Óleo Mercedes C 220 CDI
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 9 de 9

Título: Óleo Mercedes C 220 CDI

Piloto de Kart lffs's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito Óleo Mercedes C 220 CDI

Carro: Mercedes-Benz C 220 CDI de 2003

Viva, depois da última revisão (a primeira sem ser na marca), esporadicamente aparecia-me uma mensagem no CB pedindo que reduzisse o nível do óleo do motor. Nessa altura ainda não tinha desoberto o menu secreto que permite ver a quantidade em litros do mesmo. Acontece que certo dia, depois dessa mensagem aparecer, por má interpretação, o meu pai acrescentou-lhe 1 litro. E andou assim 500 km. Depois disso levei-o ao mecânico onde fez a revisão que lhe tirou 1,3 litros. Neste momento no CB indica que tem 6,5 litros, que julgo ser o máximo recomendado para o carro.

Que problemas poderá ter causado andar com o óleo acima do nível máximo? É caso para me preocupar?

Já agora gostava de saber que tipo de óleo aconselham, admitindo que faço cerca de 8 mil km por ano.

Obrigado e cumprimentos.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Olá,

Andar com óleo a mais no motor danifica o catalisador e talvez mais orgãos, pois aumenta a pressão dentro do cárter,etc... Só deve provocar danos a longo prazo e não em situações esporádicas.

Quanto ao tipo de óleo, tem que verificar o tipo de motor que tem, para ver que tipo de óleo deve usar. Se tiver filtro de partículas, o óleo tem que respeitar uma norma específica, senão compromete a duração do mesmo. Os óleos para esses motores são 5w30 ou 5w40, embora haja quem use 10w40 para 10.000kms. Fica ao critério de cada um.

Abraço

Piloto de Testes PRAP's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Exacto...
    Penso que um 0w40 também é recomendado.
    Ou até um 0w30 (também cumpre a norma 229.5 da Mercedes, apesar de não ser muito usado). O E270 CDI cá de casa na última revisão levou este último, Castrol Edge 0w30...

Mas talvez o 0w40 ou 5w40 sejam os mais recomendados...

Piloto de Provas de Perícia c200's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Vê no manual do carro. Se não pergunta na marca que eles informam...

Piloto de Kart lffs's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Obrigado pelas respostas. Na marca sempre utilizaram Mobil 1 0W40. Agora tem BP Visco 7000 0W40.

E quanto ao facto de ter andado com óleo a mais, visto ser isso que me preocupa? Algumas opiniões?

Piloto de Testes PRAP's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por lffs Ver Post
    Obrigado pelas respostas. Na marca sempre utilizaram Mobil 1 0W40. Agora tem BP Visco 7000 0W40.

E quanto ao facto de ter andado com óleo a mais, visto ser isso que me preocupa? Algumas opiniões?
    Óleo a mais é prejudicial, mas se foi uma situação pontual não me parece que seja muito grave... Também agora pouco há a fazer em relação a isso...
    Em princípio se foi pouco tempo e não notas sintomas anormais não danificou nada...

Piloto de Provas de Perícia c200's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Quanto ao óleo está certo! Se foram só 500 km's não se passa nada!

Piloto de Troféu ELVTMB's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

O C220 que tive, também primeiro usavam o Mobil 1, depois o Visco 7000 sempre 0w40. São ambos bons oleos.

Piloto de Troféu FilipeBraga's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por gessler Ver Post
    Olá,

Andar com óleo a mais no motor danifica o catalisador e talvez mais orgãos, pois aumenta a pressão dentro do cárter,etc... Só deve provocar danos a longo prazo e não em situações esporádicas.

Quanto ao tipo de óleo, tem que verificar o tipo de motor que tem, para ver que tipo de óleo deve usar. Se tiver filtro de partículas, o óleo tem que respeitar uma norma específica, senão compromete a duração do mesmo. Os óleos para esses motores são 5w30 ou 5w40, embora haja quem use 10w40 para 10.000kms. Fica ao critério de cada um.

Abraço
    Desde que cumpra a norma da marca, o óleo dá sempre para 20.000 Km e não está relacionado com o filtro de partículas.

Para a viatura em questão, serve 0w30, 0w40, 5w40, cumprindo a respectiva norma que creio ser MB 229.51