Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol. - Página 6
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Título: Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

  1. #151
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
    A cor é uma preferência do fabricante do produto/ou fabricante do automóvel... nada tem a ver com qualidade.
    Exacto.

    Nas normas VW (por exemplo), existem diversos tipos de anticongelante (chamados G12) em que nem todos podem ser misturados entre si.

    As cores identificam ajudam a identificar (normalmente) qual dos G12 se trata (G12, G12 +, G12 ++), mas o que manda é a norma em si.

    No caso do anticongelante da Honda (supostamente com especificações da marca), passou de verde para azul, sem que (aparentemente) se trate de um anticongelante com características diferentes.

    Uma coisa é certa, e é que o anticongelante da Honda verde nada tem a ver com a "água verde" que a redex (e outros semelhantes) vendem, que só servem (no máximo) para colocar em motores que percam 1 litro a cada 100 km, e é só até reparar a fuga.


  2. #152
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    Os meus Honda andam com este... e penso que seja verde (azulado)






    Aqui a ser drenado (não sei se a cor é perceptível)

    Última edição por oruisilva : 21-09-10 às 22:38:08

  3. #153
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    Na terça feira tive a mudar o da minha astra 1.4 16v. Meti o da Wurth huskhy 50% cor rosa. O que acham deste anti-congelante

  4. #154
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    Se é da Wurth, provavelmente será bom .

  5. #155
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Se é da Wurth, provavelmente será bom .
    Um anti congelante a 50% da wurth será tão bom como qualquer anti congelante a 50%, certamente.
    Última edição por pedro19 : 26-11-10 às 12:48:40

  6. #156
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    Citação Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
    Na terça feira tive a mudar o da minha astra 1.4 16v. Meti o da Wurth huskhy 50% cor rosa. O que acham deste anti-congelante
    Deve ser melhor que água da torneira, que uso há 150 mil km na kangoo 1.9d de trabalho...e sem problemas nenhuns

  7. #157
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    Citação Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
    Deve ser melhor que água da torneira, que uso há 150 mil km na kangoo 1.9d de trabalho...e sem problemas nenhuns



    Então desmonta o bloco ou tubagens e vais se está bom!!!

  8. #158
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    Tenho aqui uma dúvida:

    Mais glicol é sempre melhor? Ou será que chega a um ponto em que é overkill?
    Ou seja, sei que quanto maior a concentração mais resistente é o líquido a temperaturas baixas (congela a temperaturas mais baixas), mas vejo, por vezes, pessoas a pôr concentrações de 40 ou 50% (o que ninguém neste país precisa). Eu que posso chegar a apanhar temperaturas de -8 ou -9 uso a 30% (protecção até -18º).

    Ou seja, quanto às outras razões para usar glicol (anti ferrugem, lubrificação) mais é melhor? Ou desde que tenha, por exemplo, 15% vai dar a mesma protecção nestes factores que um de 30 ou 50 % ?

  9. #159
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    50% éo maximo recomendado para o nosso país. por exmplo o que eu pus, tem como temperatura minima -35ºc e ponto de ebuliçao 145ºc. ou seja nao é so para nao congelar

  10. #160
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    Citação Originalmente Colocado por Luisjet Ver Post
    Então desmonta o bloco ou tubagens e vais se está bom!!!
    Eu sei que é um veneno para a mecânica colocar água da torneira, mas depois de ouvir da boca do filho do patrão que podia usar água, tenho que cumprir ordens

  11. #161
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    Citação Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
    50% éo maximo recomendado para o nosso país. por exmplo o que eu pus, tem como temperatura minima -35ºc e ponto de ebuliçao 145ºc. ou seja nao é so para nao congelar
    Pois, mas com 30%, por exemplo, a temperatura de ebulição é pouco inferior, por volta de 130º. Mas para o líquido chegar perto destas temperaturas, algo tinha que estar muitíssimo errado com o carro.

    Quanto às características anti ferrugem e de lubrificaçao de um glicol, mais é melhor, ou chega a um ponto em que a protecçao é a mesma entre um 25% e um 40%, por exemplo?

    É que sejamos honestos, se for a mesma coisa há por aí muita gente a comprar banha de cobra (qualquer pessoa que dê mais que uns 10 euros pelo equivalente a 5 litros).
    Última edição por pedro19 : 26-11-10 às 20:29:55

  12. #162
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    Citação Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Tenho aqui uma dúvida:

    Mais glicol é sempre melhor? Ou será que chega a um ponto em que é overkill?
    Ou seja, sei que quanto maior a concentração mais resistente é o líquido a temperaturas baixas (congela a temperaturas mais baixas), mas vejo, por vezes, pessoas a pôr concentrações de 40 ou 50% (o que ninguém neste país precisa). Eu que posso chegar a apanhar temperaturas de -8 ou -9 uso a 30% (protecção até -18º).

    Ou seja, quanto às outras razões para usar glicol (anti ferrugem, lubrificação) mais é melhor? Ou desde que tenha, por exemplo, 15% vai dar a mesma protecção nestes factores que um de 30 ou 50 % ?
    A percentagem de glicol deverá estar compreendida entre os 40 e 60% e este deverá ser misturado com água destilada.

  13. #163
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    Citação Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Pois, mas com 30%, por exemplo, a temperatura de ebulição é pouco inferior, por volta de 130º. Mas para o líquido chegar perto destas temperaturas, algo tinha que estar muitíssimo errado com o carro.

    Quanto às características anti ferrugem e de lubrificaçao de um glicol, mais é melhor, ou chega a um ponto em que a protecçao é a mesma entre um 25% e um 40%, por exemplo?

    É que sejamos honestos, se for a mesma coisa há por aí muita gente a comprar banha de cobra (qualquer pessoa que dê mais que uns 10 euros pelo equivalente a 5 litros).
    o meu custou 12€

  14. #164
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    7L na Renault foi 32 ou 37€...... Não sei a concentração daquilo. É até -21ºC

  15. #165
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    Citação Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Um anti congelante a 50% da wurth será tão bom como qualquer anti congelante a 50%, certamente.
    Não é de todo verdade.

    Há vários preços e a qualidade está ligada ao mesmo.

  16. #166
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    Hoje fui buscar 2 embalagens de 1L de anticongelante a 50% da GM para o meu corsinha
    Acham que é bom?
    Paguei 7,40€ por cada litro.

  17. #167
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    Citação Originalmente Colocado por irmscher Ver Post
    Hoje fui buscar 2 embalagens de 1L de anticongelante a 50% da GM para o meu corsinha
    Acham que é bom?
    Paguei 7,40€ por cada litro.
    Boas,
    será que me pode fazer um favor?
    veja na embalagem se tem referencia a este produto que se fala aqui, o etileno glicol, pff.

    É esse o liquido da GM que tenho no carro mas não sei se tem ou não...
    se tiver é bom sinal =)

    cumprimentos

  18. #168
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    Eu no verão passado num Rover 25 de um amigo meu, que vive na Europa Central (verões de 40C e invernos de -10C), utilisei Kraft ENERGY PLUS LongLife 50%.

    A próxima vez que necessitar de glicol usarei Motul Inugel LongLife 50%.


  19. #169
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    Esperem aí... Mas afinal que substãncias tem o líquido refrigerante que são úteis para o sistema de refrigeração do carro? Não é só etileno glicol e água (destilada)?

    É que se for, alguém me explique porque raio um da renault custa 30 euros os 5 litros e outro com as mesmas substâncias e mesma concentração custa uns 8 ou 9... E ainda por cima deve haver pessoas que comprariam o de 30 euros primeiro pq é "melhor". E não me venham dizer que o etileno glicol da renault é melhor, que a substãncia é certamente toda igual e feita em quantidades brutas para vender para todo o lado, seja redex seja paraflu seja promoção do LIDL.
    Última edição por pedro19 : 27-11-10 às 15:20:08

  20. #170
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    Citação Originalmente Colocado por ptwarlord Ver Post
    Boas,
    será que me pode fazer um favor?
    veja na embalagem se tem referencia a este produto que se fala aqui, o etileno glicol, pff.

    É esse o liquido da GM que tenho no carro mas não sei se tem ou não...
    se tiver é bom sinal =)

    cumprimentos

    Boas,
    Na embalagem a única referência aos constituintes do anticongelante apenas refere que contem Etandiol!
    Não sei se será a mesma coisa que Etileno Glicol porque não sou especialista nisto.
    Pode ser que alguém possa dizer se são a mesma coisa ou não.

  21. #171
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    Citação Originalmente Colocado por irmscher Ver Post
    Boas,
    Na embalagem a única referência aos constituintes do anticongelante apenas refere que contem Etandiol!
    Não sei se será a mesma coisa que Etileno Glicol porque não sou especialista nisto.
    Pode ser que alguém possa dizer se são a mesma coisa ou não.
    É exactamente a mesma coisa

  22. #172
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    Citação Originalmente Colocado por irmscher Ver Post
    Boas,
    Na embalagem a única referência aos constituintes do anticongelante apenas refere que contem Etandiol!
    Não sei se será a mesma coisa que Etileno Glicol porque não sou especialista nisto.
    Pode ser que alguém possa dizer se são a mesma coisa ou não.
    Citação Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    É exactamente a mesma coisa
    Obrigado aos dois pela ajuda!!

  23. #173
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    Comprei hoje um anticongelante da Kraft. Nao trouxe o vermelho, mas acho que ja estou um pouco arrependido. Pois so em casa, é que reparei no site da kraft, que o vermelho, era compativel com o G12.
    Sendo o meu motor um 1.9TD da VW.
    O que comprei é este:

    Tienda náutica online Nautilus21. Anticongelante Krafft

    Sera, que fico bem servido na mesma com este? Devo aplicar directo sem diluir nao é?

  24. #174
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    Citação Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
    Comprei hoje um anticongelante da Kraft. Nao trouxe o vermelho, mas acho que ja estou um pouco arrependido. Pois so em casa, é que reparei no site da kraft, que o vermelho, era compativel com o G12.
    Sendo o meu motor um 1.9TD da VW.
    O que comprei é este:

    Tienda náutica online Nautilus21. Anticongelante Krafft

    Sera, que fico bem servido na mesma com este? Devo aplicar directo sem diluir nao é?
    Sim, é para uso directo sem diluição.

  25. #175
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Sim, é para uso directo sem diluição.
    E é boa opçao para o meu motor, ou é melhor ir a loja trocar pelo vermelho? Inda fica um bocado longe, para ir la de proposito.
    Obrigado pela rapida resposta.

  26. #176
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    Citação Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
    E é boa opçao para o meu motor, ou é melhor ir a loja trocar pelo vermelho? Inda fica um bocado longe, para ir la de proposito.
    Obrigado pela rapida resposta.
    Sinceramente, não me parece que possa daí advir problemas em usares esse.

    Mas se por descargo de consciência achares que é preferível usar o outro.

    Ora essa, não tens de quê, estamos cá para isso.

  27. #177
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    Citação Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
    E é boa opçao para o meu motor, ou é melhor ir a loja trocar pelo vermelho? Inda fica um bocado longe, para ir la de proposito.
    Obrigado pela rapida resposta.
    Esse não sei, mas há motores VW que só devem usar G12. É melhor tirares as dúvidas. Consulta o manual ou pergunta num concessionário.

  28. #178
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    Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    Esse não sei, mas há motores VW que só devem usar G12. É melhor tirares as dúvidas. Consulta o manual ou pergunta num concessionário.
    Ate agora tem andado com um daqueles mais baratos que se vendem nas lojas de peças. Mas como levou uma reparaçao seria ao motor, queria meter algo bom, ja que agora o motor levou muita coisa nova. Este motor inda é dos antigos, penso que nao vai haver problemas. So estou na duvida com o processo de mudar o liquido, uma vez que o termoestato so abre depois de quente. E isso mete me um pouco de confusao, como posso fazer sem queimar o motor.

  29. #179
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    Citação Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
    Ate agora tem andado com um daqueles mais baratos que se vendem nas lojas de peças. Mas como levou uma reparaçao seria ao motor, queria meter algo bom, ja que agora o motor levou muita coisa nova. Este motor inda é dos antigos, penso que nao vai haver problemas. So estou na duvida com o processo de mudar o liquido, uma vez que o termoestato so abre depois de quente. E isso mete me um pouco de confusao, como posso fazer sem queimar o motor.
    Apenas tem de desapertar o tubo por baixo do radiador e deixar drenar o liquido.

    O termostato está na parte superior dos motores e apenas regulam a passagem para a parte superior do radiador , daí ... desapertando o tubo em baixo do radiador drena todo o liquido de refrigeração do motor... sempre lá ficam umas pingas ... mas é insignificante.

    Um truque para drenar o liquido do radiador da sofagem é liga-la no maximo , para isso á que ter a chave na ignição no primeiro contacto para actuar a electrovalvula .

    NUNCA DRENAR O LIQUIDO DE REFRIGERAÇÃO COM MOTOR QUENTE
    Pode causar danos na cabeça do motor assim como queimar junta da cabeça.
    É claro que há quem o faça com motor quente ... Mas é uma imprudência que pode custar caro .

  30. #180
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    Citação Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
    Apenas tem de desapertar o tubo por baixo do radiador e deixar drenar o liquido.

    O termostato está na parte superior dos motores e apenas regulam a passagem para a parte superior do radiador , daí ... desapertando o tubo em baixo do radiador drena todo o liquido de refrigeração do motor... sempre lá ficam umas pingas ... mas é insignificante.

    Um truque para drenar o liquido do radiador da sofagem é liga-la no maximo , para isso á que ter a chave na ignição no primeiro contacto para actuar a electrovalvula .

    NUNCA DRENAR O LIQUIDO DE REFRIGERAÇÃO COM MOTOR QUENTE
    Pode causar danos na cabeça do motor assim como queimar junta da cabeça.
    É claro que há quem o faça com motor quente ... Mas é uma imprudência que pode custar caro .
    No meu motor o termoestato esta a saida da bomba de agua. Isso é na parte de baixo do motor, junto ao tubo do radiador em baixo.

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