Será a junta de cabeça queimada?!
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 12 de 12

Título: Será a junta de cabeça queimada?!

Banido
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito Será a junta de cabeça queimada?!

Boas,

O meu carro, um ford focus Tddi com 150.000 km anda a perder liquido do circuito de refrigeração a algum tempo, desde um dia apanhou um escaldão… Essa fuga não é visível, não existindo pingos no chão nem humidades no motor. Em conjunto com essas fugas, o depósito de expansão começou a ficar acastanhado, tom de ferrugem. Á pouco fui verificar os níveis da água e do óleo e reparei que a água estava em baixo e o nível do óleo subiu cerca de 1 cm, acima do máximo, parecendo o óleo meio aguado.
    Falei com o mecânico sobre a possibilidade de ser a junta da cabeça queimada, o qual não rejeitou essa possibilidade, contudo falou-me sobre a possibilidade de ser o permutador de calor junto ao filtro do óleo e que a primeira coisa a fazer para testar era fazer uma passagem directa no permutador.
    Solicito a vossa opinião sobre os sintomas que descrevi, e sobre qual o custo de substituir uma junta da cabeça no carro referido, considerando a realização da descarbonização, o bloco do motor é em ferro e o material ser de origem, ou seja da Ford.

Piloto de Provas de Perícia c200's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Boas! Se tem radiador de óleo é bem provavel que seja dai. Se não, pelos sintomas que descreves, é junta da colassa na certa (falo por mim). Quanto a material é meter da marca...

Banido
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

não sei se este carro tem radiador de óleo, penso que não, nunca vi tal peça. Alguém sabe dizer se este tipo de carro tem radiador de óleo?

Banido
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por c200 Ver Post
    Boas! Se tem radiador de óleo é bem provavel que seja dai. Se não, pelos sintomas que descreves, é junta da colassa na certa (falo por mim). Quanto a material é meter da marca...

Estive a reparar e parece que o meu carro tem radiador de óleo, pelo menos é visivel dois tubos do circuito de refrigeração junto ao filtro do óleo. Para testar se o problema é deste radiador pode-se efectuar uma passagem directa nesse tubo? O carro trabalhar nestas condições temporáriamente vai criar algum problema?

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Expoe o teu problema aqui, alguém te ajudará. http://forum.fordpt.com/index.php Desconheço radiador a óleo nesse carro, eu tenho o Tdci e não tem nenhum. Abraço.

Piloto de Testes Bskyb's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Ja me aconteceu algo parecido no meu focus TDDI. O oleo passou todo para o reservatorio do liquido de refregiração. Diagnostico, radiador de oleo que entregou a alma ao criador e deixou que isto acontecesse. O arranjo ficou em 450€. Só o dito radiador na ford custou perto de 260€. Vou ver se encontro a factura e ponho aqui. Todo o material foi na Ford.
    Última edição por Bskyb : 19-01-09 às 08:52:35

Piloto de Testes Bskyb's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Cá esta ela.

Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bskyb Ver Post
    Ja me aconteceu algo parecido no meu focus TDDI. O oleo passou todo para o reservatorio do liquido de refregiração. Diagnostico, radiador de oleo que entregou a alma ao criador e deixou que isto acontecesse. O arranjo ficou em 450€. Só o dito radiador na ford custou perto de 260€. Vou ver se encontro a factura e ponho aqui. Todo o material foi na Ford.
    Mas Bskyb parece-me que o problema aqui é mais a água aparecer no carter, e não o contrário!

Para mim ou é a junta, ou pior, a cabeça.

E com o motor nestas condições, o melhor mesmo é não o por a trabalhar

Banido
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

As evidências são no sentido de que a água é que está a passar para o motor.
    O carro não possui radiador, pelo menos não existe nenhuma peça com esse formato, contudo junto ao filtro do óleo existem lá dois tubos do circuito de refrigeração.
    Coloquei hoje o carro na oficina, numa primeira fase, conforme sugestão do mecâncio, vou substituir o óleo e o liquido do circuito de refrigeração e colocar tudo sobre o nivel, vai-se efectuar um by-pass nos tubos que entram junto ao filtro de forma a avaliar se o problema reside nesta peça. Já agora alguem sabe me dizer se andar com o carro nestas condições, ou seja com este by-pass vai colocar em risco alguma coisa, para alem da performance? Para começar a fazer um orçamento solicitei preços à FORD, que está a pedir 288,86 €+ivo pelo conjunto de juntas para subsituir a junta da cabeça. Isto não é um valor exagerado?

Banido
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Aparentemente o problema está resolvido! Radiador do óleo, ou permutador da temperatura do óleo, como queiram chamar, está danificado e estava a deixar passar água para o óleo. Resolução, passagem directa e anulei o radiador. Carro com desempenho normal, vou avaliar custos de um radiodor e for muito caro e se o carro viver sem ele vai ficar como está...

Piloto de Provas de Perícia c200's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por silva_samuel Ver Post
    Aparentemente o problema está resolvido! Radiador do óleo, ou permutador da temperatura do óleo, como queiram chamar, está danificado e estava a deixar passar água para o óleo. Resolução, passagem directa e anulei o radiador. Carro com desempenho normal, vou avaliar custos de um radiodor e for muito caro e se o carro viver sem ele vai ficar como está...
    Só não me sai o euromilhões!!! Antes isso do que uma junta da colassa!!! Quanto ao radiador podes sempre mandar fazer. Sei que por vezes fica até mais barato que na concorrência.

Banido
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por silva_samuel Ver Post
    Afinal parece que ainda não está resolvido... depois de à três semanas, 2000 km, de ter feito a passagem directa no radiador do óleo, o nivel do óleo manteve-se constante contudo o nivel da água baixou cerca de 1 cm, muito pouco, mas baixou! Como poderei avaliar esta fuga? que testes deverei fazer para saber a sua origem?