Óleo para 1.4 HDI
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Título: Óleo para 1.4 HDI

  1. #1
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    Por Defeito Óleo para 1.4 HDI

    Boas... O meu carro vai sempre a citroen fazer revisoes e la colocam o oleo "Total Quartz 7000 diesel 10W 40", no qual mudo de 10 000 em 10 000km. Na conversa com 1 amigo ele alertou me que este oleo era 1 oleo de "desenrasque" e que este motor devia levar um 5W40 "Total Quartz 9000 5W40" O carro é 1 citroen C2 1.4HDI comercial e anda essencialmente em cidade. Tem 29 000km e ira fazer a muda aos 30 000km. Preciso de ajudo uso o Total 10W40 ou o 5W40?

    Outra coisa que não me tem agradado é que nas mudas na citroen, retiram o oleo por sonda. Quando vou a pagar vejo k apenas leva 3L quando a capacidade é de 3.8L. Resultado ao tirarem o oleo com a sonda fica lá cerca de 0.8L de oleo velho. Por isso estava a pensar leva lo a 1 mecanico amigo apenas para mudar o óleo e filtro e nas revisoes que são de 20 000 em 20 000km levalo a citroen para me carimbarem o livro.
    Agradecia ajuda e ja agora que me dizem do oleo "BP 7000 Diesel Sport 5W40", é melhor que o Total 9000. Aconselham para o carro em questão?

    Abraços


  2. #2
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    Por Defeito

    Boas,

    Também me interessa a resposta relativamente ao BP Visco 7000 Diesel Sport 5W-40. Este óleo é indicado para motores injector-bomba?

    EDIT: Ninguém sabe se o Jeff ainda anda por aí, ele é que é o homem indicado para falar de óleos. Acabaram com a secção dos óleos, velas e por aí, o que acho que foi muito mal feito...

  3. #3
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    Por Defeito

    Não compreendo o porquê do teu amigo dizer isso pois esse é o óleo e graduação recomendadas pela marca para o 1.4 Hdi.[8]

    O meu 307 tem 137.600 km e sempre levou o Esso Ultra Diesel 10W40, recomendado pela marca, de 20 em 20 mil. Nos hipermercados custam entre 25 e 30€ as embalagens de 5 litros (ui ca bom :D).

    O C3 tem 55.200 km e na primeira revisão o concessionário tomou a liberdade de colocar 5W40 e por sorte não tiveram que o tirar e colocar o 10W40.....ou então pagava apenas o 10W40, mas apanharam-me bem disposto e passou. Nas dos 20 mil foram avisados e levou 10W40, e nas dos 60 mil vai levar mais do mesmo.

    Esse óleo é bom e recomendado, ainda para mais para mudas de 10 em 10 mil. Esqueçe as teorias do teu amigo.;)

    Cuidado com a quantidade de óleo. Sou eu que mudo o óleo do 307 e, se não estou em erro, com m udança do filtro leva um pouco mais de 4 litros.;)

  4. #4
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    Pois Vanquish, tou a ver que ele é mais do genero de "treinador de bancada" lol. Ja agora para o 1.4 hdi é complicado trocar o filtro do oleo? Aquilo está dentro de um copo né? Aquilo desaperta-se/aperta-se a mão? É que na tampa do filtro diz "30NM" tenho k komprar alguma chave dinometrica (penso k é assim k se diz)??? Abraços

  5. #5
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    Por Defeito

    Boas,

    O 10w40 é um óleo indicado para o 1.4 HDI, mas realmente o 5w40 é o mais indicado. Mas não é por o 5w40 ser o mais indicado que faz dos outros péssima escolha. O 10w40 também é uma boa escolha. No próprio manual podem ver lá a indicação dos dois óleos (pelo menos no 307).

    No meu, com 4 litros certos a vareta fica no máximo, embora o manual indique que leva 4,5l.

    O filtro do 1.4 hdi está mesmo dentro desse "copo". É preciso desapertar com uma chave. Sobre os 30NM... ninguém liga a isso... Não é preciso é fazer a força da nossa vida. Basta que fique apertado. Mas o filtro não se muda como os outros. O filtro não tem o exterior metálico, é só papel (e plástico). Quando se tira o antigo, é preciso tirar devagar para não sujar tudo com óleo. Depois é preciso mudar a borracha da tampa do "copo" antes de meter o novo filtro.

    Neste motor é normal mudar o filtro antes do óleo. O óleo só lá entra com o motor em funcionamento.

  6. #6
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Pcustodio

    Boas,

    O 10w40 é um óleo indicado para o 1.4 HDI, mas realmente o 5w40 é o mais indicado. Mas não é por o 5w40 ser o mais indicado que faz dos outros péssima escolha. O 10w40 também é uma boa escolha. No próprio manual podem ver lá a indicação dos dois óleos (pelo menos no 307).

    No meu, com 4 litros certos a vareta fica no máximo, embora o manual indique que leva 4,5l.

    O filtro do 1.4 hdi está mesmo dentro desse "copo". É preciso desapertar com uma chave. Sobre os 30NM... ninguém liga a isso... Não é preciso é fazer a força da nossa vida. Basta que fique apertado. Mas o filtro não se muda como os outros. O filtro não tem o exterior metálico, é só papel (e plástico). Quando se tira o antigo, é preciso tirar devagar para não sujar tudo com óleo. Depois é preciso mudar a borracha da tampa do "copo" antes de meter o novo filtro.

    Neste motor é normal mudar o filtro antes do óleo. O óleo só lá entra com o motor em funcionamento.

    É estranho pq no manual do meu Citroen C2 1.4HDI diz la que a capacidade máxima de oleo do motor é de 3.8L...[:0]

  7. #7
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    Por Defeito

    Isso sao tudo oleos semi-sinteticos certo?
    O 1.6 HDI leva 100% e tenho metido BP visco 7000 Sport que é usado pela peugeot onde faço a revisao.

  8. #8
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    o 5w40 é sintético.

  9. #9
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    citação:Originalmente colocada por Christian

    Pois Vanquish, tou a ver que ele é mais do genero de "treinador de bancada" lol. Ja agora para o 1.4 hdi é complicado trocar o filtro do oleo? Aquilo está dentro de um copo né? Aquilo desaperta-se/aperta-se a mão? É que na tampa do filtro diz "30NM" tenho k komprar alguma chave dinometrica (penso k é assim k se diz)??? Abraços
    Desculpa mas só agora vi o teu post, mas o Pcustodio já respondeu. ;)

  10. #10
    nto
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Vortice

    Boas,

    Também me interessa a resposta relativamente ao BP Visco 7000 Diesel Sport 5W-40. Este óleo é indicado para motores injector-bomba?

    EDIT: Ninguém sabe se o Jeff ainda anda por aí, ele é que é o homem indicado para falar de óleos. Acabaram com a secção dos óleos, velas e por aí, o que acho que foi muito mal feito...
    Aqui está o endereço do tópico relativamente ao óleos e ao mestre "Jeff".

    Abraços

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