Cárter Amassado
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 33

Título: Cárter Amassado

  1. #1
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Thumbs down Cárter Amassado

    Amigos, ontem bati com a parte de baixo do carro num passeio. Fui ver por baixo do carro e verifiquei que o cárter estava amassado. Não sei se já estava assim, mas deu-me ideia que não caía óleo.
    Fiz o caminho para casa, parando em áreas de serviço sempre a verificar se o cárter estava furado ou não. Não havia sinal de fuga, apesar de este estar sujo de óleo, ao que penso já ser antigo.
    A questão é, poderá estar furado?
    Se estivesse furado, o óleo caía imediatamente, apesar do motor estar a funcionar?
    Em casa parei 5 minutos para que o oóleo escorresse e então verifiquei outra vez e nada.
    Mas de qualquer forma, estou muito preocupado.
    A questão é: se rebetarmos o cárter, com o motor a funcionar (óleo a circular), o óleo cai na mesma?
    Última edição por MadDragon : 31-05-08 às 09:47:32


  2. #2
    Piloto de Kart MercuroCromo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007
    Localização
    Imbicta
    Posts
    224

    Por Defeito

    Quando o motor está a trabalhar continua a haver óleo no carter só que em menor quantiadade uma vez que parte do oleo circula no motor. Se houver uma fuga o óleo sai na mesma, e até pode sair mais facilmente, devido á maior fluidez do oleo quente.

    Coloca um papel de jornal por baixo do carter durante a noite e verifica se de manha existem manhas de óleo.

  3. #3
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mercuro Cromo Ver Post
    Quando o motor está a trabalhar continua a haver óleo no carter só que em menor quantiadade uma vez que parte do oleo circula no motor. Se houver uma fuga o óleo sai na mesma, e até pode sair mais facilmente, devido á maior fluidez do oleo quente.

    Coloca um papel de jornal por baixo do carter durante a noite e verifica se de manha existem manhas de óleo.
    Pronto, isto é que eu não tinha a certeza se era verdade.

  4. #4
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    Obrigatóriamente o óleo depois de circular pelo motor, acaba sempre no carter.

    No carter depostia eventuais residuos e acaba por arrefecer dada a superficie de dissipação do carter.

    Dai é puxado pelo tubo sugador através da bomba de óleo para o filtro e posteriormente para os restantes canais de lubrificação do motor, voltando novamente ao carter.

    Se o carter romper o óleo acabará por sair, a rapidez com que sai depende da ruptura e da sua localização.

    Por vezes o carter não rompe, mas ao oscliar ou mover-se desloca ou danifica a junta (principalmente quando esta já está ressequida) que o liga ao bloco do motor e posteriormente começa babar.


    A dica de colocares um jornal por baixo é boa.

    Com o óleo a nível, coloca-o em funcionamento durante 5~10 min, e verifica se começa a manchar, se houver fissura ou uma fuga será o que sucede.


  5. #5
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Obrigatóriamente o óleo depois de circular pelo motor, acaba sempre no carter.

    No carter depostia eventuais residuos e acaba por arrefecer dada a superficie de dissipação do carter.

    Dai é puxado pelo tubo sugador através da bomba de óleo para o filtro e posteriormente para os restantes canais de lubrificação do motor, voltando novamente ao carter.

    Se o carter romper o óleo acabará por sair, a rapidez com que sai depende da ruptura e da sua localização.

    Por vezes o carter não rompe, mas ao oscliar ou mover-se desloca ou danifica a junta (principalmente quando esta já está ressequida) que o liga ao bloco do motor e posteriormente começa babar.


    A dica de colocares um jornal por baixo é boa.

    Com o óleo a nível, coloca-o em funcionamento durante 5~10 min, e verifica se começa a manchar, se houver fissura ou uma fuga será o que sucede.

    Não me lembrei da junta....
    Vou ver isso.

  6. #6
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    O problema aqui é que o carro não é meu, e sem ter a certeza que está a sair óleo, não quero dizer ao cota.

  7. #7
    Piloto de Testes rcontra's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007
    Localização
    Guimarães
    Posts
    1,555

    Por Defeito

    Também bati com o meu carro numa pedra (ENORME) e amassei o carter . Também fiquei preocupado com a possibilidade de fuga de óleo, mas tal não aconteceu.
    Verifica o aperto dos parafusos do carter, pois este quase de certeza que cedeu um pouco (por acaso ainda não verifiquei no meu).
    Quando fores trocar o óleo pede para te trocarem a junta do cartér que é barata e assim ficas totalmente descansado, pois o carter não furou.



    cump

  8. #8
    Piloto de Rallye ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006
    Localização
    Lisboa, , Portugal.
    Posts
    13,818

    Por Defeito

    Se n furou, se n danificou a junta e se n acertou em cheio no "chupador" (sempre me ri c esta peça) então n tens c q te preocupar.

    Se a pancada foi mto grande, um dia q tenhas dinheiro compras um direito numa sucata e trocas.

  9. #9
    Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Posts
    14,249

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Obrigatóriamente o óleo depois de circular pelo motor, acaba sempre no carter.

    No carter depostia eventuais residuos e acaba por arrefecer dada a superficie de dissipação do carter.

    Dai é puxado pelo tubo sugador através da bomba de óleo para o filtro e posteriormente para os restantes canais de lubrificação do motor, voltando novamente ao carter.

    Se o carter romper o óleo acabará por sair, a rapidez com que sai depende da ruptura e da sua localização.

    Por vezes o carter não rompe, mas ao oscliar ou mover-se desloca ou danifica a junta (principalmente quando esta já está ressequida) que o liga ao bloco do motor e posteriormente começa babar.


    A dica de colocares um jornal por baixo é boa.

    Com o óleo a nível, coloca-o em funcionamento durante 5~10 min, e verifica se começa a manchar, se houver fissura ou uma fuga será o que sucede.

    Ia agora falar disso da junta. Ele pode ter empenado e começar a babar por aí. A minha sugestão é ires prestando atenção à junta e à vareta do nível de óleo.

    Citação Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
    O problema aqui é que o carro não é meu, e sem ter a certeza que está a sair óleo, não quero dizer ao cota.
    Quando o carro não é nosso, isto "custa" mais que o arranjo.

  10. #10
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    A questão da junta foi muito bem lembrada porque ontem á noite quando andei a verificar, á volta da fronteira entre o bloco do motor e o cárter tinha óleo. Era óleo sujo, preto, por isso não me preocupei pois deduzi que já lá estivesse há algum tempo, mas agora tenho receio...
    Apertar os parafusos era bom, mas duvido que lá chegue.
    E sim, a pior parte e´dizer ao dono do carro..

  11. #11
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Se n furou, se n danificou a junta e se n acertou em cheio no "chupador" (sempre me ri c esta peça) então n tens c q te preocupar.

    Se a pancada foi mto grande, um dia q tenhas dinheiro compras um direito numa sucata e trocas.
    Que peça é o chupador?
    O tubo que está la´dentro?

  12. #12
    Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Posts
    14,249

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
    A questão da junta foi muito bem lembrada porque ontem á noite quando andei a verificar, á volta da fronteira entre o bloco do motor e o cárter tinha óleo. Era óleo sujo, preto, por isso não me preocupei pois deduzi que já lá estivesse há algum tempo, mas agora tenho receio...
    Apertar os parafusos era bom, mas duvido que lá chegue.
    E sim, a pior parte e´dizer ao dono do carro..
    Vê lá se vais ter que começar a fazer como o meu irmão faz com o Corsa do meu avô. Antes de ir à IPO, tem que lavar o motor. Está a babar óleo da junta, mas a reparação para trocar o vedante num Corsa com 14 anos é mais cara que o próprio carro.

    De qualquer modo, está-me a fazer "espécie" que o cárter tenha amassado. O teu não é feito no mesmo material que o bloco do motor? É que, geralmente, os blocos são feitos em ferro fundido cinzento (para quem não sabe, isto é uma liga de aço com mais de 2% de carbono), material que se caracteriza por ser rigido, mas frágil, i.e., tem pouca deformação até à rotura. Traduzindo por miúdos, se bateres, pouco amolga. Ou aguenta a pancada, ou parte.

  13. #13
    Piloto de Rallye ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006
    Localização
    Lisboa, , Portugal.
    Posts
    13,818

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
    Que peça é o chupador?
    O tubo que está la´dentro?
    Exacto.
    Qdo tive o ibiza Mk1, pra quem ja teve um, sabe bem q o carter é mto baixo. Bater c ele era uma constante. Teve q ser a certa altura mudado, pq o "chupador" ( ), estava c a tubagem danificada.

    Citação Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
    Vê lá se vais ter que começar a fazer como o meu irmão faz com o Corsa do meu avô. Antes de ir à IPO, tem que lavar o motor. Está a babar óleo da junta, mas a reparação para trocar o vedante num Corsa com 14 anos é mais cara que o próprio carro.

    De qualquer modo, está-me a fazer "espécie" que o cárter tenha amassado. O teu não é feito no mesmo material que o bloco do motor? É que, geralmente, os blocos são feitos em ferro fundido cinzento (para quem não sabe, isto é uma liga de aço com mais de 2% de carbono), material que se caracteriza por ser rigido, mas frágil, i.e., tem pouca deformação até à rotura. Traduzindo por miúdos, se bateres, pouco amolga. Ou aguenta a pancada, ou parte.
    Estou a achar mto estranho esta tua opinião! Ao q conheço, todos os carters são de "chapa", q se pretende ate q se seja dúctil (maleavel), para exactamente conseguir levar algumas cacetadas sem grandes danos.
    Se repararem em carters de carros velhos, estão cheios de pancadas.

  14. #14
    Banido dungerous_bb's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008
    Posts
    354

    Por Defeito

    alguem sabe quanto custa mais ou menos uma junta do carter para um seat ibiza 1.9 sdi?
    cumps

  15. #15
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
    Vê lá se vais ter que começar a fazer como o meu irmão faz com o Corsa do meu avô. Antes de ir à IPO, tem que lavar o motor. Está a babar óleo da junta, mas a reparação para trocar o vedante num Corsa com 14 anos é mais cara que o próprio carro.

    De qualquer modo, está-me a fazer "espécie" que o cárter tenha amassado. O teu não é feito no mesmo material que o bloco do motor? É que, geralmente, os blocos são feitos em ferro fundido cinzento (para quem não sabe, isto é uma liga de aço com mais de 2% de carbono), material que se caracteriza por ser rigido, mas frágil, i.e., tem pouca deformação até à rotura. Traduzindo por miúdos, se bateres, pouco amolga. Ou aguenta a pancada, ou parte.
    Não, o cárter é chapa.
    Ainda tem alguma deformação, felizmente.
    O teu irmão, estando o carro a babar óleo por essa zona, periodicamente adiciona oleo certo?
    Pergunto para saber mais ou menos a quantidade que sai por ssa zona.

  16. #16
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Exacto.
    Qdo tive o ibiza Mk1, pra quem ja teve um, sabe bem q o carter é mto baixo. Bater c ele era uma constante. Teve q ser a certa altura mudado, pq o "chupador" ( ), estava c a tubagem danificada.
    Estou a ver.
    Espero que até amanhã, não saia óleo.
    Só amanhã poderei tentar apertar os parafusos, isto de conseguir lá chegar.
    Estou a ver que vou ter que levantar o carro com o macaco e apertar, o que me mete algum medo de fazer.

  17. #17
    Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Ministro Yoda
    Posts
    21,372

    Por Defeito

    fizeste isso ao K10?

    mas sempre passaste com ele no IPO?

  18. #18
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    fizeste isso ao K10?

    mas sempre passaste com ele no IPO?
    Não, fiz no Honda do meu pai.
    O K10 não batia com o cárter como o rasta do Honda bateu.
    Depois ainda teve a lata de atolar na lama.

    (eu sei que a culpa é minha)

  19. #19
    Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Ministro Yoda
    Posts
    21,372

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
    Não, fiz no Honda do meu pai.
    O K10 não batia com o cárter como o rasta do Honda bateu.
    Depois ainda teve a lata de atolar na lama.

    (eu sei que a culpa é minha)
    upa upa!!!!

    já disseste ao cota?


    eu só uma vez estive num carro que rachou o carter, e foi logo uma nuvemzorra de fumo e tivemos que parar (g40)


    penso que só o deves ter amolgado

  20. #20
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    upa upa!!!!

    já disseste ao cota?


    eu só uma vez estive num carro que rachou o carter, e foi logo uma nuvemzorra de fumo e tivemos que parar (g40)


    penso que só o deves ter amolgado
    Ainda não disse ao cota pois não sei como aquilo está.
    Quando pegar no carro vou ver e então logo decido.
    Espero k esteja só amassado e não furado e que não babe pela junta.
    A realidade é que na zonada junta estava babado, mas era óleo preto, por isso pensei k já fosse antigo.
    Que porra...
    Bem o meu pai sempre se queixou da altura do Honda, que batia em todo o lado e quase nem se podia subir um passeio.
    Agora quase lhe dou razão.

  21. #21
    Banido ManuelBarbosa's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    Localização
    Vila Nova de Gaia, Portugal.
    Posts
    11,591

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Exacto.
    Qdo tive o ibiza Mk1, pra quem ja teve um, sabe bem q o carter é mto baixo. Bater c ele era uma constante. Teve q ser a certa altura mudado, pq o "chupador" ( ), estava c a tubagem danificada.



    Estou a achar mto estranho esta tua opinião! Ao q conheço, todos os carters são de "chapa", q se pretende ate q se seja dúctil (maleavel), para exactamente conseguir levar algumas cacetadas sem grandes danos.
    Se repararem em carters de carros velhos, estão cheios de pancadas.
    Aqui na rua onde vivo existia um sitio onde quase todos os santos dias alguém partia o carter, e uma vez estive a ajudar um fulano de um Fiat Bravo e o carter era em ferro fundido fez um buraco no carter que cabia lá um dedo.
    Última edição por ManuelBarbosa : 31-05-08 às 14:55:08

  22. #22
    Banido ManuelBarbosa's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    Localização
    Vila Nova de Gaia, Portugal.
    Posts
    11,591

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
    Ainda não disse ao cota pois não sei como aquilo está.
    Quando pegar no carro vou ver e então logo decido.
    Espero k esteja só amassado e não furado e que não babe pela junta.
    A realidade é que na zonada junta estava babado, mas era óleo preto, por isso pensei k já fosse antigo.
    Que porra...
    Bem o meu pai sempre se queixou da altura do Honda, que batia em todo o lado e quase nem se podia subir um passeio.
    Agora quase lhe dou razão.
    Se tiver alguma fuga de oleo (que nãp seja na junta) acho que dá para soldar e não é preciso trocar o carter

  23. #23
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    Se tiver alguma fuga de oleo (que nãp seja na junta) acho que dá para soldar e não é preciso trocar o carter
    Exacto, já tinha pensado nisso, mas eu não costumo andar com o carro.
    Só ao fim de semana é que o levo.
    De qualquer forma, amanhã vou levar o carro e tentar apertar na zona da junta.

  24. #24
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Amigos, estive a ver e acho que não está furado.
    Na zonada junta de facto está babado, mas parece-me óleo antigo.
    Quis apertar os parafusos entre o cárter e o bloco, mas a evrdade é que não consigo lá chegar.
    Vou andar atento ao nível do óleo.

  25. #25
    Piloto de Troféu FilipeDiass's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Localização
    Seixal
    Posts
    9,989

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
    Amigos, estive a ver e acho que não está furado.
    Na zonada junta de facto está babado, mas parece-me óleo antigo.
    Quis apertar os parafusos entre o cárter e o bloco, mas a evrdade é que não consigo lá chegar.
    Vou andar atento ao nível do óleo.
    isso é um Honda, não parte à 1ª

    o meu cárter está amassado quase desde que o comprei...

    um roquete com extensor de 10 cm e cabeça 10 apertas esses parafusos!

  26. #26
    Piloto de Rallye ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006
    Localização
    Lisboa, , Portugal.
    Posts
    13,818

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
    Amigos, estive a ver e acho que não está furado.
    Na zonada junta de facto está babado, mas parece-me óleo antigo.
    Quis apertar os parafusos entre o cárter e o bloco, mas a evrdade é que não consigo lá chegar.
    Vou andar atento ao nível do óleo.
    N tens nenhuma "mini-ribanceira" por aí?
    Arranja um bom declive, paras no carro mesmo na berma dele, calças o carro, e vais ver q trabalhas à vontade.

  27. #27
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
    Posts
    35,435

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    N tens nenhuma "mini-ribanceira" por aí?
    Arranja um bom declive, paras no carro mesmo na berma dele, calças o carro, e vais ver q trabalhas à vontade.
    Pensei nisso, mas não me surgiu à cabeça nenhuma ribanceira...:S

  28. #28
    Piloto de Testes DudexVTi's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004
    Localização
    Lx, , .
    Posts
    3,821

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
    Amigos, estive a ver e acho que não está furado.
    Na zonada junta de facto está babado, mas parece-me óleo antigo.
    Quis apertar os parafusos entre o cárter e o bloco, mas a evrdade é que não consigo lá chegar.
    Vou andar atento ao nível do óleo.
    Graças a Deus que não chegaste lá! Provavelmente arrebentarias com a junta, esses parafusos são de muito pouco aperto, tipo tampa das valvulas.

  29. #29
    Piloto de Troféu FilipeDiass's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Localização
    Seixal
    Posts
    9,989

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
    Graças a Deus que não chegaste lá! Provavelmente arrebentarias com a junta, esses parafusos são de muito pouco aperto, tipo tampa das válvulas.
    o meu estava a babar por aí e depois de um pequeno aperto ficou muito melhor, até agora

    claro que não se pode exagerar

  30. #30
    Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    No Exilio
    Posts
    22,181

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
    Graças a Deus que não chegaste lá! Provavelmente arrebentarias com a junta, esses parafusos são de muito pouco aperto, tipo tampa das valvulas.
    Sim, há que ter em atenção isto.

    Há parafusos que estão na aba do bloco de motor, destes não há grande problema

    Mas há cerca de 4 a 6 parafusos que estão nas zona do alinhamento da cambota que estão em peças de aluminio, normalmente é aqui que são montados os retentores e bomba de óleo, neste parafusos a força de aperto deve ser controlado por uma chave de binário de forma a que o perno não se "passe" dentro do aluminio.

    Existem duas coisa que podem ocorrer, ou a rosca passa-se ou a peça de aluminio parte.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.