Retirar a tampa do óleo do motor em funcionamento
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 51
Like Tree1Likes

Título: Retirar a tampa do óleo do motor em funcionamento

Pedestre
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito Retirar a tampa do óleo do motor em funcionamento

Ao retirar a tampa do óleo do motor com este em funcionamento, o que é suposto acontecer? Isto num carro a gasolina de injecção...

Piloto de Testes 100do's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Acho que é suposto nao acontecer nada e que se por acaso acontecer alguma coisa o motor pode estar a perder compressão.

Piloto de Rallye RuiDCruz's Avatar
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Podes tirar, ao ralenti, para perceber se o óleo fumega por lá. É um bom indicador da saúde dos segmentos.

Piloto de Troféu C3soul's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Num BMW 316i de 1992 que os meus pais tiveram aquilo começava se a querer ir abaixo, o que penso não ser nada bom sinal, pois pouco depois teve de levar um veio de exentricos (não sei se é assim que se escreve)
    pois aquele tava todo gasto...

Piloto de Testes rubenvalente's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Podes tirar, ao ralenti, para perceber se o óleo fumega por lá. É um bom indicador da saúde dos segmentos.
    Boas. Ora nem mais, é isto mesmo, podes abrir á vontade ao ralenti que não se passa nada, ou parado para no caso de necessário adicionar óleo, só se acelerares o carro com a tampa fora é que corres o risco de levar com um jacto de óleo.;)

Moderador Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Se se retirar a tampa do óleo nada deveria acontecer, talvez uns salpicozitos de óleo para fora se a taxa de compressão for alta.

Mas tal como já foi dito, se já não estiver nas melhores condições pode perder compressão, perder ralenti, etc.

Banido Levi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Engraçado.. não sei aonde tinha lido que fazia vácuo.

É isto que acontece realmente? A que se deve?

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Levi

Engraçado.. não sei aonde tinha lido que fazia vácuo.

É isto que acontece realmente? A que se deve?
    Acho que nunca faz vácuo.
    Uma vez vi um tipo a mostrar um carro (a mim e outros). Era Astra turbo intercooler e ele dizia "Isto é uma máquina e está como novo".
    Com quase 10 anos, tinha sido importado, tinha um volante lisinho e 80000 km. E o cromo dizia que eram reais[8][8][8]
    Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[**]
    Passado pouco tempo trocou o carro, disse que era fraco:D

Pedestre
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Experimentei fazer isso em dois carros, um de injecção e outro de carburador. No de injecção o ralenti não se alterou mas saía vento do buraco da tampa das válvulas. No de carburador começou a saltar óleo e a sair vento, e também não alterou o ralenti. Algum deles apresenta anomalia, ou foram ambos normais?

Piloto de Troféu Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

espirra... e faz "BRUUUUUPPPPP" (não me perguntem como é que sei isto... digamos que não foi um bom momento :D)

Moderador Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

"BRUUUUUPPPPP"?!

O que andaste a fazer ao bicho?! lolol

No meu e à parte 2 ou 3 gotinhas de óleo nada se nota. É claro que se ouve mais o som do motor e das válvulas, corrente, injectores...então com aquela tx. de compressão.

Piloto de Testes 407coupe's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Na altura da compra do meu primeiro carro, fomos ver um Fiat Uno de finais de 80's. O dono do carro disse: "Como podem ver, o carro de chapa está como está (mauzito) mas o motor tá impecável...". Dito isto, tira a vareta do motor e com a camisa cheia de pingas de óleo fez aquela cara de "Oops, já lixei a venda..." :D

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Por acaso qd fui vender agora o meu Ibiza SDI a gasóleo, dois vendedores que estavam interessados em ficar com ele puxaram a vareta do óleo com ele a trabalhar e puseram a mão à frente. Fiquei intrigado, imaginei que aquilo devia espirrar óleo ou qq coisa, mas acho que n fez nada de especial, pois ambos quiseram ficar com o carro!

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por speedmaster46

Por acaso qd fui vender agora o meu Ibiza SDI a gasóleo, dois vendedores que estavam interessados em ficar com ele puxaram a vareta do óleo com ele a trabalhar e puseram a mão à frente. Fiquei intrigado, imaginei que aquilo devia espirrar óleo ou qq coisa, mas acho que n fez nada de especial, pois ambos quiseram ficar com o carro!
    Costuma ser um mau indicador o facto de se tirar a vareta e
    o óleo começar a salpicar.
    É um teste muito comum, mas não sei até que ponto é fidedigno.
    A malta que compra carros usados (stands e afins) faz muito isso ...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Pelos vistos ficaram contentes. Ambos quiseram ficar com ele. Mas desconhecia. É aprender até morrer...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Saltar óleo pelo buraco da vareta significa que o carter está com pressão o que não é bom sinal (má vedação dos cilindros - segmentos, pistões, etc. podem ser o problema).
    A cabeças das válvulas está "do outro lado do mundo" e apesar de apanhar com óleo para lubrificação o comportamento deve ser diferente
    Normalmente abrir a tampa, apenas pode provocar sapiscos de óleo se a arvores de cames estiver "logo ali" a rodar.

Rover 216 Sportcoupé Neruson's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

mas isso de saltar oleo pelo buraco da vareta só acontece nos diesel ou pode fazer-se o mesmo aos Otto?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Já vi um diesel que ao abrir a tampa do óleo fazia vácuo.... É normal?

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 1970

Por Defeito

tirar a tampa do oleo num corsa a 1.2 é igual a levar banho de oleo. tem logo ali uma "came" com o furo de lubrificação. na maioria dos motores é usual terem uma chapa de proteção e nem as valvulas se verem.
    tirar a vareta e espirrar muito oleo é sinal de muita fuga de compressão, segmentos/camisas muito gastos e falta de respiração dos vapores de oleo para o colector de admissão. tubos entupidos com carvão.

imported_nfh
    Guest

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Gamboa
    [...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[**]
    [...]
    Eh lá, o teu amigo tem uma pele bem resistente, não se queimou nem nada ao apanhar com óleo no dedo?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por nfh

[...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[**]
    [...]
    Eh lá, o teu amigo tem uma pele bem resistente, não se queimou nem nada ao apanhar com óleo no dedo?
    [**][**][**][**][**]

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por pirlo

citação:Originalmente colocada por nfh

[...]
    [**][**][**][**][**]
    A sorte dele foi o motor estar frio:D
    Pelos vistos não foi o unico a tirar a vareta com o motor a trabalhar. Pelo que conheço de motores estão sujeitos a ficar com a vareta partida la dentro. Em determinados motores a vareta passa entre peças moveis que a podem apanhar se esta for retirada.
    Estou certo?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

citação:Alex
    AH Membro Gold

6630 Posts
    Colocado - 10/05/2006 : 16:44:52
    --------------------------------------------------------------------------------

Saltar óleo pelo buraco da vareta significa que o carter está com pressão o que não é bom sinal (má vedação dos cilindros - segmentos, pistões, etc. podem ser o problema).
    A cabeças das válvulas está "do outro lado do mundo" e apesar de apanhar com óleo para lubrificação o comportamento deve ser diferente
    Normalmente abrir a tampa, apenas pode provocar sapiscos de óleo se a arvores de cames estiver "logo ali" a rodar.

Com o carro ao relantim:resumo

Oleo a saltar da tampa do oleo é normal

Oleo a saltar por o sitio da vareta quer dizer que o motor esta a perder compressão

Toca a ir experimentar

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Mais opiniões?

Piloto de Testes Vipauer's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Boas,

Testei isso hoje no meu Clio 1.2 de injecção multiponto.
    Ao ralenti abrir a tampa do óleo e saía um bafo...fica também dos lados tipo chapiscado de óleo mas tipo quando se frita batatas e o fogão fica com pintinhas muito pequeninas...

Ao tirar a bareta não esguichava mas ao aproximar o dedo ficava com a ponta humedecida com óleo...mas quando encostava mesmo.

Penso que está tudo em ordem não?
    Ou tenho alguma coisa mal?

Cumprs

Piloto de Provas de Perícia LeonCupra's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Boas

Desculpem lá estar a ser coveiro mas tenho uma duvida e como descobri este tópico não vale a pena fazer um novo.

Se tirar a tampa do oleo enquanto o motor está ao ralenti e este perder tantas rmp que quase vai a abaixo mas recupera logo isto significa que o motor não estará grande coisa em termos de compressão certo? o carro respondia muito bem mas reparei nisto e fiquei de pé atras, estava a ver o carro como possivel compra.
    Isto num 316i e30, injecção

Piloto de Testes MonteiroRibas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

não sei no caso desse, mas tenho um 1.8 da Ranhõ e tirando a tampa nada se passa.

Piloto de Kart krofetys's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito Retirar tampa do óleo

Tenho um amigo que é engenheiro da construção civil. Na época ele tinha um mercedes 200D que era para ai de 1978 mas estava bem conservado e ele um dia chega à oficina da empresa para a qual trabalhavamos e tirou a tampa do óleo (nunca percebi porquê nem arrisco) e em segundos o óleo saltou-lhe para a cara.

O resultado foi queimadura de 3º grau na face e em 4 pontos diversos, sendo um deles quase mesmo numa vista tendo ainda uma camisa destruída pelo óleo e sofreu queimaduras diversas nas mãos.

Querem acreditar que depois de ele ter sido assistido na companhia de seguros e vir todo etiquetado passado uns dias resolveu tirar a tampa do radiador quando o carro já tinha rodado bastante na cidade para ver se ainda havia água no mesmo. Acabou com as mãos mais queimadas e sofreu em cima das recentes queimaduras do rosto nova destruição dos tecidos até à camada mais profunda da carne que o levaram a ser hospitalizado por 5 horas e suspenso pela entidade patronal por justa causa por 3 semanas não renumeradas por provocar acidentes.

Piloto de Testes Pauliteiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Abrir o vaso de expansão a quente é uma parvoíce pegada. É certo e sabido que a água está sob pressão e vai saltar por todos os lados.

O óleo não é bem assim. Podemos aliviar a pressão (ouvindo o "pffffffff) e tirar a vareta à vontade.. Se salpicar óleo e fumegar daí significa simplesmente que o carter é o respirador do motor..

Piloto de Testes FilipeCunha's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2004

Por Defeito

Ao abrir a tampa sai um pouco de ar e se não tiver protecção da arvore de cames então salpica mesmo....
    Vacuo, pode fazer se se acelerar um pouco e se tiver turbo, este vai aspirar mais facilmente o do carter (mais desimpedido) do que ir à caixa de filtro...

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.