embraiagem patina.
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 31

Título: embraiagem patina.

Piloto de Kart paulomodesto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito embraiagem patina.

Quando uma embraiagem patina é normal ser em primeira ou segunda velocidade ou em mudanças mais pesadas?Tenho a impressão que a minha patina em primeira e segunda velocidade sempre que piso a fundo numa ultrapassagem ou num arranque mais rapido o que não me acontece numa mudança mais pesada.

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Das poucas embraiagens que senti patinar a maioria patinava quando se puxava a fundo nas 1ªs mudanças, mas no meu 2º carro, um citroen zx 1.4, patinava em 5ª e nem era preciso esmagar o acelerador. No entanto isso não se sentia muito nas 1ªs mudanças.

O que acho é que se patina um bocado em 1ª, 2ª 3ª a puxar é porque ou está a ficar gasta ou alteraste o motor e agora ela não aguenta o "power"
    Se patina nas ultimas mudanças (5ª, 6ª) é porque tá morta e precisas de trocar.

Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Sim tem repro ligeira mas nunca percebi fazer isto mas hoje tirei a prova dos nove e o carro com 4 pessoas em terceira numa subida pisei o acelerador e este acelerou mas a velocidade pouco aumentou se continuar com o carro assim qual vai ser o desfecho? não conseguir por mudanças?Parar numa subida e ele já não sair de lá?ou ainda consigo fazer muitos km com ela assim notando claro uma piora ligeira á medida que os kms passam?posso estragar algo andar assim?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

O melhor mesmo e ires a uma oficina e mandares meter um disco de embraiagem novo pois esse esta gasto e vais acabar por ficar em "terra"!!
    Vais acabar por chegar a um ponto em que nao consegues meter nenhuma mudança pois o disco esta gasto!!

Piloto de Testes setyoureyestozion's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Por norma o desfecho é 1 cheiro a queimado até que a embraiagem entrega a alma ao senhor... e não andas mais com o 1 carro. (até substituir...claro)

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulomodesto Ver Post
    Sim tem repro ligeira mas nunca percebi fazer isto mas hoje tirei a prova dos nove e o carro com 4 pessoas em terceira numa subida pisei o acelerador e este acelerou mas a velocidade pouco aumentou se continuar com o carro assim qual vai ser o desfecho? não conseguir por mudanças?Parar numa subida e ele já não sair de lá?ou ainda consigo fazer muitos km com ela assim notando claro uma piora ligeira á medida que os kms passam?posso estragar algo andar assim?

Como já disse, no meu ZX 1.4 a embraiagem nunca chegou ao ponto de não conseguir fazer uma subida, mas já me aconteceu num Rover 214 Cabrio. Estava a dar sinais de que faltava pouco, mas bastou uma subida mais dificil para ela "morrer" ali mesmo. A partir daí fiquei mesmo apeado porque nem a direito ele andava!! No entanto podia meter todas as mudanças sem nenhum problema. Tentei arrancar em 5ª e nada... era como estar em ponto-morto...

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Já agora, de que carro estás a falar??

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

já me aconteceu no 205, patinava, caso lhe apertasse a mudança mais um pouco, tinha de conduzir com a sensibilidade no pé ao máximo.

foi o retentor da caixa, para o lado da embraiagem que foi à vida. optei por mudar o kit todo

Piloto de Troféu mmao's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

para veres se a embraiagem patina, é só fazeres um teste simples.
    com o carro a trabalhar e com o travão de mão puxado, engatas a 1ª e largas a embraiagem devagar.
    se o carro tentar andar ou baixar a traseira, é sinal de que a embraiagem tá boa.

Pedestre Belgium's Avatar
    Data de Registo
    May 2008

Exclamation

Pelo que descreves a solução para isso é disco, prato e rolamento novos. Até ficares sem embriagem ainda podes fazer uns Km mas é certo que quando mais precisares do carro é quando a embraiagem vai pifar. Por isso não abuses e programa a troca.

Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Trata-se de uma fiat marea 1.9 jtd 105 cv com repro soft.
    Com travão de mão puxado engatando primeira largando a embraiagem ela começa a puxar a carrinha acabando por ir abaixo, a repro tem cerca de 20 mil km mas a dita embraiagem já mostrava alguma "deficiencia" desde que a comprei á cerca de 40 mil kms como um arranhar ao por mudanças mas mais ao reduzir, aquele arranhar que não se ouve só se sente e uma vibração "estremecer" ao arrancar que se mantem até hoje que só consigo eliminar se elevar as rotações ás 2500 rpm ao arrancar, e um barulho ressonante ao arrancar que só faz quando o tempo está mais humido ou quando se pede mais da embraiagem (subida ingreme)Sei que muitos vão dizer "fiat" mas é um belo motor muito prazeroso de conduzir, então depois da repro ficou um must pena outras coisas...

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Trata-se de uma fiat marea 1.9 jtd 105 cv com repro soft.
    Com travão de mão puxado engatando primeira largando a embraiagem ela começa a puxar a carrinha acabando por ir abaixo, a repro tem cerca de 20 mil km mas a dita embraiagem já mostrava alguma "deficiencia" desde que a comprei á cerca de 40 mil kms como um arranhar ao por mudanças mas mais ao reduzir, aquele arranhar que não se ouve só se sente e uma vibração "estremecer" ao arrancar que se mantem até hoje que só consigo eliminar se elevar as rotações ás 2500 rpm ao arrancar, e um barulho ressonante ao arrancar que só faz quando o tempo está mais humido ou quando se pede mais da embraiagem (subida ingreme)Sei que muitos vão dizer "fiat" mas é um belo motor muito prazeroso de conduzir, então depois da repro ficou um must pena outras coisas...

Esse tipo de vibrações que descreves deve ser algo mais do que simplesmente embraiagem gasta (ou talvez não..)
    Mais vale ir ver isso. Se calhar nem é assim tão caro e depois vais aproveitar melhor os cavalinhos "novos"

nto
    nto está offline
    Chefe de Equipa nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Deverá ser mesmo a embraiagem gasta.

Mas já agora, quantos quilómetros é que o carro tem.

Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

A carrinha conta com 119 mil km acho um pouco cedo precisar já de embraiagem mas tambem não sei qual foi o uso do antigo dono.Quanto á vibração tenho medo que seja do bi-massa vulgo volante de motor que possa estar empenado e aí é uma nota preta, já depois da repro se pisar acelerador apartir das 2000 rpm apartir da 3 velocidade o motor treme e ouve-se um barulho de estremecer que já me disseram ser devido ao acréscimo de binário.
    Última edição por paulomodesto : 08-09-09 às 12:08:20

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

pelo q dizes pode ser que o prato de embraiagem nao so ta gasto com esta empenado..levo um aquecimento forte e empenou... logo aq baixas rotacoes notas mais esse empenamento ao engatar a mudança..

por causa disso podes eventualmente ter de trocar todo kit..

mas nao é grave o mais caro msm é a mau de obra... mudar uma embraiagem da trabalho.. ufa

quanto a isso do motor, manda ver tb... mas no entanto penso ser apenas da embraiagem..

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the dark side of the moon

Por Defeito

A carrinha conta com 119 mil km acho um pouco cedo precisar já de embraiagem mas tambem não sei qual foi o uso do antigo dono.Quanto á vibração tenho medo que seja do bi-massa vulgo volante de motor que possa estar empenado e aí é uma nota preta, já depois da repro se pisar acelerador apartir das 2000 rpm apartir da 3 velocidade o motor treme e ouve-se um barulho de estremecer que já me disseram ser devido ao acréscimo de binário.
    Por um lado, dependendo do uso e da qualidade da própria embraiagem, pode não ser assim tão cedo.

Por outro lado, meteste uma repro numa embraiagem já com uso, logo isso seria de esperar.

São estas coisas que os defensores das repro se "esquecem" de falar.

Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Por um lado, dependendo do uso e da qualidade da própria embraiagem, pode não ser assim tão cedo.

Por outro lado, meteste uma repro numa embraiagem já com uso, logo isso seria de esperar.

Exacto!

Quem faz repro não pode esperar uma fiabilidade ao nível do motor de origem, assim como esperar que o motor só necessitará das revisões programadas pela marca.

paulomodesto, sinceramente não me parece que o antigo dono tenha qualquer coisa a ver com isso. A embraiagem se patina em mudanças mais baixas, não está a suportar o binário que o motor lhe emite. Não tem nada a ver com o antigo dono. Tem a ver com limitações de material.

Queres que a embraiagem dure mais uns tempos? Repõe os valores originais da centralina.

Piloto de Testes MonteiroRibas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Já se sabe que embraiagem e turbos é preciso ter calminha com eles. Por outro lado, metes uma nova reforçada e tá como novo. Não há milagres nas repros, cada um abusa o quanto quer gastar a mais

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Pode ser de tanta coisa....

Pode ser do tipo de condução do antigo dono ou do tipo de trajectos que ele fazia...
    O simples facto de teres feito a repro.. só por si tem pouca probabilidade de te ter gasto a embraiagem, visto que referes ter feito uma repro "soft".

Se calhar não tá assim tão soft..

Pode ser de tanta coisa....

Mete uma nova (de preferência reforçada) e isso fica novo

Piloto de Rallye ciber007's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Repro ligeira..depende.

Se forem mais 20 a 25 cavalos, não é assim tão ligeira e é natural que a embraiagem acuse logo. Agora tens de reforçar a embraiagem ou colocar uma nova.

Cumprimentos.

Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

A repro apenas colocou a disponibilidade do motor que antes era das 3000 rpm até red line 4500 rpm, para as 2000 rpm até sensivelmente 3500 com melhorias nas recuperações mas obviamente mais abusivo para o conjunto embraiagem volante do motor, em condução normal a embraiagem não dá de si mas se abusar no pé já se nota, não está assim "patinar" á muito tempo uns 2000 kms.

Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Morreu, deu hoje o seu ultimo suspiro, nem consigo com que as mudanças entrem, sorte foi acabar de estacionar e... lá vou eu largar os cordões á bolsa, sabia que tinha que ser mas estava á espera lá mais pro verão pois o meu mecanico não está com muita disponibilidade, agora é o kitt embraiagem, o termostato que tambem não está famoso e soldar a ficha do acelerador ou lá o que seja que provoca o acendimento da luz de injectores.

Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

O mecânico não tem disponibilidade? Amigo o que não faltam aí são mecânicos a querer trabalhar

Boa sorte na reparação.

Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Pois sim, mas é da familia é de confiança e sendo mecanico da fiat e sendo proprietário de duas carrinhas identicas há minha, conhecedor daquilo que está a fazer e do material que vai colocar na carrinha, e acessivel se é que me estás a entender, eu prefiro esperar e ter a certeza que vou ser bem servido!!!

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Boa sorte.

Mete uma embraiagem reforçada. Assim não voltas a preocupar-te com isso.

Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Já agora, como já disse tenho repro que me acrescenta uns 20 ou 25 cv á potencia nominal da máquina, que foi feita á base de algumas alteraçôes no software da centralina, mas pelo que sei a centralina não controla a pressão do turbo esta é feita através da chamada "torneirinha", e penso que esta deveria ser aumentada ligeiramente para acompanhar o débito de gasoleo, e tornar o aumento de potencia mais linear, haver melhor combustão e consequentemente menor fumo , alguem sabe qual a pressão original do turbo da marea jtd 105 cv e já agora quanto aguenta de aumento sem perder fiabilidade, e por ultimo estará o meu raciocinio certo:para melhor rendimento terei obrigatoriamente que ao ter mais débito de gasoleo ter também que aumentar o débito de ar (pressão)?

ASA
    ASA está offline
    Piloto de Provas de Perícia ASA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Boas.
    o problema nao sao os mais vinte ou 30 cavalos.
    O problema é o Binario a mais q vai provocar o desgaste nos componentes da transmissao.
    Se uma caixa de velocidades, diferencial, embaiagem foi concebido p aguentar x de binario,(Nm) o "chipador" ao aumentá-lo, vai fazer com q os componentes se desgastem mais rapidamente.

Entao as embraigens começam a vidrar e a empenar os pratos ou volantes bimassa q é um instante, quando damos carga a baixas rotaçaoes.

Cumptos

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Já agora, como já disse tenho repro que me acrescenta uns 20 ou 25 cv á potencia nominal da máquina, que foi feita á base de algumas alteraçôes no software da centralina, mas pelo que sei a centralina não controla a pressão do turbo esta é feita através da chamada "torneirinha", e penso que esta deveria ser aumentada ligeiramente para acompanhar o débito de gasoleo, e tornar o aumento de potencia mais linear, haver melhor combustão e consequentemente menor fumo , alguem sabe qual a pressão original do turbo da marea jtd 105 cv e já agora quanto aguenta de aumento sem perder fiabilidade, e por ultimo estará o meu raciocinio certo:para melhor rendimento terei obrigatoriamente que ao ter mais débito de gasoleo ter também que aumentar o débito de ar (pressão)?
    Essa torneirinha de que falas deve ser a wastegate, que regra geral, não se mexe. (posso estar enganado, até porque os carros não são todos iguais)

Que eu saiba (não sou expert) quando se reprograma a centralina mexe-se em vários parâmetros incluindo o turbo. Nos casos em que não é possível alterar os valores do turbo a centralina faz isso sozinha, ajustando aos valores de débito de gasóleo.

Noutros casos ainda é possível (ou necessário) mexer na wastegate fechando-a um bocadinho para manter mais pressão dentro do turbo.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Estava a pensar fazer uma repro de 25cv, mas com o caso deste amigo começo a perder o interesse!

Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

"Noutros casos ainda é possível (ou necessário) mexer na wastegate fechando-a um bocadinho para manter mais pressão dentro do turbo. "

Pois ai está amigo bezugo1 era isso que eu me referia de maneira a compensar o débito de gasoleo que foi colocado com a reprogramação e como a centralina não comanda a pressão do turbo este mantem a pressão para o débito original fazendo com que não haja uma correcta mistura diesel/ar potenciando uma "má" combustão originando mais fumo "no meu caso nem por isso, um bocadito mais" e não obter o maximo da repro.No meu caso fiquei em relação ao original com "mais motor" entre as 2000 rpm e as 3000 rpm perdendo gradualmente força apartir daí quando antes era um motor morto até ás 3000 rpm notando-se o turbo atuar apartir dessa rotação.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima