em concreto e o ano do mesmo?
    É um Skoda Roomster 1.4 TDI 2006! Se me puder ajudar agradecia!

  9. #9
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    voltímetro é uma hipótese, podes também usar um densimetro:



    Uma bateria com 7 anos é normal que esteja a dar as ultimas.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
    É um Skoda Roomster 1.4 TDI 2006! Se me puder ajudar agradecia!
    Os requisitos mínimos serão 60 Ah e 540 A.

  11. #11
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    Pois, tá nas últimas e esta semana já vou tratar do assunto.

    Em relação a líquidos e manutenção, tenho sempre muito cuidado com esses aspectos, pelo que esteve sempre tudo vigiado. Agora não posso é tornear a situação do carro andar só ao fim de semana, as deslocações de carro para dentro da cidade são muito complicadas e de transporte publico (comboio) demoro menos tempo, tenho mais descanso e ao final do mês são uns valentes €€€€ a menos. Pronto, o que poupo num mês em gasóleo vai para uma bateria nova... só tenho de arranjar tempo para a ir trocar, vai levar uma Varta Blue 74AH

  12. #12
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    Vais a uma FeuVert que eles testam com o Midtronics antes de trocar(Só trocam se necessário). As da marca deles não são caras e tem 3 anos de garantia

  13. #13
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    A da A4 PD 130 durou 8 anos e +/-170.000Km.

    A do C220 CDI já vai com 10 anos

  14. #14
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    Sinceramente nunca vi nenhuma bateria fazer 7 anos de vida útil, muito menos 10 (!!!). Atenção que não estou a duvidar de ninguém .
    Actualmente as baterias fazem de 3 a 5 anos, e pronto.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Prax Ver Post
    Sinceramente nunca vi nenhuma bateria fazer 7 anos de vida útil, muito menos 10 (!!!). Atenção que não estou a duvidar de ninguém .
    Actualmente as baterias fazem de 3 a 5 anos, e pronto.
    A 1ª bateria do meu carro durou 8 anos.

  16. #16
    Piloto de Troféu FilipeBraga's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Prax Ver Post
    Sinceramente nunca vi nenhuma bateria fazer 7 anos de vida útil, muito menos 10 (!!!). Atenção que não estou a duvidar de ninguém .
    Actualmente as baterias fazem de 3 a 5 anos, e pronto.
    Queres uma foto com a dita no sitio?

    Já agora, a da Nissan D22 faz este ano 9(se lá chegar)...
    Última edição por FilipeBraga : 17-01-11 às 19:38:14

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Prax Ver Post
    Sinceramente nunca vi nenhuma bateria fazer 7 anos de vida útil, muito menos 10 (!!!). Atenção que não estou a duvidar de ninguém .
    Actualmente as baterias fazem de 3 a 5 anos, e pronto.

    A bateria do almera do meu pai ja vai a caminho dos 11 anos e ainda nao demostra falhas...

  18. #18
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    A bateria do meu Jazz também já vai a caminho dos 8 (07-2003), e por agora não demonstra falhas!

    É também a bateria que mais me durou até ao momento!


    Cumprimentos

  19. #19
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    190D, C220cdi, E220cdi = 2 anos (tanto faz a marca)
    C220 = 5anos

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
    Vais a uma FeuVert que eles testam com o Midtronics antes de trocar(Só trocam se necessário). As da marca deles não são caras e tem 3 anos de garantia
    Na zona de Coimbra não tenho nenhuma FeuVert, mas para além disso, a Varta que referi vem a um preço digamos que canhão....

    Em relação a duração, a que está de origem no carro é também uma Varta, por sinal mais fraca que o recomendado pela própria Varta (70AH e 580A, quando no actual site da Varta o recomendado é 74AH e 680A) mas a Seat lá soube o que andava a fazer, pois o que é certo é que bateria até durou bastante. Nos últimos dois anos e meio, o carro praticamente só tem saído da garagem ao fim de semana e em férias, tem feito cerca de 10kkm por ano, em voltinhas curtas, excepto férias de verão.
    E a opção por Varta tem a ver com isso mesmo, vamos ver se consigo para uma nova bateria, mais forte que a que está no carro, pelo menos a mesma duração.

  21. #21
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    Por Defeito

    Boas, eu reparei que no meu Opel Corsa C de 2005 O test mode mostra no ecrã da consola (o do rádio onde tem a data e temperatura) várias informações como a carga da bateria e a que supostamente recebe do alternador. Como o meu mostra 12.7 com o motor desligado dá para ficar descansado ou convém ver com multímetro mesmo?

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
    Boas, eu reparei que no meu Opel Corsa C de 2005 O test mode mostra no ecrã da consola (o do rádio onde tem a data e temperatura) várias informações como a carga da bateria e a que supostamente recebe do alternador. Como o meu mostra 12.7 com o motor desligado dá para ficar descansado ou convém ver com multímetro mesmo?
    Uma bateria pode ter voltagem e mesmo assim estar "despachada".

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
    Boas, eu reparei que no meu Opel Corsa C de 2005 O test mode mostra no ecrã da consola (o do rádio onde tem a data e temperatura) várias informações como a carga da bateria e a que supostamente recebe do alternador. Como o meu mostra 12.7 com o motor desligado dá para ficar descansado ou convém ver com multímetro mesmo?
    Citação Originalmente Colocado por M101 Ver Post
    Uma bateria pode ter voltagem e mesmo assim estar "despachada".

    Pode ter tensão mas não tem carga(amperagem). E aí só com um aparelho dedicado. O multímetro/voltímetro não serve.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Pode ter tensão mas não tem carga(amperagem). E aí só com um aparelho dedicado. O multímetro/voltímetro não serve.
    É por isso que todos os anos, na revisão antes das férias, peço para me verificarem o estado da bateria. Aquilo não demora nada e fica-se mais descansado.

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