Retirar a tampa do óleo do motor em funcionamento
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Título: Retirar a tampa do óleo do motor em funcionamento

  1. #1
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    Por Defeito Retirar a tampa do óleo do motor em funcionamento

    Ao retirar a tampa do óleo do motor com este em funcionamento, o que é suposto acontecer? Isto num carro a gasolina de injecção...


  2. #2
    Piloto de Testes 100do's Avatar
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    Por Defeito

    Acho que é suposto nao acontecer nada e que se por acaso acontecer alguma coisa o motor pode estar a perder compressão.

  3. #3
    Piloto de Rallye RuiDCruz's Avatar
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    Podes tirar, ao ralenti, para perceber se o óleo fumega por lá. É um bom indicador da saúde dos segmentos.

  4. #4
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    Num BMW 316i de 1992 que os meus pais tiveram aquilo começava se a querer ir abaixo, o que penso não ser nada bom sinal, pois pouco depois teve de levar um veio de exentricos (não sei se é assim que se escreve)
    pois aquele tava todo gasto...

  5. #5
    Piloto de Testes rubenvalente's Avatar
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por rui_cruz

    Podes tirar, ao ralenti, para perceber se o óleo fumega por lá. É um bom indicador da saúde dos segmentos.
    Boas. Ora nem mais, é isto mesmo, podes abrir á vontade ao ralenti que não se passa nada, ou parado para no caso de necessário adicionar óleo, só se acelerares o carro com a tampa fora é que corres o risco de levar com um jacto de óleo.;)

  6. #6
    Moderador Nightlord's Avatar
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    Se se retirar a tampa do óleo nada deveria acontecer, talvez uns salpicozitos de óleo para fora se a taxa de compressão for alta.

    Mas tal como já foi dito, se já não estiver nas melhores condições pode perder compressão, perder ralenti, etc.

  7. #7
    Banido Levi's Avatar
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    Engraçado.. não sei aonde tinha lido que fazia vácuo.

    É isto que acontece realmente? A que se deve?

  8. #8
    Piloto de Testes 100do's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por Levi

    Engraçado.. não sei aonde tinha lido que fazia vácuo.

    É isto que acontece realmente? A que se deve?
    Acho que nunca faz vácuo.
    Uma vez vi um tipo a mostrar um carro (a mim e outros). Era Astra turbo intercooler e ele dizia "Isto é uma máquina e está como novo".
    Com quase 10 anos, tinha sido importado, tinha um volante lisinho e 80000 km. E o cromo dizia que eram reais[8][8][8]
    Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[**]
    Passado pouco tempo trocou o carro, disse que era fraco:D

  9. #9
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    Experimentei fazer isso em dois carros, um de injecção e outro de carburador. No de injecção o ralenti não se alterou mas saía vento do buraco da tampa das válvulas. No de carburador começou a saltar óleo e a sair vento, e também não alterou o ralenti. Algum deles apresenta anomalia, ou foram ambos normais?

  10. #10
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    espirra... e faz "BRUUUUUPPPPP" (não me perguntem como é que sei isto... digamos que não foi um bom momento :D)

  11. #11
    Moderador Nightlord's Avatar
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    "BRUUUUUPPPPP"?!

    O que andaste a fazer ao bicho?! lolol

    No meu e à parte 2 ou 3 gotinhas de óleo nada se nota. É claro que se ouve mais o som do motor e das válvulas, corrente, injectores...então com aquela tx. de compressão.

  12. #12
    Piloto de Testes 407coupe's Avatar
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    Na altura da compra do meu primeiro carro, fomos ver um Fiat Uno de finais de 80's. O dono do carro disse: "Como podem ver, o carro de chapa está como está (mauzito) mas o motor tá impecável...". Dito isto, tira a vareta do motor e com a camisa cheia de pingas de óleo fez aquela cara de "Oops, já lixei a venda..." :D

  13. #13
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    Por acaso qd fui vender agora o meu Ibiza SDI a gasóleo, dois vendedores que estavam interessados em ficar com ele puxaram a vareta do óleo com ele a trabalhar e puseram a mão à frente. Fiquei intrigado, imaginei que aquilo devia espirrar óleo ou qq coisa, mas acho que n fez nada de especial, pois ambos quiseram ficar com o carro!

  14. #14
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por speedmaster46

    Por acaso qd fui vender agora o meu Ibiza SDI a gasóleo, dois vendedores que estavam interessados em ficar com ele puxaram a vareta do óleo com ele a trabalhar e puseram a mão à frente. Fiquei intrigado, imaginei que aquilo devia espirrar óleo ou qq coisa, mas acho que n fez nada de especial, pois ambos quiseram ficar com o carro!
    Costuma ser um mau indicador o facto de se tirar a vareta e
    o óleo começar a salpicar.
    É um teste muito comum, mas não sei até que ponto é fidedigno.
    A malta que compra carros usados (stands e afins) faz muito isso ...

  15. #15
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    Pelos vistos ficaram contentes. Ambos quiseram ficar com ele. Mas desconhecia. É aprender até morrer...

  16. #16
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    Saltar óleo pelo buraco da vareta significa que o carter está com pressão o que não é bom sinal (má vedação dos cilindros - segmentos, pistões, etc. podem ser o problema).
    A cabeças das válvulas está "do outro lado do mundo" e apesar de apanhar com óleo para lubrificação o comportamento deve ser diferente
    Normalmente abrir a tampa, apenas pode provocar sapiscos de óleo se a arvores de cames estiver "logo ali" a rodar.

  17. #17
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    mas isso de saltar oleo pelo buraco da vareta só acontece nos diesel ou pode fazer-se o mesmo aos Otto?

  18. #18
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    Já vi um diesel que ao abrir a tampa do óleo fazia vácuo.... É normal?

  19. #19
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    tirar a tampa do oleo num corsa a 1.2 é igual a levar banho de oleo. tem logo ali uma "came" com o furo de lubrificação. na maioria dos motores é usual terem uma chapa de proteção e nem as valvulas se verem.
    tirar a vareta e espirrar muito oleo é sinal de muita fuga de compressão, segmentos/camisas muito gastos e falta de respiração dos vapores de oleo para o colector de admissão. tubos entupidos com carvão.

  20. #20
    imported_nfh
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Gamboa
    [...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[**]
    [...]
    Eh lá, o teu amigo tem uma pele bem resistente, não se queimou nem nada ao apanhar com óleo no dedo?

  21. #21
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por nfh

    citação:Originalmente colocada por Gamboa
    [...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[**]
    [...]
    Eh lá, o teu amigo tem uma pele bem resistente, não se queimou nem nada ao apanhar com óleo no dedo?
    [**][**][**][**][**]

  22. #22
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    citação:Originalmente colocada por pirlo

    citação:Originalmente colocada por nfh

    citação:Originalmente colocada por Gamboa
    [...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[**]
    [...]
    Eh lá, o teu amigo tem uma pele bem resistente, não se queimou nem nada ao apanhar com óleo no dedo?
    [**][**][**][**][**]
    A sorte dele foi o motor estar frio:D
    Pelos vistos não foi o unico a tirar a vareta com o motor a trabalhar. Pelo que conheço de motores estão sujeitos a ficar com a vareta partida la dentro. Em determinados motores a vareta passa entre peças moveis que a podem apanhar se esta for retirada.
    Estou certo?

  23. #23
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    Por Defeito

    citação:Alex
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    Colocado - 10/05/2006 : 16:44:52
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    Saltar óleo pelo buraco da vareta significa que o carter está com pressão o que não é bom sinal (má vedação dos cilindros - segmentos, pistões, etc. podem ser o problema).
    A cabeças das válvulas está "do outro lado do mundo" e apesar de apanhar com óleo para lubrificação o comportamento deve ser diferente
    Normalmente abrir a tampa, apenas pode provocar sapiscos de óleo se a arvores de cames estiver "logo ali" a rodar.

    Com o carro ao relantim:resumo

    Oleo a saltar da tampa do oleo é normal

    Oleo a saltar por o sitio da vareta quer dizer que o motor esta a perder compressão

    Toca a ir experimentar

  24. #24
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    Mais opiniões?

  25. #25
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    Boas,

    Testei isso hoje no meu Clio 1.2 de injecção multiponto.
    Ao ralenti abrir a tampa do óleo e saía um bafo...fica também dos lados tipo chapiscado de óleo mas tipo quando se frita batatas e o fogão fica com pintinhas muito pequeninas...

    Ao tirar a bareta não esguichava mas ao aproximar o dedo ficava com a ponta humedecida com óleo...mas quando encostava mesmo.

    Penso que está tudo em ordem não?
    Ou tenho alguma coisa mal?

    Cumprs

  26. #26
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    Por Defeito

    Boas

    Desculpem lá estar a ser coveiro mas tenho uma duvida e como descobri este tópico não vale a pena fazer um novo.

    Se tirar a tampa do oleo enquanto o motor está ao ralenti e este perder tantas rmp que quase vai a abaixo mas recupera logo isto significa que o motor não estará grande coisa em termos de compressão certo? o carro respondia muito bem mas reparei nisto e fiquei de pé atras, estava a ver o carro como possivel compra.
    Isto num 316i e30, injecção

  27. #27
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    não sei no caso desse, mas tenho um 1.8 da Ranhõ e tirando a tampa nada se passa.

  28. #28
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    Por Defeito Retirar tampa do óleo

    Tenho um amigo que é engenheiro da construção civil. Na época ele tinha um mercedes 200D que era para ai de 1978 mas estava bem conservado e ele um dia chega à oficina da empresa para a qual trabalhavamos e tirou a tampa do óleo (nunca percebi porquê nem arrisco) e em segundos o óleo saltou-lhe para a cara.

    O resultado foi queimadura de 3º grau na face e em 4 pontos diversos, sendo um deles quase mesmo numa vista tendo ainda uma camisa destruída pelo óleo e sofreu queimaduras diversas nas mãos.

    Querem acreditar que depois de ele ter sido assistido na companhia de seguros e vir todo etiquetado passado uns dias resolveu tirar a tampa do radiador quando o carro já tinha rodado bastante na cidade para ver se ainda havia água no mesmo. Acabou com as mãos mais queimadas e sofreu em cima das recentes queimaduras do rosto nova destruição dos tecidos até à camada mais profunda da carne que o levaram a ser hospitalizado por 5 horas e suspenso pela entidade patronal por justa causa por 3 semanas não renumeradas por provocar acidentes.

  29. #29
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    Abrir o vaso de expansão a quente é uma parvoíce pegada. É certo e sabido que a água está sob pressão e vai saltar por todos os lados.

    O óleo não é bem assim. Podemos aliviar a pressão (ouvindo o "pffffffff) e tirar a vareta à vontade.. Se salpicar óleo e fumegar daí significa simplesmente que o carter é o respirador do motor..

  30. #30
    Piloto de Testes FilipeCunha's Avatar
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    Ao abrir a tampa sai um pouco de ar e se não tiver protecção da arvore de cames então salpica mesmo....
    Vacuo, pode fazer se se acelerar um pouco e se tiver turbo, este vai aspirar mais facilmente o do carter (mais desimpedido) do que ir à caixa de filtro...

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