Afinação de valvulas
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Título: Afinação de valvulas

  1. #1
    Banido Jared's Avatar
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    Por Defeito Afinação de valvulas

    Boas pessoal,
    Eu tenho um puma 1.4 com 125.000kms já li em foruns de vários clubes britanicos de proprietarios de ford pumas que chegando a esta kilometragem deveria fazer isto. será verdade? e se for quanto sairá uma brincadeira destas?


  2. #2
    Banido Jared's Avatar
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    Por Defeito

    Vá lá pessoal! ninguem tem um conselho pra mim?

  3. #3
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    Por Defeito

    Penso que n será obrigatório afinar... mas... passas num mecanico de confiança e perguntas. Esse carro deve ter touches hidraulicas, pelo que n precisa de afinação, mas o melhor é perguntares. As valvulas afinam-se quando se começa ouvir um matraquear diferente... penso eu.
    Se precisar mm... é coisa ai para uns 20/30€ e uma junta da tampa das valvulas(convem mudar)

  4. #4
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
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    Isso é uma coisa de 30 a 45 minutos (máximo) de trabalho, já com o tirar e voltar a colocar a tampa das válvulas.

    Normalmente tem é de ser feito com o carro completamente a frio, o que implica o carro estar parado antes umas boas horas.

    Quando as válvulas começam a ficar desafinadas, ouvem-se mais, ou seja, ouve-se mais o bater delas.
    Num caso extremo de desafinação (mas é mesmo extremo), pode fazer o carro trabalhar mal, particularmente ao ralenti.

    Depois há os carros em que o sistema é hidráulico e não há nada para afinar (e pelo que julgo saber, a Ford teve motores assim).

  5. #5
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    Sim nesse carro tens de afinar! com essa quilometragem já devia ter afinado algumas vezes... ouves um barulho de máquina de costura a vir do motor?

    os valores são:
    Folga válvula admissão: 0.17-0.23 frio
    Folga válvula escape: 0.27-0.33 frio

    se isto diz alguma coisa podes fazer em casa, se não leva a um mecânico

  6. #6
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    Já agora, esse dito barulho de máquina de costura (folga nas válvulas), verifica-se sempre ou somente quando o carro está frio?

  7. #7
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    Verifica-se sempre. Aliás, no meu clio até ouvia mais a quente do que a frio (tirando os primeiros segundos de funcionamento).

    No entanto, quem não estiver habituado a ouvir um determinado modelo, não consegue com grande precisão dizer se estão desafinadas ou não (de ouvido).

    Há carros que fazem mais barulho do que outros.

    Falando da Ford mas recuando uns bons anos, o motor 1.1 (8v) do Fiesta parecia quase um carro a diesel a trabalhar, tal era o barulho de válvulas que fazia.

    Mas era mesmo assim.

  8. #8
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    afinação a mão 40 eur, se for preciso levar a máquina 200 a 250€

  9. #9
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    Falando em afinação de válvulas, o VW 1.4 16v AUA de 2000 tem-nas hidráulicas, certo?

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    Falando em afinação de válvulas, o VW 1.4 16v AUA de 2000 tem-nas hidráulicas, certo?
    Certo... Mas com o passar dos km, vais começar a ouvir o matraquear... VW

  11. #11
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    Já há muito. Era só para confirmar se dava para afinar.

  12. #12
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    E alguém me sabe dizer mais ou menos quanto sai um trabalho destes? e se não for pedir muito alguém saber se o puma 1.4 já tinha "touches" hidraulicas ou seria só o 1.7vct

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Jared Ver Post
    E alguém me sabe dizer mais ou menos quanto sai um trabalho destes? e se não for pedir muito alguém saber se o puma 1.4 já tinha "touches" hidraulicas ou seria só o 1.7vct
    Já te resp as tuas dúvidas sobre o motor 1.4 no post acima

    o 1.7 também precisa afinar (pelo menos o ano que vi)

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

    Falando da Ford mas recuando uns bons anos, o motor 1.1 (8v) do Fiesta parecia quase um carro a diesel a trabalhar, tal era o barulho de válvulas que fazia.

    Mas era mesmo assim.
    Uns bons anos? ainda hoje passam por mim e penso logo "aquele precisa afinar as válvulas ontem!!"

    Um motor engraçado

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    Uns bons anos? ainda hoje passam por mim e penso logo "aquele precisa afinar as válvulas ontem!!"

    Um motor engraçado
    Tenho um 1.1 e um 1.3, que máquinas infernais

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
    Tenho um 1.1 e um 1.3, que máquinas infernais
    Já agora qual a diferença de consumo entre os dois?

  17. #17
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    Em frente onde eu trabalho existia uma oficina, e cheguei a ver quase todos os dias, e pelo que dava para ver, eles punham os carros com as luzes todas ligadas, os 4 piscas e ficavam a acelerar continuamente quase a fundo durante algum tempo, perto de 4 a 5 minutos, eu achei aquilo estranho e colegas meus sempre me disseram que estavam a afinar as valvulas porque eram hidraulicas e era assim que se afinavam, nunca tirei a limpo a veracidade do que me disseram.

  18. #18
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    acho que te enganaram

    uma válvula hidráulica ou está boa ou está rebentada (o hidráulico)

    mais parece que estavam a verificar o alternador

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    acho que te enganaram

    uma válvula hidráulica ou está boa ou está rebentada (o hidráulico)

    mais parece que estavam a verificar o alternador

    Tens razão, também me parece, mas aquilo era verificar alternadores a toda a hora!

  20. #20
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    Ai verificar o estado do alternador é assim ????

    Omg , para ver se o alternador esta a carregar é facil , das umas acelaradelas minimas e se a luz ficar mais intensa quer dizer que esta a carregar pronto , agora luzes todas ligadas e acelarar a fundo uns 4 min é para desgastar o motor

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    Uns bons anos? ainda hoje passam por mim e penso logo "aquele precisa afinar as válvulas ontem!!"

    Um motor engraçado
    O meu 1.3 ja anda assim , tenho ver se arranjo tempo para afina-las , assim irritame aquilo a bater , e depois com o rolamento de encosto lixado , é mais tramado

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Ai verificar o estado do alternador é assim ????

    Omg , para ver se o alternador esta a carregar é facil , das umas acelaradelas minimas e se a luz ficar mais intensa quer dizer que esta a carregar pronto , agora luzes todas ligadas e acelarar a fundo uns 4 min é para desgastar o motor
    isso é o método "oficina vão de escadas"

    Normalmente o que se faz é ligam-se todos os consumíveis ligando depois um voltímetro à bateria...

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    Sim nesse carro tens de afinar! com essa quilometragem já devia ter afinado algumas vezes... ouves um barulho de máquina de costura a vir do motor?

    os valores são:
    Folga válvula admissão: 0.17-0.23 frio
    Folga válvula escape: 0.27-0.33 frio

    se isto diz alguma coisa podes fazer em casa, se não leva a um mecânico
    Para este tipo de trabalho ainda se usa um apalpa-folgas, que é uma espécie de canivete suíço com lâminas de diferentes espessuras? Ao tempo que não vejo uma coisa dessas... tempo em que eu ainda abria o capot do carro. Agora só entrego a chave

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por Jared Ver Post
    Boas pessoal,
    Eu tenho um puma 1.4 com 125.000kms já li em foruns de vários clubes britanicos de proprietarios de ford pumas que chegando a esta kilometragem deveria fazer isto. será verdade? e se for quanto sairá uma brincadeira destas?
    Eu hoje tambem mandei afinar as minhas. O carro ficou outro. Mais suave, anda melhor, melhor acelaração...

    Já agora alguém sabe, como "estimar" + a afinação das valvulas? Ou é algo que com os KM vem sempre a acontecer?

    Cumprimentos

  25. #25
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    Mandei estes dias afinar as valvulas do meu Fiat 127 e ficou-me por 20 euros. Ficou com um trabalhar muito mais certinho!

    È verdade que carros com touches hidraulicas em vez de mecanicas não é preciso afinar valvulas?

  26. #26
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    Ser preciso até é, o problema é que não é possível!

    QUando já batem, é comprar valulas novas.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    Mandei estes dias afinar as valvulas do meu Fiat 127 e ficou-me por 20 euros. Ficou com um trabalhar muito mais certinho!

    È verdade que carros com touches hidraulicas em vez de mecanicas não é preciso afinar valvulas?
    Um valor muito em conta. Tenho que mandar afinar no meu 1.1 SPI 8v que aquilo matraqueia mais que um tractor

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
    Um valor muito em conta. Tenho que mandar afinar no meu 1.1 SPI 8v que aquilo matraqueia mais que um tractor
    Leva as medidas para afinar as valvulas pois ás vezes o mecanico pode não ter acesso a essa informação...

  29. #29
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    O saxo 1.1 tb precisa de afinar as válvulas? É que no outro dia uma prof lá da universidade ligou o dela e parecia uma máquina de costura com akele típico tac tac tac tac

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    Leva as medidas para afinar as valvulas pois ás vezes o mecanico pode não ter acesso a essa informação...
    Tenho que ir ver ao manual Haynes, obrigado pela dica Scutar

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