VW Passat, problemas com o Turbo
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Título: VW Passat, problemas com o Turbo

  1. #1
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    Por Defeito VW Passat, problemas com o Turbo

    Saudações!

    Tenho uma carrinha Passat 1.9TDI (130 cv) de 2001 com 120.000 kms que, segundo uma oficina da marca em Lisboa, precisa de levar um novo turbo… coisa para cerca de € 2.000... o que, mesmo vendo pelo lado positivo (sempre é melhor do que ficar debaixo de um camião), não deixa de ser frustrante, com todas as revisões na marca e com uma condução normal...

    Em conversas de amigos começaram a surgir algumas dúvidas sobre o diagnóstico. Isto porque quando existe perda de potência, desligando e voltando a ligar a coisa volta ao normal (deve ser powered by Microsoft), ainda recentemente fiz uma viagem de 200 kms e não tive qualquer problema, no início não quis abusar mas no regresso apertei um pouco e foi normalmente aos 160 km/h.

    Posto isto, gostaria de saber a opinião dos entendidos deste fórum sobre:
    1) Se faz sentido por em causa o diagnóstico feito pela marca ou se devo obter uma segunda opinião?
    2) Se é possível E SEGURO fazer a substituição do turbo fora das oficinas da marca?

    Desde já agradeço os vossos comentários.

    Cumprimentos!


  2. #2
    Piloto de Testes DESCONHECIDO's Avatar
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    Por Defeito

    antes de substituirem o turbo, há uma serie de testes a fazer, entre eles:

    - Verificar todos os tubos de vacuo
    -Verificar todos os tubos de pressão desde que sai do turbo até a admissão (aqui nota-se um soprar e normalmente fumo pelo escape)
    - Verificar valvula N75, limitação pressão do turbo
    - Verificar catalisador (ouves ou ouviste algo solto dentro do escape?)
    - Descarbonização do turbo (pode ter a geometria presa)

    Ou seja, podem ter razão, podem estar-se a aproveitar, não é um problema de uma unica solução, há que testar...

  3. #3
    Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
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    Por Defeito

    Tive esse mesmo problema na Passat aqui da empresa e era a valvula reguladora de pressão do turbo.
    Mas eles aproveitam sempre para tentar enfiar um turbo novo.

    Experimenta a pedir somente a substituição da valvula e depois ves se o problema presiste.

  4. #4
    Piloto de Troféu margalhau's Avatar
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    Por Defeito

    Podes descrever concretamente os sintomas?

    É que o Passat cá de casa (1.9 130cv) também está com um problema de falta de potência.

    Inicialmente o carro acima dos 160 km/h provocava ligeiros solussos e fazia notar alguma falta de força.

    Entretanto ao fim de uns meses agravou e o que se passa actualmente é o seguinte:

    Quando atinge os 140 a 160 km/h nota-se que perde potência ficando a partir desse momento extremamente lento a desenvolver e depois dificilmente passa dos 120/130 km/h.

    Se desligar o motor e voltar a ligar, já fica a desenvolver bem, repetindo-se posteriormente o que descrevi.

  5. #5
    Piloto de Troféu margalhau's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Tive esse mesmo problema na Passat aqui da empresa e era a valvula reguladora de pressão do turbo.
    Mas eles aproveitam sempre para tentar enfiar um turbo novo.

    Experimenta a pedir somente a substituição da valvula e depois ves se o problema presiste.
    Lembras-te do preço da valvula?

  6. #6
    Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    Lembras-te do preço da valvula?
    Não porque foram executados mais trabalhos noutros elementos.

  7. #7
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    Por Defeito

    Um turbo não custa isso.....

    Eu meti um Turbo na minha A6 2.5 TDI 150cv e custou-me pouco mais de 600€ já com montagem....

  8. #8
    Banido marcunha's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver Post
    antes de substituirem o turbo, há uma serie de testes a fazer, entre eles:

    - Verificar todos os tubos de vacuo
    -Verificar todos os tubos de pressão desde que sai do turbo até a admissão (aqui nota-se um soprar e normalmente fumo pelo escape)
    - Verificar valvula N75, limitação pressão do turbo
    - Verificar catalisador (ouves ou ouviste algo solto dentro do escape?)
    - Descarbonização do turbo (pode ter a geometria presa)

    Ou seja, podem ter razão, podem estar-se a aproveitar, não é um problema de uma unica solução, há que testar...
    e a MAF senhor, e a MAF não esquecer a malfadada MAF



    MCunha

  9. #9
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    a valvula N75 custa cerca de 50 €.

    Mas, antes de mudar a valvula há que ver a pressão que o turbo está a debitar, há que ver o erro que o diagnóstico dá etc etc.

    Um turbo custar 600€ já com mão de obra? Optimo preço.

    Um turbo Garret VNT17 (salvo erro o usado neste 130cv) custa perto dos 1000€ mais IVA.

    Para o 2,5tdi deve custar mais uns 100€.

    Agora, reconstruidos devem custar esses 600€ mais IVa e mais mao de obra.

    Obviamente esses 2000€ devem incluir valvulas, juntas, turbo, etc etc

  10. #10
    Piloto de Testes DESCONHECIDO's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
    e a MAF senhor, e a MAF não esquecer a malfadada MAF



    MCunha

    pois, falta a MAF, mas normalmente a MAF não faz esses sintomas, dá uma especie de prisão no motor, o tal soluço, mas tb é uma possivel causa...
    O motor ir a puxar e entrar em safemode não é normalmente a MAF

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por zauto Ver Post
    Saudações!

    Tenho uma carrinha Passat 1.9TDI (130 cv) de 2001 com 120.000 kms que, segundo uma oficina da marca em Lisboa, precisa de levar um novo turbo… coisa para cerca de € 2.000... o que, mesmo vendo pelo lado positivo (sempre é melhor do que ficar debaixo de um camião), não deixa de ser frustrante, com todas as revisões na marca e com uma condução normal...

    Em conversas de amigos começaram a surgir algumas dúvidas sobre o diagnóstico. Isto porque quando existe perda de potência, desligando e voltando a ligar a coisa volta ao normal (deve ser powered by Microsoft), ainda recentemente fiz uma viagem de 200 kms e não tive qualquer problema, no início não quis abusar mas no regresso apertei um pouco e foi normalmente aos 160 km/h.


    Posto isto, gostaria de saber a opinião dos entendidos deste fórum sobre:
    1) Se faz sentido por em causa o diagnóstico feito pela marca ou se devo obter uma segunda opinião?
    2) Se é possível E SEGURO fazer a substituição do turbo fora das oficinas da marca?


    Desde já agradeço os vossos comentários.


    Cumprimentos!

    Isso é a carrinha a fazer "safe mode" o que pode resultar de varios motivos (alguns já aqui foram referidos) , mas na minha opinião para já não mudes turbo nenhum ....... pede uma segunda opinião quer noutro concessionário quer outra oficina não oficial , e se possível liga à máquina e vê quais os erros que ficaram registados.

    Abraço

  12. #12
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    zauto e margalhau (a tu já te tinha dito).

    O meu diagnóstico vai para a geometria presa (carvão/empeno).

    Reparação numa casa da especialidade, cerca de 350€.

  13. #13
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    E por pouco mais de 600€+IVA já se consegue comprar um 1749VA (o do Passat e A4) novo.

  14. #14
    Banido NossaCapri's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por zauto Ver Post
    Saudações!

    Tenho uma carrinha Passat 1.9TDI (130 cv) de 2001 com 120.000 kms que, segundo uma oficina da marca em Lisboa, precisa de levar um novo turbo… coisa para cerca de € 2.000... o que, mesmo vendo pelo lado positivo (sempre é melhor do que ficar debaixo de um camião), não deixa de ser frustrante, com todas as revisões na marca e com uma condução normal...

    Em conversas de amigos começaram a surgir algumas dúvidas sobre o diagnóstico. Isto porque quando existe perda de potência, desligando e voltando a ligar a coisa volta ao normal (deve ser powered by Microsoft), ainda recentemente fiz uma viagem de 200 kms e não tive qualquer problema, no início não quis abusar mas no regresso apertei um pouco e foi normalmente aos 160 km/h.

    Posto isto, gostaria de saber a opinião dos entendidos deste fórum sobre:
    1) Se faz sentido por em causa o diagnóstico feito pela marca ou se devo obter uma segunda opinião?
    2) Se é possível E SEGURO fazer a substituição do turbo fora das oficinas da marca?

    Desde já agradeço os vossos comentários.

    Cumprimentos!
    Pede 2ª opiniao, esses gajos das oficinas sao pior q sanguessugas

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por N O S S A - capri Ver Post
    Pede 2ª opiniao, esses gajos das oficinas sao pior q sanguessugas

    Exacto, 2ª opinião. Mas vai a quem perceba

  16. #16
    rc
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    Citação Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
    Um turbo não custa isso.....

    Eu meti um Turbo na minha A6 2.5 TDI 150cv e custou-me pouco mais de 600€ já com montagem....
    novo?
    onde?

  17. #17
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    Por Defeito

    So agora tive oportunidade de me ligar à net... e agradeço os vossos comentários!

    Mais detalhes sobre os sintomas (desculpem a linguagem pouco técnica, mas eu de carros e só meter gasóleo e ver a pressão dos pneus e também os consigo mudar se for o caso):
    Não ouço nenhum barulho estranho, nem fumo em excesso, também não soluça.
    Começou a acontecer sem grande padrão, em qualquer mudança e sem grande acelaração (abaixo das 3000 rpms), notava que repentinamente perdia potência e depois se fosse a subir (e não era preciso muita inclinação), só o conseguia fazer em 2ª e em esforço.
    Depois desligava e voltava a ligar e voltava ao normal.

    Na viagem que fiz na Páscoa, à ída notei que aos 120/130 o motor fazia mais esforço que o normal e mantive a velocidade para não estragar as férias. Mas à vinda parecia normal e cheguei a apertar com ele até aos 160 sem problemas. Entretanto fiz umas viagens na cidade e ainda sem problemas... se calhar estava a precisar de férias...

    O preço do turbo sem IVA eram € 1.500!!! Depois os tubos e tubinhos e parafusos e IVA e mão-de-obra e IVA a coisa passava dos € 2.000.

    Indo para uma 2ª opinião:
    Mesmo se fôr a outro concessionário, para além de lá estarem outras sanguessugas, não fica registado (algures centralmente) que aquele carro já foi diagnosticado problemas de turbo?

    Fora da marca, alguém pode indicar uma oficina que tenha os meios e profissionais capazes?


    Cumprimentos!

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por zauto Ver Post
    So agora tive oportunidade de me ligar à net... e agradeço os vossos comentários!

    Mais detalhes sobre os sintomas (desculpem a linguagem pouco técnica, mas eu de carros e só meter gasóleo e ver a pressão dos pneus e também os consigo mudar se for o caso):
    Não ouço nenhum barulho estranho, nem fumo em excesso, também não soluça.
    Começou a acontecer sem grande padrão, em qualquer mudança e sem grande acelaração (abaixo das 3000 rpms), notava que repentinamente perdia potência e depois se fosse a subir (e não era preciso muita inclinação), só o conseguia fazer em 2ª e em esforço.
    Depois desligava e voltava a ligar e voltava ao normal.

    Na viagem que fiz na Páscoa, à ída notei que aos 120/130 o motor fazia mais esforço que o normal e mantive a velocidade para não estragar as férias. Mas à vinda parecia normal e cheguei a apertar com ele até aos 160 sem problemas. Entretanto fiz umas viagens na cidade e ainda sem problemas... se calhar estava a precisar de férias...

    O preço do turbo sem IVA eram € 1.500!!! Depois os tubos e tubinhos e parafusos e IVA e mão-de-obra e IVA a coisa passava dos € 2.000.

    Indo para uma 2ª opinião:
    Mesmo se fôr a outro concessionário, para além de lá estarem outras sanguessugas, não fica registado (algures centralmente) que aquele carro já foi diagnosticado problemas de turbo?

    Fora da marca, alguém pode indicar uma oficina que tenha os meios e profissionais capazes?


    Cumprimentos!
    Fora da marca, o melhor será ires a uma boa oficina onde tenham máquinas de diagnóstico, como por exemplo os agentes autorizados da Bosch.

  19. #19
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    Por Defeito

    Uma pesquisa na net trouxe-me aqui: http://www.centraldiesel.pt/

    Comentários sobre o serviço e profissionalismo?

    Cumprimentos!

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por zauto Ver Post
    Uma pesquisa na net trouxe-me aqui: http://www.centraldiesel.pt/

    Comentários sobre o serviço e profissionalismo?

    Cumprimentos!
    Sim, aí ficas mais bem servido e terás valores semelhantes ao que coloquei acima.

  21. #21
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    Boas

    Como já disseram o carro entra em safe mode e a partir dai nem força nem pouco mais de 120 km/h.

    Como também já disseram turbo novo para os modelos de 130 são na verdade pouco mais de 600€ + IVA. ( Por expriência própria e conjunta com um amigo ( ele estava sem carrinha, não é?) levas 420€ em cash e o velho e trazes 1 reconstruido com garantia e poupas o IVA). É claro que não é novo a estrear mas para quem andava com dificuldades $$ o meu colega apenas poupou a dif entre os 420 limpos e os 600 e pouco + IVA). Fizemos em casa e até agora ainda não se queixou ( nem o turbo e nem ele e já lá vão quase 2 anos).

    Se não me engano o margalhau é de Coimbra por isso vai à Injectoturbo ou Soturbo em Leiria e lá por esse preço ( 600+ iva) consegues 1 turbo novo e para uma descarbonização, mais de 150€ + IVA é serem roubados pois nada mais é do que tirar o turbo fora ( +- 45 min ) limpá-lo ( +- 30 min) e monta-lo no sitio novamente. Gastas mais um pouco e ainda vês como é que está a vida útil restante dos teus injectores.

    Se não vais com certezas ou ideias fixas vais ser comido com toda a certeza e ai, nem 1500€ te valem.

    Saudações

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por pttunning Ver Post
    para uma descarbonização, mais de 150€ + IVA é serem roubados pois nada mais é do que tirar o turbo fora ( +- 45 min ) limpá-lo ( +- 30 min) e monta-lo no sitio novamente.
    O problema é que por vezes esses trabalhos simples de descarbonização/limpeza (muitas das vezes o prato da geometria tem um ligeiro empeno e não o verificam) ficam na mesma passados poucos km.

    Eu sou da opinião que, estando o turbo cá fora (e caso seja para manter o carro) mais vale gastar os €€ numa reparação completa (os tais ~350€ j+a C/IVA que falei acima).

    Mas bem, já existem aqui dicas mais que suficientes para o(s) caso(s).

  23. #23
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    Eu tive um problema parecido, o carro também entrava em safe mode. Na marca o diagnostico foi um turbo novo e como o carro estava na garantia não me chateei mas como tenho um amigo com uma maquina de diagnóstico levei lá o carro só para ele ver. Na maquina acusou uma simples avaria no sensor do turbo.

  24. #24
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    No tdi 110 que tive, por volta dos 80000km também teve sintomas semelhantes a esses e a unica coisa que levou também foi um sensor de pressão do turbo que até foi barato, praí 60eur a ida à oficina (sensor incluido) e ficou bom pelo menos até aos 200000km, que foi quando foi vendido

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por fmsantos Ver Post
    Eu tive um problema parecido, o carro também entrava em safe mode. Na marca o diagnostico foi um turbo novo e como o carro estava na garantia não me chateei mas como tenho um amigo com uma maquina de diagnóstico levei lá o carro só para ele ver. Na maquina acusou uma simples avaria no sensor do turbo.

    Exacto

    Foi o que aconteceu com o meu.
    Falei recentemente com um mecanico da VW e ele disse que isso é normal acontecer e é quase sempre por avaria da valvula de pressão do turbo(N75)

  26. #26
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    Uma vez mais agradeço os vossos comentários! Graças a eles já estou mais optimista, se calhar é só um parafuso mal apertado...

    Estou decidido a fazer novo diagnóstico (eventualmente na Bosch) durante a próxima semana... e irei munido com todos os termos que aqui me ensinaram: safe mode, valvula N75, prato da geometria, descarbonização... só para eles verem que não estão a falar com tótó qualquer que pouco mais sabe que mudar pneus...

    Dar-vos-ei feedback do resultado...

    Cumprimentos!

  27. #27
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    Thumbs up

    Força misso e depois conta aí à malta como foi

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por zauto Ver Post
    Uma vez mais agradeço os vossos comentários! Graças a eles já estou mais optimista, se calhar é só um parafuso mal apertado...

    Estou decidido a fazer novo diagnóstico (eventualmente na Bosch) durante a próxima semana... e irei munido com todos os termos que aqui me ensinaram: safe mode, valvula N75, prato da geometria, descarbonização... só para eles verem que não estão a falar com tótó qualquer que pouco mais sabe que mudar pneus...

    Dar-vos-ei feedback do resultado...

    Cumprimentos!
    Recomendo vivamente que vás a um agente da Bosch. Lá têm mais competência para identificar esse tipo de problemas, do que nas oficinas da marca.

    Fui a um agente com o Passat e identificaram os problemas do carro. Era o turbo que estava carbonizado e a MAF também já não estava nas condições ideais.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    Podes descrever concretamente os sintomas?

    É que o Passat cá de casa (1.9 130cv) também está com um problema de falta de potência.

    Inicialmente o carro acima dos 160 km/h provocava ligeiros solussos e fazia notar alguma falta de força.

    Entretanto ao fim de uns meses agravou e o que se passa actualmente é o seguinte:

    Quando atinge os 140 a 160 km/h nota-se que perde potência ficando a partir desse momento extremamente lento a desenvolver e depois dificilmente passa dos 120/130 km/h.

    Se desligar o motor e voltar a ligar, já fica a desenvolver bem, repetindo-se posteriormente o que descrevi.




    Amigo é da bomba injetora! Tive um problema igualzinho no meu 320D.
    Vais ter que reparar a parte eletronica da bomba injetora!
    A unica diferença, no meu caso, é que não perdia potência ... simplesmente ficava com solussos (pareciam cortes no gasoleo) por isso simplesmente largava o acelerador para o trabalhar do motor se recompor!
    Tive este situação a caminho para Madrid...começou a dar este indicio aos 150-160Km/h, depois comecei a abrandar, só que pouco depois começou piorar, o sitoma começou a aparecer aos 120-130Km/h e iia mesmo abaixo.
    Parava algum tempo e arrancava novamente! ou seja acabei por fazer o caminho para Madrid 100Km/h com paragens constantes.
    Em Madrid é que moreu mesmo...nem pegava! O carro veio de reboque de volta para portugal! :-(
    Mandei a bomba para Bosh onde aranjaram a parte eletrónica (465€ ) e desde aí sem problemas!

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