Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.
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Título: Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

  1. #1
    Banido Excalibur's Avatar
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    Exclamation Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

    O alerta tem a ver com os inúmeros casos e relatos que se vêm por ai sobre os problemas de aquecimento, a corrosão, lamas e obstrução no interior do circuito de refrigeração dos automóveis.

    Antes do artigo que vou colocar, recomendo que USEM UM BOM GLICOL, e não pensem que o de 5~7€ no hipermercado é alguma coisa de jeito, porque não é.

    REFRIGERAÇÃO DO MOTOR

    O sistema de refrigeração líquida normalmente utilizado nos motores automóveis nos dias de hoje, é muito mais eficiente quando comparado aos motores de refrigeração a ar.


    A grande vantagem de refrigeração líquida é o melhor controle sobre a temperatura do motor.


    Os motores actuais trabalham a temperaturas mais elevadas que seus antecessores. Isso tendo em vista a necessidade de um maior rendimento térmico.


    Não resta dúvida, que o motor ideal, é aquele em que não existe a troca de calor com o meio ambiente, ou seja, o motor sem radiador.


    Um exemplo próximo a isso, é o motor Diesel Elko que tinha um pequeno radiador, com aproximadamente 1/6 do tamanho dos actuais radiadores.


    O seu rendimento é bastante superior ao dos actuais motores.


    Contudo, subir a temperatura interna do motor, requer componentes que suportem bem este aumento.

    Nos veículos actuais, uma grande modificação introduzida, foi a cinta de aço existente dentro dos pistões nos motores.


    Esta cinta tem como finalidade controlar a dilatação térmica dos pistões, e com isso, as folgas entre pistão e cilindros permanecem sempre dentro de valores pré-determinados.


    Este facto por si só, já garantiu a possibilidade da elevação da temperatura de trabalho do motor, e com isso, seu consequente aumento de rendimento.


    No entanto, para que este aumento fosse conseguído, algo teria que ser mexido, de forma a fazer a água trabalhar mais próximo a sua temperatura de fervura.


    Sabe-se, por exemplo, que a água ferve a 100o C ao nível do mar, no entanto, se subirmos acima do nível do mar, a água ferverá mais cedo.

    Em alguns motores a válvula termoestática, que é responsável pela passagem de maior ou menor quantidade de água para refrigerar o motor, trabalha entre temperaturas de 88 a 96o C, em outros de 89 a 100o C.

    Depende muito do tipo e projecto do motor e fabricante.

    Esta faixa passa a ser maior ainda se levarmos em consideração a tolerância construtiva das válvulas termoestáticas.

    No entanto, se o motor estivesse a trabalhar a uma altitude de 2000 metros, a água contida em seu interior ferveria a aproximadamente 92
    o C, ou seja, estaria a ferver aquando da abertura da válvula termoestática, e neste caso a refrigeração do motor ficaria prejudicada.

    A solução para este caso foi pressurizar o sistema de refrigeração.


    Ou seja, todo o sistema passa a trabalhar, com pressões maiores que a atmosfera, e desta forma a água passa a ferver mais tarde.

    Isso resolveu um grande problema.


    E os veículos desta forma podiam ser vendidos tanto para locais ao nível do mar, como para locais onde se tenha uma elevada altitude, sempre tendo certeza, que a água não ferveria.


    No entanto ainda não era perfeito, pois em certos lugares o problema reaparecia.

    Descobriu-se também, de maneira bastante dolorosa, que não era só o calor que estragava o motor.


    O Frio também fazia estragos, sempre que a temperatura passava abaixo do 0o C.


    Enquanto o motor estava em funcionamento, não havia problemas, entretanto ao parar, a água do sistema de refrigeração arrefecia e congelava.


    No momento em que isso acontece, a água vê o seu volume aumentar, e provoca com isso a ruptura do radiador e em alguns casos do bloco do motor, além de rupturas de mangueiras.

    Para evitar este tipo de problema, começou uma grande pesquisa no sentido de se encontrar um produto que quando misturado à água existente no radiador resolvesse este problema.

    Vários foram encontrados, porém o mais indicado foi o Etileno Glicol.


    Suas características em relação à mistura e a temperatura de refrigeração estão colocadas abaixo, onde a % vol significa quanto de Etileno Glicol é misturado a água em relação a seu volume, e a Temp oC, se refere ao ponto de congelamento da referida mistura.



    O valor de –69o C é, portanto um limite para a mistura.

    Qualquer valor acima deste a água congelará a temperaturas mais elevadas que –69
    o C por exemplo –50o C.

    Verificou-se, porém, que ao adicionarmos o Etileno Glicol à água do sistema de refrigeração, ocorria uma melhora em seu ponto de ebulição ( fervura ), o que se pode verificar na tabela que se segue:



    Nos motores automóveis, a pressão de trabalho varia de 1020 a 1035 mb ( milibares ), com um valor médio de utilização por volta dos 1030 mb.


    A percentagem de Etileno Glicol usada nestes motores está por volta de 40 %.


    Em outras palavras, num motor de automóvel, a água só irá ferver a aproximadamente 127o C, e congelar a aproximadamente a – 26o C.
    Lembrem-se, o GLICOL é e executa as seguintes funções :

    - ARREFECE
    - LUBRIFICA
    - ANTI CORROSIVO
    - ANTI CALCÁRIO e INCRUSTAÇÕES


  2. #2
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    Bom tópico Excalibur!

  3. #3
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    Optimo topico, pena a maioria n ligar a estas coisas, e aproveitar pra aprender qq coisa, usado no futuro o que se sabe pra aplicar no seu carro.

  4. #4
    Piloto de Provas de Perícia GPConguito's Avatar
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    e aonde se compra o glicol?

    como sei a percentagem que estou a misturar?
    tenho que saber a capacidade do motor em termos de liquido refrigiraçao

    certo
    ?

    os do hiper nao possuiem esta substancia?

    ja existem liwuidos de compra facil com a mistura optima fta?

    peço desculpa pelas perguntas mas fiquei curioso

    cumps

  5. #5
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    Por acaso já tinha colocado noutro lado a importância de um bom anti-congelante.

    Eu prefiro só utilizar o original do fabricante.
    Tenho no meu civic o mesmo anti-congelante há 11 anos (de origem portanto), e não tem qualquer vestígio de ferrugem.

    A Honda nas motas teve um problema há uns anos nos sistemas de refrigeração de umas Honda Goldwing.

    Depois de analisarem, chegaram à conclusão que a grande maioria dos casos em que houve problemas era em motores onde tinha sido colocado líquido de refrigeração automóvel genérico.

    Eles nos manuais de serviços chamam a atenção para a necessidade de ter Glicol para uma correcta protecção anti-corrosão.

    Para mim os anti-congelantes de hipermercado (e muitos dos que se vendem em casas de peças auto) não servem para mais nada do que para fazer um reatesto até se limpar o circuíto todo e meter anti-congelante decente.

  6. #6
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    ola

    ja agora reforçando a pergunta:

    esse produto e vendido em concentrado ? onde ?
    o consumidor "normal" tem acesso ao produto ?
    no google alem de alguns decretos lei e sites brasileiros não ha referencias de onde comprar


    cumps

  7. #7
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    Normalmente compra-se anticongelante que tenha essas especificações.

    Os que têm glicol costumam dizer.
    Aqueles do supermercado nem costumam dizer nada, tal é a qualidade...

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Normalmente compra-se anticongelante que tenha essas especificações.

    Os que têm glicol costumam dizer.
    Aqueles do supermercado nem costumam dizer nada, tal é a qualidade...

    ola

    pois são os que eu uso....
    enfim tenho de dar umas voltitas a norautos e companhia e ver o que há... e mudar os liquidos ao twingo.

    cumps e obrigado

  9. #9
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    O Glicol Está presente em todos os líquidos de refrigeração OEM (das marcas automóveis) ou dos fabricantes.

    Por exemplo na Opel o liquido azul que está no vaso de expansão/compensação, pode ser da Opel, da ESSO, Shell (Glicoshell), ou ainda da Febi Bilstein (Clicar para o site: ver quadro abaixo)

    Há concentrado ou de uso directo, se fôr concentrado usem-no nas percentagens descritas neste tópico.

    Eu pessoalmente nos meus carros pessoais, uso com uma percentagem entre os 40 e os 50%, é por isso que num Corsa A 1.5TD, nunca tive qualquer problema de aquecimento , contudo é normal haver queixas sobre isso aqui no forum.


    Os líquidos de refrigeração da Febi Bilstein neste quadro (exemplo) indicam a côr para cada um dos fabricantes, Azul, Lilás, Verde, Roxo, etc. (cliquem no link acima e coloquem no campo Article description (busca) - ANTIFREEZE




    Podem ver que existem para todas as marcas, (num total de 75 na base inferior do quadro)e que NÃO PERDEM A GARANTIA se for colocado este liquido, porque o mesmo corresponde com as características oficiais da marca.

    Mas há mais fabricantes de Glicol, por exemplo a Cummins tem uns muito bons para veículos diesel, ou não fosse a Cummins ums dos maiores fabricantes de Motores Diesel Pesados.


    Já agora, se tiverem um Liquido de Refrigeração concentrado (do bom), misturem-no a 50% com água destilada ou desmineralizada.

    Garanto que os resultados ainda são melhores.

    Espero que ajudem estas dicas.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por GPConguito Ver Post
    e aonde se compra o glicol?

    como sei a percentagem que estou a misturar?
    tenho que saber a capacidade do motor em termos de liquido refrigiraçao

    certo
    ?

    os do hiper nao possuiem esta substancia?

    ja existem liwuidos de compra facil com a mistura optima fta?

    peço desculpa pelas perguntas mas fiquei curioso

    cumps

    Lê o meu anterior post com atenção, está lá a resposta.

  11. #11
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    Toyota:


  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
    E lá está a indicação: Perigoso ou mesmo mortal se for ingerido ou inalado porque tem Etileno de Glicol

    E esse é vermelho

  13. #13
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    Por alguma razão um BOM anti-congelante tem sempre preços muito mais altos que os normais.
    Mas para muita gente é tudo igual, é tudo liquido

    Atenção que nos carros equipados com catalizador não se deve usar anti-congelantes com silicone.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Por alguma razão um BOM anti-congelante tem sempre preços muito mais altos que os normais.
    Mas para muita gente é tudo igual, é tudo liquido
    Exacto dp as cabeças de aluminio começam a estalar e tal e dp é o carro que n presta....
    Última edição por SenhorVX : 27-03-08 às 16:40:44

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Por alguma razão um BOM anti-congelante tem sempre preços muito mais altos que os normais.
    Mas para muita gente é tudo igual, é tudo liquido

    Atenção que nos carros equipados com catalizador não se deve usar anti-congelantes com silicone.

    Isso é teoria do bêbado.

    Desde que seja tingido da côr "tinto", marcha tudo


    Ao invés, um bom apreciador é selectivo e cuidadoso.

  16. #16
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    Vou ver se amanhã tiro uma foto do anti-congelante que tenho na garagem, é original da marca mas ainda não tive necessidade de o abrir.

  17. #17
    caz
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    Excalibur tens toda a razão!

    e mais, comprem sempre na marca o dito liquido!

    para terem uma ideia comprei na ford 1 embalagem de um litro por 3.8€+iva e se for diluido com agua dá até -46º isto 1l liq+1l agua


    fui ao continente ver preços e os concentrados de 1l custam para cima de 5€ e é a mrd do costume...Não inventem

  18. #18
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    Isto dura uns 6 anos à vontade. Já nem sei bem o preço da litrada nem quando foi mudado!

    Acho que foi há uns 2 anos (lá mais para Junho), portanto daqui a mais 4 anitos a ver se me lembro de lhe mudar a "água".

  19. #19
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    Eu comprei por 7.5eur um da Elf até -15 e parece-me muito bom, inclusivé obtive bom feedback.

    Para mudar de 2 em 2 anos, acho que é o suficiente.

  20. #20
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    eu é o que a toyota recomenda e siga....

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Eu comprei por 7.5eur um da Elf até -15 e parece-me muito bom, inclusivé obtive bom feedback.

    Para mudar de 2 em 2 anos, acho que é o suficiente.

    O da elf é recomendado e usado pela Renault como tal deve ser bom

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
    O da elf é recomendado e usado pela Renault como tal deve ser bom
    Pese embora o facto da renault recomendar e usar elf há muitos anos, incluindo na altura em que era raro o renault que ao fim de poucos anos não tinha o circuíto de refrigeração cheio de ferrugem...
    RicardoAndre gosta disto.

  23. #23
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    Eu pessoalmente tenho andado a trocar o anti-congelante, à medida que o nível desce, por água destilada.
    Com isto o carro chega mais rápido à temperatura ideal, e como onde vivo durante a noite a temperatura nunca chegou aos 0º graus centígrados.
    Tem é que se andar mais de olho no nível, mas como tenho paciência e faço questão de andar a ver os níveis não me custa nada.

    Já vi bem de perto o que os anti-congelantes "normais" à venda nos hipers e que nos pôem nas oficinas fazem...aquilo parece lama.

  24. #24
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    Excelente tópico. Muito esclarecedor.

    Eu confesso que sempre tive a preocupação de colocar nos meus carros liquido com a designação "anti-congelante", mas nunca me preocupei com marcas. Sempre meti daqueles baratos que se vendem no hipermercado.

    Da próxima vez vou ter mais atenção ao termo Glicol e ser mais cuidadoso na escolha.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
    Eu pessoalmente tenho andado a trocar o anti-congelante, à medida que o nível desce, por água destilada.
    Com isto o carro chega mais rápido à temperatura ideal, e como onde vivo durante a noite a temperatura nunca chegou aos 0º graus centígrados.
    Tem é que se andar mais de olho no nível, mas como tenho paciência e faço questão de andar a ver os níveis não me custa nada.

    Já vi bem de perto o que os anti-congelantes "normais" à venda nos hipers e que nos pôem nas oficinas fazem...aquilo parece lama.
    Isso é um erro na minha opinião.

    O problema em portugal não se coloca em termos de temperatura de congelamento, mas sim de protecção anti-corrosão.

    Com àgua destilada, tem zero protecção anti-corrosão, e vais notar isso ao fim de algum tempo.

    O melhor é um anti-congelante de qualidade.

  26. #26
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    Atenção que não vou trocar, tudo.
    A corrosão é provocada mais pela água da torneira, que além do calcário contém outras substâncias que não são lá muito boas.
    Comecei a fazer isso, a conselho de um professor meu ( desta área ), e segundo ao longo dos anos nunca teve quaisquer problemas com os carros e funcionavam a 100% com água destilada.

    No meu caso, devo ter lá uns 5-10% de água destilada no circuito.
    Última edição por Speedy : 28-03-08 às 13:38:57

  27. #27
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    Vocês pensam que por meterem esses XPTO que estão livres de problemas?

    Mais depressa aconselho o da ELF para mudar de 2 em 2 anos que esses de 5 anos ou mais que ao fim de 3 ou 4 anos já se notam umas borras e outras pequenas coisas a boiar.

    Nenhum circuito é à prova de erro e não há nada como meter um anticongelante NORMAL e lavar regularmente.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Vocês pensam que por meterem esses XPTO que estão livres de problemas?

    Mais depressa aconselho o da ELF para mudar de 2 em 2 anos que esses de 5 anos ou mais que ao fim de 3 ou 4 anos já se notam umas borras e outras pequenas coisas a boiar.

    Nenhum circuito é à prova de erro e não há nada como meter um anticongelante NORMAL e lavar regularmente.
    Isso depende muito do motor que estamos a falar.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Vocês pensam que por meterem esses XPTO que estão livres de problemas?

    Mais depressa aconselho o da ELF para mudar de 2 em 2 anos que esses de 5 anos ou mais que ao fim de 3 ou 4 anos já se notam umas borras e outras pequenas coisas a boiar.

    Nenhum circuito é à prova de erro e não há nada como meter um anticongelante NORMAL e lavar regularmente.
    A minha experiência diz-me exactamente o contrário do que descreves.

    Exemplo meu real: Renault com líquido mudado de 2 em 2 anos no máximo (Elf por acaso) = Ferrugem no circuito.

    Honda com 11 anos e líquido original = líquido limpinho da cor original.

  30. #30
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    Está bem que existem motores mais fiáveis nesse aspecto mas nem vamos por aí.

    A questão é que eu sempre que os deixava muito tempo lá acabava por arrepender-me, mais vale comprar um anticongelante normal (também não digo o dos hipers, o da ELF vá lá) e mudar regularmente. Assim, está sempre limpinho e não dá chatisses.

    Mesmo assim, há carros que dão problemas de ferrugem, principalmente os motores com a cabeça em ferro. Esses sim, é preciso andar em cima embora também sejam mais resistentes.

    Cumprimentos.

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