vela encharcada com oleo
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 14 de 14

Título: vela encharcada com oleo

  1. #1
    Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2010
    Posts
    38

    Exclamation vela encharcada com oleo

    Boa noite pessoal!
    Tenho um corsa c van 1.3 cdti de 2006.
    Hoje decidi mudar as velas do meu carro, pois o carro estava a custar a pegar, e mandava muito fumo branco a frio.
    Para minha surpresa, ao tirar a vela do 3 cilindro, ela veio toda encharcada com óleo... as restantes vinham secas...
    alguém sabe o que possa ser isso? haverá falta de compressão neste cilindro?
    os injectores foram revistos e calibrados, e um mudado no mês de novembro.

    Obrigado


  2. #2
    Banido skynet's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Abóboda
    Posts
    1,334

    Por Defeito

    Vais a uma oficina de jeito e mandas medir compressao, mas para a vela vir assim é porque já deve haver problema nesse cilindro.

  3. #3
    Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2010
    Posts
    38

    Por Defeito

    pois... é o que eu penso... é muito mau sinal... se fosse combustível seria sinal de uma mistura muito rica...
    o bom é que o carro ainda tem um mês de garantia!

  4. #4
    nto
    nto está online
    Chefe de Equipa nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    26,041

    Por Defeito

    Então se o carro ainda tem um mês de garantia, trata disso o quanto antes.

    De facto se vela está cheia de óleo, é porque esse cilindro já não estará nas melhores condições.

  5. #5
    nto
    nto está online
    Chefe de Equipa nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    26,041

    Por Defeito

    Já agora, aqui fica o seguinte:

    As avarias nas velas de incandescência indicam frequentemente falhas de rendimento do motor ou na selecção e instalação das mesmas.

    Haste corroída


    Causas:Falha do controlador da vela; Voltagem incorrecta; Tipo de vela incorrecto; Câmara de combustão comprimida devido a um aperto excessivo.
    Remédio:Comprovar e / ou instalar o controlador da vela e verificar se o tipo de vela é o correcto para o veículo. A vela deve-se instalar com cuidado utilizando uma chave dinamométrica e prestando especial atenção ao torque recomendado.

    Haste derretida ou partida
    Causas: Injectores (ignição demasiado avançada, pressão da injecção incorrecta, boquilhas com perdas); Óleo na câmara de combustão (sobreaquecimento devido a um nível de óleo demasiado alto); Guias de válvulas gastas; Segmentos do pistão partidos.
    Remédio:Recalibrar o sistema de injecção; Substituir os segmentos do pistão e as guias de válvulas; Corrigir o nível de óleo no motor.


    Circuito aberto com a haste (aparentemente sem danos)

    Causas: Sistema eléctrico com defeito provocando uma sobretensão; Falha no controlador da vela.
    Remédio: Comprovar e / ou substituir o controlador da vela.


    Ponta da haste danificada
    Causas: Sobreaquecimento da haste causado por: Ponto de injecção antecipado provocando um sobreaquecimento da haste e da resistência. A resistência fica frágil e parte.
    Câmara de combustão comprimida devido a aperto excessivo.
    Remédio:Recalibrar o sistema de injecção. Ao enroscar a vela verificar o torque especificado pelo fabricante do veículo. Não olear a rosca.


    in: http://www.fcvc.pt/tecnico/diagin.htm
    Última edição por nto : 05-01-11 às 00:32:34

  6. #6
    Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2010
    Posts
    38

    Por Defeito

    Haste derretida ou partida

    a que vi parecia mais com este tipo.
    aliás as outras também tinham um mau aspecto, mas penso que erá so carvão acumulado nas pontas.
    fiz o teste de ligar com um fio à bateria, e ligavam, se bem que uma não deu sinal, e essa não era a do 3º cilindro...

  7. #7
    nto
    nto está online
    Chefe de Equipa nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    26,041

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tiagfer Ver Post
    Haste derretida ou partida

    a que vi parecia mais com este tipo.
    aliás as outras também tinham um mau aspecto, mas penso que erá so carvão acumulado nas pontas.
    fiz o teste de ligar com um fio à bateria, e ligavam, se bem que uma não deu sinal, e essa não era a do 3º cilindro...
    Se tens uma que nem deu sinal, então essa já deve ter "morrido".

  8. #8
    Piloto de Kart Prax's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008
    Posts
    335

    Por Defeito

    Belo post (5), nto
    A minha opinião também é essa - o cilindro já está com problemas. Activar a garantia, siga!

  9. #9
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2010
    Posts
    2,228

    Por Defeito

    Isso quase de certeza que é a junta da tampa de valvulas.

    Aconteceu-me isso uma vez num outro carro e foi só trocar, em 10 minutos estava resolvido. Pede para verem se é isso para não indrominarem outras coisas mais demoradas.

    Abraço

  10. #10
    Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2010
    Posts
    38

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
    Isso quase de certeza que é a junta da tampa de valvulas.

    Aconteceu-me isso uma vez num outro carro e foi só trocar, em 10 minutos estava resolvido. Pede para verem se é isso para não indrominarem outras coisas mais demoradas.

    Abraço
    Pois, foi o que pensei... acontece que hoje ao pegar na vela do 3º cilindro, reparei que aquilo não era óleo, mas sim combustível, gasóleo...
    ou seja, aquele gasoleo não queimou, ou então o injector nº3 está a debitar em excesso, o que pode explicar o fumo franco de manhã.
    o que noto é que o carro não perdeu potência, e está a puxar muito bem. de facto é estranho.
    vou esperar mais uma semana para ver e vou abrir de novo as velas, se a do 3 cilindro tiver igual e se for gasoleo é certamente o ponto do retorno do injector que está mal.
    se vier com óleo, então poderá ser disso... obrigado

  11. #11
    Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Portugal
    Posts
    10,372

    Por Defeito

    Deves evitar a todo o custo colocar esse motor a trabalhar; está a consumir óleo. O óleo ataca o metal do bloco e da cabeça; esses sintomas podem significar problema nos segmentos ou cabeça rachada.

    A meu ver, andares mais uma semana com o carro só vai piorar a situação.

    Gasóleo em excesso não produz fumo branco, mas sim preto. Fumo branco é óleo queimado.

    Como está o óleo? Como está a água do circuito?

    O meu conselho é: o mais depressa para a oficina.

  12. #12
    Piloto de Troféu eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    Posts
    9,344

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Deves evitar a todo o custo colocar esse motor a trabalhar; está a consumir óleo. O óleo ataca o metal do bloco e da cabeça; esses sintomas podem significar problema nos segmentos ou cabeça rachada.

    A meu ver, andares mais uma semana com o carro só vai piorar a situação.

    Gasóleo em excesso não produz fumo branco, mas sim preto. Fumo branco é óleo queimado.

    Como está o óleo? Como está a água do circuito?

    O meu conselho é: o mais depressa para a oficina.
    Fumo branco, água? Fumo azul, óleo? Fumo preto, gasóleo mal queimado?

  13. #13
    nto
    nto está online
    Chefe de Equipa nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    26,041

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Fumo branco, água? Fumo azul, óleo? Fumo preto, gasóleo mal queimado?
    Também tenho a ideia que é essa a "ordem" dos fumos.

  14. #14
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2010
    Posts
    2,228

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tiagfer Ver Post
    Pois, foi o que pensei... acontece que hoje ao pegar na vela do 3º cilindro, reparei que aquilo não era óleo, mas sim combustível, gasóleo...
    ou seja, aquele gasoleo não queimou, ou então o injector nº3 está a debitar em excesso, o que pode explicar o fumo franco de manhã.
    o que noto é que o carro não perdeu potência, e está a puxar muito bem. de facto é estranho.
    vou esperar mais uma semana para ver e vou abrir de novo as velas, se a do 3 cilindro tiver igual e se for gasoleo é certamente o ponto do retorno do injector que está mal.
    se vier com óleo, então poderá ser disso... obrigado
    Se é combustivel faz o seguinte... Abre o capot e limpa bem a zona do injector que está a sair combustivel. Liga o carro e ve com atenção se sai combustivel pelo injector. Penso que todos os injectores teem um buraco a meio do injector que sai por lá combustivel quando um injector se estraga. Já me aconteceu (sei lá porque) o injector dar o berro e o combustivel sair por aí e fazer uma poça naquela zona.

    Abraço.

Tópicos semelhantes

  1. Problema vela partida (diesel)
    Por DragonH na secção Boxes
    Respostas: 24
    Último Post: 21-09-10, 22:09:34
  2. Respostas: 9
    Último Post: 11-06-10, 20:21:29
  3. cabos de vela Vw Polo 1.0 de 98
    Por Liquidsnake na secção Boxes
    Respostas: 7
    Último Post: 09-10-09, 01:12:02
  4. vela com oleo
    Por pjpereira na secção Boxes
    Respostas: 14
    Último Post: 07-11-07, 20:44:42
  5. Respostas: 46
    Último Post: 25-07-07, 12:55:08

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.