Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol. - Página 4
 Rede MPL:
Página 4 de 97 PrimeiraPrimeira ... 34514 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 91 para 120 de 2888

Título: Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Não tenho a certeza absoluta, mas penso que os anti-congelantes dos hipers também são à base de glicol, daí que não me parece que sejam assim tão maus...

Piloto de Testes c200's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito Liquido de refrigeração

Boas! Como já aqui me foi explicado o dito deve ter na sua composição glicol. Até aqui nada de novo não fosse isto: onde se pode comprar o dito glicol? É caro? Na marca (Mercedes) pedem-me 60€ só para o liquido de refrigeração!!! E já agora pode ser usado de outra marca: toyota; renault?

Piloto de Troféu Zell's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

O cá da casa trocou isso, foram cerca de 3 litros do longlife (GM, acho eu) e ficou por 15 euros. Penso que não há grande problema em usar outros porque não vejo especificações (como nos óleos, por exemplo) nas embalagens. Mas que há uns melhores que outros há.
    Última edição por Zell : 01-07-08 às 13:25:21

Piloto de Testes caz's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por c200 Ver Post
    Boas! Como já aqui me foi explicado o dito deve ter na sua composição glicol. Até aqui nada de novo não fosse isto: onde se pode comprar o dito glicol? É caro? Na marca (Mercedes) pedem-me 60€ só para o liquido de refrigeração!!! E já agora pode ser usado de outra marca: toyota; renault?
    comprei na ford(embalagem da ford) a 5€litro+/- e aquilo diluído em água dá para -40º 50/50....se for o caso vai lá comprar

Piloto de Provas de Perícia RuidosSantos's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Na ultima revisão também mudei o "glicol" e comprei-o nas lojas Cepsa e custou 7€ / L (puro).

Fiz uma mistura a 25% 2L de glicol 4L água destilada (parece-me adequado para o nosso clima; o aconcelhado é no mínimo colocar-se uma mistura com 25%, com mais glicol mais protegido fica para temperaturas negativas).

Piloto de Troféu FilipeBraga's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Alguém me sabe dizer se o rosa do grupo vw é concentrado ou de uso directo?

Banido Excalibur's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
    Alguém me sabe dizer se o rosa do grupo vw é concentrado ou de uso directo?
    Há dos dois.

Depende do critério de quem aplica, mas normalmente usam concentrado desdobrado a 50%.

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Bem afinal meti as "patas"! Então é assim: hoje de manhã fui à Toyota e por 5 lts pedem 20€! E pelos visto nessa marca não diluem. Depois fui à Mercedes e afinal houve um mal entendido: o que eles fazem é meter o produto diluido com água destilada (50/50). E o preço 35€ por 4.5 litros!
    O produto é o famoso ethilenoglicol! Digamos que tenho a festa feita por umas cascas de alho!

Banido MAÇO_1.2_CMON's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito Drenar ou não?

No Corsa C que adquiri para a minha namorada (45000kms/ finais de 2003) uma das coisas que reparei é que o recipiente do líquido de referigeração tem um aspecto novo e o líquido está cor-de-rosa tal como o meu que é um Corsa D, isso agradou-me bastante.
    Ao fim de uns 500kms de viagem dos quais alguns à velocidade máxima o nível do anti-congelante desceu para baixo do nível mínimo.

Que devo fazer? Drenar e colocar novo EtilenoGlicol? Aqui no Norte que casas de peças possuem bons? Norauto? Espogama?

Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MAÇO_1.2_CMON Ver Post
    No Corsa C que adquiri para a minha namorada (45000kms/ finais de 2003) uma das coisas que reparei é que o recipiente do líquido de referigeração tem um aspecto novo e o líquido está cor-de-rosa tal como o meu que é um Corsa D, isso agradou-me bastante.
    Ao fim de uns 500kms de viagem dos quais alguns à velocidade máxima o nível do anti-congelante desceu para baixo do nível mínimo.

Que devo fazer? Drenar e colocar novo EtilenoGlicol? Aqui no Norte que casas de peças possuem bons? Norauto? Espogama?
    Corrige apenas o nivel. Pode ser com agua destilada

Banido MAÇO_1.2_CMON's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
    Corrige apenas o nivel. Pode ser com agua destilada
    Pois era exactamente isso que eu pensava em fazer. Vou fazer uma revisão, se fôr tudo ao pormenor fica caro, queria evitar gastos desnecessários!
    Achei estranho foi ter descido o nível. De Lisboa para aqui não consumiu cheta mas no dia seguinte o nível já não tava igual.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MAÇO_1.2_CMON Ver Post
    Pois era exactamente isso que eu pensava em fazer. Vou fazer uma revisão, se fôr tudo ao pormenor fica caro, queria evitar gastos desnecessários!
    Achei estranho foi ter descido o nível. De Lisboa para aqui não consumiu cheta mas no dia seguinte o nível já não tava igual.
    Isso é barato de mudar, como disse há uns posts acima.
    Se não tens o histórico do carro, se nunca foi mudado, muda isso porque está na hora.
    Por acaso o mecânico disse-me para quando corrigir, corrigir com anti-congelante e não com água.

Piloto de Testes SamuraiGti's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Na Seat é caro, cerca de 18€ o litro.

Mas só uso desse no meu carro.

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Bem afinal meti as "patas"! Então é assim: hoje de manhã fui à Toyota e por 5 lts pedem 20€! E pelos visto nessa marca não diluem. Depois fui à Mercedes e afinal houve um mal entendido: o que eles fazem é meter o produto diluido com água destilada (50/50). E o preço 35€ por 4.5 litros!
    O produto é o famoso ethilenoglicol! Digamos que tenho a festa feita por umas cascas de alho!
    Ora toma lá com 20% de desconto e pagas só 25€!!! E a água destilada para ti 5 lts 2€

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

E pronto! Já esta feita a troca do dito liquido! Bastante rápido e facil!!!

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Boas! E se em vez de utilizar a proporção 50/50 fosse mais do tipo 80/20 (anti-congelante/água destilada)? Quais os efeitos "secundários"?

Piloto de Testes DL's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Efeito secundário que seria quase imediato: perdia capacidade de retirar calor ao motor. O melhor fluido de arrefecimento é a àgua mas esta não pode ser utilizada isoladamente pois apresenta perigos de corrosão e congelação.

Vários fabricantes de motores concluíram que o pico de eficiência máxima se situa em redor dos 50% de água e anticongelante. Mais anticongelante perde eficiência térmica e mais água representa menor protecção anticorrosiva.

A questão da temperatura de congelação é pouco importante no nosso país. Quaisquer 5 a 10% de anticongelante chegariam para os nossos Invernos mais frios nas Serras mais gélidas. A questão principal é mesmo a protecção anticorrosiva e, obviamente, a transferência de calor.

Banido skynet's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

eu uso Glicoshell auto nos meus carros ate agora nao tive nenhum problema de temperaturas :D

Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Boas! E se em vez de utilizar a proporção 50/50 fosse mais do tipo 80/20 (anti-congelante/água destilada)? Quais os efeitos "secundários"?

Não faças isso

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Eu não fiz! Foi só por curiosidade... Agora será de mim ou desde que mudei o liquido o carro aquece menos? Em plano está igual mas a subir noto qualquer coisa!

Piloto de Provas de Perícia RuidosSantos's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Eu não fiz! Foi só por curiosidade... Agora será de mim ou desde que mudei o liquido o carro aquece menos? Em plano está igual mas a subir noto qualquer coisa!
    É claro que pode a função do glicol é essa...
    Já agora já não mudavas à quanto tempo? (tenho a ideia que muitos de nós esquecem-se do glicol! Eu só mudei o meu agora 4 anos)

Já agora ainda à pouco tempo tive uma formação sobre o sistema de refrigeração e o bacano (formador) disse que o mínimo de glicol que devemos colocar é de 25% (25/75) e no máximo 60% (60/40). Para as temperaturas do nosso pais 25% chega (no meu tenho actualmente esta %).

Banido skynet's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

o glico posso ser perigoso em carros antigos, tubagens antigas... o glico limpa o circuito mas se um tubo está em mau estado dá cabo dele tb, ja me aconteceu 2 tubos furados e o heater core tb ficar furado..

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
    o líquido de refrigeração da Honda custa 25€ 5 litros, e para além de cumpriri muito bem a sua função tem a característica de conseguir tapar pequena fugas que possam ocorrer no sistema de tubos e/ou radiador!
    é isso... é o que se me consta tambem

por acaso... mesmo antes de ter hondas, desconfiei que isso poderia acontecer...

reparei um vez que o liquido da Kraft . fervido um pucaro dakeles de aquecer o leite llOL
    fez inchar o aluminio na zona ate onde o liquido tocou

nao sei se foi reacção destruição que fez o metal reagir tornando a superficie esponjosa inchada ou deposição quimica... o púcaro ate hoje... se se passar a os dedos ao de leve no interior, nota-se a diferença de altura no metal. por fora ta liso.

fiz isso na altura de testar um tersmostato de um carro que passou ca por casa.

LOL

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Boas!

Só uma dúvida rápida!

Na ultima vez que o meu carro esteve na oficina pedi para trocarem o liquido de refregiraçao, e o mecanico colocou um liquido concentrado e disse que podia adicionar água sem problema, mas isto foi á 2 meses mais coisas menos coisa, mas o nivel baixou.
    Adiciono água destilada ou posso adicionar agua da torneira?

Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por machad01 Ver Post
    Boas!

Só uma dúvida rápida!

Na ultima vez que o meu carro esteve na oficina pedi para trocarem o liquido de refregiraçao, e o mecanico colocou um liquido concentrado e disse que podia adicionar água sem problema, mas isto foi á 2 meses mais coisas menos coisa, mas o nivel baixou.
    O melhor será adicionares água destilada.

Piloto de Testes PRAP's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Não tenho a certeza absoluta, mas penso que os anti-congelantes dos hipers também são à base de glicol, daí que não me parece que sejam assim tão maus...
    Sim, têm mas em percentagens muito baixas, cerca de 5% ou pouco mais, quando o recomendado pela maioria das marcas varia entre os 40 e os 60%

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por machad01 Ver Post
    Boas!

Só uma dúvida rápida!

O que me aconselharam a mim foi adicionar anti-congelante (igual).
    Mas o nível desceu muito? Em dois meses acho que não é normal. Tinha ficado certo quando foi trocado?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    O que me aconselharam a mim foi adicionar anti-congelante (igual).
    Mas o nível desceu muito? Em dois meses acho que não é normal. Tinha ficado certo quando foi trocado?
    Eu acho que desceu muito, porque o rapaz da oficina disse que depois de andar com o carro o nivel ia descer um bocado e que tinha de voltar a adicionar agua, e eu depois mesmo por esquecimento nunca mais me lembrei disso, á uns dias atras abri o capô e reparei que estava a baixo da marca.
    Mas pronto adiciono agua destilada e vou ficar atentoa ver se desce muito ou nao!

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Rectifica e depois vai verificando. Não te esqueças de o fazer com o carro frio e bem nivelado.

Piloto de Troféu Papi's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Bom tópico!!

Na empresa onde o meu pai trab fazem liquido para circuitos refrigerantes, mas nas grandes superfícies só querem os baratos (que levam metanol), mas também lá fazem do bom (com glicol) que vendem para a makro! quem quiser um bom a preço razoável procure lá

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.