Atenção proprietários de Vectras CDTI 150CV - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 148

Título: Atenção proprietários de Vectras CDTI 150CV

Piloto de Kart betus's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

[QUOTE=campos1;1065666730 begin_of_the_skype_highlighting**************10656 66730******end_of_the_skype_highlighting]

ATENÇÂO. Para quem quiser fazer a mod do filtro, aconselho a que metam também a junta, uma vez que vão estar a solicitar o motor e a funcionar com ele a baixa rotações, com mais frequência.

Gostava de saber se caso faça a mod do filtro e não alterar nada na EGR se haverá problemas?

Gostava de saber como se instala essa semi cega na EGR e se é facil e se eu que pouco percebo de mecanica poderei fazer?

Aguardo respostas, hoje mesmo vou fazer a mod para ver os resultados depois dou feedback...

Piloto de Testes campos1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por betus Ver Post

Gostava de saber se caso faça a mod do filtro e não alterar nada na EGR se haverá problemas?

Gostava de saber como se instala essa semi cega na EGR e se é facil e se eu que pouco percebo de mecanica poderei fazer?

Aguardo respostas, hoje mesmo vou fazer a mod para ver os resultados depois dou feedback...
    a) Em princípio não, pelo menos a julgar por quem já fez e não se queixou.

Nos Vectras pós-restyling, a EGR não é tão problemática quanto à acumulação de carvão, fruto de uma nova EGR e nova programação.

O grupo Fiat foi mais longe e "inventou" uma nova junta semi-cega.

O conselho é só à cautela, uma vez que começamos a andar a rpms mais baixas e a EGR só fecha completamente por volta das 1800rpm.
    É só mais uma medida para evitar a acumulação de carvão, se é redundante ou não, não sei, mas aproveitei e limpei a EGR e entrada na admissão e mal não fez, também pelo preço...

Imagem vista por trás, (vista do condutor para o motor)

b) É fácil e não tem nada que saber, aproveita e faz uma limpeza cuidadosa.

Tira a junta velha e instala a nova.

Só tens de desligar a ficha da EGR, desapertar os dois parafusos, um com o círculo vermelho e o outro que fica atrás, na imagem, com a seta vermelha. Desapertas os parafusos com círculo azul e já está sacada.
    Atenção que há mais dois parafusos atrás do suporte da tampa do motor. (onde está a peça preta) que também terás de desapertar.

Atenção à junta da entrada de gases na EGR (seta amarela) quando desapertares os dois parafusos vermelhos pois quando os sacares para fora, se não meteres as mãos por baixo da EGR junto à junta do cano de entrada de gases, esta pode cair e não a poderás reutilizar, aí se não tiveres outra vais ter que andar a catá-la no fundo compartimento do motor.

Depois, como dizem os ingleses "refitting is the reverse of removal".

Bom trabalho!

Se tiveres dúvidas, apita!

Podes avançar com a mod da caixa de ar e depois fazeres a EGR se quiseres manter a mod, não há crise.

Cumps!
    Última edição por campos1 : 08-01-11 às 14:55:46

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

A limpeza da EGR que efectuei foi à "preguiçoso".

Quem quiser fazer um bom trabalho, tem de sacar o solenóide da EGR e limpar e depois tirar também o a peça que tem o acelerador, que está localizada entre o tubo de entrada de ar e o coletor de admissão, para ter melhor acesso a este e fazer uma limpeza total.

Outra coisa simples que podem fazer é limpar o sensor de pressão (boost sensor) que está alojado no colector, basta desligar a ficha, tirar dois parafusos, e com um spray de limpeza de carburadores fazer o serviço.

Cumps!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Dá para fazer na caixa do filtro de ar e meter a junta semi-cega no astra 1.7 dti de 75cav. e no astra 1.7 cdti de 100cav?Obrigado.

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por campos1;1065670789 begin_of_the_skype_highlighting**************10656 70789******end_of_the_skype_highlighting
    a) Em princípio não, pelo menos a julgar por quem já fez e não se queixou.

Nos Vectras pós-restyling, a EGR não é tão problemática quanto à acumulação de carvão, fruto de uma nova EGR e nova programação.

O grupo Fiat foi mais longe e "inventou" uma nova junta semi-cega.

O conselho é só à cautela, uma vez que começamos a andar a rpms mais baixas e a EGR só fecha completamente por volta das 1800rpm.
    É só mais uma medida para evitar a acumulação de carvão, se é redundante ou não, não sei, mas aproveitei e limpei a EGR e entrada na admissão e mal não fez, também pelo preço...

Imagem vista por trás, (vista do condutor para o motor)

b) É fácil e não tem nada que saber, aproveita e faz uma limpeza cuidadosa.

Tira a junta velha e instala a nova.

Só tens de desligar a ficha da EGR, desapertar os dois parafusos, um com o círculo vermelho e o outro que fica atrás, na imagem, com a seta vermelha. Desapertas os parafusos com círculo azul e já está sacada.
    Atenção que há mais dois parafusos atrás do suporte da tampa do motor. (onde está a peça preta) que também terás de desapertar.

Atenção à junta da entrada de gases na EGR (seta amarela) quando desapertares os dois parafusos vermelhos pois quando os sacares para fora, se não meteres as mãos por baixo da EGR junto à junta do cano de entrada de gases, esta pode cair e não a poderás reutilizar, aí se não tiveres outra vais ter que andar a catá-la no fundo compartimento do motor.

Depois, como dizem os ingleses "refitting is the reverse of removal".

Bom trabalho!

Se tiveres dúvidas, apita!

Podes avançar com a mod da caixa de ar e depois fazeres a EGR se quiseres manter a mod, não há crise.

Cumps!
    Obrigado, amanhã mesmo, se não chover vou fazer a mod...de seguida esta semana a ver se vou à fiat comprar a semi cega e no próximo fim de semana tentar colocar...

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Obrigado, amanhã mesmo, se não chover vou fazer a mod...de seguida esta semana a ver se vou à fiat comprar a semi cega e no próximo fim de semana tentar colocar...
    A referência da junta é 55225287. Paguei €5.69

Atenção, como vais desligar uma ficha na EGR, convém desligares o borne negativo da bateria, eu não o fiz mas esperei uns 30 minutos depois de desligar o carro para o fazer.

Bom trabalho, depois dá o feedback!

Cumps!
    Última edição por campos1 : 08-01-11 às 20:54:31

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Caros correlegionários!

Como tive um tempinho e o tempo não estava de modas, dediquei-me à garagem.

Assim, se têm seguido as minhas aventuras, sabem que limpei a EGR mas deixei o colector de admissão. Ora hoje, decidi limpar o corpo do "acelerador/estrangulador" e fi-lo sobretudo para ter acesso às saídas da EGR que desconfiava, estariam quase obstruídas, como mais tarde pude confirmar.

Aqui vão as imagens:

O colector e saídas da EGR como as encontrei:

O corpo do estrangulador, mais ou menos limpinho, levou só spray de limpeza de carburadores:

Uma parte do que saiu,parecia petróleo "au naturel".

Depois da limpeza:

Cumps!

Piloto de Testes AndreEmidio's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Tinha o mesmo problema de acumulação de carvão e petróleo no meu Stilo JTD...

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Após estes trabalhos e depois de notar uma redução significativa dos consumos em cidade foi a vez de tirar as primeiras médias de consumo em viagem.

É uma viagem que faço com alguma regularidade. Viseu-Leiria.

Viseu-Coimbra no IP3 e Coimbra-Leiria pela N1.

São troços não muito favoráveis aos consumos, com a primeira parte da viagem em circuito relativamente montanhoso, curvas e elevações e a segunda parte, com muitos pesados, semáforos e localidades.

Andei em cidade, tanto em Leiria quanto em Viseu.

Até hoje, a melhor média andava nos 4.9L/100.

Ainda assim, na primeira parte, (sensivelmente até condeixa):

Na segunda parte até Leiria.

Efectivamente,nota-se uma diminuição de consumos de pelo menos 0,5L/100, com melhores performances do carro que resultam numa condução fácil e agradável.

De notar, que em certas partes da viagem registei consumos de 4.2L/100

Cumps!

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Começo a ficar desagradado com o consumo do meu S40 1.6d com a melhor média, registada até hoje de 4.7L/100, e com um motor sem comparação com o 1.9CDTI, em termos de performance.

Normalmente em cidade, o Volvo anda com médias de 6.7L/100

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Leiria/Lisboa. Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!

Por Defeito

Eu ainda não sei como consegues esses consumos, pois eu na minha dificilmente consigo baixar dos 6,5 L/100 km, mesmo a andar com bastante cuidado.

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Eu ainda não sei como consegues esses consumos, pois eu na minha dificilmente consigo baixar dos 6,5 L/100 km, mesmo a andar com bastante cuidado.
    Vais ficar doente quando eu puser aqui a média nalguns dias de AE em que ando mais perto do 200KM/H do que dos 100KM/H.

Agora a sério, já viste o que fiz no motor e está descrito neste tópico?

Ainda ontem andei perto de 1000km com um "aude" 2.0TDI e o depósito atestado de manhã, desapareceu... e não consegui passar dos 190KM/H em descida. Mas levou esfrega pela Covilhã e Fundão...

Mas quero dizer que depois de ter saído do "aude" às 22:00, (praticamente só saí do carro, desde as 09:00, para o almoço) entrei no Vectra e o carro parecia um pena, de tão desenvolto que o motor é!

E se antes já era assim, melhor ficou depois da mod da caixa do filtro de ar, da limpeza da EGR e entrada do colector de admissão.

Cumps!

SPV
    SPV está online
    Piloto de Rallye SPV's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

O meu SAAB com o mesmo motor anda sempre nos 7.5 / 8 L ...
    Mas é automatico.

Limpo regularmente a MAF , mas ainda nao limpei o colector de admissão nem a egr.

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SPV Ver Post
    O meu SAAB com o mesmo motor anda sempre nos 7.5 / 8 L ...
    Mas é automatico.

Limpo regularmente a MAF , mas ainda nao limpei o colector de admissão nem a egr.
    Pois AUTO podes contar à vontade com mais um litro, ou mais, dependendo dos trajectos.

Nunca limpei a MAF nem vou limpar. Esse órgão tem auto-limpeza, mexermos só pode estragar.

Podem e devem, é limpar a EGR, colector de admissão e sensor de pressão por exemplo.

Cumps!

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Outra info.

O meu CDTI gosta de bio-diesel ao contrário do 1.6D (do grupo PSA)

E consome ainda menos. No concessionário, disseram-me que posso meter bio-diesel à vontade!

Cumps!

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
    Outra info.

O meu CDTI gosta de bio-diesel ao contrário do 1.6D (do grupo PSA)

E consome ainda menos. No concessionário, disseram-me que posso meter bio-diesel à vontade!

Cumps!
    Hei-de experimentar essa alternativa um dia destes.

A que preço está actualmente? Que diferenças de funcionamento notas?

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Hei-de experimentar essa alternativa um dia destes.

A que preço está actualmente? Que diferenças de funcionamento notas?
    O bio praticamente despareceu do mercado desde o início do ano.

Vi uma em carregal do Sal(Viseu) mas está a 1.29, ainda que seja bio vitaminado. (bio-Hitech ou coisa parecida)

Na Batalha/Porto de Mós onde meti algumas vezes, o combustível bio está indisponível.

Quanto a diferenças, noto um trabalhar mais silencioso e uma efectiva melhoria nos consumos. No capítulo da performance não noto nada de especial.

Nos Diesel vitaminados, (andei a meter Gforce dois meses seguidos) não notei nada de especial, com excepção de um escape mais limpo e de um trabalhar mais silencioso a frio e em baixas rotações. Talvez um rendimento marginalmente superior em baixas mas com perdas em altas.

Concluí que os CDTI, em termos de performance, são indiferentes a diesel normal ou premium (ao contrario do meu 1.6d onde se nota uma melhoria nas performances, ou perda das mesmas, quando se mete diesel normal).

Os benefícios estão essencialmente ao nível da limpeza e ruído nos vitaminados e no bio-diesel ganha-se efectivamente em consumos menores. Curiosamente andei mais KM por depósito dos que os que a marca Prio/pingo-doce publicita.

Cumps!
    Última edição por campos1 : 14-01-11 às 19:36:34

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Curioso, também andei 2 depósitos com BP Ultra ou lá o que é, e também não senti grandes alterações na forma de funcionamento ou resposta do motor. Mas talvez também porque tenho a sorte de ter uma garagem que está constantemente a temperaturas em torno dos 17-18º C, pois é numa cave, e mesmo que estejam 0 graus na rua, a temperatura lá dentro nunca se altera, pelo que, felizmente, não sei o que são arranques a frio e não tenho termo de comparação.

A única diferença que notei é que, se eu num arranque deixar cair a rotação um pouco demais, no gasóleo normal produz um pouco de fumo preto, e no premium não.

Piloto de Testes LuisPedro's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Curioso, também andei 2 depósitos com BP Ultra ou lá o que é, e também não senti grandes alterações na forma de funcionamento ou resposta do motor. Mas talvez também porque tenho a sorte de ter uma garagem que está constantemente a temperaturas em torno dos 17-18º C, pois é numa cave, e mesmo que estejam 0 graus na rua, a temperatura lá dentro nunca se altera, pelo que, felizmente, não sei o que são arranques a frio e não tenho termo de comparação.

A única diferença que notei é que, se eu num arranque deixar cair a rotação um pouco demais, no gasóleo normal produz um pouco de fumo preto, e no premium não.
    Dois depósitos podem não são suficientes para o carro se "habituar"

Lembro me de há 3 ou 4 anos atrás fazer médias de 7.5l/100 com o diesel normal, depois começámos a abastecer com Diesel premium, o consumo foi melhorando com o tempo e hoje em dia o carro faz 6.5 sem grande dificuldade. Consigo fazer medias de 5.5 em andamentos de 145km/h em auto-estrada com o cruise ligado...com ele desligado consigo baixar mais! isto médias calculadas pelo CB que apesar disso, não são muito inferiores à realidade.
    Última edição por LuisPedro : 15-01-11 às 19:09:25

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Já alterei a entrada da caixa de ar, fi-lo agora à pouco...bastante fácil...e quando voltei para casa, um percurso de 40km com 10 de auto estrada, reparei que efetivamente o carro responde mais cedo, isto é pelas 1500 em vez das habituais 1900...mas amanhã vou testar melhor... em cidade sobretudo.

Espero que o facto de não alterar nada na EGR não me crie problemas, a questão não é não querer mas não querer arriscar a mexer, pois parece-me uma tarefa bem mais complicada...

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Já alterei a entrada da caixa de ar, fi-lo agora à pouco...bastante fácil...e quando voltei para casa, um percurso de 40km com 10 de auto estrada, reparei que efetivamente o carro responde mais cedo, isto é pelas 1500 em vez das habituais 1900...mas amanhã vou testar melhor... em cidade sobretudo.

Espero que o facto de não alterar nada na EGR não me crie problemas, a questão não é não querer mas não querer arriscar a mexer, pois parece-me uma tarefa bem mais complicada...
    Exactamente, sinto uma entrega de potência superior, logo a partir das 1500rpm em vez das 1800rpm, pelo menos no meu, por isso posso confirmar a tua "impressão".
    Mas a melhoria não é só nessa faixa de rotações, a melhoria é mais ampla e permite-me agora andar em cidade, descansado, em 3ª, e não me preocupo em reduzir(em plano) ainda que o ponteiro das rpm indique as 1000rpm, quando antes tinha de andar constantemente a reduzir, chegando mesmo a imobilizar o carro à entrada de rotundas para engrenar a 1ª, pois arrancar em 2ª era sujeitar-mo-nos a ficarmos quase parados a meio de uma rotunda!

Betus, a operação da EGR é fácil, eu também pensei ser arriscado mas decidi avançar depois de ler o que os nossos colegas ingleses fazem.

Sem problemas, só temos de ter os cuidados mínimos com o material, não deixarmos cair material para dentro do motor e não perdermos as juntas e os parafusos

Cumps!

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Dois depósitos podem não são suficientes para o carro se "habituar"

Lembro me de há 3 ou 4 anos atrás fazer médias de 7.5l/100 com o diesel normal, depois começámos a abastecer com Diesel premium, o consumo foi melhorando com o tempo e hoje em dia o carro faz 6.5 sem grande dificuldade. Consigo fazer medias de 5.5 em andamentos de 145km/h em auto-estrada com o cruise ligado...com ele desligado consigo baixar mais! isto médias calculadas pelo CB que apesar disso, não são muito inferiores à realidade.
    A minha experiência é contrária à tua.

No posto também me disseram que só a partir do 5º depósito se notavam mudanças. Desconfiei mas ainda assim segui o conselho, andei a meter quase três meses GOLP Gforce e....quase nada, (para além daquilo que mencionei nos posts acima) ou melhor, até parece que o carro começou a consumir mais.

Depois meti dois depósitos BP Ultimate e parece que este funcionou melhor, tanto em niveis de potência quanto em consumos...mas não comprovei pois entretanto com a escalada dos preços, pagar mais 10 cêntimos, no mínimo, por litro em relação ao Diesel normal parece-me pouco racional.
    Conclusão, voltei à velha moda, três depósitos normais e um Premium.

O bio-diesel, sobretudo na versão premium, quando tiver disponível meto à vontade, com esse noto reduções significativas no consumo e como não tem (tinha) um preço muito superior ao diesel regular, é de aproveitar, ainda mais porque é vitaminado!

Cumps!

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Estou a adorar a mod....

Consumo baixou cerca de 0,3l /100km, isto pode também dar-se ao facto de ter mudado o termostato, mas eu acho que é um bocado dos dois...

Estive à procura do vocabulário da sensação que sinto ao guiar a minha carrinha desde da alteração... é solta...a carrinha está mais solta, recordo-,me que anteriormente parecia presa em determinadas circunstâncias...agora não...está muito fixe....

Aconselho a todos, aliás arrisco-me a dizer a que pode-se fazer isto a todos os carros com caixas de ar do mesmo tipo, só terão a ganhar....

Saudações

Piloto de Provas de Perícia CarlosXX's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

A minha experiência é contrária à tua.

No posto também me disseram que só a partir do 5º depósito se notavam mudanças. Desconfiei mas ainda assim segui o conselho, andei a meter quase três meses GOLP Gforce e....quase nada, (para além daquilo que mencionei nos posts acima) ou melhor, até parece que o carro começou a consumir mais.

Depois meti dois depósitos BP Ultimate e parece que este funcionou melhor, tanto em niveis de potência quanto em consumos...mas não comprovei pois entretanto com a escalada dos preços, pagar mais 10 cêntimos, no mínimo, por litro em relação ao Diesel normal parece-me pouco racional.
    Conclusão, voltei à velha moda, três depósitos normais e um Premium.

O bio-diesel, sobretudo na versão premium, quando tiver disponível meto à vontade, com esse noto reduções significativas no consumo e como não tem (tinha) um preço muito superior ao diesel regular, é de aproveitar, ainda mais porque é vitaminado!

Cumps!
    Eu continuo a comprar oleo vegetal a 0.79 centimos

Agora com estes aumentos, meto mais 2 litros de oleo e menos 2 de gasoleo

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
    Eu continuo a comprar oleo vegetal a 0.79 centimos

Agora com estes aumentos, meto mais 2 litros de oleo e menos 2 de gasoleo
    Pois, mas nos novos motores...não sei se arriscaria.

Em todo o caso dá para uma reflexão filosófica, é mais barato abastecer com óleo alimentar do que com combustível Auto.

Cumps!

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Estou a adorar a mod....

Consumo baixou cerca de 0,3l /100km, isto pode também dar-se ao facto de ter mudado o termostato, mas eu acho que é um bocado dos dois...

Estive à procura do vocabulário da sensação que sinto ao guiar a minha carrinha desde da alteração... é solta...a carrinha está mais solta, recordo-,me que anteriormente parecia presa em determinadas circunstâncias...agora não...está muito fixe....

Aconselho a todos, aliás arrisco-me a dizer a que pode-se fazer isto a todos os carros com caixas de ar do mesmo tipo, só terão a ganhar....

Saudações
    Fico contente por ti!

A palavra foi bem convocada. Realmente o motor fica mais solto, tem mais pulmão. Dá a impressão que foi libertado de um garrote que sufocava o motor.

Agora era pensares na EGR!

Se precisares de ajuda apita!

Cumps!

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Caraças, estou a ficar com uma coceirinha para (mandar) fazer o mesmo na minha!

Será que nos motores de 120 CV é igual?

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Caraças, estou a ficar com uma coceirinha para (mandar) fazer o mesmo na minha!

Será que nos motores de 120 CV é igual?
    Nunca fiz num 120 no entanto parece resultar tal como comprovado pelos comentários dos nossos colegas ingleses. Ora lê:

"had my 120 on the roller's today and got 142.5 bhp and 232ft lb torque, all it has now is K&N panel filter, airbox mod and straight through exhaust with just a centre section and quad tail pipe's and it achived 162mph in 4th on the roller's....before when it had a caterman box on it it ran 167.5 tbhp and 242 ft lb...so not much difference really."

"had my fun with it on then decided to sell on for someone else to enjoy it, airbox mod is in the how 2 section and a K&N is about 45-50 quid, still getting around 45 mpg avv 550 - 600 miles per tank.."

"ive done it on the 1.9 120 and have noticed a HUGE difference to the driveability!!

the power is smoother, picks up better and makes the car ALOT more driveable!!

B.. "

Se quiseres, é só combinarmos e posso ver se te ajudo.

Cumps!

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Nunca fiz num 120 no entanto parece resultar tal como comprovado pelos comentários dos nossos colegas ingleses. Ora lê:

"had my 120 on the roller's today and got 142.5 bhp and 232ft lb torque, all it has now is K&N panel filter, airbox mod and straight through exhaust with just a centre section and quad tail pipe's and it achived 162mph in 4th on the roller's....before when it had a caterman box on it it ran 167.5 tbhp and 242 ft lb...so not much difference really."

"had my fun with it on then decided to sell on for someone else to enjoy it, airbox mod is in the how 2 section and a K&N is about 45-50 quid, still getting around 45 mpg avv 550 - 600 miles per tank.."

"ive done it on the 1.9 120 and have noticed a HUGE difference to the driveability!!

the power is smoother, picks up better and makes the car ALOT more driveable!!

B.. "

Se quiseres, é só combinarmos e posso ver se te ajudo.

Cumps!
    Podemos combinar. Tu és da zona de Leiria, não és?

Se quiseres, manda-me PM.

SPV
    SPV está online
    Piloto de Rallye SPV's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

No Alfa GT será igual ?

Ainda nao nao aventurei a fazer no meu SAAB ... tambem nao sei se será igual !

Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima