Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol. - Página 4
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Título: Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

  1. #91
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    Por Defeito

    Não tenho a certeza absoluta, mas penso que os anti-congelantes dos hipers também são à base de glicol, daí que não me parece que sejam assim tão maus...


  2. #92
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    Por Defeito Liquido de refrigeração

    Boas! Como já aqui me foi explicado o dito deve ter na sua composição glicol. Até aqui nada de novo não fosse isto: onde se pode comprar o dito glicol? É caro? Na marca (Mercedes) pedem-me 60€ só para o liquido de refrigeração!!! E já agora pode ser usado de outra marca: toyota; renault?

  3. #93
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    O cá da casa trocou isso, foram cerca de 3 litros do longlife (GM, acho eu) e ficou por 15 euros. Penso que não há grande problema em usar outros porque não vejo especificações (como nos óleos, por exemplo) nas embalagens. Mas que há uns melhores que outros há.
    Última edição por Zell : 01-07-08 às 13:25:21

  4. #94
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    Citação Originalmente Colocado por c200 Ver Post
    Boas! Como já aqui me foi explicado o dito deve ter na sua composição glicol. Até aqui nada de novo não fosse isto: onde se pode comprar o dito glicol? É caro? Na marca (Mercedes) pedem-me 60€ só para o liquido de refrigeração!!! E já agora pode ser usado de outra marca: toyota; renault?
    comprei na ford(embalagem da ford) a 5€litro+/- e aquilo diluído em água dá para -40º 50/50....se for o caso vai lá comprar

  5. #95
    Piloto de Provas de Perícia RuidosSantos's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por c200 Ver Post
    Boas! Como já aqui me foi explicado o dito deve ter na sua composição glicol. Até aqui nada de novo não fosse isto: onde se pode comprar o dito glicol? É caro? Na marca (Mercedes) pedem-me 60€ só para o liquido de refrigeração!!! E já agora pode ser usado de outra marca: toyota; renault?

    Na ultima revisão também mudei o "glicol" e comprei-o nas lojas Cepsa e custou 7€ / L (puro).

    Fiz uma mistura a 25% 2L de glicol 4L água destilada (parece-me adequado para o nosso clima; o aconcelhado é no mínimo colocar-se uma mistura com 25%, com mais glicol mais protegido fica para temperaturas negativas).

  6. #96
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    Alguém me sabe dizer se o rosa do grupo vw é concentrado ou de uso directo?

  7. #97
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    Citação Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
    Alguém me sabe dizer se o rosa do grupo vw é concentrado ou de uso directo?
    Há dos dois.

    Depende do critério de quem aplica, mas normalmente usam concentrado desdobrado a 50%.


  8. #98
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    Bem afinal meti as "patas"! Então é assim: hoje de manhã fui à Toyota e por 5 lts pedem 20€! E pelos visto nessa marca não diluem. Depois fui à Mercedes e afinal houve um mal entendido: o que eles fazem é meter o produto diluido com água destilada (50/50). E o preço 35€ por 4.5 litros!
    O produto é o famoso ethilenoglicol! Digamos que tenho a festa feita por umas cascas de alho!

  9. #99
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    Por Defeito Drenar ou não?

    No Corsa C que adquiri para a minha namorada (45000kms/ finais de 2003) uma das coisas que reparei é que o recipiente do líquido de referigeração tem um aspecto novo e o líquido está cor-de-rosa tal como o meu que é um Corsa D, isso agradou-me bastante.
    Ao fim de uns 500kms de viagem dos quais alguns à velocidade máxima o nível do anti-congelante desceu para baixo do nível mínimo.

    Que devo fazer? Drenar e colocar novo EtilenoGlicol? Aqui no Norte que casas de peças possuem bons? Norauto? Espogama?

  10. #100
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    Citação Originalmente Colocado por MAÇO_1.2_CMON Ver Post
    No Corsa C que adquiri para a minha namorada (45000kms/ finais de 2003) uma das coisas que reparei é que o recipiente do líquido de referigeração tem um aspecto novo e o líquido está cor-de-rosa tal como o meu que é um Corsa D, isso agradou-me bastante.
    Ao fim de uns 500kms de viagem dos quais alguns à velocidade máxima o nível do anti-congelante desceu para baixo do nível mínimo.

    Que devo fazer? Drenar e colocar novo EtilenoGlicol? Aqui no Norte que casas de peças possuem bons? Norauto? Espogama?
    Corrige apenas o nivel. Pode ser com agua destilada

  11. #101
    Banido MAÇO_1.2_CMON's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
    Corrige apenas o nivel. Pode ser com agua destilada
    Pois era exactamente isso que eu pensava em fazer. Vou fazer uma revisão, se fôr tudo ao pormenor fica caro, queria evitar gastos desnecessários!
    Achei estranho foi ter descido o nível. De Lisboa para aqui não consumiu cheta mas no dia seguinte o nível já não tava igual.

  12. #102
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    Citação Originalmente Colocado por MAÇO_1.2_CMON Ver Post
    Pois era exactamente isso que eu pensava em fazer. Vou fazer uma revisão, se fôr tudo ao pormenor fica caro, queria evitar gastos desnecessários!
    Achei estranho foi ter descido o nível. De Lisboa para aqui não consumiu cheta mas no dia seguinte o nível já não tava igual.
    Isso é barato de mudar, como disse há uns posts acima.
    Se não tens o histórico do carro, se nunca foi mudado, muda isso porque está na hora.
    Por acaso o mecânico disse-me para quando corrigir, corrigir com anti-congelante e não com água.

  13. #103
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    Na Seat é caro, cerca de 18€ o litro.

    Mas só uso desse no meu carro.

  14. #104
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    Citação Originalmente Colocado por c200 Ver Post
    Bem afinal meti as "patas"! Então é assim: hoje de manhã fui à Toyota e por 5 lts pedem 20€! E pelos visto nessa marca não diluem. Depois fui à Mercedes e afinal houve um mal entendido: o que eles fazem é meter o produto diluido com água destilada (50/50). E o preço 35€ por 4.5 litros!
    O produto é o famoso ethilenoglicol! Digamos que tenho a festa feita por umas cascas de alho!
    Ora toma lá com 20% de desconto e pagas só 25€!!! E a água destilada para ti 5 lts 2€

  15. #105
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    E pronto! Já esta feita a troca do dito liquido! Bastante rápido e facil!!!

  16. #106
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    Boas! E se em vez de utilizar a proporção 50/50 fosse mais do tipo 80/20 (anti-congelante/água destilada)? Quais os efeitos "secundários"?

  17. #107
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    Efeito secundário que seria quase imediato: perdia capacidade de retirar calor ao motor. O melhor fluido de arrefecimento é a àgua mas esta não pode ser utilizada isoladamente pois apresenta perigos de corrosão e congelação.

    Vários fabricantes de motores concluíram que o pico de eficiência máxima se situa em redor dos 50% de água e anticongelante. Mais anticongelante perde eficiência térmica e mais água representa menor protecção anticorrosiva.

    A questão da temperatura de congelação é pouco importante no nosso país. Quaisquer 5 a 10% de anticongelante chegariam para os nossos Invernos mais frios nas Serras mais gélidas. A questão principal é mesmo a protecção anticorrosiva e, obviamente, a transferência de calor.

  18. #108
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    eu uso Glicoshell auto nos meus carros ate agora nao tive nenhum problema de temperaturas :D

  19. #109
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    Citação Originalmente Colocado por c200 Ver Post
    Boas! E se em vez de utilizar a proporção 50/50 fosse mais do tipo 80/20 (anti-congelante/água destilada)? Quais os efeitos "secundários"?

    Não faças isso

  20. #110
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    Eu não fiz! Foi só por curiosidade... Agora será de mim ou desde que mudei o liquido o carro aquece menos? Em plano está igual mas a subir noto qualquer coisa!

  21. #111
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    Citação Originalmente Colocado por c200 Ver Post
    Eu não fiz! Foi só por curiosidade... Agora será de mim ou desde que mudei o liquido o carro aquece menos? Em plano está igual mas a subir noto qualquer coisa!
    É claro que pode a função do glicol é essa...
    Já agora já não mudavas à quanto tempo? (tenho a ideia que muitos de nós esquecem-se do glicol! Eu só mudei o meu agora 4 anos)


    Já agora ainda à pouco tempo tive uma formação sobre o sistema de refrigeração e o bacano (formador) disse que o mínimo de glicol que devemos colocar é de 25% (25/75) e no máximo 60% (60/40). Para as temperaturas do nosso pais 25% chega (no meu tenho actualmente esta %).

  22. #112
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    o glico posso ser perigoso em carros antigos, tubagens antigas... o glico limpa o circuito mas se um tubo está em mau estado dá cabo dele tb, ja me aconteceu 2 tubos furados e o heater core tb ficar furado..

  23. #113
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    Citação Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
    o líquido de refrigeração da Honda custa 25€ 5 litros, e para além de cumpriri muito bem a sua função tem a característica de conseguir tapar pequena fugas que possam ocorrer no sistema de tubos e/ou radiador!
    é isso... é o que se me consta tambem


    por acaso... mesmo antes de ter hondas, desconfiei que isso poderia acontecer...

    reparei um vez que o liquido da Kraft . fervido um pucaro dakeles de aquecer o leite llOL
    fez inchar o aluminio na zona ate onde o liquido tocou

    nao sei se foi reacção destruição que fez o metal reagir tornando a superficie esponjosa inchada ou deposição quimica... o púcaro ate hoje... se se passar a os dedos ao de leve no interior, nota-se a diferença de altura no metal. por fora ta liso.

    fiz isso na altura de testar um tersmostato de um carro que passou ca por casa.

    LOL

  24. #114
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    Boas!

    Só uma dúvida rápida!

    Na ultima vez que o meu carro esteve na oficina pedi para trocarem o liquido de refregiraçao, e o mecanico colocou um liquido concentrado e disse que podia adicionar água sem problema, mas isto foi á 2 meses mais coisas menos coisa, mas o nivel baixou.
    Adiciono água destilada ou posso adicionar agua da torneira?

  25. #115
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    Citação Originalmente Colocado por machad01 Ver Post
    Boas!

    Só uma dúvida rápida!

    Na ultima vez que o meu carro esteve na oficina pedi para trocarem o liquido de refregiraçao, e o mecanico colocou um liquido concentrado e disse que podia adicionar água sem problema, mas isto foi á 2 meses mais coisas menos coisa, mas o nivel baixou.
    Adiciono água destilada ou posso adicionar agua da torneira?
    O melhor será adicionares água destilada.

  26. #116
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Não tenho a certeza absoluta, mas penso que os anti-congelantes dos hipers também são à base de glicol, daí que não me parece que sejam assim tão maus...
    Sim, têm mas em percentagens muito baixas, cerca de 5% ou pouco mais, quando o recomendado pela maioria das marcas varia entre os 40 e os 60%

  27. #117
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    Citação Originalmente Colocado por machad01 Ver Post
    Boas!

    Só uma dúvida rápida!

    Na ultima vez que o meu carro esteve na oficina pedi para trocarem o liquido de refregiraçao, e o mecanico colocou um liquido concentrado e disse que podia adicionar água sem problema, mas isto foi á 2 meses mais coisas menos coisa, mas o nivel baixou.
    Adiciono água destilada ou posso adicionar agua da torneira?
    O que me aconselharam a mim foi adicionar anti-congelante (igual).
    Mas o nível desceu muito? Em dois meses acho que não é normal. Tinha ficado certo quando foi trocado?

  28. #118
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    Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    O que me aconselharam a mim foi adicionar anti-congelante (igual).
    Mas o nível desceu muito? Em dois meses acho que não é normal. Tinha ficado certo quando foi trocado?
    Eu acho que desceu muito, porque o rapaz da oficina disse que depois de andar com o carro o nivel ia descer um bocado e que tinha de voltar a adicionar agua, e eu depois mesmo por esquecimento nunca mais me lembrei disso, á uns dias atras abri o capô e reparei que estava a baixo da marca.
    Mas pronto adiciono agua destilada e vou ficar atentoa ver se desce muito ou nao!

  29. #119
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    Rectifica e depois vai verificando. Não te esqueças de o fazer com o carro frio e bem nivelado.

  30. #120
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    Bom tópico!!

    Na empresa onde o meu pai trab fazem liquido para circuitos refrigerantes, mas nas grandes superfícies só querem os baratos (que levam metanol), mas também lá fazem do bom (com glicol) que vendem para a makro! quem quiser um bom a preço razoável procure lá

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