ESTRANHO PROBLEMA NO ARRANQUE VW 1.9Tdi 115Cv
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  • 1 Post By rca33

Título: ESTRANHO PROBLEMA NO ARRANQUE VW 1.9Tdi 115Cv

  1. #1
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    Por Defeito ESTRANHO PROBLEMA NO ARRANQUE VW 1.9Tdi 115Cv

    Boas.

    Gostaria de saber qual a vossa opinião sobre um problema bastante estranho com que me tenho deparado num Passat 1.9 Tdi 115cv de 2000 (nacional).

    O carro em questão nunca teve problema algum, mas de há pouco tempo para cá começou a fazer algo bastante estranho. Passo a descrever:
    Quando pego no carro de manhã, ele pega mas de imediato vai abaixo. Mesmo que acelere enquanto o ligo, ele vai abaixo de imediato. Volto a dar à chave e não pega... depois de alguma insistência no liga a chave, desliga, liga, ele lá vai começando a querer dar sinal de pegar.... como que a querer arrancar e.... com alguma insistência, lá pega, deixando algum fumo...
    Depois disto e, durante todo o dia, mesmo quando está parado toda a tarde ou toda a manhã (ou seja, várias horas seguidas), funciona na perfeição. Pega sempre à primeira e de resto tudo parece a 100%. Sem problemas...
    No dia seguinte de manhã, ao pegar no carro.... zás! volta a acontecer a mesma situação... pega e para-se no mesmo instante.... dá-se à chave insistentemente e... nada... até que depois de alguma insistência, lá começa a dar sinais e... pega... passa todo o dia 100% normal e no dia seguinte... lá voltamos ao mesmo...

    Bastante estranho, hum?

    Já foram trocadas as velas que não estavam já a 100%. Na semana seguinte à troca das velas nunca mais voltou a fazer esta "habilidade", no entanto, depois de uma semana voltou ao mesmo...

    o que poderá ser? Alguém se deparou com alguma situação idêntica?

    Dá a ideia que poderá existir ar no sistema de alimentação e que essa fuga seja muito pequenina o que origina a que estando muito tempo parado o combustivel vá descendo e quando se liga apenas explode o pouco que estará ainda na tubagem dos injectores... imediatamente fica sem combustivel... e só depois de alguma insistência lá chega novamente o combustivel que o coloca em funcionamento novamente... as horas que passa parado durante o dia não serão suficientes para que o combustivel desca tanto como de noite...

    que vos apraz dizer sobre isto?

    Agradeço desde já...

    cumprimentos

    Alex07


  2. #2
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    Por Defeito

    Verifica o sensor de temperatura, ou o relé 109 se não estou em erro.

  3. #3
    Banido marcunha's Avatar
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    Por Defeito

    começa pelo mais simples, vê se uma borboleta que existe na admissão (no meu golf tdi 110 está mais ou menos a meio e junto ao vidro) não está suja e presa

    MCunha

    ali junto à tampa do óleo,

    Última edição por marcunha : 12-12-08 às 08:41:47

  4. #4
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    Por Defeito

    O ideal era ligares ao VAG-COM e fazer um teste.

  5. #5
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    Por Defeito

    Já me aconteceu exactamente o mesmo na minha ford galaxy TDI (motor VW). Resolveu-se com a troca do tubo de alimentação de combustivel á bomba injectora. 1 metro de tubo de borrcha revestido a tecido e duas braçadeiras ficou tudo á volta de 2 €.

    No meu caso era o tubo assinalado na imagem, mas pode ser qualquer outro do sistema


  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
    começa pelo mais simples, vê se uma borboleta que existe na admissão (no meu golf tdi 110 está mais ou menos a meio e junto ao vidro) não está suja e presa

    MCunha

    ali junto à tampa do óleo,

    Pode ser da borboleta de admissão sim senhor.
    Eu no meu Golf 1.9 TDI 115cv de 2000 tive um problema que não era bem ir abaixo mas quando o ligava disparava a rotação la para as 3500. Diria até que era um pouco incómodo porque quando estava parado no trânsito o ralenti ficava não nas 900 e tal r.p.m. mas praí a 1600r.p.m. pelo que ficava toda a gente a olhar pensando que eu era mais um dos exebicionistas que só queria era arranques a patinar!!!

  7. #7
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    Por Defeito

    Boa tarde.

    Agradeço desde já as vossas respostas.

    Também me parece mais uma situação como essa, de uma fuga num qualquer tubo, pois de resto tudo fica normal, quando pega. Ainda mais estranho foi o facto de Sábado para Domingo ter estado parado e Domingo praticamente todo o dia. Quando lhe peguei, à noite e depois de quase 24 horas sem funcionar, pegou à 1ª... ainda que tenha soluçado (sensação de trabalhar a 3 cilindros) por uns breves instantes (+- 2 segundos) mas que quando acelerei (injecção de combustível) ficou imediatamente normal...

    Ainda não consegui verificar com maior atenção as tubagens, pois estes carros novos e em especial os alemães é só plásticos no motor por tudo quanto é sitio!...

    Mais uma vez agradeço...

    Cumprimentos

    Alex

  8. #8
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    Por Defeito

    Quando deres com o "gato" posta aqui a solução, se não te importares.
    nathaniel gosta disto.

  9. #9
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    Por Defeito

    Deve ser um problema com os vedantes da bomba tandem.

    Se for isso, podes por uns bons cobres de parte para a substituir

  10. #10
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    Por Defeito

    Também podem ser as velas de aquecimento...

  11. #11
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    Por Defeito

    Estou exactamente com o mesmo problema mas num ford escort 1.8 turbo diesel mas ainda não descobri a solução.

  12. #12
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    Ja descobriram o problema??? Convem vir ca dizer para ficarmos a saber se o mesmo se passar connosco .. espero que nao.

  13. #13
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    Eu tinha um ibiza de 96 a gasoleo que tbm me fazia isso custava sempre a pegar de manha.
    O facto de isso so acontecer de manha e quando está frio.

  14. #14
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    O meu Punto TD com 268 mil kms quando arranca em subida vai abaixo tenho que acelarar e fazer o ponto de embraiagem. Antigamente não era necessário apenas levantava o pé da embraigem e arrancava sozinho.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
    O meu Punto TD com 268 mil kms quando arranca em subida vai abaixo tenho que acelarar e fazer o ponto de embraiagem. Antigamente não era necessário apenas levantava o pé da embraigem e arrancava sozinho.
    e não será da embraiagem gasta? fica a patinar?

  16. #16
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    Ve se tens valvula de retorno do combustivel no filtro do combustivel. Caso nao tenhas, pode ser esse o defeito, o carro como fica muitas horas parado, ou se deixas numa inclinaçao, se nao tiver a valvula de retorno do combustivel, quando desligas o carro o gasoleo corre para o deposito, sobretudo numa inclinaçao, te tiver a valvula nao acontece. Como ele custa muito a pegar, pode ser o facto da bomba ter de puxar o combustivel desde o tanque porque o circuito ficou com ar, e depois de insestires na igniçao, o combustivel chega a bomba e pega

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
    e não será da embraiagem gasta? fica a patinar?
    Não tem força e vai abaixo. A embraigem tem 50.000 kms a outra durou até aos 212.000 kms.
    Penso que seja segmentos gastos ou bomba injectora.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por sergio1991 Ver Post
    Ve se tens valvula de retorno do combustivel no filtro do combustivel. Caso nao tenhas, pode ser esse o defeito, o carro como fica muitas horas parado, ou se deixas numa inclinaçao, se nao tiver a valvula de retorno do combustivel, quando desligas o carro o gasoleo corre para o deposito, sobretudo numa inclinaçao, te tiver a valvula nao acontece. Como ele custa muito a pegar, pode ser o facto da bomba ter de puxar o combustivel desde o tanque porque o circuito ficou com ar, e depois de insestires na igniçao, o combustivel chega a bomba e pega
    Ele pega à primeira. O motor de arranque está bom.

  19. #19
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    Aposto nos vedantes do depressor ou bomba injectora se lhe quiseres chamar assim..;)

    É que no meu Bora com esse motor (AJM) já foi essa a questão e resolvida assim..;)

  20. #20
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    Qual terá sido a solução para este problema? Tenho um Seat Altea exactamente com estes sintomas.

  21. #21
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    Sistema de retorno com fuga (ar no sistema) ou problema no mecanismo de retorno da bomba.

    Isso resolve-se substituindo os tubinhos do retorno (é barato) e aplicando uma válvula anti retorno (5€).

    Se o problema for mais grave então tem que se substituir todos os vedantes da bomba injectora (200 a 300€).

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
    Sistema de retorno com fuga (ar no sistema) ou problema no mecanismo de retorno da bomba.

    Isso resolve-se substituindo os tubinhos do retorno (é barato) e aplicando uma válvula anti retorno (5€).

    Se o problema for mais grave então tem que se substituir todos os vedantes da bomba injectora (200 a 300€).
    Obrigado pela ajuda,

    vedantes da bomba injectora refere-se aos O`rings dos injectores, certo?

    Ab.

  23. #23
    Banido MarcoSPinto's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por seatsport Ver Post
    Obrigado pela ajuda,

    vedantes da bomba injectora refere-se aos O`rings dos injectores, certo?

    Ab.
    Depende do motor. Esse é o 115cv logo presumo que seja o PD, ou seja injector bomba. Esse sistema é diferente, não tem bomba injectora. Podem ser as anilhas dos injectores mesmo.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
    Depende do motor. Esse é o 115cv logo presumo que seja o PD, ou seja injector bomba. Esse sistema é diferente, não tem bomba injectora. Podem ser as anilhas dos injectores mesmo.
    O meu é 1.9 de 105cv.

  25. #25
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    Por Defeito

    Vê os cabos da bateria do carro, normalmente tem tendência para se partirem com o tempo neste VW.
    Quando acontece os sintomas é dificuldade a pegar como referes.
    O teste mais fácil é pores a mão nos terminais e pedires para alguém dar ao arranque se os polos da bateria aquecerem muito (até queimam) é dai o problema, se for isso basta por terminais novos.

  26. #26
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    Por Defeito

    O`rings dos injectores colocados!

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