O meu focus é um cancro...
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Título: O meu focus é um cancro...

  1. #1
    Piloto de Kart fernandevd's Avatar
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    Mar 2007
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    Por Defeito O meu focus é um cancro...

    Amigos,

    Eu não tenho sido um participante activo por motivos de tempo e, infelizmente, por desmotivação em relação ao mundo automóvel. Fui co-fundador do clubeMEGANE, pois era proprietário de um Megane II 1,5 dCi 80CV, carro que me deixou saudades, apesar de alguns pequenos contratempos. Em termos de histórico automóvel posso adiantar que fui proprietário, ou melhor os meus pais foram proprietários de um Nissan Primera de 1993, que recentemente foi abatido e substituído por um Kia CEED. Possui ainda um Fiesta de 1999 e possuo ainda um CLIO III 1,5 dCi 105CV, cujo conjunto motor / caixa dá abada ao Focus, o que me não me surpreende. Já postei na irmandade focus e pensei várias vezes antes de postar aqui, mas prevaleceu a ideia que o que está mal tem de ser divulgado.
    Vamos então ao triste histórico do Focus (1.6 TDCI 109CV DPF, SETEC, XENON, ESP, PACK LUMINOSIDADE) e da assistência FORD. É triste o histórico, pois se somar os dias de imobilização extraordinários, isto é, que nada têm a ver com a manutenção regular do carro, duas semanas não chegam.

    - por duas vezes foram oferecidas notas de crédito pela concessão Intermotor em Gaia, que nunca me foram entregues;
    - contra entrega da viatura nova e após poucos quilómetros percorridos verifiquei uma anomalia na borracha de isolamento do pára-brisas. Para reparação ficou a viatura imobilizada um dia, findo o qual o problema estava por resolver, tendo ainda o pára-brisas sido destruído tantos eram os riscos. Mais parecia ter sido polido com palha-de-aço. Foi accionada a garantia para substituição do pára-brisas, tendo o carro ficado imobilizado mais dois dias;
    - desde há muito que me queixo de folgas e ruídos nos bancos da frente. Nem na revisão dos 20.000Km, na Intermotor em Gaia, nem na dos 40.000Km, nos Irmãos Monteiro em Arouca, corrigiram as anomalias. Só aos cerca de 50.000Km, após exposição escrita á Ford Lusitânea, à qual não foi dado seguimento e resposta, a concessão Intermotor minimizou as folgas e ruídos. Mais dois dias de imobilização e pedido de nova peça, cuja montagem levará a mais um dia de imobilização. No entanto, pelo menos o banco do passageiro mostra sintomas de voltar à situação que despoletou a minha reclamação;
    - em Julho de 2009 fui inesperada e, na minha opinião, infundadamente convocado para substituição do botão ESP. Após a dita intervenção verifiquei que o trabalho foi feito sem qualquer profissionalismo, já que o painel, onde o botão encaixa, foi deixado num estado lastimável. Não compreendo como é possível riscar e cortar o painel e não alertar a chefia para que esta possa de forma proactiva tratar da sua substituição e, mais importante, pedir desculpa ao cliente pelo sucedido e pela perda de tempo que a nova visita à concessão provocará;
    - desde a revisão dos 40.000Km nos Irmãos Monteiro em Arouca que me queixo de uma anomalia no sistema de travagem / ESP. Esporadicamente, a curvar para a esquerda sentia um roçar e correspondente ruído na frente do carro. Simultaneamente o carro abrandava por momentos. À excepção de uma vez em que todos os sintomas foram mais fortes, nunca surgiu qualquer aviso no computador de bordo, nem a luz do ESP acendeu. Foram inúmeras as vezes que falei no assunto, mas nunca foi detectada qualquer anomalia. Mais recentemente, simultaneamente à última intervenção nos bancos da frente, a Intermotor alega ter invertido as posições dos sensores ESP da frente. Curiosamente, a partir daí os sintomas acima mencionados começaram a manifestar-se de forma menos intensa, mas mais frequente, nas curvas para a direita, isto é, contrárias à situação inicial. Numa nova visita à Intermotor em Gaia descrevi o sucedido e a concessão terá substituído os sensores e actuadores. Infelizmente, poucos dias depois, voltei a sentir o roçar numa curva e de novo para a esquerda, isto é, tal qual sucedia antes da alegada inversão dos sensores. Devo salientar que em caso algum a anomalia se manifestou em situações em que fosse sequer possível ponderar a hipótese de se tratar da função normal do ESP. E sim, sei como funciona o ESP e quando deve actuar. A Ford e/ou seus funcionários parte da premissa que o cliente é burro e ignorante. Em 29.07.2009 o computador de bordo começou a apresentar a mensagem de que o sistema ESP está avariado. Tendo feito alguma pesquisa na Internet, tenho conhecimento que pelo mundo fora são muitos os casos de clientes CMAX e Focus que tiveram de pagar avultadas despesas para substituição do módulo ESP, já que a FORD, apesar de saber que se trata de uma anomalia recorrente, apenas se propõe comparticipar a reparação da avaria. Como se não bastasse, um dia depois ouvi um ruído na roda da frente direita. Resultado: o disco tem três rasgos profundos provocados pelo apoio do calço que encostou ao disco. E como se ainda não bastasse, surgiu o aviso de avaria no motor, que tanto pode ser avaria como o depósito do líquido dpf a precisar do precioso. Acontece que o carro tem 55.000Km! Deixei-o no estaleiro para reparação, correndo em simultâneo uma reclamação para que a Ford se responsabilize por tudo, já que a garantia deixou de o ser a semana passada.

    Este relato não é exaustivo, já que o volante actual já não é o original (mais um dia de estaleiro), a caixa da direcção já sofreu um complexo processo de ajuste para eliminação de vibrações e folgas, etc. Peço desculpa pela extensão do texto, mas como referido, trata-se da versão resumida da saga.


  2. #2
    Piloto Veterano BrunoGrilo's Avatar
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    Por Defeito

    Já há muito tempo que não davas notícias caro amigo! (nem lá no clube Mégane) Lamento que tenha sido por estes motivos....

    Só te posso desejar boa sorte nessa saga que de facto é desagradável!

  3. #3
    Piloto de Kart RAFS's Avatar
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    Amigo sabes o que chamo a isso? Azar na viatura que te entregaram...
    Muito azar mesmo. Há sempre 1 em 1000 ou 10000 que vem com problemas e infelizmente não calha só aos outros.
    Pode ser defeito ou não da Ford mas a realidade é que tu tiveste azar e a pessoa que lá foi 5min depois de ti já não.

    Espero que consigas ter todos os problemas tratados, o tempo todo que já perdeste e etc é que seriam escusados caso tudo estivesse bem.

    Boa sorte com a reclamação.

  4. #4
    Piloto de Testes allskin's Avatar
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    Por Defeito

    Boas,

    Infelizmente também tenho umas agradáveis experiências com a Ford, nomeadamente a Tecniauto de Linda-a-Velha.

    O carro conseguiu estar parado um mês na oficina para substituir o servofreio, bomba de travões e pouco mais. Sim, um mês para isto e não está na garantia (carro de 1996), imagino se estivesse.

    Nem um escape souberam montar, foi montado, pouco tempo depois fui à inspecção e chumbou por má montagem do escape (!!).

    A partir dessa altura recuso-me a lá ir. Posso ter tido azar, mas agora costumo ir à midas sou bem atendido (coisa que na Ford não era, portanto começava logo mal) e o trabalho é bem feito.

  5. #5
    Piloto de Testes Automobilista's Avatar
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    Só os chineses, que vendem os carros baratos, é que não têm o direito de apresentar falhas... todos lhes caem em cima e até proibem a sua venda.
    Como esse é europeu, mesmo apresentando falhas em sistemas de segurança tão importantes como os travões e o ESP... será perdoável com certeza!

    Já agora... também relataste alguns contratempos com um Magane... e com o "velho" Primera como é que foi?

  6. #6
    Piloto de Kart fernandevd's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
    Só os chineses, que vendem os carros baratos, é que não têm o direito de apresentar falhas... todos lhes caem em cima e até proibem a sua venda.
    Como esse é europeu, mesmo apresentando falhas em sistemas de segurança tão importantes como os travões e o ESP... será perdoável com certeza!

    Já agora... também relataste alguns contratempos com um Magane... e com o "velho" Primera como é que foi?
    O Megane não teve nada de assinalável quando temos por base de comparação o Focus. O Primeira entre 1993 e 2009, à excepção de um ou outro toque, levou apenas uma EGR. Só espero que o CEED se porte à altura.

  7. #7
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    Por Defeito

    Caro Fernandedv,

    Infelizmente também tive problemas com a Intermotor, e acredito que os carros podem dar problemas pois são peças metálicas que devido a algum defeito no fabrico ou montagem podem dar problemas. No entanto e se a assistência Ford e no caso a Intermotor fosse minimamente profissional resolvia-os sem qualquer chatice para o cliente. Na revisao dos 30000Km, além de ter pago 360€ por uma revisão normal sem qualquer problema ainda tive uma fuga de oleo no motor ao fim de 500Km, achas que a Intermotor assumiu a responsabilidade? Nem pensar apontou para um problema num tubo que sinceramente não me acredito. Contactei a Ford Lusitana que os pressionou um pouco, mas também não quis mais saber do caso. Agora surgiu um problema que é o ponteiro da temperatura não estabilizar como fez até agora. Não fui nem vou nem recomendo a Intermotor, marquei uma intervenção na RODAM, que à primeira vista pareceram-me bem mais profissionais. Vou esta segunda-feira ver o que se passa com o carro. São problemas como este que nos fazem questionar a nossa escolha na altura da compra de um carro de 25000€. Estou satisfeito com o carro, pois gosto bastante dele no entanto se o pós-venda fosse profissional e a Ford Lusitana tivesse outra postura, poderíamos equacionar a compra da mesma marca no futuro ou até recomendar. Mas sinceramente não me parece, não gosto deste tipo de tratamento e de falta de profissionalismo, para isso já me basta os serviços da função pública que sou obrigado a suportar. No caso posso optar por outra marca, e quem fica a perder não sou eu mas sim a Ford. Pq quem precisa do meu dinheiro são eles.
    A garantia do meu carro acabou, mas felizmente fiz uma extensão que vai cobrir esta situação no entanto fico triste por nunca ter recebido o famoso questionário de satisfação do cliente ao fim dos 2 anos pois tinha intenção de escrever e muito sobre a Intermotor Gaia.

  8. #8
    Piloto de Testes petrus's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
    Já há muito tempo que não davas notícias caro amigo! (nem lá no clube Mégane) Lamento que tenha sido por estes motivos....

    Só te posso desejar boa sorte nessa saga que de facto é desagradável!
    Faço minhas as tuas Grilo!

    O nosso amigo passou para a Ford e, olha, saiu-lhe a fava! Volta Megane!

    Boa sorte com isso e que tudo se resolva o melhor possível!

  9. #9
    Piloto de Testes fany's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
    Amigos,

    Eu não tenho sido um participante activo por motivos de tempo e, infelizmente, por desmotivação em relação ao mundo automóvel. Fui co-fundador do clubeMEGANE, pois era proprietário de um Megane II 1,5 dCi 80CV, carro que me deixou saudades, apesar de alguns pequenos contratempos. Em termos de histórico automóvel posso adiantar que fui proprietário, ou melhor os meus pais foram proprietários de um Nissan Primera de 1993, que recentemente foi abatido e substituído por um Kia CEED. Possui ainda um Fiesta de 1999 e possuo ainda um CLIO III 1,5 dCi 105CV, cujo conjunto motor / caixa dá abada ao Focus, o que me não me surpreende. Já postei na irmandade focus e pensei várias vezes antes de postar aqui, mas prevaleceu a ideia que o que está mal tem de ser divulgado.
    Vamos então ao triste histórico do Focus (1.6 TDCI 109CV DPF, SETEC, XENON, ESP, PACK LUMINOSIDADE) e da assistência FORD. É triste o histórico, pois se somar os dias de imobilização extraordinários, isto é, que nada têm a ver com a manutenção regular do carro, duas semanas não chegam.

    - por duas vezes foram oferecidas notas de crédito pela concessão Intermotor em Gaia, que nunca me foram entregues;
    - contra entrega da viatura nova e após poucos quilómetros percorridos verifiquei uma anomalia na borracha de isolamento do pára-brisas. Para reparação ficou a viatura imobilizada um dia, findo o qual o problema estava por resolver, tendo ainda o pára-brisas sido destruído tantos eram os riscos. Mais parecia ter sido polido com palha-de-aço. Foi accionada a garantia para substituição do pára-brisas, tendo o carro ficado imobilizado mais dois dias;
    - desde há muito que me queixo de folgas e ruídos nos bancos da frente. Nem na revisão dos 20.000Km, na Intermotor em Gaia, nem na dos 40.000Km, nos Irmãos Monteiro em Arouca, corrigiram as anomalias. Só aos cerca de 50.000Km, após exposição escrita á Ford Lusitânea, à qual não foi dado seguimento e resposta, a concessão Intermotor minimizou as folgas e ruídos. Mais dois dias de imobilização e pedido de nova peça, cuja montagem levará a mais um dia de imobilização. No entanto, pelo menos o banco do passageiro mostra sintomas de voltar à situação que despoletou a minha reclamação;
    - em Julho de 2009 fui inesperada e, na minha opinião, infundadamente convocado para substituição do botão ESP. Após a dita intervenção verifiquei que o trabalho foi feito sem qualquer profissionalismo, já que o painel, onde o botão encaixa, foi deixado num estado lastimável. Não compreendo como é possível riscar e cortar o painel e não alertar a chefia para que esta possa de forma proactiva tratar da sua substituição e, mais importante, pedir desculpa ao cliente pelo sucedido e pela perda de tempo que a nova visita à concessão provocará;
    - desde a revisão dos 40.000Km nos Irmãos Monteiro em Arouca que me queixo de uma anomalia no sistema de travagem / ESP. Esporadicamente, a curvar para a esquerda sentia um roçar e correspondente ruído na frente do carro. Simultaneamente o carro abrandava por momentos. À excepção de uma vez em que todos os sintomas foram mais fortes, nunca surgiu qualquer aviso no computador de bordo, nem a luz do ESP acendeu. Foram inúmeras as vezes que falei no assunto, mas nunca foi detectada qualquer anomalia. Mais recentemente, simultaneamente à última intervenção nos bancos da frente, a Intermotor alega ter invertido as posições dos sensores ESP da frente. Curiosamente, a partir daí os sintomas acima mencionados começaram a manifestar-se de forma menos intensa, mas mais frequente, nas curvas para a direita, isto é, contrárias à situação inicial. Numa nova visita à Intermotor em Gaia descrevi o sucedido e a concessão terá substituído os sensores e actuadores. Infelizmente, poucos dias depois, voltei a sentir o roçar numa curva e de novo para a esquerda, isto é, tal qual sucedia antes da alegada inversão dos sensores. Devo salientar que em caso algum a anomalia se manifestou em situações em que fosse sequer possível ponderar a hipótese de se tratar da função normal do ESP. E sim, sei como funciona o ESP e quando deve actuar. A Ford e/ou seus funcionários parte da premissa que o cliente é burro e ignorante. Em 29.07.2009 o computador de bordo começou a apresentar a mensagem de que o sistema ESP está avariado. Tendo feito alguma pesquisa na Internet, tenho conhecimento que pelo mundo fora são muitos os casos de clientes CMAX e Focus que tiveram de pagar avultadas despesas para substituição do módulo ESP, já que a FORD, apesar de saber que se trata de uma anomalia recorrente, apenas se propõe comparticipar a reparação da avaria. Como se não bastasse, um dia depois ouvi um ruído na roda da frente direita. Resultado: o disco tem três rasgos profundos provocados pelo apoio do calço que encostou ao disco. E como se ainda não bastasse, surgiu o aviso de avaria no motor, que tanto pode ser avaria como o depósito do líquido dpf a precisar do precioso. Acontece que o carro tem 55.000Km! Deixei-o no estaleiro para reparação, correndo em simultâneo uma reclamação para que a Ford se responsabilize por tudo, já que a garantia deixou de o ser a semana passada.

    Este relato não é exaustivo, já que o volante actual já não é o original (mais um dia de estaleiro), a caixa da direcção já sofreu um complexo processo de ajuste para eliminação de vibrações e folgas, etc. Peço desculpa pela extensão do texto, mas como referido, trata-se da versão resumida da saga.
    Caro Fernandev venho manifestar a minha solidariedade contigo (eu sei que de nada serve), mas de facto tiveste muito azar, eu tive um focus 7 anos e tirando o catalisador que tive de mudar nunca me deu problemas, parece que já fizeste as queixas todas a nivel nacional. Escrever á Ford a nivel internacional?

    Boa Sorte

  10. #10
    Piloto de Kart fernandevd's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fany Ver Post
    Caro Fernandev venho manifestar a minha solidariedade contigo (eu sei que de nada serve), mas de facto tiveste muito azar, eu tive um focus 7 anos e tirando o catalisador que tive de mudar nunca me deu problemas, parece que já fizeste as queixas todas a nivel nacional. Escrever á Ford a nivel internacional?

    Boa Sorte
    Dependendo da resposta à minha reclamação vou dedica-me à tradução da mesma para inglês e alemão. Como até trabalho para o ramo automóvel e também para alguns projectos FORD vou tentar a cunha, o que manifestamente me desagrada, mas parece não haver alternativa.

  11. #11
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    Por Defeito

    Cada vez mais tenho a convicção que a nossa satisfação com o automovel que temos advém do local onde fazemos assistência.

    A frota da empresa onde trabalho são todos Focus, o meu é de 2006 e tem 200000 kms, existe um (1.8 TDdi) de 2002 com 460000 Kms, e outro de 2006 com 280000 kms e problemas até agora são os normais de desgaste e dois turbos....e o uso que lhes é dado não é nada meigo

    Ah... a assistencia é feita no stand moderno, muito bom!

  12. #12
    Piloto de Kart Alfaromeo156's Avatar
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    Boas!

    É sempre problemática a assistência pós-venda no mercado automóvel. A falta de brio e profissionalismo de toda a estrutura numa organização destas é no geral medíocre. A desresponsabilização e incompetência é transversal à sociedade portuguesa. Tem a sua génese nas altas esferas de decisão, onde só se objectiva o lucro fácil e imediato. Nada é feito com sustentabilidade. Daí, até ao simples estafeta, é uma virose que se lhes pega e para a qual não há vacina que ponha termo à maleita.
    Claro que há excepções. Uma das que está num patamar bem acima da média é o grupo Auto-Sueco. Os Volvo também avariam, mas a competência e rigor com que as situações inopinadas são enfrentadas e resolvidas são excelentes, em minha opinião claro.

    Saudações Alfistas!

  13. #13
    Banido EduardoASG's Avatar
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    Por acaso já não é a primeira queixa que ouço da assistência Ford.

    Um amigo meu do Norte [ Paredes ] teve problemas no ar condicionado do seu Mondeo e depois de arrastar aquilo quase um ano.. vendeu o carro e não voltará à Ford nesta vida heheh.

  14. #14
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    Um amigo meu teve tambem grandes problemas com um produto (nao foi um automovel) e apos varias tentativas o problema so foi resolvido atraves da sede (portuguesa e internacional).

    Para que eles se fizessem alguma coisa, ele simplesmente escreveu um mail onde ameacou ir para os media da especialidade (jornais, TV, etc) e fazer queixa.

    Acredita, eu trabalho em Marketing, e um consumidor fazer queixa do nosso produto nos media da um abanao na imagem do produto que custa a recuperar.

    Tenta esta ameaca e pode ser que te tratem de outra maneira!

  15. #15
    Piloto de Troféu BrunoD's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
    Tendo feito alguma pesquisa na Internet, tenho conhecimento que pelo mundo fora são muitos os casos de clientes CMAX e Focus que tiveram de pagar avultadas despesas para substituição do módulo ESP, já que a FORD, apesar de saber que se trata de uma anomalia recorrente, apenas se propõe comparticipar a reparação da avaria.
    Aqui não é um caso de azar, pelos vistos é um problema recorrente, a Ford Lusitana está a agir mal!

    Citação Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
    Deixei-o no estaleiro para reparação, correndo em simultâneo uma reclamação para que a Ford se responsabilize por tudo, já que a garantia deixou de o ser a semana passada.
    Podias ter comprado uma extensão de garantia. Se bem me recordo, quando tive um Focus, a própria concessão enviou-me uma carta (próxima dos 2 anos sobre a compra) a avisar que podia fazer esta extensão.

    Fala com a Ford Lusitana sobre esta possibilidade, eu não perderia esta oportunidade.

  16. #16
    Banido Blad3Runn3r's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
    Amigos,

    Eu não tenho sido um participante activo por motivos de tempo e, infelizmente, por desmotivação em relação ao mundo automóvel. Fui co-fundador do clubeMEGANE, pois era proprietário de um Megane II 1,5 dCi 80CV, carro que me deixou saudades, apesar de alguns pequenos contratempos. Em termos de histórico automóvel posso adiantar que fui proprietário, ou melhor os meus pais foram proprietários de um Nissan Primera de 1993, que recentemente foi abatido e substituído por um Kia CEED. Possui ainda um Fiesta de 1999 e possuo ainda um CLIO III 1,5 dCi 105CV, cujo conjunto motor / caixa dá abada ao Focus, o que me não me surpreende. Já postei na irmandade focus e pensei várias vezes antes de postar aqui, mas prevaleceu a ideia que o que está mal tem de ser divulgado.
    Vamos então ao triste histórico do Focus (1.6 TDCI 109CV DPF, SETEC, XENON, ESP, PACK LUMINOSIDADE) e da assistência FORD. É triste o histórico, pois se somar os dias de imobilização extraordinários, isto é, que nada têm a ver com a manutenção regular do carro, duas semanas não chegam.

    - por duas vezes foram oferecidas notas de crédito pela concessão Intermotor em Gaia, que nunca me foram entregues;
    - contra entrega da viatura nova e após poucos quilómetros percorridos verifiquei uma anomalia na borracha de isolamento do pára-brisas. Para reparação ficou a viatura imobilizada um dia, findo o qual o problema estava por resolver, tendo ainda o pára-brisas sido destruído tantos eram os riscos. Mais parecia ter sido polido com palha-de-aço. Foi accionada a garantia para substituição do pára-brisas, tendo o carro ficado imobilizado mais dois dias;
    - desde há muito que me queixo de folgas e ruídos nos bancos da frente. Nem na revisão dos 20.000Km, na Intermotor em Gaia, nem na dos 40.000Km, nos Irmãos Monteiro em Arouca, corrigiram as anomalias. Só aos cerca de 50.000Km, após exposição escrita á Ford Lusitânea, à qual não foi dado seguimento e resposta, a concessão Intermotor minimizou as folgas e ruídos. Mais dois dias de imobilização e pedido de nova peça, cuja montagem levará a mais um dia de imobilização. No entanto, pelo menos o banco do passageiro mostra sintomas de voltar à situação que despoletou a minha reclamação;
    - em Julho de 2009 fui inesperada e, na minha opinião, infundadamente convocado para substituição do botão ESP. Após a dita intervenção verifiquei que o trabalho foi feito sem qualquer profissionalismo, já que o painel, onde o botão encaixa, foi deixado num estado lastimável. Não compreendo como é possível riscar e cortar o painel e não alertar a chefia para que esta possa de forma proactiva tratar da sua substituição e, mais importante, pedir desculpa ao cliente pelo sucedido e pela perda de tempo que a nova visita à concessão provocará;
    - desde a revisão dos 40.000Km nos Irmãos Monteiro em Arouca que me queixo de uma anomalia no sistema de travagem / ESP. Esporadicamente, a curvar para a esquerda sentia um roçar e correspondente ruído na frente do carro. Simultaneamente o carro abrandava por momentos. À excepção de uma vez em que todos os sintomas foram mais fortes, nunca surgiu qualquer aviso no computador de bordo, nem a luz do ESP acendeu. Foram inúmeras as vezes que falei no assunto, mas nunca foi detectada qualquer anomalia. Mais recentemente, simultaneamente à última intervenção nos bancos da frente, a Intermotor alega ter invertido as posições dos sensores ESP da frente. Curiosamente, a partir daí os sintomas acima mencionados começaram a manifestar-se de forma menos intensa, mas mais frequente, nas curvas para a direita, isto é, contrárias à situação inicial. Numa nova visita à Intermotor em Gaia descrevi o sucedido e a concessão terá substituído os sensores e actuadores. Infelizmente, poucos dias depois, voltei a sentir o roçar numa curva e de novo para a esquerda, isto é, tal qual sucedia antes da alegada inversão dos sensores. Devo salientar que em caso algum a anomalia se manifestou em situações em que fosse sequer possível ponderar a hipótese de se tratar da função normal do ESP. E sim, sei como funciona o ESP e quando deve actuar. A Ford e/ou seus funcionários parte da premissa que o cliente é burro e ignorante. Em 29.07.2009 o computador de bordo começou a apresentar a mensagem de que o sistema ESP está avariado. Tendo feito alguma pesquisa na Internet, tenho conhecimento que pelo mundo fora são muitos os casos de clientes CMAX e Focus que tiveram de pagar avultadas despesas para substituição do módulo ESP, já que a FORD, apesar de saber que se trata de uma anomalia recorrente, apenas se propõe comparticipar a reparação da avaria. Como se não bastasse, um dia depois ouvi um ruído na roda da frente direita. Resultado: o disco tem três rasgos profundos provocados pelo apoio do calço que encostou ao disco. E como se ainda não bastasse, surgiu o aviso de avaria no motor, que tanto pode ser avaria como o depósito do líquido dpf a precisar do precioso. Acontece que o carro tem 55.000Km! Deixei-o no estaleiro para reparação, correndo em simultâneo uma reclamação para que a Ford se responsabilize por tudo, já que a garantia deixou de o ser a semana passada.

    Este relato não é exaustivo, já que o volante actual já não é o original (mais um dia de estaleiro), a caixa da direcção já sofreu um complexo processo de ajuste para eliminação de vibrações e folgas, etc. Peço desculpa pela extensão do texto, mas como referido, trata-se da versão resumida da saga.
    A opinião que tens da Intermotor é similar á que eu tenho da Mundauto (Gaia, FIAT).
    Só um exemplo, o que a simples simpatia pode ou não fazer:
    Decidi substituir o autorádio de origem por outro (com mp3, usb, etc). Se no meu Punto a tarefa se revelou fácil, no Stilo nem por isso, as "chaves" para retirar o de origem não davam, e por isso decidi dirigir-me á Mundauto para o retirarem... chegado lá falo com o responsável da oficina (não me lembro do nome), explico o caso e ele responde que: eles não faziam isso, eu que o fizesse, é facílimo (então porque não o fizeram?), bastam uns clips "abertos", blá, blá! Conclusão: nada feito!
    Dirijo-me á Mundauto (Porto).Chegado lá explico o que quero e o que me disseram em Gaia! O sr. riu-se e pediu-me para colocar o carro lá dentro, cinco minutos depois veio ter comigo para perguntar se queria que retirassem o autorádio ou simplesmente o soltassem. Pedi para o soltarem apenas e assim o fizeram. Lá fui eu com o rádio pronto a ser substituido e a funcionar enquanto não o tirava mesmo! Ideial... e isto sem ser cobrado! Vim embora com opiniões bem antagónicas acerca da Mundauto: O mesmo concessionário, duas oficinas com atendimento diferente!

  17. #17
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    Problemas acontecem em todos os carros , o problema sao as concessionarias com inumeros relatos de mau profissionalismo , tenta ir á MCOUTINHO na areosa , eu tambem posso dizer que com o meu focus fazia as revisoes na mcoutinho e tudo bem , fui uma vez á ecar por ser mais barato e o professionalismo era mau , portanto tens de ver um sitio que aches bem para deixares o carro , eu no meu intender nao iria mais á intermotor

    abcs

  18. #18
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    Realmente é assustadora a assistência dos automóveis em Portugal.

    Eu tenho ficado de boca aberta com coisas que leio.

    Quanto ao Focus, infelizmente duvido que a marca (seja o concessionário, seja a Ford Lusitana) faça o que seria de Homens com honra: substituir todo o sistema que se tem revelado problemático.

    Mas força amigo, tens o meu apoio nas reclamações que decidires fazer.

    Nota: é de mim ou os carros até aos anos 90 não tinham nada destas chatices que agora aparecem frequentemente?

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Nota: é de mim ou os carros até aos anos 90 não tinham nada destas chatices que agora aparecem frequentemente?
    Tinham.

    Os "limões" sempre existiram.

    Eu tive um, e conheço quem tenha tido um Fiat Uno comprado novo que ao fim de um ano tinha problemas que preenchiam diversas folhas A4.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Realmente é assustadora a assistência dos automóveis em Portugal.

    Eu tenho ficado de boca aberta com coisas que leio.

    Quanto ao Focus, infelizmente duvido que a marca (seja o concessionário, seja a Ford Lusitana) faça o que seria de Homens com honra: substituir todo o sistema que se tem revelado problemático.

    Mas força amigo, tens o meu apoio nas reclamações que decidires fazer.

    Nota: é de mim ou os carros até aos anos 90 não tinham nada destas chatices que agora aparecem frequentemente?
    Tenho a impressão que os carros antigos davam menos problemas. Acho que a partir de 2000, começou-se a aplicar cada vez mais tecnologia (alguma que ate acho positiva), só que parece que só quiserem ligar aquilo tudo e depois os problemas logo se vê.

    Os carros antes de 2000 parecem-me mais mecânicos e menos electrónicos, fazendo assim com que algumas reparações sejam de facto mais fáceis e perde-se menos tempo a "apalpar" de onde é o problema.

    É apenas a minha ideia

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por allskin Ver Post
    Tenho a impressão que os carros antigos davam menos problemas. Acho que a partir de 2000, começou-se a aplicar cada vez mais tecnologia (alguma que ate acho positiva), só que parece que só quiserem ligar aquilo tudo e depois os problemas logo se vê.

    Os carros antes de 2000 parecem-me mais mecânicos e menos electrónicos, fazendo assim com que algumas reparações sejam de facto mais fáceis e perde-se menos tempo a "apalpar" de onde é o problema.

    É apenas a minha ideia
    Pelo menos o Fiat 600D do meu pai nunca deu problemas... sem ser o facto de aquecer em demasia... era "giro", em termos turisticos, tinhamos sempre de encostar em alguma terrinha para ele arrefecer, e enquanto isso davamos uma volta, conheciamos pessoas, etc!
    Não havia cenas com centralinas, MAFs, EGRs, ESPs, etc!
    Com isto não quero dizer mal das novas tecnologias aplicadas nos nossos veiculos, pelo contrario, são bem vindas! O problema é a rapidez com que se atinge a fiabilidade!

  22. #22
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    Tinham.

    Os "limões" sempre existiram.

    Eu tive um, e conheço quem tenha tido um Fiat Uno comprado novo que ao fim de um ano tinha problemas que preenchiam diversas folhas A4.
    Pois, isso é um grande aborrecimento na vida de uma pessoa.
    Até hoje posso considerar-me com sorte, nunca apanhei um "limão", nem quero apanhar

  23. #23
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    realmente acho que tiveste azar com a compra desse focus,quanto á assistencia realmente fazem coisas inacreditaveis,se eles que deveriam ter mais meios para diagnosticar e resolver um problema não o solucionam então quem o vai resolver???
    a verdade é que a electronica veio revolucionar os automoveis de hoje em dia mas de uma maneira geral tambem os fez menos fiaveis,hoje os automoveis avariam não pela mecanica mas pelos tais bugs electronicos que muitas vezes nem os fabricantes e concessionarios oficiais os detectam.

  24. #24
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    Esta história lembrou-me um professor que tive o ano passado que deu por ele a falar mal do focus numa aula.. o homem era um doutorado todo certinho mas quando falava no carro parecia que ficava possuido.. chamava-lhe sucava problematica e ainda me lembro de dizer "realmente não ha nada como um japonês" hehehe.

  25. #25
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    O verdadeiro cancro são mesmo os concessionários, em vez de facilitarem a vida a quem dá uma "fortuna" pelo carro e preservarem pela imagem da marca, não, fazem o contrário. Por isso é que muitas vezes envolver a "casa mãe" é a única solução.

    É uma vergonha que as coisas tenham chegado a este estado e que em vez de podermos estar tranquilos com o produto e casa em que compramos, ainda tenhamos de andar a procurar por uma casa minimamente competente para os serviços.

    Boa sorte na resolução.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por beowulf Ver Post
    Esta história lembrou-me um professor que tive o ano passado que deu por ele a falar mal do focus numa aula.. o homem era um doutorado todo certinho mas quando falava no carro parecia que ficava possuido.. chamava-lhe sucava problematica e ainda me lembro de dizer "realmente não ha nada como um japonês" hehehe.
    Também sou contra os preconceitos do tipo "esta marca é boa e esta não vale nada", mas a verdade é que dos japoneses não se costuma ouvir falar assim tão mal, ou dos seus concessionários... Aqui no fórum tem sido uma enchente de queixas em relação a Alfas,Citroen's, VW's, Ford's, tudo carros do espaço europeu... talvez alguém apareça amanhã com uma queixa sobre um Toyota ou Honda... Posso falar por experiência própria, pois já tive um Nissan Micra 1.0 e aquela máquina era só andar, nunca deu problemas e comprei em 2ª e voltei a vender , já tive saudades... Para além desse já possuí também um Ibiza (quando aquilo era mesmo 100% espanhol) e também foi porreiro, apesar de ter sido um pastelão... a seguir foi a vez de um Renault a gasóleo e... 5 estrelas! Depois um Peugeot igualmente a gasóleo e tenho gostado também dele, apesar deste ser mais susceptível a avarias, mas nada de especial.

    Como se pode facilmente perceber, não costumo frequentar os concessionários, mas isso tem a haver com o facto de os carros que tenho possuído já estarem fora da garantia. Pessoalmente falando, acho que me passava se um concessionário me tratasse da maneira como por aqui tem sido relatado, mas enfim... vamos mas é todos comprar carros chineses...

  27. #27
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    Já agora, eu lembro-me quando tive o problema com a Tecniauto que fiz reclamação para a Ford "central" e mais uma data de empresas afiliadas.

    Chegaram-me a pedir o Nº de Chassis para avançar com a queixa, mas depois desisti dado que já tinha o problema resolvido e não ia lá por mais os pés.

    Ficam os ditos:

    clientes@ford.com

    infopt@ford.com

    Reclamação Ford: https://secure.ford.com/footer/conta...eServiceIssues

  28. #28
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    Mas este tipo de assistencia é "normal", basta entrar numa oficina de marca e ver quantos "putos" estão lá a trabalhar.
    Também existem unidades problematicas,tive de vender um seat com ano e meio por vir carregado de problemas, que por e simplesmente a oficina não os resolviam ,e ficava parado 1 semana por cada mês que o tive.
    A falta de formação continuada, e a falta de "gosto" dos ditos profissionais, levam a que sejamos mal atendidos quando surge uma avaria mais complicada.
    E claro que o cliente é sempre tomado por ignorante, e por dar mau uso ao seu veiculo.

  29. #29
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    ontem, li este post e fiquei com alguma dor de alma.
    acabei por nem comentar.
    mas, há coisas que me revoltam à 5ª casa.

    então um gajo enterra uma pipa de massa num popó, e no fim, não só não o goza, como acaba por se chatear até não poder mais?
    é pá, se eu tiver alguns probs. no meu Córdoba, enfim, sempre são 15 anos e 1250€ de investimento, é natural que apareça alguma coisa a chatear, mesmo tendo agora 55kkm, a idade pesa...
    como já disse noutro post, já tive de comprar o sensor de movimento do motor, a panela do meio, e mais na sei o k, tendo na 5ª feira comprado uma engenhoca para montar entre o tirante que vem a manete e o tirante da cx. tem borracha mas está degradada. o rolamento de encosto também tem de ser mudado. pronto, 15 anos de peso...

    agora num carro novo?? será que ninguém neste país tem responsabilidade de averiguar estes casos e defender o consumidor em tempo útil?
    para quem tem de comprar carro a crédito, a situação ainda é mais complicada, dados os juros, etc.

    será que não é possível entregar o carro no stand e cancelar os pagamentos até a situação estar resolvida (para as comprar através do credito da marca)?

    será que dada a inoperância das entidades oficiais e da própria marca, alguém se pode "ofender" se alguém partir a cara ao responsável da oficina/representante?

    meu caro fernandevd, espero que consigas resolver isso pelo melhor, e acredita, se há coisas que acabam por me "doer", é este tipo de situação.

    para teres uma ideia de como isto anda, o meu sogro por uma revisão dia normal dos 80kkm, no seu mercedes C220 CDI, PAGOU 2500€
    tendo ficado n coisas por fazer, depois de lá ir armar barraca, lá devolveram algum guito...

  30. #30
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    Enquanto as marcas não se mentalizarem que não é apenas com novos modelos bonitos e tecnologias pipis que cativam o cliente não saimos da mesma cova que é a assistência automóvel.

    Sou cliente de uma oficina Midas e das poucas oficinas que já frequentei (da Ford), é a unica que vejo que as pessoas que lá estão pelo menos mostram prazer, simpatia e profissionalismo no que estão a fazer.

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