Travagem peugeot 106
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 9 de 9

Título: Travagem peugeot 106

Piloto de Testes FastLee's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito Travagem peugeot 106

Amigos..
    a quem conheça bem estes carros...
    que problemas podem surgir no sistema de travagem traseiro dos 106 MK I ?
    nomeadamente sei que é cronico o problema de bombitos, mas isso é barato de resolver..
    agora... ha algum compensador de carga / repartidor de travagem / afinadores do travão de mão ? ? alguma válvula que possa dar problemas?
    estamos a falar num sistema de origem, simples, tambores e sem ABS...
    ja agora quais as diferenças desse eixo para um eixo do 106 "convencional" ?
    precisava de dicas concretas sobre os rallye 1.3 nesse campo.
    obrigado

Piloto de Testes highlander's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Ainda não há quorum para te ajudar...
    Pessoal, 'bora aí dar umas pistas ao FastLee!

Piloto de Testes telmauto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
    Amigos..
    a quem conheça bem estes carros...
    que problemas podem surgir no sistema de travagem traseiro dos 106 MK I ?
    nomeadamente sei que é cronico o problema de bombitos, mas isso é barato de resolver..
    agora... ha algum compensador de carga / repartidor de travagem / afinadores do travão de mão ? ? alguma válvula que possa dar problemas?
    estamos a falar num sistema de origem, simples, tambores e sem ABS...
    ja agora quais as diferenças desse eixo para um eixo do 106 "convencional" ?
    precisava de dicas concretas sobre os rallye 1.3 nesse campo.
    obrigado
    Diferenças só na medida dos bombitos, cintas e diâmetro dos cubos.
    Há uma série de combinações possíveis nas várias versões.
    Quanto ao problema assim não pescamos nada..
    Do que se queixa o 106??
    Fica uma roda presa e a travagem desequilibrada mesmo depois de afinar, será isso?

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
    Diferenças só na medida dos bombitos, cintas e diâmetro dos cubos.
    Há uma série de combinações possíveis nas várias versões.
    Quanto ao problema assim não pescamos nada..
    Do que se queixa o 106??
    Fica uma roda presa e a travagem desequilibrada mesmo depois de afinar, será isso?
    coloquemos a questao desta forma..

montaram lhe um eixo dum saxo para resolver o problema de travoes. um mecanico que solucionou assim o problema em vez de reparar o eixo original. deduzi que fosse problema de repartiçao de travagem e ja soube agora que os bombitos do rallye tem repartidor integrado e sao usados pelos saxos quase todos tambem. menos mal

no entanto teho que verificar como é com barras de torsão etc. o homem diz me que tem o material original resta me ver se preciso trocar algo para repor originalidade no rallye ou se o que montaram é igual ao material de origem daquela versão...

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

a minha duvida la esta é .. em caso de ter que reparar o eixo original para montar e deixar com veio de fabrica que material ele precisa, normalmente repartidores de travagem sao um pincel, dai o querer saber se tinha e onde .. mas se fazem parte dos bombitos menos mal.

nao sei qual o problema de travoes que teve concretamente, sei que resolveram da forma que disse acima... e no caso de avançar para este carro que merece ser estimado, preciso saber bem com o que contar...

obrigado pessoal pelas dicas..

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Os 3 106 mkI que conhecia (2 deles XSI) tiveram de levar o kit completo de bombitos traseiros por volta dos 80.000km.

Num dele originou um problema. A polie estava já "acamada" e ovalizada ao sistema antigo e não foi bem reparada (na marca) o que originou fortes vibrações na travagem. Foi resolvido com a lixagem das polies.

Mais problemas que me lembre nunca tive! Só pastilhas e andar. Penso que nem o travão de mão teve de ser afinado!

Piloto de Testes highlander's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

... e então?? Já "PUG'as"?!

Piloto de Testes telmauto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

A reparação desse eixo é bastante trabalhosa, mas faz-se.
    Mais fácil trocar um eixo por outro em bom estado.
    Os do saxo são iguais e costumam estar em melhor estado, por terem menos idade.
    Quanto aos bombitos, TODOS os ax, saxo, 106 I e II fazem limitação de pressão de travagem nos próprios bombitos.
    Não existe a peça limitador de pressão de travagem vulgo "repartidor de travões".
    Então há nenhum problema com os travões, apenas dúvidas é isso??...
    Voltei a ler... o problema de travões (aliás, do eixo traseiro com as rodas cambadas devido à água que foi entrando para os rolamentos de braços) tá resolvido.
    O que há a ponderar é se o resto do carro está em boas condições.
    Quanto às barras de torção deves trocar as antigas para o novo eixo se estas forem mais fortes (diâmetro), aproveitando para regular a altura da traseira.
    Última edição por telmauto : 18-04-08 às 17:50:59

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
    A reparação desse eixo é bastante trabalhosa, mas faz-se.
    Mais fácil trocar um eixo por outro em bom estado.
    Os do saxo são iguais e costumam estar em melhor estado, por terem menos idade.
    Quanto aos bombitos, TODOS os ax, saxo, 106 I e II fazem limitação de pressão de travagem nos próprios bombitos.
    Não existe a peça limitador de pressão de travagem vulgo "repartidor de travões".
    Então há nenhum problema com os travões, apenas dúvidas é isso??...
    Voltei a ler... o problema de travões (aliás, do eixo traseiro com as rodas cambadas devido à água que foi entrando para os rolamentos de braços) tá resolvido.
    O que há a ponderar é se o resto do carro está em boas condições.
    Quanto às barras de torção deves trocar as antigas para o novo eixo se estas forem mais fortes (diâmetro), aproveitando para regular a altura da traseira.
    é isto que falta fazer..

fui ha bocado testar o carro... rallye mk I 1994. o eixo que foi montado era dum saxo, parece que nao trocaram as barras de torsão e nao regularam a altura... esta de rabo alçado....

o problema dos travoes segundo vim a saber foi mesmo fuga de oleo ha uns 4 anos... prai aos 90 mil kms talvez

o carro so tem um dono e 120 mil km reais.. precisa dum restauro integral a nivel de pintura exterior e revisao da praxe por estar muito tempo parado...

agora resta saber se o homem quer avançar com o negocio.. a minha cartada esta jogada...

por mim acho que o R2 vai ter que esperar...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.