Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol. - Página 2
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Título: Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

  1. #31
    Piloto de Provas de Perícia Jackyl's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    A minha experiência diz-me exactamente o contrário do que descreves.

    Exemplo meu real: Renault com líquido mudado de 2 em 2 anos no máximo (Elf por acaso) = Ferrugem no circuito.

    Honda com 11 anos e líquido original = líquido limpinho da cor original.
    É sinal que nunca trocaste a bomba de agua no honda, certo?
    Porque se tivesses trocado, terias trocado de liquido.

    Para verem se o liquido é bonzinho, ou se é só agua com corante, metam os dedos no liquido e vejam se o liquido é gorduroso. Se for, tem uma boa percentagem de glicol.


  2. #32
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    Aqui estão as fotos da embalagem original (Glicol inside) :


    G12 1.JPG

    G12 2.JPG

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Pese embora o facto da renault recomendar e usar elf há muitos anos, incluindo na altura em que era raro o renault que ao fim de poucos anos não tinha o circuíto de refrigeração cheio de ferrugem...

    nem sei qual o anticongelante que era utilizado antigamente mas pelo menos em 2001 mudaram a cor de laranja para verde.

    Por acaso é das coisas que tenho mais atênção e se for necessário mudo o liquido e faço uma limpeza de 2 em 2 anos ou mesmo todos os anos. nem fica assim tão caro

  4. #34
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Jackyl Ver Post
    É sinal que nunca trocaste a bomba de agua no honda, certo?
    Porque se tivesses trocado, terias trocado de liquido.

    Para verem se o liquido é bonzinho, ou se é só agua com corante, metam os dedos no liquido e vejam se o liquido é gorduroso. Se for, tem uma boa percentagem de glicol.
    Certo.

    Está a aproximar-se a altura de trocar a bomba, e vou meter líquido original honda lá.

  5. #35
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
    nem sei qual o anticongelante que era utilizado antigamente mas pelo menos em 2001 mudaram a cor de laranja para verde.
    Em 1994 já o elf era verde (o que se comprava nos hipers)

  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Em 1994 já o elf era verde (o que se comprava nos hipers)
    Só sei que antigamente utilizavam um de cor alaranjada se era elf ou outra marca não sei. Sinceramente não é marca que eu tenha plena confiança mas deve ter alguma qualidade

  7. #37
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    O ELF actual é azul e não verde.

  8. #38
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    o líquido de refrigeração da Honda custa 25€ 5 litros, e para além de cumpriri muito bem a sua função tem a característica de conseguir tapar pequena fugas que possam ocorrer no sistema de tubos e/ou radiador!

  9. #39
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    Esses líquidos considerados os melhores onde se podem comprar? Só na marca?

  10. #40
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    vou á volvo e ainda me pedem 50€ por um litro......

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    vou á volvo e ainda me pedem 50€ por um litro......
    O quê??? O original da marca que comprei rondou os +- 10 euros, grande abuso, os da volvo devem ter flocos de ouro na mistura.

  12. #42
    Banido Excalibur's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Esses líquidos considerados os melhores onde se podem comprar? Só na marca?
    Em Lisboa

    Febi Bilstein (Tal como coloquei num post acima têm várias cores para que não se misture e perca a garantia, possuem para VW, OPEL, FORD, Mercedes, BMW, Etc.)
    ALECARPEÇAS


    ESSO (côr azul) - Qualquer bomba ou agente ESSO/Mobil
    GLICOLSHELL (côr Azul)- nunca mais vi com a saída da Shell de portugal, mas se há lubrificantes e agentes Shell certamente arranjam o liquido.


    Há outros que já aqui foram indicadas, menciono as marcas acima porque garantidamente têm qualidade e conheço de experiência própria.

  13. #43
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    Citação Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
    O da elf é recomendado e usado pela Renault como tal deve ser bom
    O ORIGINAL é bom.

    O dos hipers, esqueçam, é água verde.

    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Pese embora o facto da renault recomendar e usar elf há muitos anos, incluindo na altura em que era raro o renault que ao fim de poucos anos não tinha o circuíto de refrigeração cheio de ferrugem...
    A ferrugem no circuito não depende só do líquido.

    Mas uma coisa é certa, tive um Clio de 1998 (comprado novo) que manteve o líquido original até 2003 (altura em que fiz a mudança da distribuição) e sempre teve muito bom aspecto (o normal verde fluorescente) e não havia um único vestígio de ferrugem!!

  14. #44
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    Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Em Lisboa

    Febi Bilstein (Tal como coloquei num post acima têm várias cores para que não se misture e perca a garantia, possuem para VW, OPEL, FORD, Mercedes, BMW, Etc.)
    ALECARPEÇAS


    ESSO (côr azul) - Qualquer bomba ou agente ESSO/Mobil
    GLICOLSHELL (côr Azul)- nunca mais vi com a saída da Shell de portugal, mas se há lubrificantes e agentes Shell certamente arranjam o liquido.


    Há outros que já aqui foram indicadas, menciono as marcas acima porque garantidamente têm qualidade e conheço de experiência própria.
    Desculpa ser chato, mas em local ficam as lojas?

  15. #45
    Suspenso Alpiger's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Desculpa ser chato, mas em local ficam as lojas?
    Compra o da Valeo, que há á venda na maioria das casas de peças

  16. #46
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    Citação Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
    O quê??? O original da marca que comprei rondou os +- 10 euros, grande abuso, os da volvo devem ter flocos de ouro na mistura.
    Confirmo esse preço, para o liquido usado pelo grupo VW. Foi o que eu paguei!

    Vou ter que comprar mais, porque apesar de à uns meses, a junta ter mudada, o circuito limpo, mas mesmo assim aínda ficou lá alguns resíduos do anterior, que era mais rosa (não original) do que lilás (original). Como agora foi mais para fazer a limpeza a fundo, a concentração foi de uma garrafa (1.5L), agora quando for mudar o óleo, vai ser 3L de concentrado original, largo uns 20€ a 21€, mas é o que o manual diz!

  17. #47
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    Mas esse produto é um concentrado ou já vem pronto a ser usado?

  18. #48
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    Alguém aqui já usou daquelas ferramentas para testar o nível de protecção, deste género?

    http://www.justoffbase.co.uk/Tool-Sh...Freeze-Testers

    Será fiável?

  19. #49
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Mas esse produto é um concentrado ou já vem pronto a ser usado?
    Normalmente as marcas vendem em concentrado!

  20. #50
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    Citação Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
    Normalmente as marcas vendem em concentrado!
    E mistura-se com que?

  21. #51
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Mas esse produto é um concentrado ou já vem pronto a ser usado?
    Do grupo vw é pronto a usar, mas penso que existem as 2 versões para escolha, diluido e concentrado.

  22. #52
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    E mistura-se com que?
    Água destilada!

  23. #53
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    E as quantidades certas como se sabem? É fácil mudar o liquido ou é preciso ser mecânico(lol)?

  24. #54
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    E as quantidades certas como se sabem? É fácil mudar o liquido ou é preciso ser mecânico(lol)?
    Desculpa a franqueza, ou não leste o tópico com atenção, ou então queres a papa feitinha e servida no prato.

    No 1º post fala-se das percentagens face à temperatura negativa que se pretende proteger ou atingir.


    Mas também nas embalagens, vem lá descrito como se deve desdobrar o liquido se o mesmo fôr concentrado (se for de uso directo é colocar e já está).

    Normal é 50%~50%, 40%~60% ou 30%~70% sendo Glicol~Água/Água destilada.

    Quanto a recorrer ao mecânico isso depende do grau de dificuldade de cada veiculo e grau de destreza ou à vontade para realizar este trabalho, normalmente não é difícil, o mais importante é ter em atenção a purga de ar que fica na tubagem, mas normalmente o próprio sistema acaba por anular o fenómeno.

  25. #55
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    Citação Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Desculpa a franqueza, ou não leste o tópico com atenção, ou então queres a papa feitinha e servida no prato.

    No 1º post fala-se das percentagens face à temperatura negativa que se pretende proteger ou atingir.


    Mas também nas embalagens, vem lá descrito como se deve desdobrar o liquido se o mesmo fôr concentrado (se for de uso directo é colocar e já está).

    Normal é 50%~50%, 40%~60% ou 30%~70% sendo Glicol~Água/Água destilada.

    Quanto a recorrer ao mecânico isso depende do grau de dificuldade de cada veiculo e grau de destreza ou à vontade para realizar este trabalho, normalmente não é difícil, o mais importante é ter em atenção a purga de ar que fica na tubagem, mas normalmente o próprio sistema acaba por anular o fenómeno.
    "ou então queres a papa feitinha e servida no prato"->Confesso

    Então imagina que ia ao mecânico para mudar o liquido de refrigeração, levava a minha mistura num garrafão?. Obrigado desde já a paciência

  26. #56
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    Quando se compra o liquido já feito(digo não concentrado) também é basicamente Glicol com agua destilada ou tem mais substancias?

  27. #57
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Quando se compra o liquido já feito(digo não concentrado) também é basicamente Glicol com agua destilada ou tem mais substancias?
    É o Glicol em percentagem menor e pronto a usar, não tem mais "mistelas" além das necessárias para um liquido de refrigeração.

  28. #58
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    É o Glicol em percentagem menor e pronto a usar, não tem mais "mistelas" além das necessárias para um liquido de refrigeração.
    Qual é melhor então? desculpa lá o abuso....

  29. #59
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    Qual é melhor então? desculpa lá o abuso....

    Um abres a emblagem e colocas o conteudo no circuito e mais nada.

    O outro tens de calcular a quantidade de água para a aplicação que queres dar, tens o trabalho de desdobrar segundo a percentagem pretendida, tens um leque mais alargado de hipóteses, em termos de temperaturas mas mais trabalho a realizar e cálculos a fazer.

    É só escolher

  30. #60
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    Um abres a emblagem e colocas o conteudo no circuito e mais nada.

    O outro tens de calcular a quantidade de água para a aplicação que queres dar, tens o trabalho de desdobrar segundo a percentagem pretendida, tens um leque mais alargado de hipóteses, em termos de temperaturas mas mais trabalho a realizar e cálculos a fazer.

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