Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol. - Página 96
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Título: Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

  1. #2851
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
    Boas!
    Penso que já não era original o Líquido que lá tinha, visto ser já cor de rosa...
    Não sei se era G12 ou não (penso que fosse), aquilo foi tudo vazado e colocado G12 todo novo...

    O circuito apresenta-se limpinho sem sinais de corrosão (alias o reservatório está perfeito e sem marcas castanhas...

    Em relação ao G13 o da Motul presta para alguma coisa?

    Faz sentido até mexer no que lá está agora? Ou não me preciso preocupar nos próximos anos?

    Obrigado e cumprimentos,

    LPC
    Não te preocupes o G13 da Motul é de boa qualidade (em geral a base química é fornecida pela BASF para todos os fabricantes aqui na Europa).

    Mas podes comprar concentrado G13 original da VW (VAG),e fazeres tu mesmo a mistura,em certos sites nacionais sai mais barato,e ainda por cima a embalagem mais pequena contém 1.5l,e consegues fazer um preparado acabado 50/50 de 3l.

    O Illusion explicou-te tudo muito bem explicadinho.


  2. #2852
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    Por Defeito

    Boas!
    Portanto será compatível com o meu Citroen C4 1.6 HDI de 2008?
    Sei que o lá tem dentro é o G12 (agora qual não me recordo...).

    Foi colocado no verão aquando da troca do kit de distribuição.
    Fará sentido ir lá mexer agora?

    Quanto tempo dará o G12 que lá está?

    Isto porque não fará sentido estar a gastar dinheiro numa nova troca de líquido se aquele estiver bom...
    Pelo que vi o meu carro é assim:

    Capacity: Capacity 6,5 liter
    Intervals: Check 20000 km / 24 months

    Cumprimentos,

    LPC

  3. #2853
    Piloto de Testes xtrusion's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
    Boas!
    Portanto será compatível com o meu Citroen C4 1.6 HDI de 2008?
    Sei que o lá tem dentro é o G12 (agora qual não me recordo...).

    Foi colocado no verão aquando da troca do kit de distribuição.
    Fará sentido ir lá mexer agora?

    Quanto tempo dará o G12 que lá está?

    Isto porque não fará sentido estar a gastar dinheiro numa nova troca de líquido se aquele estiver bom...
    Pelo que vi o meu carro é assim:

    Capacity: Capacity 6,5 liter
    Intervals: Check 20000 km / 24 months

    Cumprimentos,

    LPC
    Em teoria o G12 deveria ter vida indeterminada.

    Agora o bom senso manda que vas vendo tempo a tempo, se ficar com mau aspeto troca

  4. #2854
    Piloto de Provas de Perícia
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    Citação Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
    Boas!
    Portanto será compatível com o meu Citroen C4 1.6 HDI de 2008?
    Sei que o lá tem dentro é o G12 (agora qual não me recordo...).

    Foi colocado no verão aquando da troca do kit de distribuição.
    Fará sentido ir lá mexer agora?

    Quanto tempo dará o G12 que lá está?

    Isto porque não fará sentido estar a gastar dinheiro numa nova troca de líquido se aquele estiver bom...
    Pelo que vi o meu carro é assim:

    Capacity: Capacity 6,5 liter
    Intervals: Check 20000 km / 24 months

    Cumprimentos,

    LPC
    O tempo é dado pelo construtor,mas o ideal são 5 anos/100000km.

    Em motores mais recentes que contêm mais aluminio na sua concepção e contrução os espaços de mudança do liquido de refrigeração são mais espaçados em relação a motorizações mais antigas e outras técnologias.

    Com a técnologia OAT;SI-OAT,SI-OAT HYBRID,conseguimos anticongelantes de longo expectro com capacidades de limpeza,nivel anticorrosão enorme e sobretudo ajudam amelhor combater o efeito de cavitação devido ao uso dos metais que podem originar isto mesmo.

    Com os 5 anos que te disse o anticongelante mantém estas propriedades todas,isto já a partir de uma concentração minima de 35%,ideal é mesmo 40/50%,preferindo a 50%.

    Mas atenção misturar outro tipo de fórmula (outro tipo de anticongelante),ou diminuir a sua concentração (adicionar água),influência diretamente para a degradação e performance deste mesmo.

  5. #2855
    Piloto de Provas de Perícia
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    Citação Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
    Em teoria o G12 deveria ter vida indeterminada.

    Agora o bom senso manda que vas vendo tempo a tempo, se ficar com mau aspeto troca
    Tudo é defenido pelo construtor,anticongelantes tirando por exemplo o g13,tem em duração uma média de vida de 4/8anos

    Tirando fórmulas,expecificações construtor

  6. #2856
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    Por Defeito

    Boas!
    Obrigado pela ajuda..

    Portanto aqui o paradigma é...

    Eu não sei qual é o G12 usado. Existe G12 já diluído e pronto a aplicar?
    Eu vi que foi isso que foi colocado no meu... Já vinha num bidon de 5 ou 10L e foi colocado no carro.

    Visto que eu não tenho forma de saber qual é, e não sei se tudo o que é G12 obedece ás mesmas specs (ou seja qualquer marca que faça um G12, pode ser usada para recolocar liquido no circuito).

    Mais vale não mexer agora nestes próximos anos, ou se mais vale na próxima revisão, pedir para tirar todo o líquido, fazer uma "lavagem" com água destilada e depois repor novamente mas por exemplo usar:
    Motul G13 com 50% 50% com agua bi-destilada da tudor por exemplo?

    Eu gosto de fazer revisões anuais preventivas no sentido em que troco sempre todos os filtros e óleo do motor mesmo sem ser já preciso.
    Os custos dos consumíveis não são assim tão altos para não fazer essa troca anual.

    A questão que tenho dúvidas sobre se faz sentido trocar anualmente são:

    Líquido de Refrigeração do Carro
    Oleo dos Travões
    Oleo da Caixa de Mudanças


    Como nota adicional, quando tive um problema no meu Citroen C4, onde o líquido de refrigeração se estava a perder na sofagem do carro, eu fui á norauto e comprei o G12 da Arbo que lá está...

    - https://www.norauto.pt/produto/antic...goryName=48605

    Usei o mesmo para repor os níveis do actual líquido de refrigeração.

    Pelo que verifico na imagem e na embalagem isto é tão bom como qualquer outro G12 no mercado correcto?

    Obrigado e cumprimentos,

    LPC
    Última edição por LPCobris : 07-10-17 às 14:45:17

  7. #2857
    Piloto de Provas de Perícia
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    Citação Originalmente Colocado por LPCobris Ver Post
    Boas!
    Obrigado pela ajuda..

    Portanto aqui o paradigma é...

    Eu não sei qual é o G12 usado. Existe G12 já diluído e pronto a aplicar?
    Eu vi que foi isso que foi colocado no meu... Já vinha num bidon de 5 ou 10L e foi colocado no carro.

    Visto que eu não tenho forma de saber qual é, e não sei se tudo o que é G12 obedece ás mesmas specs (ou seja qualquer marca que faça um G12, pode ser usada para recolocar liquido no circuito).

    Mais vale não mexer agora nestes próximos anos, ou se mais vale na próxima revisão, pedir para tirar todo o líquido, fazer uma "lavagem" com água destilada e depois repor novamente mas por exemplo usar:
    Motul G13 com 50% 50% com agua bi-destilada da tudor por exemplo?

    Eu gosto de fazer revisões anuais preventivas no sentido em que troco sempre todos os filtros e óleo do motor mesmo sem ser já preciso.
    Os custos dos consumíveis não são assim tão altos para não fazer essa troca anual.

    A questão que tenho dúvidas sobre se faz sentido trocar anualmente são:

    Líquido de Refrigeração do Carro
    Oleo dos Travões
    Oleo da Caixa de Mudanças


    Como nota adicional, quando tive um problema no meu Citroen C4, onde o líquido de refrigeração se estava a perder na sofagem do carro, eu fui á norauto e comprei o G12 da Arbo que lá está...

    - https://www.norauto.pt/produto/antic...goryName=48605

    Usei o mesmo para repor os níveis do actual líquido de refrigeração.

    Pelo que verifico na imagem e na embalagem isto é tão bom como qualquer outro G12 no mercado correcto?

    Obrigado e cumprimentos,

    LPC
    Sim existe G12 diluido e pronto a aplicar,como o da Motul.

    Motul G13 50/50% com água destidada,presumo que te estejas a referir 50% de puro e 50% água.

    Eu não me encontro em Portugal,não sei o que valem os produtos da Arbo.

    G12 é uma denominação VW,simplesmente é um anticongelante orgânico homologado por eles

    Liquido de refrigeração muda-se consoante a preconização construtor,em caso de dúvida 100000km/5 anos que aguentam sempre sem perderem grandes performances.

    Fluido dos travões muda-se em principio a cada 24 meses 40000km em serviço normal,mas o construtor também tem previsto a sua mudança em tempo/km e tipo de fluido.

    Depois existe também o serviço severo,muito percurso de montanha,e track days,a titulo de exemplos.

    Óleo da caixa de velocidades,também é o construtor que dá o tempo/km e tipo de óleo e viscosidade.

    Se o construtor disser que é vitalicio,que só é preciso verificar o nivel,isso não existe na realidade.

    O que se pode fazer,é a cada 60 meses fazer uma análise ao óleo da transmissão/caixa e verificar a sua degradação.

    Caso de dúvida,fazer uma mudança a cada 100000km/60 meses,deve dar conta do caso.

  8. #2858
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    Boa Noite,
    Obrigado pelas respostas.

    Portanto pelo que eu percebo...
    Se mudei recentemente e meti G12 novo no circuito, não faz qualquer sentido andar a mexer nisso se está tudo ok e o liquido parece-me cor de rosa e limpo...

    Levou também novamente óleo de caixa (na verdade levou duas vezes... a primeira quando mudei a embraiagem na Norauto e a segunda quando fui á Citroen e ele mudaram-me o óleo da norauto para o oleo de caixa recomendado da Citroen... Ou seja passei de 75w80 para 75w apenas).
    portanto caixa também não é preciso mexer tão cedo...

    Ou seja vendo bem em termos de uma revisão dita normal e anual, apenas terei que mudar os filtros e o óleo de motor correcto?

    Obrigado e cumprimentos,

    LPC

  9. #2859
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    Boas!
    Aqui fica a folha dos fluídos recomendados para o meu carro (e não só...).



    Alguém percebe ou sabe quais são as referências para:

    - O Anti-Congelante
    - O Liquido de Limpa-Vidros

    Obrigado e cumprimentos,

    LPC

  10. #2860
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    Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Sim exacto, tendo tubo de retorno a purga é automatica normalmente.
    Bom dia,

    Queria colocar uma questão sobre a purga, se alguém se souber responder. Já troquei o liquido nalguns carros, mas em todos eles tinham uma torneira no radiador, para retirar o liquido. Torneira essa que aquando do abastecimento final eu só fecho depois de deixar sair algum liquido que é para sair um ar. Mesmo assim que costuma acontecer é que baixa um pouco o nível no vaso de expansão, indicativo da expulsão do restante ar no circuito.
    Agora queria fazer esta operação no C3 1.4 HDI de 2009 da minha esposa, este não tem torneira no radiador pelo que para o fazer vou precisamente tirar o tubo inferior, mas gostaria de saber se alguém sabe como fazer para o sangrar. Tem algum truque ou é pelo vaso de espansão, que acaba por ir expulsando as bolhas e depois é só repor o nível? Obrigado a quem me puder responder.

  11. #2861
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    Penso que há uma pequena torneira debaixo do reservatorio do liquido dos travoes.

    Mas como o permutador do habitaculo nao vai ser mudado, muito provavalmente apenas ira sair agua e nao ar.

  12. #2862
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    Boa noite,

    Obrigado pela resposta.

  13. #2863
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    Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Tres razões simples,

    Não tiras a sujidade do motor depositada no fundo, nunca retiras a totalidade do liquido antigo e nunca consegues o nivel de concentracao de anticongelante correcto, porque estás a colocar e a tirar ao mesmo tempo.

    Mais, o teu circuito tem deposito de expansão por vacuo, logo nunca iria funcionar.

    Resumindo, uma asneira.


    Não há metodo mais simples do que, a frio tiras a a abracadeira do tubo inferior do radiador, (o maior) tiras o tubo e deixas a agua sair.

    Esse radiador até pode ter uma torneira, por isso verifica antes, assim nao tens de tirar o por o tubo.

    https://www.youtube.com/watch?v=0b6GM4dVTy8


    Voltas a por o tubo e a abraçadeira.

    Enches so com agua destilada, vais dar uma volta de 5-6km.

    Voltas a tirar o tubo e tiras a agua. (Cuidado está quente!)

    Voltas a por o tubo e a abraçadeira.

    Adicionas, o mix 50/50 de agua e vw g13, ligas o motor vai dar uma volta e depois de esfriar verificar o nivel novamente
    Boas! Mal adiciono o mix 50/50 fecho a tampa e vou dar uma volta com o carro? Ou deixo a tampa aberta ligo o carro espero por possíveis descidas de nível e quando estiver estável fecho a tampa e vou dar uma volta??




    Outra coisa, já descobri 2 pontos de purga no mitsubishi carisma 1.9 td de 1997:
    - Na tubagem que vem do radiador de sofagem (um parafuso vermelho de plastico)
    - No corpo do termostáto tem lá um parafuso de metal que penso tb que seja para purgar o ar ---> https://cdn-yams.schibsted.com/api/v....jpg?rule=play

    Será que existe mais algum??
    Não há por aqui ninguém que tem acesso a programas de reparação de automóveis com acesso a esses dados? E já agora que explique o processo de troca do anticongelante passo a passo?

    Obrigado e um abraço!
    Última edição por razui : 12-10-17 às 10:10:57

  14. #2864
    Piloto de Testes
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    Deixas a tampa aberta até o nivel estabilizar.

  15. #2865
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    Okok obrigado!

    Relativamente aos pontos de purga existe mais algum? Alguém com documentação técnica que me possa ajudar? Já agora se disser o passo a passo de troca de anticongelante neste carro em especifico e não se importar de partilhar.

    O carro é um mitsubishi carisma 1.9td de 90cv de 1997! (Motor renault)
    Última edição por razui : 12-10-17 às 11:16:13

  16. #2866
    Pedestre
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    Citação Originalmente Colocado por razui Ver Post
    Okok obrigado!

    Relativamente aos pontos de purga existe mais algum? Alguém com documentação técnica que me possa ajudar? Já agora se disser o passo a passo de troca de anticongelante neste carro em especifico e não se importar de partilhar.

    O carro é um mitsubishi carisma 1.9td de 90cv de 1997! (Motor renault)
    Ninguém tem manuais técnicos em especifico para este carro que me possa ajudar?

    Penso que existem aqueles guias para mecânicos onde se pode encontrar tudo em especifico para um carro em questão. Neste caso o que queria saber era se:
    - existem mais pontos de purga para além dos que referi
    - e o modo em específico de como trocar o anticongelante correctamente neste carro
    Última edição por razui : 13-10-17 às 09:26:10

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