Renault Clio 1.5 dci 65 - Problemas/defeitozinhos
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 28 de 28

Título: Renault Clio 1.5 dci 65 - Problemas/defeitozinhos

Piloto de Kart henriqe's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito Renault Clio 1.5 dci 65 - Problemas/defeitozinhos

Boas,

Comprei recentemente um Clio 1.5dci de Dezembro de 2002, que conta com 82600km.

1- O carro está a fazer-me um barulho que se manifesta ao estacionar. Isto é, quando troço totalmente a direcção (penso que é apenas para o lado esquerdo) ao andar no estacionamento sinto um barulho vindo da direção. Isso é normal com o desgaste nesses carros? É apenas uma afinação? É sinal de alguma avaria para breve?

2 - Outra questão, alguem aqui já comprou um capot para o carro em questão? Quanto ficou? O meu está com umas amolgadelas que se nota com a luz do dias e queria por aquilo direito e não sei se compensa batechapas ali porque não acredito que na zona que é se consiga fazer muita coisa..

3 - O pedal da embreagem está duro e com o carro desligado se meto o pé nele sinto como se o cabo fosse aos soluços e a fazer um barulho por falta de lubrificação ou assim. Conduzi um Clio de 2005 1.5dci com 130 000km e estava igual, ou talvez mais duro ainda. Mas conduzi agora um de 2008 com 40 000 km e estava super leve.
    Sendo assim, que soluções tenho? Um cabo novo resolve? Ou mandar lubrificar o cabo é suficiente? Quanto custa um cabo novo, alguem sabe?

E finalmente, quando acelero ou largo o acelarador a manete das mudanças "mexe"/treme. Não é muito, mas faz mais que o normal. Já houvi falar em anilhas que resolvem a "folga". Isso requer muita mao de obra? Ou existe alguma solução melhor?

Obrigado pela atenção

Piloto de Testes dci80's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por henriqe Ver Post
    Boas,

1- O carro está a fazer-me um barulho que se manifesta ao estacionar. Isto é, quando troço totalmente a direcção (penso que é apenas para o lado esquerdo) ao andar no estacionamento sinto um barulho vindo da direção. Isso é normal com o desgaste nesses carros? É apenas uma afinação? É sinal de alguma avaria para breve?

-----O meu é de 2003 e tem 214000KM. Também andou a fazer um ruído na direcção tipo ranger quando se virava para a esquerda. Passou sem ter feito nada.-----

2 - Outra questão, alguem aqui já comprou um capot para o carro em questão? Quanto ficou? O meu está com umas amolgadelas que se nota com a luz do dias e queria por aquilo direito e não sei se compensa batechapas ali porque não acredito que na zona que é se consiga fazer muita coisa..

-----Falas com um batechapas e logo vês.-----

3 - O pedal da embreagem está duro e com o carro desligado se meto o pé nele sinto como se o cabo fosse aos soluços e a fazer um barulho por falta de lubrificação ou assim. Conduzi um Clio de 2005 1.5dci com 130 000km e estava igual, ou talvez mais duro ainda. Mas conduzi agora um de 2008 com 40 000 km e estava super leve.
    Sendo assim, que soluções tenho? Um cabo novo resolve? Ou mandar lubrificar o cabo é suficiente? Quanto custa um cabo novo, alguem sabe?

----O meu com 214000 não noto nada de duro na embreagem.-----

E finalmente, quando acelero ou largo o acelarador a manete das mudanças "mexe"/treme. Não é muito, mas faz mais que o normal. Já houvi falar em anilhas que resolvem a "folga". Isso requer muita mao de obra? Ou existe alguma solução melhor?

------Isso da manete mexer e tremer é normal-----

Obrigado pela atenção
    Alguma dúvida é só dizer e podes ir espreitar o meu DB
    http://forum.autohoje.com/diario-de-...-dci-80cv.html
    Última edição por dci80 : 03-11-09 às 23:51:01

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Ninguém sabe me tirar nenhuma das dúvidas?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Boas,

Obrigado pela atenção
    O colega DCI80 já te respondeu.
    Mas vou deixar aqui o meu feedback. Possuo um DCI 65cv de 2003 que conta com 120k km.
    1 - No meu nos tempos mais secos oiço também um barulho ao virar a direcção (parece uma porta a ranger). É um barulho que aparece e desaparece, no entanto o meu mecânico disso que não era qualquer borracha ressequida. Se for outro tipo de barulho aí tem mais cuidado.

2- Aconselho-te primeiro a falar com o bate-chapas

3- O DCI de 2008 já deve ter embraiagem hidraulica, daí ser bastante mais leve. A minha é um pouco dura quando comparada com a de outros carros que tenho em casa. Tenta encontrar um DCI ph2 para comparar.

4 - O abanar da manete é normal

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
    O colega DCI80 já te respondeu.
    Mas vou deixar aqui o meu feedback. Possuo um DCI 65cv de 2003 que conta com 120k km.
    1 - No meu nos tempos mais secos oiço também um barulho ao virar a direcção (parece uma porta a ranger). É um barulho que aparece e desaparece, no entanto o meu mecânico disso que não era qualquer borracha ressequida. Se for outro tipo de barulho aí tem mais cuidado.

2- Aconselho-te primeiro a falar com o bate-chapas

3- O DCI de 2008 já deve ter embraiagem hidraulica, daí ser bastante mais leve. A minha é um pouco dura quando comparada com a de outros carros que tenho em casa. Tenta encontrar um DCI ph2 para comparar.

4 - O abanar da manete é normal
    2 - Bate chapas disse que não compensava tirar aquilo tudo, que mais valia um novo.

3 - Acredito que sim, mas como já experimentei um de 2006 e era leve também penso que o problema será mesmo do cabo. Até porque o batechapas teve lá a ver e tambem achou, mas depois hei de passar num mecanico para uma segunda opinião. Queria fazer isso na Renault, mas o chefe de oficina não se mostrou mt interessado em exclarecer-me.

4 - Sendo assim, nem mexo naquilo.

Obrigado pelo comentário

Piloto de Kart filipeabreu's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Boas,

Tambem conduzo uma clio de 2004, que tambem faz algo parecido.

A direccção faz uns "tok" de vez em quando. Mexe-se na regulação da altura do volante e depois passa.

Quanto ao abanar a manete, deve ser o apoio da caixa. Algo barato.

Cumprimentos

Piloto de Kart Florestal's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

2 - Bate chapas disse que não compensava tirar aquilo tudo, que mais valia um novo.

3 - Acredito que sim, mas como já experimentei um de 2006 e era leve também penso que o problema será mesmo do cabo. Até porque o batechapas teve lá a ver e tambem achou, mas depois hei de passar num mecanico para uma segunda opinião. Queria fazer isso na Renault, mas o chefe de oficina não se mostrou mt interessado em exclarecer-me.

4 - Sendo assim, nem mexo naquilo.

Obrigado pelo comentário

Ponto 1 - a minha direcção quando chega ao batente faz um (ou uns) estalidos. Faz isso há muito tempo e nunca tive problemas, portanto és capaz de estar seguro por aí.

Ponto 2 - neste não tenho opinião

Ponto 3 - a minha, com 150 000km, está rija que nem cornos. às vezes o pedal também chia ligeiramente.

Ponto 4 - é mesmo assim, já é feitio dos clios!

Um abraço e boa sorte com o bicho

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Alguma dúvida é só dizer e podes ir espreitar o meu DB
    http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/63838-renault-clioii-dci-80cv.html
    Desculpa, não tinha visto que tinhas respondido na citação!

Não notas dura? Por vezes conduzes outro carro? Mais recente de preferencia? É que quando conduzo o meu outro carro (de 2008) é que noto mais a diferenca. Agora que só tenho andado com o Clio, já nem estou a notar tanto o pedal duro.. habitua-se..

Citação Originalmente Colocado por filipeabreu Ver Post
    Boas,

Tambem conduzo uma clio de 2004, que tambem faz algo parecido.

A direccção faz uns "tok" de vez em quando. Mexe-se na regulação da altura do volante e depois passa.

Quanto ao abanar a manete, deve ser o apoio da caixa. Algo barato.

Cumprimentos
    Sei o que é esse "tok", "estalinhos". No meu caso não é isso, é o que o user a baixo relatou.

Citação Originalmente Colocado por Florestal Ver Post
    Ponto 1 - a minha direcção quando chega ao batente faz um (ou uns) estalidos. Faz isso há muito tempo e nunca tive problemas, portanto és capaz de estar seguro por aí.

Ponto 2 - neste não tenho opinião

Ponto 3 - a minha, com 150 000km, está rija que nem cornos. às vezes o pedal também chia ligeiramente.

Ponto 4 - é mesmo assim, já é feitio dos clios!

Um abraço e boa sorte com o bicho
    1 - Nem mais! É normal, tive a falar com o chefe de oficina e ele depois de ver disse ser normalissimo!

3- O meu não chia. Tive a ver, e é normal. O chefe teve me a mostrar outros carros e tavam iguais.. basicamente ele disse que um cabo novo podia aliviar um pouco, mas que não dava certeza de nada e na sua opinião não valia apena mexer nisso. Isso só volta ao lugar, quando a embreagem sair fora (para uma nova) pois trata-se de sujeiras. Tirar fora, limpar e por sai muito caro para o efeito que é. Palavras dele.

4 - Nem mais! Tive a ver um Clio (igual ao meu) no elevador. Ele teve a mostrar a peça e o movimento dela. É normal. Uma nova iria apenas reduzir o movimento, mas iria sempre movimentar. E ele disse que o meu, fazia muito pouco ainda. Como não tava habituado (vim de gasolina) é que estranhei. Penso que a tal peça ele chamou "braço" da caixa, se não estou em erro agora!

Obrigado a todos pela a ajuda. Carros novos, uma pessoa quer logo no inicio tirar todas as dúvidas nos "possiveis defeitos" do carro para a garantia entrar em acção!
    Última edição por henriqe : 04-11-09 às 23:03:42

Piloto de Fórmula 1 DeCeIi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Boas,

Coluna de direcção que faz um estalido. Não é defeito mas antes feitio. Em tempo bastante quente ouve-se mais...

O capot é de aluminio, à vontadinha deverá custar cerca de 300 €, fora a pintura e o resto...

Normal no que toca a dureza mas convém verificar a lubrificação do cabo, esses soluços não são de todo normais...

Apoio da caixa de velocidades nas lonas. É barato.

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Coluna de direcção que faz um estalido. Não é defeito mas antes feitio. Em tempo bastante quente ouve-se mais...

O capot é de aluminio, à vontadinha deverá custar cerca de 300 €, fora a pintura e o resto...

Normal no que toca a dureza mas convém verificar a lubrificação do cabo, esses soluços não são de todo normais...

Apoio da caixa de velocidades nas lonas. É barato.

Também pensei que era o apoio. Mas como mexe muito pouco, na marca dizem ser normal.. não sei, sei que ja vi Clios em pior estado visto o meu não mexer quase nada.. mas vou verificar isso melhor..

Nunca pensei que o Capot fosse tão caro! Vou ver o que se arranja aftermarker

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

[QUOTE=henriqe;1063207605]
    Não notas dura? Por vezes conduzes outro carro? Mais recente de preferencia? É que quando conduzo o meu outro carro (de 2008) é que noto mais a diferenca. Agora que só tenho andado com o Clio, já nem estou a notar tanto o pedal duro.. habitua-se..
    [QUOTE]

Se andar com um carro que tenha embreagem hidráulica claro que noto a diferença, Costumo conduzir também um astra GTC, mas se andar com outro carro de embreagem normal não noto diferença

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

[QUOTE=dci80;1063208794][QUOTE=henriqe;1063207605]

Se andar com um carro que tenha embreagem hidráulica claro que noto a diferença, Costumo conduzir também um astra GTC, mas se andar com outro carro de embreagem normal não noto diferença
    Eu pensava que desde finais de 90's, todos ja vinham com hidraulica. O problema está ai. Isso não passa de sujidade na embreagem, e ai não à motivo para obrigar a eles a activarem a garantia.

De qualquer forma, obrigado pelo exclarecimento.. já agora ainda não consegui perceber, de forma geral uma embreagem se for bem cuidada num Clio 1.5dci é para durar quantos km? E as panelas?

Piloto de Kart Florestal's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

[QUOTE=henriqe;1063208930][QUOTE=dci80;1063208794]

Eu pensava que desde finais de 90's, todos ja vinham com hidraulica. O problema está ai. Isso não passa de sujidade na embreagem, e ai não à motivo para obrigar a eles a activarem a garantia.

De qualquer forma, obrigado pelo exclarecimento.. já agora ainda não consegui perceber, de forma geral uma embreagem se for bem cuidada num Clio 1.5dci é para durar quantos km? E as panelas?
    Em termos gerais não sei, mas posso-te dar o meu exemplo: a minha embraiagem e a panela são ainda de origem, e já vou em 150 000km (mais uns "pozitos"). O meu é um Dci 80CV, mas acho que a embraiagem é igual.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Também tive um Clio de 2004 e sofria do mesmo problema. Não é defeito, é feitio! O pedal da embraiagem parece chumbo... até o do Micra da minha mulher (de 98) é mais levezinho.
    Nos mais recentes (se não me engano nos que passaram a ser chamados de Clio Storia) acho que o mal já vinha resolvido.

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

O meu tem 214000 mil e a embraiagem é a de origem e não noto falhas. A panela também nunca troquei. Nos gasolinas é que é normal ter de mudar. os diesel não.

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    O meu tem 214000 mil e a embraiagem é a de origem e não noto falhas. A panela também nunca troquei. Nos gasolinas é que é normal ter de mudar. os diesel não.

Hmm não sabia! Por acaso no meu antigo otto, era de 2 em 2 anos uma nova. E como à duas semanas, com um carro emprestado com 69 000 km a panela roupeu-se e ficou pendurada nas minhas mão. Por acaso o mecanico disse-me que era estranho estranho carro com esses km e apenas 5 anos já estar naquele estado..

Sendo assim, fico mais descançado! Não convem nada mudar de 2 em 2 anos uma panela..

Piloto de Provas de Perícia hawkehz's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

quanto os soluços a minha também fazia no pedal da embraiagem, onde entra o cabo e a volta foi-lhe posto um spray tipo wd40 e isso desapareceu..

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
    quanto os soluços a minha também fazia no pedal da embraiagem, onde entra o cabo e a volta foi-lhe posto um spray tipo wd40 e isso desapareceu..

Vou experimentar então! Obrigado pela dica

Piloto de Troféu PAKITO's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Aproveito o tópico para uma questão .

Também adquiri agora um dci de 2003 e pretendia trocar a manete de mudanças, que como todos sabem, é de fácil desgaste.

Mas quando vi uma desmontada num sucateiro fiquei

Então não é que aquela porcaria está literalmente agarrada ao ferro das mudanças que entra para debaixo do carrro

Alguém já tentou mudar uma ? é que parece-me impossivel sem trocar tudo

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PAKITO Ver Post
    Aproveito o tópico para uma questão .

Também adquiri agora um dci de 2003 e pretendia trocar a manete de mudanças, que como todos sabem, é de fácil desgaste.

Mas quando vi uma desmontada num sucateiro fiquei

Então não é que aquela porcaria está literalmente agarrada ao ferro das mudanças que entra para debaixo do carrro

Alguém já tentou mudar uma ? é que parece-me impossivel sem trocar tudo
    Por acaso a minha apresenta um ligeiro desgaste, e já tinha pensado em por uma nova por gostar de ter tudo novinho Mas se realmente for assim..

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Boas,

Obrigado pela atenção

Boas o meu de 2003 que comprei com 160000km e agora com 181000km só levou material de manutenção normal para os km (óleos, todos os filtros, kit distribuição, 4 pneus, 4 amortecedores, 1 lampada médios, ...) fora isso e não programado foi um rolamento numa das rodas traseiras (parece que é um problema comum) e um fole da transmisão da frente esquerda (outro problema comum) e claro limpar 2 vezes a EGR (o que acaba por ser mais do que comum e recomendo a limpares 1 ou 2 vezes por ano, relativamente barato fora da marca)

Em relação às tuas perguntas aqui vai:

1 - o meu não faz barulho para nenhum dos lados

2 - quando comprei o meu levei a um batechapas para reparar 2 amolgadelas em ambas as laterias traseiras e na altura como o capot também tinha umas ligeiras amolgadelas como o teu perguntei quanto seria desalmogar o capot.
    O batechapas disse logo que não valia a pena gastar dinheiro nisso porque ele reparava mas com o abrir e fechar o capot acabava por o amolgar e voltava o mesmo.
    Como não há dinheiro e embora me complique muito com os nervos deixei estar as amolgadelas, há de topar que são sempre no sitio onde se mete a mão para fechar o capot.

3 - o meu parace estar normal mas todas as pessoas que guiam o carro dizem que está duro, isto para que guia carros a gasolina, que vem de carros a gasoleo não diz nada.
    O pedal com o carro desligado faz o percurso normal sem soluços, só faz soluços se fizer o movimento super devagar.

4 - no meu nunca notei nisso mas vou ver estar mais atento

5 - em relação à manete das mudanças a minha também está gasta e também tenho que ver se vejo o preço de uma nova, bem como o fole da manete também está solto.

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

1 - o meu não faz barulho para nenhum dos lados
    O meu só faz mesmo, ao estacionar e é preciso que aguente o volante no seu limite. Como não o faço, nem o tenho sentido.

2 - quando comprei o meu levei a um batechapas para reparar 2 amolgadelas em ambas as laterias traseiras e na altura como o capot também tinha umas ligeiras amolgadelas como o teu perguntei quanto seria desalmogar o capot.
    O batechapas disse logo que não valia a pena gastar dinheiro nisso porque ele reparava mas com o abrir e fechar o capot acabava por o amolgar e voltava o mesmo.
    Como não há dinheiro e embora me complique muito com os nervos deixei estar as amolgadelas, há de topar que são sempre no sitio onde se mete a mão para fechar o capot.
    Quanto a isso de abrir e fechar, não acredito que torne a amolgar, a não ser que alguem resolva "dar uma" em cima dele. Mas como já me disseram na marca ao que parece ronda os 300 euros e de remarca custa 100 e tal euros. Mas esse ultimo caso tenho medo do material comece depois a "desalinhar-se". Por isso vou ver quanto poderá me ficar desamolgar.

3 - o meu parace estar normal mas todas as pessoas que guiam o carro dizem que está duro, isto para que guia carros a gasolina, que vem de carros a gasoleo não diz nada.
    O pedal com o carro desligado faz o percurso normal sem soluços, só faz soluços se fizer o movimento super devagar.
    Penso que não se deve ao facto de ser a diesel, mas sim de não ser hidraulica. Os Clios de fim de 2005 já não tem esse mal. Mas também já me habituei ao pedal.

Obrigado pelo comentário

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Já agora, isso é o IC?

Acho que afinal o meu carro é de 80cv, contrariamente aos 65cv que pensava que era quando o comprei.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

assim de repente parece ser o radiador.

Vê no documento único a potência declarada (48Kw ~ 65 cv ) ou na porta do carro dci tudo a preto é de 65cv, dci com o i azul é de 80cv.

Piloto de Testes JFernandes's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Boas. Tenho um de 80 cv com 140.000 km e realmente a embreagem é um pouco dura... Quanto a problemas o meu também já mudei um rolamento na roda traseira e agora vou ter que mudar o do outro lado pois já faz barulho (pelos vistos é um problema crónico destes carros), tive também problemas com o alternador e com a respectiva correia que já estava a entregar a alma ao criador... De resto tem sido fazer as revisões certinhas e rolar...

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

se for o 80cv tb passa por cima da ventoinha entre o motor e o radiador o tubo do ic,

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
    se for o 80cv tb passa por cima da ventoinha entre o motor e o radiador o tubo do ic,
    Vou verificar por sima dessa ventoinha se tem algum tubo.

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

passa no mesmo sitio deste que esta na imagem so que este foi aplicado e os tubos sao de alumio e os de origem sao em plastico preto.. mas passa da mesma forma..
    a imagem tirei da net.. e o que esta aponte com setas vermelhas.