oleo para clio dci
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 16 de 16

Título: oleo para clio dci

  1. #1
    Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2007
    Posts
    20

    Por Defeito oleo para clio dci

    boas,alguem sabe qual o oleo mais indicado,para um clio dci de 80cv,do ano 2002 com 145 mil kms? obrigado


  2. #2
    Piloto de Troféu cuto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004
    Localização
    Vila Nova de Gaia
    Posts
    7,385

    Por Defeito

    Segundo o autodata leva 10W40 API CF (clima quente) ou 5w40 API CF (clima moderado). Sintético para motores a diesel claro. Com muda de filtro leva 5 Litros.

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia UnDeRScOr3's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004
    Localização
    Setúbal, , Portugal.
    Posts
    956

    Por Defeito

    Para o clio dCi, o oleo indicado é o 10w40, n aconselho o 5w40, por n saber qual a viscosidade utilizada até à data. Um 10w40 que cumpra a norma ACEA A3/B3 B4 serve perfeitamente. No meu dCi colocava sempre o Elf Turbo Diesel 10w40.

    Cumprimentos

  4. #4
    Piloto de Provas de Perícia mectec's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007
    Localização
    Esquinzo,Pajara, fuerteventura
    Posts
    779

    Por Defeito

    elf turbo diesel e mudas de 15 em 15mil km. isso é saude para o motor
    Aconselhava o 5w40 mas o carro já tem muitos km, podes exprimentar, vais notar o motor mais solto e mais economico, em contrapartida podes notar um aumento de consumo de oleo.
    Se até á data não consome oleo, exprimenta o 5w40.
    Aconselho tambem que antes da muda de oleo te dirijas á renault e compra uma lata de aditivo de limpeza. isso coloca-se com o oleo quente antes da muda, deixa-se o carro trabalhar durante 15m ao relantin e depois é só sacar o oleo velho e colocar o novo, não imaginas a porcaria que sai.
    Este producto usa-se nos motores que fazem muita cidade e revisoes de 30k em 30k e depois os segmentos colavam. por milagre funcionava e muito bem.

  5. #5
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Algures perto de Sintra
    Posts
    5,088

    Por Defeito

    Eu mudo de 30 em 30 mil. Como é na renault é o ELF competition. O meu também é o de 80cv e tem 185mil. Se tiveres alguma dúvida que possa ajudar é só dizer. Se quiseres podes dar uma saltada ao meu DB
    http://forum.autohoje.com/diario-de-...-dci-80cv.html
    Última edição por dci80 : 27-03-09 às 14:09:42

  6. #6
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004
    Localização
    Rio de Mouro, Lisboa, Portugal
    Posts
    24,645

    Por Defeito

    Mudar a cada 15.000 km no Clio dCi de 2002 é um disparate e lançar dinheiro à rua.

    A marca preconiza mudas a cada 30.000 km ou 2 anos, incluindo o elemento filtrante.

    E não, não causa problemas de maior à saúde do motor.


    O óleo recomendado é no mínimo um 10W40, sendo que o utilizado na marca é o Competition ST (embora eu use o STi, colocado na marca também). O ELF Turbo Diesel é equivalente.

    Pode-se usar o 100% sintético mas o seu preço é de tão somente + 50% face ao 10W40, sem evidentes e notórios efeitos visíveis.

  7. #7
    Piloto de Provas de Perícia mectec's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007
    Localização
    Esquinzo,Pajara, fuerteventura
    Posts
    779

    Por Defeito

    Sim a marca preconiza 30k em 30k, mas é um abuso para o óleo que quando chega pelos 20k já não detêm todas as suas propriedades. Por alguma razão a marca agora faz de 20k em 20k.
    Depois se queixam de turbos partidos e gastadores de óleo
    Já abri muitos motores dci inclusive alguns com 50k porque a Renault preconizava 30k em 30k, e sei muito bem o aspecto que têm por dentro e a porcaria acumulada.
    Agora se tens o manual do carro dá uma espreitadela à manutenção e vê o que diz lá, em condições de utilização, onde põe por exemplo, serviço de porta a porta mudar de 10k em 10k
    Os 30k que a Renault indica são efectuados em condições excelentes, estrada aberta e com muita pouca cidade.
    Alguma cidade e o número de horas que o motor trabalha aumentam. Os quilómetros que o construtor indica é uma média de isso tudo, por outras palavras, horas de trabalho.
    Alguém sabe pq é que os turbos dos 1.9 dci deram tanta raia?
    A Renault preconizava também o 10w40 e mudanças de 30k em 30k.
    Aprendeu do erro e agora á obrigatório colocar o 5w40, todo aquele que não tenha levado este óleo não está coberto pela garantia.
    Os 1.5 dci de 100cv, o porquê do tgv ficar bloqueado originando à sua reparação/substituição.
    É as borras de óleo já mais que queimado a entrar no circuito de admissão. É exactamente essa pasta que também bloqueia algumas egr.
    É necessário mais algum exemplo?


    Mas cada um sabe o que põe nos seus motores, mas depois não venham para o fórum criticar a fiabilidade de uma marca, pq o motor não fez x quilómetros.

  8. #8
    Banido Guest3's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Posts
    1,399

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Cândido Vidigal Ver Post
    boas,alguem sabe qual o oleo mais indicado,para um clio dci de 80cv,do ano 2002 com 145 mil kms? obrigado
    Segundo os workshopdata mais recente são esses os oleos recomendados, se fosse eu ou metia um 10w40 e mudava de 10 em 10 mil quilómetros ou metia o 5w40 ou 0w40 para os 30 mil quilometros...
    Imagens anexadas
    • Tipo de ficheiro: jpg clio.jpg (31.6 KB, 19 visualizações)

  9. #9
    Piloto de Troféu PhAnT69's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006
    Localização
    , , Portugal.
    Posts
    5,368

    Por Defeito

    Atenção que são muito poucos os óleos 10w40 que respeitam as normas ACEA: A3/B3 B4

  10. #10
    Piloto de Provas de Perícia hawkehz's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008
    Localização
    A localizar sinal GPS... Aguarde..
    Posts
    590

    Por Defeito

    A minha dci nesta revisão levou o 5w50 sintectico long life, quantos KM posso fazer o mecânico aconselhou-me 15 a 20 mil km, e disse ke meteu o 5w50 porque nao tinha o 5w40, havera problema em por o 5w50 ??

    Compts

  11. #11
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004
    Localização
    Rio de Mouro, Lisboa, Portugal
    Posts
    24,645

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por mectec Ver Post
    Sim a marca preconiza 30k em 30k, mas é um abuso para o óleo que quando chega pelos 20k já não detêm todas as suas propriedades. Por alguma razão a marca agora faz de 20k em 20k.
    Apartir de 2008 voltaram a ser a cada 30.000 km...

  12. #12
    Piloto de Provas de Perícia mectec's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007
    Localização
    Esquinzo,Pajara, fuerteventura
    Posts
    779

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
    Apartir de 2008 voltaram a ser a cada 30.000 km...
    Em que modelos? nos gasolinas continuaram 30k ou 1 ano.

  13. #13
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004
    Localização
    Rio de Mouro, Lisboa, Portugal
    Posts
    24,645

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por mectec Ver Post
    Em que modelos? nos gasolinas continuaram 30k ou 1 ano.
    Em todos...

  14. #14
    caz
    caz está offline
    Piloto de Testes caz's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Portugal.
    Posts
    1,700

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por mectec Ver Post
    elf turbo diesel e mudas de 15 em 15mil km. isso é saude para o motor
    Aconselhava o 5w40 mas o carro já tem muitos km, podes exprimentar, vais notar o motor mais solto e mais economico, em contrapartida podes notar um aumento de consumo de oleo.
    Se até á data não consome oleo, exprimenta o 5w40.
    Aconselho tambem que antes da muda de oleo te dirijas á renault e compra uma lata de aditivo de limpeza. isso coloca-se com o oleo quente antes da muda, deixa-se o carro trabalhar durante 15m ao relantin e depois é só sacar o oleo velho e colocar o novo, não imaginas a porcaria que sai.
    Este producto usa-se nos motores que fazem muita cidade e revisoes de 30k em 30k e depois os segmentos colavam. por milagre funcionava e muito bem.
    qd tive o meu clio sempre usei 100% sintético 5w40 e mudas a cada 20mil km...

    mectec, acerca desse aditivo de limpeza que marca é? pode ser comprado cá fora ou é exclusivo reno?

    isso pode ser usado em qq motor sem qq tipo de riscos certo?

  15. #15
    Piloto de Provas de Perícia mectec's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007
    Localização
    Esquinzo,Pajara, fuerteventura
    Posts
    779

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
    Em todos...
    Não posso afirmar visto que estou fora da renault desde á 6 meses.
    Mas vou investigar sobre esse facto.

    Quanto ao aditivo só conheço a da renault e é valido em todos os tipos de motores. Não me preguntes a referencia pq há muito tempo que está esquecida por mim.

  16. #16
    caz
    caz está offline
    Piloto de Testes caz's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Portugal.
    Posts
    1,700

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por mectec Ver Post
    Não posso afirmar visto que estou fora da renault desde á 6 meses.
    Mas vou investigar sobre esse facto.

    Quanto ao aditivo só conheço a da renault e é valido em todos os tipos de motores. Não me preguntes a referencia pq há muito tempo que está esquecida por mim.
    obrigado

Tópicos semelhantes

  1. Renault Clio SW dCi ou o Modus dCi
    Por welltech na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 7
    Último Post: 14-07-08, 21:18:35
  2. Trocar Clio 1.9D por Clio 1.5 DCI
    Por nfilipe na secção Veículos Comerciais
    Respostas: 35
    Último Post: 23-11-07, 08:50:38
  3. Clio 1,9d VS 1,5 Dci
    Por sirmister na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 32
    Último Post: 09-07-07, 22:11:19
  4. Respostas: 16
    Último Post: 08-02-07, 00:03:17
  5. Clio III 1.4 16v 100cv VS. Clio III 1.5 dCi 85cv
    Por paflourenco na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 90
    Último Post: 24-10-06, 17:14:53

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.