Bateria nova par automóvel. Importante a marca ou não? - Página 5
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Título: Bateria nova par automóvel. Importante a marca ou não?

  1. #121
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    No Mégane de 1997 que temos em casa, o 1.4, tem um fenómeno la metido, pois encontrei no porta luvas a garantia da bateria BOSCH que está lá metida e fiquei meio babado, diz lá: Data de compra 11/1999 :S:S tem 11 anos e ainda pega bem, e já deixei as luzes ligadas há dias e na boa.... quando morrer é de vez lool


  2. #122
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    Sim nto, já verifiquei isso.

    Vou na segunda colocar uma bateria. Vi uma no Leclerc Auto a 69€, da marca Optonix, se não me engano. Valerá a pena ou opto por outra coisa mais cara/melhor?

  3. #123
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    Citação Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
    Sim nto, já verifiquei isso.

    Vou na segunda colocar uma bateria. Vi uma no Leclerc Auto a 69€, da marca Optonix, se não me engano. Valerá a pena ou opto por outra coisa mais cara/melhor?

    Sinceramente eu tentaria ver uma que cumpra os requisitos mínimos que indiquei, quer seja de marca conceituada ou não.

    Claro que se tiver mais Ah e A, melhor ainda.

  4. #124
    Piloto de Testes JoaoPedroF's Avatar
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    Ok. A que indiquei tem 70Ah e 640A. Ainda irei pesquisar preços e opiniões e logo direi qual foi a escolha.

    Muito obrigado, mais uma vez, pelos conselhos, nto!

  5. #125
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    Parabéns ao nto pela informação disponibilizada na 1ª página deste tópico, já deu para aprender mais qualquer coisa!

    Já agora podias-me dizer as especificações minimas de uma bateria para um Fiat Punto GT sff ?!

    É necessário ter algum tipo de cuidado extra com a bateria de um carro que anda apenas uma vez por mês (ou nem isso), para além de a desligar dos cabos do carro?!

  6. #126
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    Citação Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
    Parabéns ao nto pela informação disponibilizada na 1ª página deste tópico, já deu para aprender mais qualquer coisa!

    Já agora podias-me dizer as especificações minimas de uma bateria para um Fiat Punto GT sff ?!

    É necessário ter algum tipo de cuidado extra com a bateria de um carro que anda apenas uma vez por mês (ou nem isso), para além de a desligar dos cabos do carro?!
    Os requisitos mínimos que o Punto GT necessita, é uma bateria de 42 Ah e 400 A.

    Ainda bem que já deu para o pessoal ficar a saber mais qualquer coisa.

    Também eu já aprendi neste fórum algumas coisas.

    Quanto aos cuidados de manutenção em desligar a bateria, pouco mais podes fazer.

  7. #127
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    Até que enfim alguma ajuda

    Segundo o configurador da Varta, para o meu carro (Seat Toledo 1.8T), dá como hipóteses baterias com as seguintes características.

    63Ah, 610A
    60Ah, 540A

    Entre estas duas, se optar pela menos potente, fico igualmente bem servido?

    Fui saber preços a uma casa e vendem me uma bateria da marca ESA (com manutenção), de 65Ah, 540A por 65€. Será que deva optar por esta última, ou é tudo a mesma coisa?

  8. #128
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Os requisitos mínimos que o Punto GT necessita, é uma bateria de 42 Ah e 400 A.

    Ainda bem que já deu para o pessoal ficar a saber mais qualquer coisa.

    Também eu já aprendi neste fórum algumas coisas.

    Quanto aos cuidados de manutenção em desligar a bateria, pouco mais podes fazer.
    Gracias

  9. #129
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    Citação Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
    Até que enfim alguma ajuda

    Segundo o configurador da Varta, para o meu carro (Seat Toledo 1.8T), dá como hipóteses baterias com as seguintes características.

    63Ah, 610A
    60Ah, 540A

    Entre estas duas, se optar pela menos potente, fico igualmente bem servido?

    Fui saber preços a uma casa e vendem me uma bateria da marca ESA (com manutenção), de 65Ah, 540A por 65€. Será que deva optar por esta última, ou é tudo a mesma coisa?
    Sinceramente acho que o que interessa é que arranjes uma bateria que preecha no mínimo os requisitos mínimos (se tiver mais melhor), sendo que estando a bateria que preencha isso, é avançar para a compra.

  10. #130
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    Alguém conhece a marca de baterias cujo nome se lê [cetépeco] ou algo do género.

    Não consegui ver como se escrevia, só ouvi o nome.

  11. #131
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    Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Alguém conhece a marca de baterias cujo nome se lê [cetépeco] ou algo do género.

    Não consegui ver como se escrevia, só ouvi o nome.
    Não será a marca Steco

  12. #132
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    Boas tenho algumas duvidas que gostaria que me pudessem esclarecer:
    • Carregar Baterias
      • É prejudicial para uma bateria ser carregada num carregador de baterias sem estar descarregada? Posso fazer isso regularmente?
      • As tampas da bateria devem estar abertas quando a mesma é carregada?
      • A carga tem que ser controlada ao minuto, ou umas horitas a mais não fazem mal?



    • Cabos de Bateria
      • Que cabo é aconselhado para usar nos veiculos ligeiros? 8mm²? 16mm²? 25mm²?
      • Qual o comprimento minimo recomendado?

  13. #133
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Não será a marca Steco
    Pois deve ser isso!

    Que tal é a marca?

  14. #134
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    Já agora, tenho as seguintes propostas para a aquisição de uma bateria:


    • Tudor - 97 €
    • Varta - 70 €
    • Steco - 50 €
    • Delphi - 47 €

    As caracteristicas sao equivalentes e é para um veículo com 11 anos.

    Tudor e Varta são marcas que reconheço, já as outras 2 não me dizem nada.

    Qual escolhiam?

  15. #135
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    Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Pois deve ser isso!

    Que tal é a marca?
    Podes estar tranquilo quanto à marca em si, é conhecida. Não tanto no nosso mercado, mas é, mas já agora: Steco Power - Accueil

    Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Já agora, tenho as seguintes propostas para a aquisição de uma bateria:


    • Tudor - 97 €
    • Varta - 70 €
    • Steco - 50 €
    • Delphi - 47 €
    As caracteristicas sao equivalentes e é para um veículo com 11 anos.

    Tudor e Varta são marcas que reconheço, já as outras 2 não me dizem nada.

    Qual escolhiam?
    Se dessas quatro baterias/marcas, todas elas tem a mesma potência de arranque (identificado por 3 digitos seguidos da letra "A") e a mesma aperagem hora (identificado por 2 dígitos e letras "Ah"), eu optaria pela mais barata.

    A quatro marcas são conhecidos, no entanto, as mais conhecidas no nosso mercado, são as duas que indicaste.

    Já agora: http://delphi.com/
    Última edição por nto : 04-01-11 às 18:23:22

  16. #136
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    Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Já agora, tenho as seguintes propostas para a aquisição de uma bateria:


    • Tudor - 97 €
    • Varta - 70 €
    • Steco - 50 €
    • Delphi - 47 €

    As caracteristicas sao equivalentes e é para um veículo com 11 anos.

    Tudor e Varta são marcas que reconheço, já as outras 2 não me dizem nada.

    Qual escolhiam?
    Pode ser ou não coincidencia, mas tive 2 delphi e as 2 foram á vida (felizmente ambas no periodo de garantia). Depois disso o homem perguntou me se não me importava que me desse outra de outra marca. Pelo que me disse, eram raras as Delphi que não apareciam lá de volta.

  17. #137
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Podes estar tranquilo quanto à marca em si, é conhecida. Não tanto no nosso mercado, mas é, mas já agora: Steco Power - Accueil



    Se dessas quatro baterias/marcas, todas elas tem a mesma potência de arranque (identificado por 3 digitos seguidos da letra "A") e a mesma aperagem hora (identificado por 2 dígitos e letras "Ah"), eu optaria pela mais barata.

    A quatro marcas são conhecidos, no entanto, as mais conhecidas no nosso mercado, são as duas que indicaste.

    Já agora: Delphi is a leading global supplier for the automotive, computing, communications, energy, and consumer accessories markets.
    Efectivamente não confirmei os valores exactos de cada uma delas, pois apenas foi pedido o preço de uma bateria para o modelo em causa, daí acreditar que sejam todas equivalentes.
    Mas ainda vou confirmar isso com exactidão.
    nto, muito obrigado, tens sido incansável e inclusivamente foi contigo que aprendi a reconhecer a importância dos valores da bateria.


    Citação Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
    Pode ser ou não coincidencia, mas tive 2 delphi e as 2 foram á vida (felizmente ambas no periodo de garantia). Depois disso o homem perguntou me se não me importava que me desse outra de outra marca. Pelo que me disse, eram raras as Delphi que não apareciam lá de volta.
    Bem, com essa dica, quase de certeza que vou deixar a Delphi de fora.
    Estou tentado a ir para a Varta, até porque a diferença de preço não é nada de exorbitante mas por outro lado não sei se vou ficar com o carro muito mais tempo e daí não querer fazer grande investimento.
    Vamos ver.
    Obrigado pela tua colaboração.

  18. #138
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    Comprei hoje uma bateria marca Norauto 44AH 420A por 60,50eur!
    Ainda estive pra trazer uma Varta 42AH 440A que custava 87,00eur... mas acabei por trazer a mais barata e pelo o que o funcionário me disse, as Vartas têm garantia de 2 anos e as da Norauto 3 lol... a ver vamos se no futuro foi ou não uma boa compra!

  19. #139
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    Citação Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
    Pode ser ou não coincidencia, mas tive 2 delphi e as 2 foram á vida (felizmente ambas no periodo de garantia). Depois disso o homem perguntou me se não me importava que me desse outra de outra marca. Pelo que me disse, eram raras as Delphi que não apareciam lá de volta.
    Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Efectivamente não confirmei os valores exactos de cada uma delas, pois apenas foi pedido o preço de uma bateria para o modelo em causa, daí acreditar que sejam todas equivalentes.
    Mas ainda vou confirmar isso com exactidão.
    nto, muito obrigado, tens sido incansável e inclusivamente foi contigo que aprendi a reconhecer a importância dos valores da bateria.

    Bem, com essa dica, quase de certeza que vou deixar a Delphi de fora.
    Estou tentado a ir para a Varta, até porque a diferença de preço não é nada de exorbitante mas por outro lado não sei se vou ficar com o carro muito mais tempo e daí não querer fazer grande investimento.
    Vamos ver.
    Obrigado pela tua colaboração.
    Bem se então há esses relatos a nível das Delphi, como indica o taberneiro, nada como a descartar para ficar tranquilo.

    Não tens que agradecer, estamos cá para isso mesmo. Para que exista uma partilha de informação e nos possamos ajudar uns aos outros.

  20. #140
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    Citação Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
    Comprei hoje uma bateria marca Norauto 44AH 420A por 60,50eur!
    Ainda estive pra trazer uma Varta 42AH 440A que custava 87,00eur... mas acabei por trazer a mais barata e pelo o que o funcionário me disse, as Vartas têm garantia de 2 anos e as da Norauto 3 lol... a ver vamos se no futuro foi ou não uma boa compra!
    Essa da Norauto preenche os requisitos, portanto não deverás ter problemas.

  21. #141
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    Ora bem, já cá canta uma bateria nova.

    VARTA
    45 Ah
    400 A




    Foram 70 € de rombo.
    Na Norauto, uma bateria VARTA ligeiramente inferior custava 87 €! Phonix.
    Viva o comércio tradicional.

    Vamos lá ver quanto tempo dura.
    Última edição por Agent : 09-01-11 às 11:20:35

  22. #142
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    nto podias dar uma ajuda? Quais os requesidos das baterias para os meus dois carros:

    VW Lupo 1.0MPI 2001 e Suzuki Liana 1.4DDiS 2004

    Obrigado.

  23. #143
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    Citação Originalmente Colocado por RuidosSantos Ver Post
    nto podias dar uma ajuda? Quais os requesidos das baterias para os meus dois carros:

    VW Lupo 1.0MPI 2001 e Suzuki Liana 1.4DDiS 2004

    Obrigado.
    Os requisitos mínimos serão:

    Lupo - 45Ah e 400A

    Liana - 70Ah e 630A

  24. #144
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Os requisitos mínimos serão:

    Lupo - 45Ah e 400A

    Liana - 70Ah e 630A

    Obrigado pela ajuda, vou guardar esta info junto às papeladas dos carros.

  25. #145
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    Será alguém me podia ajudar?
    Comprei um Laguna I, 1.8 a gasolina de 97. Tem A/C e alarme. O Rádio é um antigo a cassetes.

    Depois de ver os dados desta discussão fui, por curiosidade, ver a potência da minha bateria e parece-me demasiado fraca!

    É 12V 44ah 360a e é desta marca: http://www.bannerbatterien.com
    No entanto fui a alguns configuradores, e um da halfords (que acho que é britânica) até recomendou esta, que é ainda mais fraca... Halfords | Halfords Lead Acid Battery HB063
    Última edição por pedro19 : 11-01-11 às 13:34:59

  26. #146
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    Citação Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Será alguém me podia ajudar?
    Comprei um Laguna I, 1.8 a gasolina de 97. Tem A/C e alarme. O Rádio é um antigo a cassetes.

    Depois de ver os dados desta discussão fui, por curiosidade, ver a potência da minha bateria e parece-me demasiado fraca!

    É 12V 44ah 360a e é desta marca: Car Batteries | Banner Batterien
    No entanto fui a alguns configuradores, e um da halfords (que acho que é britânica) até recomendou esta, que é ainda mais fraca... Halfords | Halfords Lead Acid Battery HB063
    Tendo esse motor, presumo que seja a versão de 95cv, correcto?

    Caso sim, os minimos serão de 45Ah e 400A.

  27. #147
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Tendo esse motor, presumo que seja a versão de 95cv, correcto?

    Caso sim, os minimos serão de 45Ah e 400A.
    Exacto, é a de 8 válvulas e 95 cavalos...

    Então estou a usar uma bateria demasiado fraca? Quais são as implicações? E aquela da halford? Como é que recomendam uma de 41ah e 360a?

  28. #148
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    Citação Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Exacto, é a de 8 válvulas e 95 cavalos...

    Então estou a usar uma bateria demasiado fraca? Quais são as implicações? E aquela da halford? Como é que recomendam uma de 41ah e 360a?
    Como já aqui foi referido, uma bateria que possa estar um nada abaixo dos requisitos mínimos, também se aguenta.

    Somente ao longo do tempo (anos), é que a mesma começará por ter maior dificuldade em colocar o motor a trabalhar, quando se tivesse uma outra mais potente (podendo perfeitamente superaros requisitos mínimos), conseguirá aguentar-se melhor, por ter potência de arranque que chegue e por não se sentir "cansada" tão facilmente.

  29. #149
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Como já aqui foi referido, uma bateria que possa estar um nada abaixo dos requisitos mínimos, também se aguenta.

    Somente ao longo do tempo (anos), é que a mesma começará por ter maior dificuldade em colocar o motor a trabalhar, quando se tivesse uma outra mais potente (podendo perfeitamente superaros requisitos mínimos), conseguirá aguentar-se melhor, por ter potência de arranque que chegue e por não se sentir "cansada" tão facilmente.
    Obrigado nto!

    Esta bateria diz que tem 4 anos de garantia. Como está um pouco abaixo dos requisitos pode ser que, lá para os 3 anos já lute para ligar o carro?
    Sem ser isso não há mais nada de especial? Nunca tive problemas a ligar o carro, mesmo com temperaturas de 3 negativos... Viagens com A/C, rádio e médios tb são frequentes e nunca notei nada de especial.

  30. #150
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    Citação Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Obrigado nto!

    Esta bateria diz que tem 4 anos de garantia. Como está um pouco abaixo dos requisitos pode ser que, lá para os 3 anos já lute para ligar o carro?
    Sem ser isso não há mais nada de especial? Nunca tive problemas a ligar o carro, mesmo com temperaturas de 3 negativos... Viagens com A/C, rádio e médios tb são frequentes e nunca notei nada de especial.
    Gostava de te puder responder categoricamente, mas como bem compreenderás, quanto a isso não saberei dizer-te.

    Tudo depende dos trajectos que carro possa fazer, para que seja carregada ou não convenientemente.

    Ou ainda, se o alternador não estiver a funcionar devidamente, não irá carregar suficientemente e aos poucos e poucos, a bateria irá morrer...

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