Ligar cabos de bateria
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 57

Título: Ligar cabos de bateria

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito Ligar cabos de bateria

Boas, alguém me pode dizer como ajudar um colega a por um carro a trabalhar que está com falta de bateria?
    O meu é a gasóleo e o dele também, eu tenho um Corsa D.

Precauções? Qual dos pólos ligo primeiro? e a ligação será aos pólos iguais (em paralelo), certo? e deverá ser feita com o carro a trabalhar, de preferência?

ps:não sei se deveria estar aqui ou nas "boxes"

Pedestre TTiger's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Boas, a operação é simples. Colocas o cabo vermelho no polo vermelho ou + , o preto com o preto ou - , em geral ligo primeiro o cabo preto(-) logo depois o vermelho(+), mas penso que é indiferente. Coloca com cuidado e evita a tradicional faisca.
    De preferencia deves fazer esta operação com o carro a trabalhar, se a corrente nao for suficiente, acelera o carro ate ai umas 2000rpm assim a tua bateria fornece mais carga.
    Espero ter ajudado
    Abraço
    Jorge

Piloto de Rallye ciber007's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

- Ligar o cabo vermelho aos polos positivos das baterias
    - Ligar o cabo preto aos polos negativos das baterias
    - Ligar o motor do carro, acelerar até às 2500RPM +/- e permanecer assim uns 5 minutos
    - Experimentar ligar o outro carro

Para desligar, retiras o cabo preto (-) primeiro e depois retiras o cabo vermelho (+).

Piloto de Kart jo4santos's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TTiger Ver Post
    Boas, a operação é simples. Colocas o cabo vermelho no polo vermelho ou + , o preto com o preto ou - , em geral ligo primeiro o cabo preto(-) logo depois o vermelho(+), mas penso que é indiferente. Coloca com cuidado e evita a tradicional faisca.
    De preferencia deves fazer esta operação com o carro a trabalhar, se a corrente nao for suficiente, acelera o carro ate ai umas 2000rpm assim a tua bateria fornece mais carga.
    Espero ter ajudado
    Abraço
    Jorge
    Eu diria que a tua explicação poderia provocar 1 acidentezinho com quem estivesse a fazer a ligação..Não por estar errada, mas por esta simples frase..Mas acho que ninguém iria entender mal.
    Ligar vermelhos,ligar pretos, ligar motor do carro ajudante, deixar ligado um pouco, acelerar este carro, tentar ligar o outro, deixar os 2 ligados pelos cabos um bocado, retirar pretos,retirar vermelhos.

Piloto de Provas de Perícia GPConguito's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

no meu carro no manual tem como fazer e por curiosidade fui ver.

Diz para ligar os polos vermelhos em simultaneo ou seja vermelho com vermelho mas para ligar o polo preto do carro na massa, ou seja num ponto com massa.
    eu nao sabia e tenho feito como têem ai descrito. espero nao ter estragado nada...

o processo que costumo usar é o que descrevem preto vermelho, preto com preto vermelho com vermelho depois operação inversa.

nunca acelerei o carro. nao sabia que tal era necessario.

ate hj tem dado..

cumps

Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GPConguito Ver Post
    no meu carro no manual tem como fazer e por curiosidade fui ver.

Diz para ligar os polos vermelhos em simultaneo ou seja vermelho com vermelho mas para ligar o polo preto do carro na massa, ou seja num ponto com massa.
    eu nao sabia e tenho feito como têem ai descrito. espero nao ter estragado nada...

o processo que costumo usar é o que descrevem preto vermelho, preto com preto vermelho com vermelho depois operação inversa.

nunca acelerei o carro. nao sabia que tal era necessario.

ate hj tem dado..

cumps
    Não tem mal nenhum, não te preocupes. Isso vem descrito assim no manual para haver menos perigo de o pessoal encostar o positivo com o negativo e provocar ferimentos graves.

Devemos acelerar o carro para que em vez de estar a bateria a carregar sozinha a que está sem carga, ao acelerarmos quem passa a carregar é o alternador e assim carrega mais rápido.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

O cabo ligado ao negativo (preto), deve no carro que está a receber, ser ligado a um ponto de massa.

Um ponto de eleição é a argola por onde se levanta o motor.

Com a electrónica que os carros têm hoje e o preço que custa uma centralina é melhor prevenir do que remediar, se os construtores aconselham esta táctica por algum motivo é.

Speedy
    Guest

Por Defeito

Não liguem o preto com o preto, a não ser que queiram curto-circuitar a bateria.
    O preto tem que ser ligado a um ponto de massa!
    Depois, é pôr primeiro o carro dador a trabalhar, pois se forem pegar os dois ao mesmo tempo, correm o risco da bateria descarregar toda ali. Deve-se acelerar um pouco no carro que vai dar " a mama".

Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Digam-me lá qual a diferença entre negativo da bateria e massa? Não estou a perceber.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Não tem mal nenhum, não te preocupes. Isso vem descrito assim no manual para haver menos perigo de o pessoal encostar o positivo com o negativo e provocar ferimentos graves.

Devemos acelerar o carro para que em vez de estar a bateria a carregar sozinha a que está sem carga, ao acelerarmos quem passa a carregar é o alternador e assim carrega mais rápido.
    obgd e que o carro da minha "amiga" está sempre sem bat e quase todos os meses leva um famoso encosto,
    o carro claro...

ja agora o regime de rotaçoes deve ser 2000? e devo ligar os cabos com o carro a funcionar ou desligado?

ps é um fiat quais problemas de electronica qual quê

cumps

Piloto de Testes OffLogic's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

E não coloquem muito próximo os carros (dador e receptor de bateria), sobre o risco de estarem a tocar um no outro.

LM onde é essa dita argola?

Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GPConguito Ver Post
    obgd e que o carro da minha "amiga" está sempre sem bat e quase todos os meses leva um famoso encosto,
    o carro claro...

ja agora o regime de rotaçoes deve ser 2000? e devo ligar os cabos com o carro a funcionar ou desligado?

ps é um fiat quais problemas de electronica qual quê

cumps
    Por uma questão de segurança, liga os cabos com o carro desligado.

As rotações servem apenas para o carro passar a funcionar com energia do alternador e não da bateria, pois tendo o carro ligado mas ao ralenti só estás a gastar gasolina. Se for a diesel acho que 2000 e pouco chegam e se for a gasolina mete nas 3000.

Bons encostos... .

Abraço.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Por uma questão de segurança, liga os cabos com o carro desligado.

As rotações servem apenas para o carro passar a funcionar com energia do alternador e não da bateria, pois tendo o carro ligado mas ao ralenti só estás a gastar gasolina. Se for a diesel acho que 2000 e pouco chegam e se for a gasolina mete nas 3000.

Bons encostos... .

Abraço.
    obgd...
    è a zargoleo.

bom vou seguir o concelho do jorge palma... (encosta te...)

Cumps

Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Digam-me lá qual a diferença entre negativo da bateria e massa? Não estou a perceber.

Pólo negativo, massa ou retorno é o mesmo. No caso de um automóvel a massa é uma parte metálica, normalmente o chassis.

Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por KARR Ver Post
    Pólo negativo, massa ou retorno é o mesmo. No caso de um automóvel a massa é uma parte metálica, normalmente o chassis.
    Ah, então ainda não estou senil .

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

e trocar de bateria???

Piloto de Kart migsue's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

O mais correcto, é ligar o vermelho ao vermelho, e depois o preto da bateria boa, á "mássa" do outro carro, a razão é que se a bateria está fráca, normalmente com as placas de chumbo um pouco fóra do liquido, sujeita a carga, cria H2(hidrogenio). Esse H2 sai pelos respiros, ali junto dos cábos, se existir faísca e H2, rebenta a bateria, e pode haver feridos. O mesmo acontece com tipos fumadores, irem de cigarro aceso , destapar as tampas da bateria, a vêr se tem liquido, sujeitam-se a levar com plasticos e ácido na cara.

Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Post
    e trocar de bateria???
    Se pretenderes trocar de bateria começas por desligar o cabo preto (massa) e depois o vermelho. Quando colocares a nova bateria começas por ligar o vermelho e depois o preto.

Piloto de Testes Braga68's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Como disse um user cá do fórum numa situação idêntica: "...nunca se deixa o negativo sozinho!"

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Off-Logic Ver Post
    E não coloquem muito próximo os carros (dador e receptor de bateria), sobre o risco de estarem a tocar um no outro.

LM onde é essa dita argola?
    No caso do meu carro, ficam na aresta direita e esquerda do motor.

Julgo que em todos os motores ficam em local acessível visto que é aí que são presos os ganchos do guincho para levantar o motor do sitio. Mas há outros pontos com condições para o efeito não podem é ser pintados.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

agora digam-me uma coisa...

se o carro que vai receber carga não tiver bateria, posso ligar os cabos à minha bateria e ligá-los aos bornes do outro carro, sem desligar os bornes do meu??

Piloto de Provas de Perícia RuidosSantos's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Para aquele pessoal que não sabe ligar os cabos ou esquece-se agora já há um aparelho que se liga aos isqueiros dos respectivos carros.

Não sei se funcionão porque nunca experimentei mas deve dar e é mais "fácil" de ter no carro que uns cabos de bateria (volume).

Piloto de Kart MoRtYMer's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Eu não apostava muito nesses aparelhos do isqueiro, é que os fios do isqueiro devem ter uns poucos mm de diametro, enquanto os dos cabos de bateria têm normalmente 1 cm de diametro, ou seja aguentam muito mais amperagem... Eu ando sempre com os meus cabos guardados na mala para quando é preciso, não acho que ocupem assim tanto espaço.

Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Curioso.
    Na ford, diziam q nos carros de injecção, n se devia ter o carro q está a "dar" ligado, o q causa sem duvida um esforço grande da bateria q "dá", mas eles diziam q assim se protegia o carro q "recebe" de levar uma "descarga" superior.
    No fundo, aconselhavam apenas a por as baterias em série.

Piloto de Kart alcyon's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008
    praia de mira ( amigosdabarrinha.blogspot.com )

Por Defeito

boas

cuidado com os encostos nos carros mais recentes por causa do calculador pode-se dar cabos mas não abusar do acelarador o melhor é mesmo que demore mais um bocado e ter o motor ao relanti...

Piloto de Provas de Perícia paulo56's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito O que pode acontecer se ligarmos os cabos trocados...

Ou seja, o que pode acontecer se ligarmos o cabo do borne negativo ao borne positivo e vice versa?Qual a tragédia que poderá acontecer?

Obrigado

Piloto de Testes rcontra's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
    Ou seja, o que pode acontecer se ligarmos o cabo do borne negativo ao borne positivo e vice versa?Qual a tragédia que poderá acontecer?

Obrigado
    Pela experiencia que uma pessoa conhecida teve, os cabos derreteram e a placa do alternador foi à vida, tal como alguns fusíveis.

Não é uma coisa bonita de se ver de certeza .

PS: Isto passou-se no carro que estava a receber a carga

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Nada de mais! Uma faíscazita!

Banido Vasco83's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Já vi quem tenha ido com um isqueiro ver o nível de liquido da bateria, digamos que foi uma explosão que se ouviu no 5ºAndar e ele estava na área de garagens na cave...

Felizmente apenas se rachou a bateria e a roupa dele ficou aos buraquinhos...

Piloto de Rallye nathaniel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post

Obrigado
    um curto-circuito de 24volts.
    há uns anos, na tropa, um colega tentou dar mama ao clio dele com um camião. ligou 24volts do camião aos 12 da bateria do carro dele e fez BUM. outra vez num exercício ficámos com uma Berliet sem bateria e aquilo leva 4 baterias de 12 volts ligadas 2 a 2, são 24 volts e acho que 200 amperes. tirei as baterias para carregar, quando estavam carregadas e foi para montá-las no sítio, um colega que era pintor teimou que havia de ser ele a ligá-las. ligou primeiro o negativo, quando estava a apertar um dos bornes positivos encostou a chave na chapa, houve um princípio de incendio que conseguimos controlar, mas os bornes das baterias derreteram.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.