Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol. - Página 97
 Rede MPL:
Página 97 de 97 PrimeiraPrimeira ... 879697
A mostrar resultados 2,881 para 2,894 de 2894

Título: Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Qualquer mistura com um minimo de 33% de anticongelante já te dá uma boa proteção térmica a frio e quente.

O ideal pessoalmente é entre 40/50% de anticongelante.

Quando se muda o anticongelante de um circuito e se faz uma purga,e não tens nada para medir o ponto do anticongelante,metes o puro primeiro e depois completa o restante com água destilada.

Porque se fazes a mistura previamente e enches o circuito,a água restante que se encontra no circuito vai fazer baixar o ponto de proteção do anticongelante.

Mede com um refractometro e se tiver baixo,tiras fora cerca de um litro o existente e completas com puro

Foi o que fiz.

Só precisava de mais uma corzinha, talvez tire 1 lt e coloque 1 ltº rosa a 50% da inugel que tem um rosa forte, o que acham ?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
    Foi o que fiz.

Só precisava de mais uma corzinha, talvez tire 1 lt e coloque 1 ltº rosa a 50% da inugel que tem um rosa forte, o que acham ?
    Não, tens de tirar cerca de 0.5 litros e colocar 0.5 de concentrado, não diluído.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

OK

Igual , ( ROXO ) ou o rosa , tenho ideia de que é dificil encontrar inugel concentrado.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
    OK

Igual , ( ROXO ) ou o rosa , tenho ideia de que é dificil encontrar inugel concentrado.
    g13 original VW concentrado custa 10€ numa loja online

Piloto Veterano eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    g13 original VW concentrado custa 10€ numa loja online
    Litro e meio de concentrado.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Mais concretamente 6.95 €.

Mas o que eu perguntei foi :

( Só precisava de mais uma corzinha, talvez tire 1 lt e coloque 1 ltº rosa a 50% da inugel que tem um rosa forte, o que acham ? )

A dificuldade é arranjar concentrado rosa inugel, porque roxo igual deve ficar na mesma .

Mas obrigado a todos, já percebi que posso substituir 0.5 ltº por concentrado para ficar perfeito.

Fiquem bem

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

A cor nao interessa para nada.

O que interessa é a concentração da mistura.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Illusion eu sei isso , só queria destinguir melhor o nivel no vaso , como disse no 1º post, só isso.

Mas acho que me adapto.

Mais uma vez , muito obrigado pelo tempo perdido.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2013

Por Defeito

Boa noite. Alguém recomenda algum líquido de refrigeração para um Grand Vitara 2.0 td de 1999 de preferência já diluído?Obrigado

Piloto de Provas de Perícia ricardoanjos23's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2013

Por Defeito

Malta,

Fiz a revisão ao meu E46 e meti um Motul Inugel Expert com a norma BMW GS 9400.

Acontece que, eu enchi e passados alguns km, a vareta do nível do anti-congelante ficou entre o mínimo e o máximo. Voltei a encher e voltou a acontecer a mesma coisa. Nunca desce desse ponto, mas também nunca enche.

É de preocupar?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
    Malta,

Acontece que, eu enchi e passados alguns km, a vareta do nível do anti-congelante ficou entre o mínimo e o máximo. Voltei a encher e voltou a acontecer a mesma coisa. Nunca desce desse ponto, mas também nunca enche.

É de preocupar?
    Visto que o anticongelante não desaparece só porque sim, ou o motor tem uma fuga externa ( rela, tubos, tampa do depósito...) ou tem uma fuga interna ( junta de cabeça, bloco rachado...)

Piloto de Troféu Zell's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
    Malta,

É de preocupar?
    Se não desce mais, deve ser uma fuga no vaso (acima do nível em que estabiliza) ou apenas o excesso a sair pela válvula da tampa.

Piloto de Provas de Perícia ricardoanjos23's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2013

Por Defeito

Epá, mas desce apenas um bocadinho abaixo do máximo, ainda bastante longe do mínimo (para quem não sabe, nestes carros mal tiramos a tampa do vaso, sobe uma espécie de bóía, que nos diz o máximo e o mínimo), mas nunca desce daí, fica sempre igual. Quando acrescento é um bocadinho e ela sobe logo para o máximo.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por fjmp Ver Post
    Boa noite. Alguém recomenda algum líquido de refrigeração para um Grand Vitara 2.0 td de 1999 de preferência já diluído?Obrigado

Num Vitara JR de 97, com motor RF 2.0 da Mazda de 87 cv, creio que é igual ao teu, coloquei Motul Inugel Long Life 50% verde. (total: 6,6L)

Num manual de reparação para este motor vem a seguinte indicação:

"(...) O sistema de arrefecimento é abastecido na fábrica com produto de qualidade que consiste damistura 50% água e 50% de produto anti-congelante à base de etileno glicol.
    (...)
    – Adicione líquido de arrefecimento à base de etileno glicol ao abastecer, se houver perda delíquido de arrefecimento por ebulição, ou para garantir a proteção contra congelamento nastemperaturas inferiores a 36oC negativos.
    Nota: O líquido de arrefecimento à base de álcool ou metanol ou apenas água pura nãodeverá ser usado no sistema de arrefecimento, uma vez que o sistema dearrefecimento poderá ser danificado.Mesmo em locais onde não haja previsões para temperaturas de congelamento,deverá ser usada a mistura de 70% de água e 30% de produto anti-congelante àbase de etileno glicol (líquido de arrefecimento anti-congelante/anti-corrosivo) parafins de proteção contra a corrosão e lubrificação).
    A água calcária causará a formação de depósitos no circuito de arrefecimento,através da formação de escamas. A água corrente disponível na rede deabastecimento urbano é a melhor opção disponível, no sentido prático para osistema de arrefecimento. A água destilada é ideal, mas na maioria dos casos é umluxo." Pág. 879 de 2229

Aqui:
    http://goe.etc.br/manuais/tracker/tracker.pdf

Se o teu motor for o RF Mazda sugiro que descarregues este manual em português amaricano para as TRACKER, antes que desapareça. Não conheço melhor.
    Atenção que algumas partes são para o motor RF, outras para o motor RHZ.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.