|
|||||
Hoje levei o meu...12 anos depois e 207 mil km...passou sem ai nem ui.
E fiquei satisfeito...
Boa noite
Quando passa a data limite de inspecção, qual a multa a que estamos sujeitos?
Boa noite.
Se apenas a luz de nevoeiro não funcionar chumbo na inspecção ?
Ou seja é um defeito daqueles graves que se chumba logo ?
Segundo o Despacho 5392/99, de 16 março, anexo nº 4, no ponto 3 sim.
Luzes de nevoeiro à ftrente e retaguarda:
Funcionamento incorrecto ou eficácia nula à retaguarda- tipo 2
Detiorada , ausência ou não funcionamento- tipo 2
Montagem ou cor não regulamentar- tipo 2
Dependencia de funcionamento não regulamentar- tipo 2
À frente ou atrás? Penso que tanto uma como a outra dão direito a chumbo.
Quanto às da frente, isso só passa se funcionarem as duas e não encadearem ou então se retirares as duas mais o respectivo botão.
Não as podes ter lá, mesmo que não funcionem ou só funcione uma.
Passou
Não me perguntem como mas hoje de manhã a luz de nevoeiro ligou.
Tinha é água lá dentro mas isso é deficiencia tipo 1 e daqui a 2 anos é q tenho de ter isso tratado.
Só tenho atrás, o meu não tem nevoeiro à frente.
Obrigado na mesma.
Boas.
O referido é que passando o dia da matrícula do carro (imaginemos dia 4 de Junho, 5ª-feira), continua-se com a mesma situação de quando a inspecção tinha de ser feita no mês da matrícula, certo. Não sofremos nenhum agravamento do preço pelo centro da IPO, "apenas" se a polícia quiser ver a documentação.
Amigos, ando a ponderar colocar 2 farois de nevoeiro à frente.
Não é com o intuito de as ligar (pois só são necessárias e apenas possíveis de ligar, isto dentro da legalidade, quando existe nevoeiro) mas apenas por questões estéticas.
A minha dúvida prende-se com o facto de isto ser legal ou não, portanto, a colocação de farois adicionais no meu carro.
Alguém sabe alguma coisa no que diz respeito a isto?
Ninguém tem ideia?
Se calhar dá mais trabalho montar os faróis do que os ligar ao circuito eléctrico. Montar isso só por estética?
Se os tens no carro eles têm de funcionar, logo para aquilo que pretendes, implica um chumbo. Podes é retirá-los todos os anos antes de ires à inspecção.
Boas,
Tinha intenções de ir amanhã ao IPO e hoje tive um furo... meti o pneu suplente que é da mesma marca, modelo e medida dos outros 3, embora tenha menos 30 mil km de uso.
Acham que terei algum problema no IPO?
Obrigado
Penso que desde que seja igual ao que esta montado na outra extremidade do eixo, não terás qualquer tipo de problema!
Penso que terás problemas pois não podes ter no mesmo eixo pneus com desgaste diferente.
Sempre ouvi dizer que não podes é ter um pneu de marca diferente no mesmo eixo.
Por isso penso que consegues ir ao IPO sem problemas. Mas já agora, o pneu rasgou ou tá furado? É porque se ñ, pq ñ vais a uma casa de pneus e mandas por 1 tacao?
Se ñ tiver furado na parede lateral, fica bom pra rolar![]()
Se tiverem um desgaste muito diferente podes ter problemas na direcção.
Eu tive um furo no fim-de-semana passado e o remendo custou perto dos 5€ e levou aí uns 20 mins.
Vai a uma loja de pneus antes da IPO que é capaz de sair mais barato do que se fores a seguir re-inspeccionar.
Se o pneu é rigorosamente igual e só varia no desgaste, não tens problemas nenhuns.
Aliás, muitos carros acabam por gastar os pneus de forma não uniforme, e se fosse motivo de penalização na IPO ficavam lá muitos.
Como já foi dito, não deverás ter problema visto que marca e modelo do pneu é a mesma.
Quanto ao pneu furado, mais vale passares numa casa de pneu e mandar arranjar. Não é muito caro e é rápido
Eu já tencionava trocar os 4 pneus após a IPO, portanto o arranjar o furo não é problema. O problema é que vou trocar por uma medida mais barata e que não tenho averbada e queria evitar a anotação já nesta inspecção.
Por causa das novas regras que obrigam os veiculos a serem inspecionados até ao dia da matricula, com vista a minorar as filas para os centros de inspeção, lá fui eu de manhâ e o meu corsa B (ainda com uns dias de folga) para um centro de inspecções alí prós lados de alfragide onde estão os veículos com mais de cinquenta lugares da carris.Chegado á recepção reparo que só aceitam marcações, volto para trás e dirijo-me a outro centro de inspecções periódicas obrigatórias que fica ao pé da Norauto em alfragide, volto para trás outra vez pois pelo número de carros só saía de lá á hora do fecho. Não era suposto as novas regras diminuirem o fluxo de carros nos centros de inspecções periódicas obrigatórias?
Depois do almoço fui até ao centro de inspecções periódicas obrigatórias em odivelas, pouco depois de ter chegado á recepção reparo num papel que diz "Não temos Multibanco", lá fui ao LIDL levantar dinheiro, chegado outra vez a recepção quando me preparava para pagar a senhora diz que vai beber um café, demorou quase uns 10 minutos a beber o dito, secalhar estava a bebe-lo pelo nariz.
Finalmente o meu carro foi inspecionado.
Estas ditas novas regras que dizem que o veículo deve ser inspecionado no mês e até ao dia da matrícula tendo como argumento a diminuiçãodas das filas nos IPOs não trazem nenhum benefício pois continua tudo na mesma.
Eu marquei hora e dia...cheguei lá passei á frente da fila que não tinha marcação e desde que entrei não estive lá mais do que 20min...
Só não faz quem não quer...os Centro Controlauto funcionam todos assim, vai-se ao site insere-se a coisa, marca-se, eles confirma e voillá tudo certinho...quem não tiver marcação, é como tantas outras situações do dia-a-dia...espera.
Eu por acaso quando fui ao de alfragide, fui depois de almoço, não estava absolutamente ninguém, so um autocarro ao lado a fazer a inspecção.
Cheguei lá as 14h e tinha marcado para as 15h, mas como me despachei mais cedo, fui logo para lá.
Perguntei à senhora da recepção se havia problema, ou se só podia fazer a inspecção às 15h como estava marcado.
Disse-me que não havia qualquer problema, anulou a marcação e lá fui eu![]()
Minha bela "província" de Leiria!
Vou ao Centro de IPO que me apetece, à hora que me apetece, no dia em que me apetece, e 30-45 minutos depois estou despachado!
Isto também é uma forma de qualidade de vida!![]()
Eu fui à controlauto do Feijó (Almada) e tinha marcação. Disse isso mas foi igual ao litro e nem foram confirmar no computador, fiquei à espera na mesma. Como também só estava uma pessoa à frente nem estive para me chatear..
Passou, único defeito foi ,e é, ter água no farol de nevoeiro![]()
fui à de queluz com marcação para as 14h20... às 14h24 fui chamado para meter o carro na "linha" e às 14h30 já estavam a começar a "examiná-lo"... normalmente o carro falha nos travões de tras, mas desta vez correu bem e eu já pensava que estava tudo bem, mas afinal tinha um pneu a "rachar"..lá tive que comprar 2 pneus... mas relativo ao carro estava tudo bem
o meu "velhinho" ibiza tdi com 417.000km está de parabéns
dois dias depois fui lá às reinspecção e como era só para verem os pneus foi mesmo rápido... demorei praí 5min...