|
||||
|
|
|||||||
| Boxes Paragem obrigatória para fazer a manutenção ao nosso automóvel. Aqui, discutimos quais os melhores óleos, pneus e amortecedores para o nosso automóvel. E ainda falamos sobre as bricolages que fazemos ao nosso veículo |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Pesquisar neste tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (link) |
|
Chefe de Equipa
Data de Registo: Sep 2004
|
Pois é, hoje ao olhar de frente para o meu Nissan reparei que as rodas da frente fazer um camber negativo, dando-me a sensação que na roda direita ainda é mais acentuado.
De facto, está-me a comer pneu do lado de dentro...mas fui há pouco tempo alinhar a direcção e ficou a meu ver bem feito. O problema está mesmo no camber. Tenho que ir alinhar outra vez? Custa-me pensar que o erro foi deles já que foram bastante minunciosos com o carro... Última edição por MadDragon : 04-07-09 às 10:16:38 |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#5 (link) |
|
Banido
Data de Registo: Jul 2005
|
Podes ter alinhado a direcção e ter ficado assim porque não são todas as oficinas que te fazem o alinhamento completo, é preciso formação aprofundada e varia de carro para carro, muitas vezes também não se querem chatear e apenas se limitam a alinhar as rodas já que é o que interessa para a inspecção. Vai a um bom alinhador ver isso rápido, leva o depósito cheio e com as pressões correctas nos pneus e pede para te fazerem o alinhamento completo e explica o teu problema. Uma dica, os mercedes normalmente são difíceis de alinhar por isso se tiveres alguém conhecido com um mercedes pergunta onde ele costuma alinhar e se fica bem feito.
|
|
|
|
|
|
#8 (link) | |
|
Chefe de Equipa
|
Citação:
Eles pareciam ser bastante profissionais, mas provavelmente não olharam ao camber. Esqueci-me de dizer: A roda direita tem uma ligeira folga proveniente do braço da direcção. Julgo que não terá nada a ver com o camber.... |
|
|
|
|
|
|
#10 (link) |
|
Piloto de Kart
Data de Registo: Feb 2008
|
todos os carros tem cmber begativo nas rodas da frente, é da maneira k curvas melhor, e a da direita convem mesmo estar mais negativa, prque é o lado que sofre mais nas rotundas. isto claro desde k a inclinaçao nao seja muita. por exemplo no clio 1.9d da minha mae os cambers estavam positvios, ninguem conseguia controlar o carro, ele fugia de frente k se fartva, entao com alguma tecnica(desgastei o parafuso k segura a torre do amortecedor na mangadeixo) lá o consegui por um pouco negativo e agora esta uma maquina a curvar
|
|
|
|
|
|
#11 (link) | |
|
Banido
|
Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#13 (link) | |
|
Chefe de Equipa
|
Citação:
Na altura em que fui alinhar não vi o tipo a colocar a marca e modelo do meu carro na máquina. Julgo que para ficar a 100% isto tenha que ser feito, certo? |
|
|
|
|
|
|
#14 (link) |
|
Banido
|
Sim, na maquina tem que ser colocado o modelo exacto do carro, normalmente eles vêm isso na porta do condutor e metem na maquina. No fim costumam dar um papelinho com os valores do alinhamento que a maquina dá, se não te deram é muito estranho.
|
|
|
|
|
|
#16 (link) | |
|
Piloto de Testes
Data de Registo: Sep 2005
|
Citação:
por norma, o camber não altera com essa facilidade toda. alguma coisa está por detrás disso, e, mesmo daqui me cheira a casquilhos... antes de ires gastar guito em afinações que devem ser desnecessárias, mete o carro num elevador. depois diz-me onde deixaste o carro abandonado |
|
|
|
|
|
|
#17 (link) | |
|
Chefe de Equipa
|
Citação:
Tenho ideia que não. De qualquer forma, agora só vou alinhar quando tiver uma ponteira de direcção nova pois a outra tem folga... |
|
|
|
|
|
|
#18 (link) |
|
Piloto de Rallye
Data de Registo: Jun 2005
|
O camber e o caster nem sempre são afináveis.
O meu carro é exemplo disso: apenas a convergência tem afinação. O meu camber do lado direito tb está ligeiramente fora dos parâmetros do fabricante devido a uma pancada num buraco. No entanto, como come o pneu por igual e a travagem não está desiquilibrada, é deixar andar. Caso contrário, tinha de andar a trocar peça atrás de peça até descobrir qual é que ficou com empeno. |
|
|
|
|
|
#21 (link) |
|
Consultor
Data de Registo: Jun 2004
|
Tudo depende do tipo de afinações que a suspensão permitir.
Por vezes só se consegue corrigir certos casos com mudança de peças. Também há por ai muitas casas que apenas afinam a convergência dianteira e está a andar. Tudo depende da competência do alinhador |
|
|
|
|
|
#22 (link) |
|
Piloto de Testes
Data de Registo: Dec 2005
|
A folga da rótula da direcção só altera a convergência (está alinhado, mas com folga).
Se tem camber a folga está nos casquilhos e/ou rótulas dos braços de suspensão. Se são de origem não é de admirar. Um alinhador que não saiba alinhar um micra 1.0 sem cábulas é um tótó! Esse até eu alinho com uma vara ajustável ou mesmo com um fio (rodas a direito). Só alinha convergência esse carro. |
|
|
|
|
|
#24 (link) | |
|
Piloto de Testes
|
Citação:
Como gostas da máquina e apesar da idade é mais fiável que muito carro recente, acho que ele merece não? Nada que não se resolva com um torno, uma talhadeira e uma maceta de 1kg! Desapertas a rótula de suspensão que aperta na espiga da rótula pela parte de cima depois de tirar a gulpilha que impede de desapertar, desencaixas a rótula de suspensão da manga d´eixo, e de seguida desapertas o braço na parte interior onde gasta o casquilho. Se as rótulas estiverem demasiado leves ou com folga e os casquilhos danificados, substituis só aqueles que estiverem fracos. |
|
|
|
|
|
|
#25 (link) | |
|
Chefe de Equipa
|
Citação:
Obrigado pela ajuda! O K10 merece, quanto mais não seja pelo sentimento que me causa. Só uma questão: se tiver os casquilhos com folga, ao levantar o carro não deveria a roda ter folga na vertical? Ou seja, poder mexer com a roda como se tivesse o camber aberto? Não sei se me expliquei bem... |
|
|
|
|
|
|
#26 (link) | |
|
Piloto de Testes
|
Citação:
Se tirares a roda logo vês o aspecto do casquilho e com uma chave de fenda a fazer de alavanca abanas com o braço para ver a folga que tem. |
|
|
|
|
|
|
#27 (link) | |
|
Chefe de Equipa
|
Citação:
Obrigado pela ajuda! Quando puder levanto o carro e vejo o estado da folga. Abraço. |
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | Pesquisar neste tópico |
| Modos de visualização | |
|
|