Eliminar riscos superficiais em pintura metalizada
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 13 de 13

Título: Eliminar riscos superficiais em pintura metalizada

Piloto de Kart xarly's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito Eliminar riscos superficiais em pintura metalizada

Boas!!

Gostaria de eliminar uns riscos "chatos" que fui coleccionando ao longo dos quilómetros no meu carro. Na maior parte são riscos superficiais, causados, por exemplo, pelo plástico de um espelho ou pára-choques de outro carro. Já consegui eliminar riscos desse tipo (e outros, bem piores) com uma espécie de "massa" ou "pasta" branca, semelhante a de polir, que vendem nas lojas Modelo, mas foi em chapa branca, normal... Neste carro, que tem pintura metalizada, estou com receio de aplicar esse produto, pois não sei se vou estragar...
    O produto em questão serve mesmo para eliminar riscos, é o que lá diz... e é bastante eficaz em pintura normal!!! Mas em metalizado
    Se alguém souber de outro produto ou método... agradecia que partilhasse aqui.

Obrigado!

Piloto de Provas de Perícia jcramalho's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Tenho a impressão que não há problemas. Mas se quiseres podes ir a www.detalhe.net que o pessoal sabe tudo sobre tirar riscos e detalhe em geral.

Pedestre Belgium's Avatar
    Data de Registo
    May 2008

Thumbs up

Não sei qual o produto que tens aí em casa mas eu já consegui retirar marcas de portas na pintura metalizada "preto mágico" do meu Ibiza que nunca pensei que saissem de lá. Procura num hipermercado uma indicada para pintura metalizada, usei "Massa de Polir Fina da Redex, lavas o carro, depois de seco aplicas um pouco de massa directamente na pintura e espalhas com um pano seco. Deixa secar uma camada fininha visvel e então limpas com outro pano até retirares toda a massa´, com movimentos circulares tipo karaté kid (wax on, wax off). Se os riscos estiverem apenas no verniz desaparecem sem problemas e o painel fica como novo sem diferenças em relação ao resto da pintura. Se a pintura já estiver mesmo, mesmo gasta (queimada do sol, muito visto em carros vermelhos) tens de fazer isso em todos os paineis ou então fica a parecer que pintaste o sitio onde aplicaste a massa e ficou a faltar o resto. Também já usei num Astra metalizado e os resultados foram igualmente muito bons.
    O problema de comprar um carro novo e ter de o deixar estacionado perto dos outros: os imbecis que não têm cuidado nem com o carro que têm, muito menos com o dos outros e abrem a porta do carro como se fosse o portão da quinta. O meu Ibiza estava novo até ter de começar a deixa-lo fora da garagem. O que vale é que a pintura metalizada "aguenta" algumas destas investidas e com um pouco e massa de polir fica como novo...

pag
    pag está online
    Piloto de Provas de Perícia pag's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Sendo um aficionado do detalhe automóvel, desaconselho todos esses produtos dos hipers. Dá uma vista pelo www.detalhe.net, tal como o jcramalho já referiu e bem. O meu carro nunca mais foi o mesmo desde que descobri este site.

Piloto de Kart xarly's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Obrigadão pela respostas!! Vou tentar encontrar o referido produto e vou ganhar um bocado de músculo a esfregar!!!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Acho que este video dá uma boa explicação para o que tens que fazer:

YouTube - How to remove clearcoat paint scratches from your car

Eles têm uns bons videos.

Piloto de Testes Salvad0r's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por o9p0 Ver Post
    Acho que este video dá uma boa explicação para o que tens que fazer:

YouTube - How to remove clearcoat paint scratches from your car

Eles têm uns bons videos.

OMFG

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

A meio do tratamento até dá dó ver aquele painel mas dá sempre para termos uma ideia do que fazer e no youtube há muito mais.

AMR
    AMR está offline
    Piloto de Troféu AMR's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

O video é sobre como retirar riscos, ou como fazer riscos? Fiquei confuso

Essas supostas massas de polir com os trapitos, resultam. Mas isso é numa pintura já tão massacrada, que mais um estrago não se vai notar. Fazer uma coisa dessas numa pintura em bom estado, pode até disfarçar minimamente o risco, mas a pintura vai ficar baça

Pedestre Belgium's Avatar
    Data de Registo
    May 2008

Thumbs down

Comecei a ver o video e vi o tipo com uma folha de lixa... não usem lixa numa pintura, por mais fina que seja, nunca mais vai ficar em condições, deixem isso para os profissionais das estufas e oficinas.
    De certo existe melhor mas para eliminar os riscos do dia a dia, uma massa de polir fina, adequada para pinturas metalizadas e à venda num hiper é suficiente. A pintura não fica bassa e no final o painel, o carro, parece novo. Claro que não é algo que se faça todos os dias, no extremo o processo de polir uma pintura consiste em retirar uma fina camada superficial (microns) danificada do verniz da pintura.
    Última edição por Belgium : 01-09-09 às 22:33:29

Piloto de Kart LuisCF's Avatar
    Data de Registo
    May 2008

Por Defeito

E para tirar aqueles swirls, característicos da lavagem nos rolos, o que aconselham?

Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Belgium Ver Post
    Comecei a ver o video e vi o tipo com uma folha de lixa... não usem lixa numa pintura, por mais fina que seja, nunca mais vai ficar em condições, deixem isso para os profissionais das estufas e oficinas.
    De certo existe melhor mas para eliminar os riscos do dia a dia, uma massa de polir fina, adequada para pinturas metalizadas e à venda num hiper é suficiente. A pintura não fica bassa e no final o painel, o carro, parece novo. Claro que não é algo que se faça todos os dias, no extremo o processo de polir uma pintura consiste em retirar uma fina camada superficial (microns) danificada do verniz da pintura.
    Percebo o que queres dizer, mas quanto à lixa estás errado. Dependendo da situação, pode ser usada lixa 2000 ou até 1500, mas não como foi feito no vídeo, tem que ser feito por quem sabe o que está a fazer. Para te explicar isto com mais fundamento e pormenor, é esperar que cá venha um detailer experienciado e não um curioso como eu

Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisCF Ver Post
    E para tirar aqueles swirls, característicos da lavagem nos rolos, o que aconselham?
    Um polimento (e aqui vem a parte importante) por quem sabe. A outra metade do conselho é não lavar NUNCA um carro nos rolos, existem "elefantes azuis" para quem não tem paciência para dedicar tempo e dinheiro ao carro.