Viatura não pega com motor quente???
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 29 de 29

Título: Viatura não pega com motor quente???

  1. #1
    SCS
    SCS está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    36

    Por Defeito Viatura não pega com motor quente???

    Boas...

    Após uma viagem que pode ser curta, + - 8 kms (o suficiente para aquecer o motor), desligo a viatura, mas se 5 minutos depois quiser voltar a ligá-la (que ainda se encontra com o motor quente) esta não pega. Mas se esperar perto de 30 minutos, ela volta a pegar.

    O motor de arranque tá bom, dá as voltas completas, não é bateria apesar de já ter uns anos, a ventoinha funciona...etc etc.

    Só daqui a 2,5 semanas é que vou poder me deslocar onde habitualmente faço a revisão, onde irão ligar à máquina da verdade...e descobrir a raiz do problema.

    Entretanto, se algum dos participantes deste fórum tiver tido um caso parecido ou saiba do que se trata, agradecia que me pudesse dar uma luz sobre o assunto.

    Saudações e desde já um muito obrigado


    (Viatura: 1.2 a gasolina)


  2. #2
    Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003
    Localização
    À procura de satélites...
    Posts
    34,567

    Por Defeito

    É um Renault?

    Se for, provavelmente é o captor do ponto morto superior.
    Última edição por Vanquish : 11-08-09 às 23:23:10

  3. #3
    Piloto de Troféu nathaniel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    Localização
    since i was born i started to decay
    Posts
    6,449

    Por Defeito

    cá para mim isso encharca.

  4. #4
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Lisboa, , Portugal.
    Posts
    435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por SCS Ver Post
    Boas...

    Após uma viagem que pode ser curta, + - 8 kms (o suficiente para aquecer o motor), desligo a viatura, mas se 5 minutos depois quiser voltar a ligá-la (que ainda se encontra com o motor quente) esta não pega. Mas se esperar perto de 30 minutos, ela volta a pegar.

    O motor de arranque tá bom, dá as voltas completas, não é bateria apesar de já ter uns anos, a ventoinha funciona...etc etc.

    Só daqui a 2,5 semanas é que vou poder me deslocar onde habitualmente faço a revisão, onde irão ligar à máquina da verdade...e descobrir a raiz do problema.

    Entretanto, se algum dos participantes deste fórum tiver tido um caso parecido ou saiba do que se trata, agradecia que me pudesse dar uma luz sobre o assunto.

    Saudações e desde já um muito obrigado


    (Viatura: 1.2 a gasolina)
    Pode ser o filtro do ar sujo, um problema nos injectores, compressão nos cilindros baixa

  5. #5
    Piloto de Kart DTrack's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008
    Posts
    164

    Por Defeito

    Tive um problema do género...eram as escovas do motor de arranque nas nuvens..

  6. #6
    Piloto de Testes Visitante's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Posts
    3,611

    Por Defeito

    Não sei se serve para alguma coisa nem se estará relacionado, mas eu já vi exactamente o mesmo problema no Range Rover 2.5TD de um colega meu.. Bastava estar ligeiramente quente que já não pegava, só pegava (à 1º) a frio!
    Foi para a oficina e levou uma peça electrónica que controlava não faço ideia o quê e que custou 1500 euros.

    Duvido que devido à disparidade entre os carros seja o mesmo problema, mas de mecânica não percebo nada!

  7. #7
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    379

    Por Defeito

    assumindo que é motor "a carburador":

    quando isso acontecer, faz assim:

    prego a fundo
    esperar assim durante 20 sec...
    depois dar a chave com o pé a fundo.... NUNCA BOMBEAR o pedal acelerador

    dar a ignição --- insistir durante periodos de 10 a 15 sec... sempre com o acelerador a fundo - nunca mexer. ....

    ate que começe a "querer" trabalhar
    nessa altura largar a chave de ignição e deixar o acelerador a fundo até que aumente a rotação,
    levantar o pe do acelerador assim que a rotação ja seja considerável... (vai subir rápido.)


    convem mandar ver qual o problema...
    filtro ou afinação...velas etc.

  8. #8
    SCS
    SCS está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    36

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    É um Renault?

    Se for, provavelmente é o captor do ponto morto superior.


    É um Fiat Punto HLX 1,2

  9. #9
    Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003
    Localização
    À procura de satélites...
    Posts
    34,567

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por SCS Ver Post
    É um Fiat Punto HLX 1,2
    Se é um Fiat Punto, provavelmente é a bobine de ignição.

  10. #10
    Piloto de Troféu nathaniel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    Localização
    since i was born i started to decay
    Posts
    6,449

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DTrack Ver Post
    Tive um problema do género...eram as escovas do motor de arranque nas nuvens..
    não pegava quando estava quente?

  11. #11
    Piloto de Provas de Perícia UnDeRScOr3's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004
    Localização
    Setúbal, , Portugal.
    Posts
    956

    Por Defeito

    Nos puntos não sei... mas os hondas mais antigos, costumam fazer isso... é uma solda qualquer que se parte num relé que controla o arranque do motor, experimenta ir a um electricista auto e explica a situação, pode ser que ele descubra.
    Quanto ás bobines, não me parece que seja dai... senao, nem a frio pegava.
    Mas ele dá algum sinal quando rodas a chave? Ele tenta mesmo pegar, ou não faz nada quando rodas a chave?

    Cumps

  12. #12
    Piloto de Troféu ELVTMB's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004
    Localização
    Portugal.
    Posts
    6,706

    Por Defeito

    O mais grave poderá ser falta de compressão, opção ainda mais a considerar se o motor já tiver alguns kms visto que normalmente um dos sintomas é fazer com que o carro pegue mal a quente.

    Escovas do motor de arranque, bobine, velas, etc. se pega bem a frio, pelo que tenho visto, não é muito provável.

  13. #13
    SCS
    SCS está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    36

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
    Nos puntos não sei... mas os hondas mais antigos, costumam fazer isso... é uma solda qualquer que se parte num relé que controla o arranque do motor, experimenta ir a um electricista auto e explica a situação, pode ser que ele descubra.
    Quanto ás bobines, não me parece que seja dai... senao, nem a frio pegava.
    Mas ele dá algum sinal quando rodas a chave? Ele tenta mesmo pegar, ou não faz nada quando rodas a chave?

    Cumps
    sim quando rodo a chave o motor de aranque funciona bem, falta é aquele salto final em que por fim pega

  14. #14
    SCS
    SCS está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    36

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Se é um Fiat Punto, provavelmente é a bobine de ignição.
    Em alguns sites situações semelhantes relataram problemas na bobine de ignição....

  15. #15
    SCS
    SCS está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    36

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
    O mais grave poderá ser falta de compressão, opção ainda mais a considerar se o motor já tiver alguns kms visto que normalmente um dos sintomas é fazer com que o carro pegue mal a quente.

    Escovas do motor de arranque, bobine, velas, etc. se pega bem a frio, pelo que tenho visto, não é muito provável.
    Espero que não ...sempre possivel ...está perto dos 140000 km ou por aí

  16. #16
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,760

    Por Defeito

    É a bobine de ignição.
    Tenho o mesmo problema no meu 1.2 a carburador.

  17. #17
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,760

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por maxwell Ver Post
    assumindo que é motor "a carburador":

    quando isso acontecer, faz assim:

    prego a fundo
    esperar assim durante 20 sec...
    depois dar a chave com o pé a fundo.... NUNCA BOMBEAR o pedal acelerador

    dar a ignição --- insistir durante periodos de 10 a 15 sec... sempre com o acelerador a fundo - nunca mexer. ....

    ate que começe a "querer" trabalhar
    nessa altura largar a chave de ignição e deixar o acelerador a fundo até que aumente a rotação,
    levantar o pe do acelerador assim que a rotação ja seja considerável... (vai subir rápido.)


    convem mandar ver qual o problema...
    filtro ou afinação...velas etc.
    Porque é que não se deve bombear o pedal do acelerador?

  18. #18
    Piloto de Provas de Perícia UnDeRScOr3's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004
    Localização
    Setúbal, , Portugal.
    Posts
    956

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por SCS Ver Post
    Em alguns sites situações semelhantes relataram problemas na bobine de ignição....

    Se tiveres um multimetro, rodas a chave até acender as luzinhas todas, e dps vais lá á bobine, ao cabo que leva a energia para o distribuidor, e vês se tem voltagem...

    Quanto ao carburador, penso que o Fiat punto nunca usou esse sistema de injecção, deve ter é um sistema monoponto, com um unico injector, sendo a injecção controlada neste caso pela centralina, e não por vácuos e afins, como num carburador...

    Cumprimentos

  19. #19
    Piloto de Troféu nathaniel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    Localização
    since i was born i started to decay
    Posts
    6,449

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Porque é que não se deve bombear o pedal do acelerador?
    porque encharca. uma vez saí com um carro emprestado, um 127 e deixei ir abaixo e não pegava, a bobina de ignição estava muito quente. depois de arrefecer pegou. no punto o sistema de ignição é diferente, mas o defeito pode ser mesmo a bobina.

  20. #20
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,760

    Por Defeito

    Perguntei porque tantas vezes peguei o meu carro assim e nucna me aconteceu nada.

  21. #21
    Piloto de Kart Prescott's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007
    Posts
    67

    Por Defeito

    Tenho um Punto exactamente igual ao teu e já me aconteceu o mesmo, a frio pegava sempre sem qualquer dificuldade, com o carro quente, mesmo após curta viagem, por vezes não pegava, tinha que aguardar uns 30mins ou mais para ele pegar. Tanto acontecia de dia como de noite, com frio ou calor, não tinha padrão.
    Quando acontecia, ao rodar a chave o carro tentava trabalhar mas de uma forma muito arrastada. Ao fim de algumas vezes já nem dava sinal.

    Andei uns tempos com esse problema até que o meu mecânico sugeriu ver a bateria, eu na altura não apontava muito para aí porque ele só fazia aquilo raramente, e por exemplo às vezes estava parado 1 dia ou 2 e chegava lá e pegava direitinho.
    Acabei por trocar a bateria com um amigo meu que tem um carro igual, andamos uns dias, a certa altura acontece-lhe o mesmo, devolvi-lhe a bateria e fui comprar uma nova. Até hoje.

    É possível que não seja o mesmo problema mas fica o exemplo.

    Boa sorte com isso, abraço.
    Última edição por Prescott : 12-08-09 às 23:31:05

  22. #22
    Piloto de Rallye ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006
    Localização
    Lisboa, , Portugal.
    Posts
    14,027

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
    Se tiveres um multimetro, rodas a chave até acender as luzinhas todas, e dps vais lá á bobine, ao cabo que leva a energia para o distribuidor, e vês se tem voltagem...

    Quanto ao carburador, penso que o Fiat punto nunca usou esse sistema de injecção, deve ter é um sistema monoponto, com um unico injector, sendo a injecção controlada neste caso pela centralina, e não por vácuos e afins, como num carburador...

    Cumprimentos
    Sendo um punto 2 16v, salvoerro tem uma injecção sequencial multiponto.

  23. #23
    SCS
    SCS está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    36

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Prescott Ver Post
    Tenho um Punto exactamente igual ao teu e já me aconteceu o mesmo, a frio pegava sempre sem qualquer dificuldade, com o carro quente, mesmo após curta viagem, por vezes não pegava, tinha que aguardar uns 30mins ou mais para ele pegar. Tanto acontecia de dia como de noite, com frio ou calor, não tinha padrão.
    Quando acontecia, ao rodar a chave o carro tentava trabalhar mas de uma forma muito arrastada. Ao fim de algumas vezes já nem dava sinal.

    Andei uns tempos com esse problema até que o meu mecânico sugeriu ver a bateria, eu na altura não apontava muito para aí porque ele só fazia aquilo raramente, e por exemplo às vezes estava parado 1 dia ou 2 e chegava lá e pegava direitinho.
    Acabei por trocar a bateria com um amigo meu que tem um carro igual, andamos uns dias, a certa altura acontece-lhe o mesmo, devolvi-lhe a bateria e fui comprar uma nova. Até hoje.

    É possível que não seja o mesmo problema mas fica o exemplo.

    Boa sorte com isso, abraço.
    Oxalá seja isso, obrigado

    Abraço

  24. #24
    SCS
    SCS está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    36

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Sendo um punto 2 16v, salvoerro tem uma injecção sequencial multiponto.
    Sim no manual fala em injecção electrónica Multipoint sequencial com fase integrada de ignição, sistema returnless.

    Saudações

  25. #25
    Piloto de Testes telmauto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    Norte
    Posts
    2,631

    Por Defeito

    Aponto para bobine defeituosa, muito comum no punto 1.2, ou bateria com potência (carga) insuficiente ou eventualmente mau contacto no fio da massa da bomba eléctrica de combustível, que aperta junto ao farolim tr. dto salvo erro.
    Se a bateria já não aguenta várias tentativas de por o motor a trabalhar, vai ter de ser substituída em breve pode estar só aí a origem do problema.
    Se não pegar, por exemplo, com uma boa bateria auxiliar ou um "booster", verifica a bobine mas nada de multímetros conforme foi dito anteriormente, estamos a falar de uma sequência de picos de alta tensão, que o multímetro não aguenta nem pode medir.
    A forma correcta é com um dispositivo adequado intercalado na cablagem, ou então com algum cuidado para não levar choque, afastar ligeiramente o fio da bobine e ver se salta faísca enquanto alguém dá ao arranque.
    Boa sorte para a resolução do problema!

  26. #26
    Piloto de Kart xarly's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009
    Localização
    Algures no Atlântico
    Posts
    192

    Por Defeito

    Já tive um Micra 1.0 16v de '98 e passava-se o seguinte: de manhã, a frio, era só dar à chave de ingnição, era mesmo instantâneo, nem um segundo demorava!
    Depois de o motor quente, tinha de dar à chave de ignição +/- durante 5 segundos, o que é quase uma eternidade para por um motor a trabalhar..., mas pegava sempre!

    Nunca um mecânico me soube explicar o "fenómeno"... mas como ele acabava por pegar sempre... também não me ralei mais

  27. #27
    Pedestre PedroCastro's Avatar
    Data de Registo
    May 2009
    Localização
    Porto
    Posts
    30

    Por Defeito

    isso acontecia no meu honda... mas o meu era problema do relé...e nao precisava tanto tempo para ele pegar...era 5 min e estava a trabalhar!

  28. #28
    SCS
    SCS está offline
    Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    , , .
    Posts
    36

    Wink Resolvido

    Boas

    Agradeço todas as intervenções.

    Como a bateria já tinha 5 anos comprei uma nova, mas o problema era simplesmente o sensor de rotações.

    Ligaram à máquina que acusou logo a falha.


    Saudações

  29. #29
    Piloto de Testes Andre18's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005
    Localização
    Lisboa, , Bhutan.
    Posts
    1,632

    Por Defeito

    Boa tarde a todos,

    Uma vez que já existe este tópico, embora velhinho julgo que não vale a pena criar um novo.

    Tenho um Pajero 2800GLS que tem registado este problema. Tenho lido bastante na net, vejo que é recorrente mas as causas não são claras.

    Alguém com experiência nestes motores que possa ajudar?

    As causas que considero mais prováveis são:

    - ECU (julgo e espero que não... o carro tem apenas 135000kms e não acho que tenha sido muito abusado)
    - Filtro de gasóleo (é recente, mas...)
    - válvula de controlo das velas de incandescência (altamente provável uma vez que a luz da resistência não acende a quente)
    - Sensor de temperatura do motor/ liquido de refrigeração avariado (transmite sempre informação que o motor não está quente. Parece-me rebuscado mas...)

    Desde já obrigado

Tópicos semelhantes

  1. Carro não pega a quente [Ajuda]
    Por RSafrane na secção Boxes
    Respostas: 21
    Último Post: 25-02-09, 16:25:31
  2. Pega mais facilmente frio do que quente
    Por sempreabrir na secção Boxes
    Respostas: 14
    Último Post: 12-12-07, 20:57:01
  3. Motor Quente
    Por NoOne na secção Boxes
    Respostas: 11
    Último Post: 05-07-07, 07:58:05
  4. Não pega... - HELP!!! (já pega)
    Por Obtuso na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 14
    Último Post: 10-08-06, 18:44:51
  5. Carro pega melhor a frio do que a quente.
    Por SoUnD3r na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 48
    Último Post: 22-05-06, 19:53:51

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.