Luz de óleo acesa após mudança do óleo
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 14 de 14

Título: Luz de óleo acesa após mudança do óleo

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito Luz de óleo acesa após mudança do óleo

Ontem arrependi-me (e bem) de meter o carro na oficina.

Desde à uns anos para cá que quem muda o óleo do meu clio 1.9D sou eu. Metia Shell Hellix plus 10w40 semi-sintetico e fazia 15000 km.

Este ano passei a andar bem menos com o carro e como mudei o óleo à mais de um ano e fiz apenas 11000 km, decidi mudá-lo.
    Para não ir de propósito a casa dos meus pais (na minha não tenho condições), achei que seria melhor ir a uma oficina.

Levei lá o carro e mandei mudar óleo+filtro. Fiquei à espera e acompanhei tudo.
    O mecânico reparou que o carro vai à inspecção até Dezembro e disse-me: «É melhor lavar o motor porque ficou sujo por mudar o filtro». Disse-lhe ok e ele foi lavar o motor.

Aplicou um produto no motor e jantes e a seguir lavou à pressão (e que pressão ).
    Realmente o motor e as jantes parecem novas.

Fui pagar e toma lá 70€ Maldita a hora, eu mudava o óleo em casa por 30€ no máximo

O pior é que pego no carro e vejo a luz do óleo acesa
    Voltei atrás e expliquei ao mecânico e ao patrão. Sopraram a sonda, retiraram-na e mediram a pressão. Tudo ok, mas a luz continuava acesa.

Disseram então que era a sonda e para lá voltar ao fim do dia que iam buscá-la. Custava 7€ e eu disse que não pagava mais um tostão. Fui apenas mudar o óleo e o carro estava bom. O dono começou a levantar a voz e a dizer que eu é que mandei lavar o motor. Enfim... O mecânico só dizia: «Às vezes acontece».

Vim embora e depois de andar 3 km parei o carro. Passadas 2 horas a luz ficou apagada e fiquei descansado mas hoje de manhã voltou a acender.

Vou esperar até ao fim de semana. Vou fazer uma viagem longa e espero que fique bom.

Eu já sabia que é arriscado lavar o motor. No entanto, já o lavei 4 ou 5 vezes em oficinas e foi a 1ª vez que tive problemas.

Escusado será dizer que foi a última vez que fui a tal oficina. Carro meu ali não vai mais.

O que eu queria saber é se há mais alguma causa para a luz acesa. A pressão do óleo está bem e ontem esteve apagada.

Piloto de Rallye ciber007's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Parece-me que tens um problema de pressão que poderá estar relacionado com o filtro do óleo.

Experimenta mudar o filtro do óleo que curiosamente custa à volta de 7eur.

Cá para mim lançaram-te um engodo..não tinham o filtro adequado mas meteram esse que depois pagavas o outro, o indicado para esse motor.

No entanto toma cuidado a andar com o carro assim.

Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Será que meteram a quantidade de óleo correcta? Se tiver pouco óleo é normal acusar falta de pressão (luz no painel).

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Será que meteram a quantidade de óleo correcta? Se tiver pouco óleo é normal acusar falta de pressão (luz no painel).
    Lembrei me do mesmo...

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

A quantidade de óleo está correcta. Vi metê-lo, vi a vareta e o indicador dentro do carro.
    Também disse ao dono da oficina se não podia ser do filtro do óleo e isso deu quase em discussão, pois respondeu-me que em milhares de filtros que já gastou isso nunca aconteceu.
    Antes tinha-me dito que a válvula não dura uma vida e eu respondi-lhe que às vezes os filtros têm defeitos.

Não digo que não seja do filtro mas agora a luz voltou a ficar apagada.

Faço 4 viagens por dia, cada uma deve dar cerca de 2 km. O motor nem aquece.
    Ontem apagou, hoje de manhã voltou a ligar e agora já apagou.

Na oficina tiraram a válvula e ligaram um manómetro (ou será barómetro?). A pressão estava no verde, mas no início. disseram que era normal e que aumenta com a rotação.

Agora fiquei com medo que seja do filtro... No fim de semana devo ir ao Porto...

Uma pergunta: Se mudar o filtro só sai o oleo que está dentro dele, certo? Penso que assim seja. (não me apetece ir à oficina pedir óleo, ainda me levam mais 10€ por 1/2 litro )

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

tambem pode ser humidadenas fichas ja me aconteceu

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

100do, a q oficina foste, se não for indiscrição ?

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Edge Ver Post
    100do, a q oficina foste, se não for indiscrição ?
    Foi numa oficina do Fundão, mas se não te importas prefiro não pormenorizar.

À tarde acendeu novamente mas quando cheguei a casa parei o carro e quando o voltei a meter a trabalhar já não acendeu. Espero que seja só humidade.

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 100do Ver Post
    Foi numa oficina do Fundão, mas se não te importas prefiro não pormenorizar.

À tarde acendeu novamente mas quando cheguei a casa parei o carro e quando o voltei a meter a trabalhar já não acendeu. Espero que seja só humidade.
    Tudo bem, só perguntei pq me fizeram o mesmo ao 306 há uns anos atrás, mas as consequências foram ligeiramente mais graves. Era só para ver se tinha sido na mesma oficina

Pode ser q seja mesmo só da humidade, se tiveres garagem experimenta deixar o capot aberto durante a noite, ajudará a secar.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Tudo bem, só perguntei pq me fizeram o mesmo ao 306 há uns anos atrás, mas as consequências foram ligeiramente mais graves. Era só para ver se tinha sido na mesma oficina

Pode ser q seja mesmo só da humidade, se tiveres garagem experimenta deixar o capot aberto durante a noite, ajudará a secar.
    Quais foram as consequências

Tenho quase a certeza que é da humidade, até porque de manhã voltou a ligar mas fraquinha. Calculo que daqui a bocado já não ligue.
    Nem sequer me lembrei mas hoje já o vou deixar na garagem.
    Tenho garagem mas ultimamente usamos os 2 carros todos os dias e ela está tão desarrumada que o carro quase lá não cabe

jcc
    jcc está offline
    Piloto de Testes jcc's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Exclamation ...

Lavar motores com máquinas de pressão (ou será à pressão) é no que dá, entrou àgua onde não devia (caixa de circuitos, sondas, etc.) experimenta abrir o capot e deixá-lo ao sol umas horitas.

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

As consequências foram 2 dias com o carro a soluçar e a "morrer" passados alguns minutos de andamento sem conseguir acelerar, até q decidiram levar o carro para a concessão da marca em Castelo Branco pois não descobriam o q se passava.

Só quando se lembraram de perguntar o q tinha sido feito na oficina do Fundão é q alguém se descoseu q tinha lavado o motor do carro com água. Velas e filtros tiveram de ser mudados, e tanto quanto sei o senhor q gostava de ver os motores a brilhar não o voltou a fazer na oficina

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

As consequências foram 2 dias com o carro a soluçar e a "morrer" passados alguns minutos de andamento sem conseguir acelerar, até q decidiram levar o carro para a concessão da marca em Castelo Branco pois não descobriam o q se passava.

Só quando se lembraram de perguntar o q tinha sido feito na oficina do Fundão é q alguém se descoseu q tinha lavado o motor do carro com água. Velas e filtros tiveram de ser mudados, e tanto quanto sei o senhor q gostava de ver os motores a brilhar não o voltou a fazer na oficina
    Nesse caso a oficina não deve ser a mesma

O problema está principalmente no IPO do Fundão.
    O meu carro ía a outro e nunca me chatearam por ter o motor sujo. Quem conhece o motor sabe que quando se muda o filtro o motor fica babado. Por outro lado, qualquer 1.9D da renault tem por hábito babar um pouco.
    O meu nunca pingou para o chão, mas sempre andou sujo.

Quando fui pela 1ª vez com ele à inspecção no Fundão meteram anotação e disseram que se lá voltasse assim não passava
    No ano a seguir mandei lavar o motor (noutra oficina). Certamente não ficou totalmente lavado e queriam-me chumbar o carro. Reclamei com o tipo e disse-lhe que fosse ele à oficina. O carro tinha saído de lá no dia anterior

No meu entender não faz sentido implicarem com isso. Se andasse a pingar no chão até concordava mas assim não.

No entanto, um vizinho meu anda com um carro que tem a estrada cheia de manchas de óleo, algumas com mais de 20 cm de diâmetro. Vai à inspecção e continua a arrastar-se pelas estradas

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 100do Ver Post
    Nesse caso a oficina não deve ser a mesma

O problema está principalmente no IPO do Fundão.
    O meu carro ía a outro e nunca me chatearam por ter o motor sujo. Quem conhece o motor sabe que quando se muda o filtro o motor fica babado. Por outro lado, qualquer 1.9D da renault tem por hábito babar um pouco.
    O meu nunca pingou para o chão, mas sempre andou sujo.

Quando fui pela 1ª vez com ele à inspecção no Fundão meteram anotação e disseram que se lá voltasse assim não passava
    No ano a seguir mandei lavar o motor (noutra oficina). Certamente não ficou totalmente lavado e queriam-me chumbar o carro. Reclamei com o tipo e disse-lhe que fosse ele à oficina. O carro tinha saído de lá no dia anterior

No meu entender não faz sentido implicarem com isso. Se andasse a pingar no chão até concordava mas assim não.

No entanto, um vizinho meu anda com um carro que tem a estrada cheia de manchas de óleo, algumas com mais de 20 cm de diâmetro. Vai à inspecção e continua a arrastar-se pelas estradas
    Se implicassem por coisas com sentido, ainda se percebia. Agora, por o motor estar sujo ?

Vá-se lá entender