Sensor de Pressão Absoluta - MAP
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Título: Sensor de Pressão Absoluta - MAP

  1. #1
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    Por Defeito Sensor de Pressão Absoluta - MAP

    Boas
    Caros companheiros venho pedir um parecer especialista acerca do sensor MAP.

    Aconteçe que no fim de semana ( sábado ), ia eu descançadinho na ip3 sentido viseu - coimbra e a luz de avaria do motor pisca uma vez e o carro entra em modo de segurança. Fiquei logo aflito porque os 195 km de viagem que faltavam não se adivinhavam fáceis. Entrei na A1 e mal tive oportunidade enconstei o carro e desliguei e voltei a ligar, porque segundo o manual da opel, algumas avarias podem ser reparadas mediante o desligar do carro. E nos primeiros segundos fiquei todo contente, porque assim parecia, mas quando o ponteiro chegou aos 110 km/h o carro entrou em modo de segurança novamente, e a luz dos gases ficou permanentemente ligada. Bonito, pensei eu, o meu Corsa 1.3 está com o problema tipico da EGR. Mas la fui eu a 100 km/h até santarém. Na dia seguinte ( ontem ) notei que o carro custou a pegar. Lá pegou e a luz dos gases desapareceu e nunca mais voltou. Outra vez na A1 de volta a Coimbra, o raio da luz de avaria do motor piscou e la voltou o modo de segurança. Outra viagem a 100 km/h.
    Hoje levei o carro ao mecânico e ligamos o carro ao pc e detectou-se a avaria da MAP ( sensor de pressão absoluta ) e de outro um outro sensor, que mede a quantidade de combustivel a debitar na régua. Segundo o mecânico o erro do MAP mantem-se, o sensor entregou mesmo a alma ao criador, porém o erro do outro sensor apagou-se, e segundo o mecânico este 2º erro pode advir do primeiro. Até que ponto é que isto pode ser verdade?

    Os sintomas que senti alguns dias antes, foram:
    - Relanti instável a frio, o que se traduz num trabalhar irregular no motor
    - Algumas vezes quando puxava pelo carro ele pareçia engasgar-se
    - Custa um pouco a pegar a frio, segundo o mecânico isto advém da falta de pressão que o sensor já não consegue assegurar

    Gostaria de saber se o problema todo poderá advir da MAP, ou o outro tal sensor também poderá ter de ser substituído ?
    Última edição por Laplink : 25-01-10 às 20:04:52


  2. #2
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    Por Defeito

    Quanto mais electronica, mais m***a para avariar...
    Se o sensor se foi, não tens volta a dar. Lá terá que levar um novo. Convém é saber porque e que ele avariou, senão vais trocar isso e se a causa que levou à avaria do mesmo não for resolvida, daqui a uns tempos tas a gastar dinheiro outra vez (a tal teoria da causa-efeito).
    Quanto à avaria da pressao da rampa de combustivel, faz sentido que se deva à avaria do sensor MAP. Num motor moderno, tudo está interligado. Ele não tem leitura da pressão absoluta do colector, é plausivel que de erro na pressão de combustivel... Um depende do funcionamento correcto do outro para funcionar como deve ser e vice-versa.

  3. #3
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    Por Defeito

    Tive o mesmo problema a semana passada.

    Electrovalvula ou turbo ? Parece que está resolvido !

  4. #4
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    Por Defeito

    Também quero crer que seja só o sensor MAP. Se bem que ainda estou ao abrigo da garantia do stand, mas ainda tenho de negociar bem isso com eles, já que estou a reparar o carro numa oficina que não a do stand, visto essa me ofereçer pouca credibilidade, enfim.

    Quanto à causa, penso que seja a EGR, a mandar porcaria para o colector. Solução eficaz: Junta cega na EGR

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Laplink Ver Post
    Também quero crer que seja só o sensor MAP. Se bem que ainda estou ao abrigo da garantia do stand, mas ainda tenho de negociar bem isso com eles, já que estou a reparar o carro numa oficina que não a do stand, visto essa me ofereçer pouca credibilidade, enfim.

    Quanto à causa, penso que seja a EGR, a mandar porcaria para o colector. Solução eficaz: Junta cega na EGR
    Foi o que fiz no punto que já tive. nunca mais tive problemas de fumo negro, consumo excessivo e quebras de potencia... Boa engenhoca para o ambiente, valente m***a para os motores....

  6. #6
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    Por Defeito

    Pelos sintomas não será só a EGR a dar problemas, o teu mecânico que desmonte o colector que até se vai assustar. Se já custa a pegar das duas uma, ou tem a bomba common rail com fuga (facilmente visível e com reparação à volta dos 250eur) ou está com a admissão praticamente entupida na zona onde a EGR "injecta" os gases reproveitados.

    Infelizmente experiência própria.

    Cumprimentos.

  7. #7
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    Por Defeito

    Eu vou mandar desmontar o colector e limpar aquela nhanha toda, vedar a EGR, e meter a MAP nova. Espero que resolva.

    A MAP danificada, juntamente com o colector entupido pela porcaria proveniente da EGR, podem trazer um trabalhar instavel do motor ao relanti?
    Última edição por Laplink : 26-01-10 às 11:13:45

  8. #8
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    Por Defeito

    lá por taparem a EGR não vai resolver o problema, porque a mer** fica lá na mesma se não a limparem...













    isto é apenas a válvula EGR, porque o resto do circuito de admissão está na mesma, ou seja, colectores e válvulas cheias de "nhanha"

  9. #9
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
    lá por taparem a EGR não vai resolver o problema, porque a mer** fica lá na mesma se não a limparem...













    isto é apenas a válvula EGR, porque o resto do circuito de admissão está na mesma, ou seja, colectores e válvulas cheias de "nhanha"

    A minha tava assim, bem como o colector. Obvio que limpei td antes de voltar a montar. Ate da vontade de

  10. #10
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    Por Defeito

    Que "nhanhisse" que vai para ai. Espero bem que a minha não esteja assim. Só amanha é que vão limpar o colector, desligar a EGR e colocar a nova MAP. Sei muito bem que se a EGR vinha no carro, para algum efeito é, mas caraças, deviam pensar numa outra forma de instalar este sistema, porque assim não há euros que aguentem. Nem a fazer limpezas regulares isto ficava nos conformes.

  11. #11
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    Por Defeito

    EGR vedada, e MAP substituída, o carro parece outro. Porém só a mim me acontece destas coisas, passo a explicar. Vinha eu para casa, a entrar numa rotunda ( 30 km/h ) a filha da mãe da luz de avaria acende! Paro assim que tenho hipótese, desligo o carro e volto a ligar. Puuf, a luz apaga. Como referi, segundo o manual da opel, algumas avarias auto reparam-se com o desligar do carro. Bem, assim parece, testei o carro, puxei por ele em esforço, em plano, de tudo um pouco e a luz nada. Não deu sinal de vida. Agora tenho uma dúvida. Normalmente quando dá-mos a ignição, as luzes acendem todas e o caraças, e passo uns segundos a maior parte delas apaga-se e depois dá-mos à chave. Agora, depois deste pontual sinal de vida da luz de avaria, a mesma só apaga quando meto o carro a trabalhar. Pelo que sei, a luz de avaria tem de apagar com a luz do ABS, do airbag, e assim
    Pode a luz não apagar devido a este percalço que descrevi ?
    Eu sei o que vão dizer, volta à oficina! ok, isso eu sei que é básico. Mas eu queria saber se a luz pode não apagar com as restantes por causa do sucedido e estar tudo bem com o carro

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Laplink Ver Post
    EGR vedada, e MAP substituída, o carro parece outro. Porém só a mim me acontece destas coisas, passo a explicar. Vinha eu para casa, a entrar numa rotunda ( 30 km/h ) a filha da mãe da luz de avaria acende! Paro assim que tenho hipótese, desligo o carro e volto a ligar. Puuf, a luz apaga. Como referi, segundo o manual da opel, algumas avarias auto reparam-se com o desligar do carro. Bem, assim parece, testei o carro, puxei por ele em esforço, em plano, de tudo um pouco e a luz nada. Não deu sinal de vida. Agora tenho uma dúvida. Normalmente quando dá-mos a ignição, as luzes acendem todas e o caraças, e passo uns segundos a maior parte delas apaga-se e depois dá-mos à chave. Agora, depois deste pontual sinal de vida da luz de avaria, a mesma só apaga quando meto o carro a trabalhar. Pelo que sei, a luz de avaria tem de apagar com a luz do ABS, do airbag, e assim
    Pode a luz não apagar devido a este percalço que descrevi ?
    Eu sei o que vão dizer, volta à oficina! ok, isso eu sei que é básico. Mas eu queria saber se a luz pode não apagar com as restantes por causa do sucedido e estar tudo bem com o carro
    Se a avaria anterior se encontra resolvida a luz não vai acender, a menos que a própria luz tenha algum problema (ficha de função desligada, por exemplo)!

  13. #13
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    Por Defeito

    O código de avaria pode estar em memória. Nesse modelo só apagas os erros em memória através do software OBD2.

    De certeza que quem substitui os sensores "não ligou o carro à máquina".

  14. #14
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    Por Defeito

    Estava aqui a ler noutro post acerca de um corsa CDTI e sobre ao facto de a luz de avaria não apagar com as outras quando se dá à ignição. Não sei se é o modo correcto de dizer. Mas a explicação é exactamente essa, um erro pontual que a centralina guardou em memoria. Se a luz não acender em andamento está tudo bem.

    Quanto à pergunta, ligou à maquina e o carro não registava erro nenhum, após a montagem do MAP.
    Sendo assim não tenho com que me preocupar, só mesmo com a conta da oficina e com o gajo do stand para a pagar

  15. #15
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    Por Defeito

    Esses motores não podem andar com a EGR vedada senão acusam erro.

    Reprograma-se e reduz-se ao mínimo o uso da EGR (sim, porque cortar completamente é impossível embora alguns publicitem o contrário) ou então compra-se uma nova se essa estiver avariada e faz-se umas limpezas de X em X anos. Mesmo com o "corte" via software vai acumular sujidade só que demora obviamente muito mais tempo até atingir um ponto crítico.

    Cumprimentos.

  16. #16
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    Por Defeito

    [Esses motores não podem andar com a EGR vedada senão acusam erro.]

    Pois acho que tem mesmo razão.
    Sucede que, no dia a seguir à instalação do novo sensor MAP o carro estava óptimo. Nesse dia o mecânico unicamente fez a instalação do sensor, já que não teve tempo de vedar a EGR. Porém no dia seguinte passei por lá e ele fechou a egr. Sai com o carro e km's mais tarde a luz de avaria acende, como já relatei aqui. Hoje voltou acender, e o comportamento do carro é normal, em nada está alterado, o que me levou a pensar que o facto da luz acender se deve à EGR vedada.

    Será mesmo verdade ??

  17. #17
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    EGR sem qualquer dúvida, tem de ser destapada.

  18. #18
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    pois tem, vou la na segunda destapa-la.
    é que não parece ser outra avaria, o carro mante-se normal, nao entra em modo de segurança... nada de nada

    A luz estar acesa e a EGR tapada que problema pode trazer ?

    Nenhum? Só mesmo o raio da Luz não é ?
    Última edição por Laplink : 30-01-10 às 22:02:24

  19. #19
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    Sim, simplesmente andas com a luz acesa.

    Eu no meu cheguei andar bastante tempo com a ficha desligada da própria EGR e andava com a luz acesa. De qualquer forma não achava isso solução mas entretanto acabei por resolver trocar de carro e mandei tudo direito.

    Cumprimentos.

  20. #20
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    Vou voltar a ser amigo do ambiente, embora hoje a luz não tenha acendido, vou tentar amanha tratar disso. Claro que vou querer ligar primeiro o carro ao Pc, para ter a certeza absoluta que é só a EGR.

    Tendo eu as velas todas Ok, que poderá contribuir para uma dificuldade estranha em o carro pegar a frio ( Quando falo em pegar a frio, falo, em meter o carro a trabalhar de manhã). Ele pega, mas só à segunda. Já ouvi dizer que o motor de arranque é fraco para este motor, mas ele sempre pegou à primeira. Poderá ter a ver com o facto da EGR estar tapada ?
    O mecânico tinha-me dito que quando tentou tapar a EGR pela primeira vez, quando ia para meter o carro a trabalhar, ele custou a pegar. Tirou a junta cega e o gajo pegou bem.
    Última edição por Laplink : 31-01-10 às 17:31:46

  21. #21
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    Experimenta desligar a ficha da EGR à noite e verifica se ele pega bem de manhã. Se andar a pegar bem, EGR nova.

    Se continuar na mesma experimenta verificar se tens alguma fuga de combustível na bomba common rail. Eu tinha e o carro por vezes embrulhava se todo a tentar pegar e tinha de tentar à segunda. Depois da bomba ir para rectificar nunca mais tive esse problema, pegava prontamente.

    Cumprimentos.

  22. #22
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    Por Defeito

    Se fosse fuga quase certamente que notava a olho nu, digo eu. Apostava mais na tubagem de retorno do gasóleo. Mas também, não vou dizer nada antes de amanha, já que vou à oficina a respeito de tirar a junta cega.

    Eu até percebo de algumas coisas básicas, funções dos componentes e afins, mas uma coisa que estou completamente à nora é acerca da localização da EGR no Corsa. Alguém me ilumine com uma foto, please

  23. #23
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    Por Defeito

    Já está no Stand para ir para a oficina. Entretanto ando com uma SpaceStar, de substituição

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