Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol. - Página 5
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Título: Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

  1. #121
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    Por Defeito

    ola a todos...e a minha primeira vez que tou aqui no forúm a comentar por muitas vezes que ja me inscrevi,esta foi a derradeira tentaiva em que me ouviram e consegui entrar.bem, tenho que dar os parabens ao autor deste topico porque realmente fez um belo trabalho em por o manuscrito todo de um bom anticongelante.como ele disse nao e um anticongelante de 5 euros que vai fazer milagres ao carro,ate porque os mais baratos sao agua com corante nem glicol sequer tem. muita coisa disse ele, mas o mais importante e que protege a corrosao da bomba da agua que e um ponto que muita gente se esquece, e que a bomba de agua e que faz girar a agua para o motor e sem elisses na bomba, pode queimar a junta da cabeça,mais tubos entupidos pode causar uma ma ambientalizaçao da sofagem,e por isso toda a gente quer andar quentinho agora no inverno toca a mudar...ja agora dou uma dica de um bom anticongelante.e um bocado caro mas vale muita pena comprar.falo do "PARAFLU" e caro mas e mesmo muita bom.muito obrigada mais uma vez.e peço desculpa por algum inconveniente.


  2. #122
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    Por Defeito Liquido de refrigeração para motor

    boas.

    que liquido de refrigeração recomendam para um Ford Fiesta de 2006?

    aquele vendido por exemplo nos continentes vale alguma coisa? outra pergunta, o liquido que tenho no motor é rosa, posso usar qualquer tipo de liquido "rosa" ou varia em alguma coisa?

    ja agora aconselham a mudar o liquido por completo de quanto em quanto tempo/km?

  3. #123
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    Não sou mecânico mas sempre ouvi dizer que essas marcas brancas não são de confiança. Penso que a cor é irrelevante mas normalmente substitui-se o liquido por completo quando já permanece à mais de 2 anos no carro.
    Espero não estar enganado e ter ajudado.

  4. #124
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    Os líquidos vendidos em hipermercados, genericamente, são de qualidade baixa, sendo pouco mais do que água com corantes...

    A melhor solução é optar por um anti-congelante de qualidade, de marca reconhecida, que normalmente já se encontram pré-diluídos em concentrações que costumam oscilar entre os 35% e os 50%.

    Em último caso, podes sempre optar por comprar na Ford, que será sempre a solução mais "óbvia".

    No manual do carro é descrito quanto em quanto tempo, ou km, deve ser substituído este líquido e não há propriamente uma regra, visto que cada marca e motor têm o seu plano de manutenção...

    Regra geral, quando o carro é novo o líquido é mantido mais tempo e depois da primeira muda, os intervalos são mais curtos... mas é como digo: isto não é uma regra aplicável a todos.

    Em caso de dúvida, substituiria a cada 2 anos, depois dos primeiros 4... e a cada 100000km, depois dos primeiros 120000km.

  5. #125
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    É só para por ao nível? Qual a quantidade que precisas?

  6. #126
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    Citação Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
    É só para por ao nível? Qual a quantidade que precisas?
    sim por acaso é só para nivelar.

    ele desceu apenas uns centimetros desde que o comprei, é mais porque vamos entrar no verao.

    eu nao queria comprar na Ford porque eles gostam de esticar nos preços.. nao aconselham a comprar mais em conta em algum lado sem ser hipermercados?

    o carro ainda tem 36000km, para ja basta acrescentar entao certo? daqui a 1 ano ou 2 substituo todo? ja agora isso da para fazer em casa ou temos mesmo que ir a um mecanico? da para tirar a agua do reservatorio sem ser com um aspirador ou assim?

  7. #127
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Steel5L Ver Post
    sim por acaso é só para nivelar.

    ele desceu apenas uns centimetros desde que o comprei, é mais porque vamos entrar no verao.

    eu nao queria comprar na Ford porque eles gostam de esticar nos preços.. nao aconselham a comprar mais em conta em algum lado sem ser hipermercados?

    o carro ainda tem 36000km, para ja basta acrescentar entao certo? daqui a 1 ano ou 2 substituo todo? ja agora isso da para fazer em casa ou temos mesmo que ir a um mecanico? da para tirar a agua do reservatorio sem ser com um aspirador ou assim?
    boas ,para substituir o liquido na totalidade deve ser com um mecanico que perceba do assunto pois não é só vazar o liquido velho e por novo ,é presizo porgar(ou tirar o ar ) pois se não ficar bem pode começar a rebentar a tubagem,ainda tem a parte do radiador e o depósito e entre uma e outra tem um termostato pelo menos em alguns carros antigos agora não sei se a refrigeração ainda funciona da mesma maneira mas não deve ter mudado muito.quanto a comprar o liquido não presisa ser na marca basta ser um liquido com qualidade pode bem ser no hipermercado ,ou numa casa de peças automovel .
    cumprimentos

  8. #128
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    Pessoal também precisava de um bom anti-congelante com glicol mas com um preço mais competitivo do que na marca (no meu caso Toyota)

    Digam-nos qual(ais) e onde os podemos encontrar.

    Obrigado.

  9. #129
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    pois eu queria era saber marcas da anti congelantes para me puder "guiar" mais ou menos quando for comprar!

    outra coisa, ja me disseram que se pode acrescentar por exemplo agua destilada que vai dar ao mesmo, é verdade?

  10. #130
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    na ford 1.5L deve-te custar cerca de 7.80€ (chora por um desconto e fica menos ) e em termos de qualidade é a diferença entre agua do luso e agua do esgoto

  11. #131
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    Citação Originalmente Colocado por Steel5L Ver Post
    pois eu queria era saber marcas da anti congelantes para me puder "guiar" mais ou menos quando for comprar!

    outra coisa, ja me disseram que se pode acrescentar por exemplo agua destilada que vai dar ao mesmo, é verdade?
    se não queres gastar será a tua melhor opção...

  12. #132
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    Está aqui um tópico muito interessante:

    http://forum.autohoje.com/boxes/5155...om-glicol.html

    Vale a pena dar uma vista de olhos.

  13. #133
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    Citação Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
    Pessoal também precisava de um bom anti-congelante com glicol mas com um preço mais competitivo do que na marca (no meu caso Toyota)

    Digam-nos qual(ais) e onde os podemos encontrar.

    Obrigado.
    Procura os de marcas reconhecidas, pré-misturados, em casas de peças/acessórios auto.

    As marcas de lubrificantes costumam ter, na sua gama, bons anti-congelantes.

    Estou a fazer a experiência com um da Texaco, e no carro onde estou a testar já percorri 100000km e nada a apontar...

  14. #134
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    Usei para repor no meu, uma daquelas marcas que se encotram nos hiper's tipo redex, ou coisa parecida.
    dá para qualquer tipo de cor de liquido e ainda tem oleo de castor para a bomba de agua

  15. #135
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    Citação Originalmente Colocado por pmml Ver Post
    Usei para repor no meu, uma daquelas marcas que se encotram nos hiper's tipo redex, ou coisa parecida.
    dá para qualquer tipo de cor de liquido e ainda tem oleo de castor para a bomba de agua
    Era melhor ter acrescentado água destilada...

  16. #136
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    Citação Originalmente Colocado por pmml Ver Post
    Usei para repor no meu, uma daquelas marcas que se encotram nos hiper's tipo redex, ou coisa parecida.
    dá para qualquer tipo de cor de liquido e ainda tem oleo de castor para a bomba de agua
    o de castora é que é bom!

    aconselho-te a lavar isso tudo e meter uma coisa como deve de ser

  17. #137
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    mete paraflu... para mim dos melhores, cor azul, com etileno glicol e com uma mudança de dois em dois anos ou entao 60.000 kilometros... custou-me um garrafao de 5 litros ja diluido claro 15 euros com iva e tudo. agora e uma questao de veres o melhor para ti. ja agora uma coisa importante quando fores a fazer o sangramento do teu carro nao te esqueças de o fazer com o carro desligado, e seguires todos os sangradores que tiver o carro, se tiver so um deixas sair bastante anticongelante e so depois fechas, logo depois ligas o carro mudas o botao da sofagem para quente, "nao a ligues" e deixas o electroventilador ligar... e prontos ficas com o carro novo novamente

    ps: nao te esqueças de limpar o circuito... bastante essencial para nao ganhar ferrugem no circuito nem na bomba de agua senao la vao as elixes.

  18. #138
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    Sabem onde se pode arranjar anticongelante da marca para Mercedes (só vendem mesmo nos concessionários?) e qual o preço?

    Já ouvi falar também em duas versões.
    Uma que tem que ser mudada todos os 3 anos e outro que dá para mais de 10 anos e 250000 km's!

    Alguém sabe alguma coisa?

    Cá em casa há um E270 CDI de 2002 que vai mudar a bomba de água e queria ver se metia um bom líquido...

  19. #139
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    Citação Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
    Sabem onde se pode arranjar anticongelante da marca para Mercedes (só vendem mesmo nos concessionários?) e qual o preço?

    Já ouvi falar também em duas versões.
    Uma que tem que ser mudada todos os 3 anos e outro que dá para mais de 10 anos e 250000 km's!

    Alguém sabe alguma coisa?

    Cá em casa há um E270 CDI de 2002 que vai mudar a bomba de água e queria ver se metia um bom líquido...
    Nos MB, o aconselhado é o verde(da marca), a marca aconselha substituir a cada 3 anos... Mas em condições normais, podes andar 4/5 anos sem qualquer problema. Para esse motor, deves precisar duns 8 litros, compras uma embalagem de 5 litros(só existe nos concessionários e custa cerca de 35€ mais iva) e 5 litros de água destilada para uma mistura 50/50

  20. #140
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    Wink

    Citação Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
    Nos MB, o aconselhado é o verde(da marca), a marca aconselha substituir a cada 3 anos... Mas em condições normais, podes andar 4/5 anos sem qualquer problema. Para esse motor, deves precisar duns 8 litros, compras uma embalagem de 5 litros(só existe nos concessionários e custa cerca de 35€ mais iva) e 5 litros de água destilada para uma mistura 50/50

    Obrigado

  21. #141
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    Citação Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
    Obrigado
    De nada

    Por curiosidade, quantos Km aguentou essa bomba?

  22. #142
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    Hoje, substituí o liquido de refrigeração duma Case 580 Super K, é de 1992, tem aproximadamente 6000 horas de trabalho, saiu limpo o liquido mas perdeu a cor, parecia água. Os quase 18 anos que lá andou, são um exagero...

    Na manutenção, não se descuidem neste aspecto

  23. #143
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    Citação Originalmente Colocado por Steel5L Ver Post
    sim por acaso é só para nivelar.

    ele desceu apenas uns centimetros desde que o comprei, é mais porque vamos entrar no verao.

    eu nao queria comprar na Ford porque eles gostam de esticar nos preços.. nao aconselham a comprar mais em conta em algum lado sem ser hipermercados?

    o carro ainda tem 36000km, para ja basta acrescentar entao certo? daqui a 1 ano ou 2 substituo todo? ja agora isso da para fazer em casa ou temos mesmo que ir a um mecanico? da para tirar a agua do reservatorio sem ser com um aspirador ou assim?
    Para repor o nível, coloca água destilada

  24. #144
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    Posso colocar isto nos meus carros?



    Cabeça em alumínio e bloco em ferro no Renault 19 1.4 Energy(E6J), Renault Safrane 2.0 12v (J7R-12v) e Renault Clio 1.2i Energy(E7F).

  25. #145
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    É o que o Grupo Fiat usa acho eu....compras agua destilada e misturas uma mescla de 50%

  26. #146
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    Eu arranjei uma garrafinha de 5L no Roady pronto a usar, sem precisar de diluir (50%/-40ºC).
    Exactamente a mesma cor e "viscosidade" daquele que já vinha no carro.
    Parece fazer bem o seu trabalho.

  27. #147
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    Faltava aqui o que a Renault recomenda.

  28. #148
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    Ora bem ... Já se falou quase tudo sobre o liquido de refrigeraçao ...
    Mas vamos lá a ver se isto passa do pôr , tirar ou mudar ou raio ...
    Bom post ... bem colocado ... mas MUITO mal explorado !!!
    Um colega atrás referiu um medidor de indice de glicol , deu inclusive o site aonde isso está ... E NINGUEM LIGOU PATAVINA !!!
    E JÁ AGORA ... PARA QUE SERVE A COR DO LIQUIDO ?
    È PARA ENFEITAR ?
    PARA DIZER QUE É DA MARCA ( A) ou (B) ?
    OU DETECTOR DE FUGAS ?
    Desculpem lá ... mas em vez de fotos de garrafões , devemos questionar e responder a situações técnicas ! porque só assim alguem pode chegar a conclusões e decidir até o que será mais correcto para cada caso ...

  29. #149
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    Citação Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
    Ora bem ... Já se falou quase tudo sobre o liquido de refrigeraçao ...
    Mas vamos lá a ver se isto passa do pôr , tirar ou mudar ou raio ...
    Bom post ... bem colocado ... mas MUITO mal explorado !!!
    Um colega atrás referiu um medidor de indice de glicol , deu inclusive o site aonde isso está ... E NINGUEM LIGOU PATAVINA !!!
    E JÁ AGORA ... PARA QUE SERVE A COR DO LIQUIDO ?
    È PARA ENFEITAR ?
    PARA DIZER QUE É DA MARCA ( A) ou (B) ?
    OU DETECTOR DE FUGAS ?
    Desculpem lá ... mas em vez de fotos de garrafões , devemos questionar e responder a situações técnicas ! porque só assim alguem pode chegar a conclusões e decidir até o que será mais correcto para cada caso ...
    Penso que as cores correspondem a diferentes capacidades de anti-congelação. Vermelho melhor, verde pior.. Corrijam-me se estiver enganado!

  30. #150
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    A cor é uma preferência do fabricante do produto/ou fabricante do automóvel... nada tem a ver com qualidade.
    Última edição por oruisilva : 21-09-10 às 22:20:53

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