Problemas com a caixa de velocidades
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 16 de 16

Título: Problemas com a caixa de velocidades

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito Problemas com a caixa de velocidades

A minha mãe tem um Smart Forfour 1.1 comprado há menos de um ano, de serviço, e com garantia. O carro costuma "arranhar" a meter a marcha-atrás. Perante esta situação, a minha mãe ligou para o vendedor e obteve a justificação que tal acontecimento era normal nestes carros.

Mas agora piorou. No sábado eu engrenei a marcha-atrás a descer, e, ao fazer o ponto de embraiagem, a mudança "saltou fora" acompanhada de um ruído enorme proveniente da caixa.

Será isto normal?

Obrigado

Piloto de Kart xarly's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

se forem mudanças manuais cheira-me a folga na caixa de velocidades, isto é, entre o veio da manete e a caixa, devido, por exemplo, a uma forte pancada... se for automático, ou semi, também não posso adiantar mais...

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por xarly Ver Post
    se forem mudanças manuais cheira-me a folga na caixa de velocidades, isto é, entre o veio da manete e a caixa, devido, por exemplo, a uma forte pancada... se for automático, ou semi, também não posso adiantar mais...
    É manual..

Piloto de Rallye ciber007's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

É normal porque a marcha atrás não é sincronizada como as restantes mudanças.

O que podes fazer é engatar uma 1ª ou 2ª antes de meteres a marcha atrás porque assim paras os carretos todos e engrenas à vontade.

Se a meteres bem e ela continuar a saltar então tens a caixa com defeito e terás de accionar a garantia.

Cumprimentos.

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    É normal porque a marcha atrás não é sincronizada como as restantes mudanças.

O que podes fazer é engatar uma 1ª ou 2ª antes de meteres a marcha atrás porque assim paras os carretos todos e engrenas à vontade.

Se a meteres bem e ela continuar a saltar então tens a caixa com defeito e terás de accionar a garantia.

Cumprimentos.
    Sim isso já tentei há muito e disse à minha mãe para fazer. Mas por vezes arranha na mesma. Saltar fora foi uma situação pontual. Mas tenho a certeza que estava bem engrenada

Piloto de Troféu JeTBoy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Sim isso já tentei há muito e disse à minha mãe para fazer. Mas por vezes arranha na mesma. Saltar fora foi uma situação pontual. Mas tenho a certeza que estava bem engrenada
    É uma situação comum a muitas caixas, arranhar e saltar fora, mas apenas quando não está bem engrenada, por vezes parece estar e não está realmente bem metida.

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
    É uma situação comum a muitas caixas, arranhar e saltar fora, mas apenas quando não está bem engrenada, por vezes parece estar e não está realmente bem metida.
    Mas não trará problemas?

Piloto de Troféu JeTBoy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Mas não trará problemas?
    Pois, não convém repetir essa situação com regularidade. Há que assegurar que a mudança ficou bem engrenada e só aí mover o carro, para não arranhar.

Uma boa técnica para facilitar, como já explicitaram atrás, é engrenar primeiro 4ª, por exemplo, e depois então meter a marcha-atrás!

Piloto de Rallye ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

A marcha atrás tipicamente é não sincronizada e de dentes direitos. Isso dá direito a arranhadela. Para isso não acontecer tens que ter o carro parado DE TODO. Mesmo assim pode ser difícil de engrenar: nada como passar primeiro por uma segunda ou então soltar a embraiagem e voltar a premir.

Se a marcha atrás assim entrar sem esforço e mesmo assim saltar fora, mecânico com ele.

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
    Pois, não convém repetir essa situação com regularidade. Há que assegurar que a mudança ficou bem engrenada e só aí mover o carro, para não arranhar.

Uma boa técnica para facilitar, como já explicitaram atrás, é engrenar primeiro 4ª, por exemplo, e depois então meter a marcha-atrás!
    Eu já disse à minha mãe e ela engrena a 1ª antes da MA

Acabou agora de me dizer que isto só lhe costuma acontecer ao início. Quando ela pega no carro. E não depois de uma viagem, por exemplo. Estranho

Quanto ao saltar fora foi só uma vez que aconteceu e foi a mim. Ela nunca teve numa situação assim.

Piloto de Troféu Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Eu já disse à minha mãe e ela engrena a 1ª antes da MA

Acabou agora de me dizer que isto só lhe costuma acontecer ao início. Quando ela pega no carro. E não depois de uma viagem, por exemplo. Estranho

Quanto ao saltar fora foi só uma vez que aconteceu e foi a mim. Ela nunca teve numa situação assim.
    Já tinha respondido noutro tópico parecido mas já agora também deixo aqui uma possível solução: muda a valvolina da caixa.

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Já tinha respondido noutro tópico parecido mas já agora também deixo aqui uma possível solução: muda a valvolina da caixa.
    O carro está na garantia. Eles que mudem

A revisão é em breve, por isso vou ver se se resolve o assunto.

Obrigado

Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."

Por Defeito

Mudar a valvolina num carro nem com um ano?
    Qual a quilometragem?
    Não engulo essa.

A valvolina (a caixa de velocidades no geral) e um componente que tem uma durabilidade sem atestos nem cuidados considerável.
    Se uma valvolina não durar pelo menos 100.000Km é caso para escrever no livro do Guiness.
    Poderá eventualmente fazer atestos de X milhares em X milhares, agora, neste caso não em parece, mas...

Cheira-me que não é defeito, é feitio.

No caso da manete ter saltado, provavelmetne engrenaste mal.
    o que me suscita curiosidade foi que acotneceu quando o carro estava a movimentar-se para a frente. Normalmente nem entra sequer.

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Mudar a valvolina num carro nem com um ano?
    Qual a quilometragem?
    Não engulo essa.

A valvolina (a caixa de velocidades no geral) e um componente que tem uma durabilidade sem atestos nem cuidados considerável.
    Se uma valvolina não durar pelo menos 100.000Km é caso para escrever no livro do Guiness.
    Poderá eventualmente fazer atestos de X milhares em X milhares, agora, neste caso não em parece, mas...

Cheira-me que não é defeito, é feitio.

No caso da manete ter saltado, provavelmetne engrenaste mal.
    o que me suscita curiosidade foi que acotneceu quando o carro estava a movimentar-se para a frente. Normalmente nem entra sequer.
    O carro não é novo. Foi comprado de serviço, acho que disse isso... Os km's não sei ao certo mas deve ter à volta de 70000.

Quando saltou, entrou bem, sem arranhar. Ao fazer o ponto de embraiagem é que ela saltou acompanhada de um ruído enorme

Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."

Por Defeito

Pode ser que seja da valvolina.
    O ruído enorme foram os carretos a raspar uns nos outros pois não estavam bem engrenados.

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Pode ser que seja da valvolina.
    O ruído enorme foram os carretos a raspar uns nos outros pois não estavam bem engrenados.
    Quando a minha mãe levar o carro à revisão vai falar nisso e depois digo-vos a resposta deles