aquecimento
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Título: aquecimento

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito aquecimento

    Amigos tenho um Ford fiesta techno de 1999.
    O manómetro da temperatura do meu fiesta não é digital e a leitura é feita pelo ponteiro na palavra normal.
    Comprei o carro novo e durante 8 anos o carro em estrada o ponteiro da temperatura trabalhou sempre no meio das letras N O e no para arranca nas letras M a encostar à letra A.
    Há dois meses atrás em estrada veio-me um granda calor aos pés olho para o manómetro da temperatura e o carro neste caso o ponteiro está na letra M … não sendo normal pois é um valor de filas de transito parei logo o carro e verifiquei tudo e o carro estava OK.
    A partir dessa data o carro em estrada o ponteiro trabalha no M e em filas de transito na letra L.
    O carro foi ao concessionário Ford aonde comprei o carro e a Ford diz que testou o carro e que está tudo OK.
    Disse-me ainda a Ford que teste a junta da cabeça.
    Por minha iniciativa o meu mecânico colocou :

    Termóstato
    Sensor de temperatura
    Válvula de temperatura
    Liquido de refrigeração
    O radiador foi desmontado e foi verificado que estava ok
    A bomba de agua tem 1 ano e foi verificada e está ok
    O manómetro da temperatura foi testado e estava ok

    O carro não gasta agua , não gasta óleo , nem mistura ambos.
    Alguém pode ajudar ?


  2. #2
    Titanio
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    Por Defeito

    E depois disso tudo continua a aquecer?

    É que tudo levava a crer que fosse do termostacto que não fazia disparar a ventoínha...

    Será que não existe ar no circuito de refrigeração?

    Um teste simples de fazer é, com o carro parado, deixar atingir a temperatura normal e esperar que a ventoínha dispare. Se não disparar há que verificar o termostacto e eventualmente sangrar o sistema de refrigeração.

  3. #3
    Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
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    Há dois termostatos: um da ventoínha e outro da circulação de água. Pela descrição dá ideia de um deles não funcionar.

  4. #4
    Piloto de Provas de Perícia
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    Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Há dois termostatos: um da ventoínha e outro da circulação de água. Pela descrição dá ideia de um deles não funcionar.
    dois termostatos ?
    um eu conheço ...
    termostato da ventoinha ? aonde é que está ? ao pé da ventoinha na ventoinha ?

  5. #5
    Piloto de Provas de Perícia
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    Citação Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
    E depois disso tudo continua a aquecer?

    É que tudo levava a crer que fosse do termostacto que não fazia disparar a ventoínha...

    Será que não existe ar no circuito de refrigeração?

    Um teste simples de fazer é, com o carro parado, deixar atingir a temperatura normal e esperar que a ventoínha dispare. Se não disparar há que verificar o termostacto e eventualmente sangrar o sistema de refrigeração.
    a ventoinha está a disparar , está é a disparar mais tarde , ela devia disparar nas letras M A e está a disparar no L...

    E acho não tenho a certeza o termostato só está abrir no M , estranho o termostato trabalha sozinho correcto ?
    Digo isto porque o carro em estrada não passa do M.

    Apelo as dicas de todos em especial aqueles que tem ford fiesta ...

    obrigado

  6. #6
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    Por Defeito

    no meio de tanta duvida testa masé a porcaria do contador da temperatura.. por vezes isso fica marado e acusa excesso de temperatura... caso a avaria não seija detectada...



    [joke mode=On]
    Abate Street lol
    [/joke]

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por Soldarier Ver Post
    no meio de tanta duvida testa masé a porcaria do contador da temperatura.. por vezes isso fica marado e acusa excesso de temperatura... caso a avaria não seija detectada...



    [joke mode=On]
    Abate Street lol
    [/joke]
    Pois, mas ele tem outro manómetro que dizia que estava a aquecer... os pés...

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por Soldarier Ver Post
    no meio de tanta duvida testa masé a porcaria do contador da temperatura.. por vezes isso fica marado e acusa excesso de temperatura... caso a avaria não seija detectada...



    [joke mode=On]
    Abate Street lol
    [/joke]
    como tinha dito no meu primeiro post ... o carro já levou sensor de temperatura e válvula de temperatura...

  9. #9
    Piloto de Kart Fpunto's Avatar
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    Boas. Pede para substituirem a torneira ( fica nos tubos que vão do motor para o radiador de chaufagem), isso fica barato e de certeza que resolves o problema. Custa cerca de €10.
    Cmpts.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Fpunto Ver Post
    Boas. Pede para substituirem a torneira ( fica nos tubos que vão do motor para o radiador de chaufagem), isso fica barato e de certeza que resolves o problema. Custa cerca de €10.
    Cmpts.
    amigo obrigadissimo pela sua dica...
    já fiz isso ... até cheguei andar sem os tubos que vão para a sofagem ligados à sofagem ...
    mas o carro continua aquecer ...
    tou à beira do desespero vs loucura ...

  11. #11
    Piloto de Testes telmauto's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
    amigo obrigadissimo pela sua dica...
    já fiz isso ... até cheguei andar sem os tubos que vão para a sofagem ligados à sofagem ...
    mas o carro continua aquecer ...
    tou à beira do desespero vs loucura ...
    Já foi verificado o tubo de retorno ao vaso de expansão?
    Por vezes fica entupido e é o suficiente para aquecer.
    Se foram mudadas a válvula do ponteiro e da ventoínha, pode ser também o termostato que não abre completamente.
    Se este for eliminado, e testando com o carro parado a trabalhar, caso deixe de aquecer fica a dúvida eliminada...

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
    Já foi verificado o tubo de retorno ao vaso de expansão?
    Por vezes fica entupido e é o suficiente para aquecer.
    Se foram mudadas a válvula do ponteiro e da ventoínha, pode ser também o termostato que não abre completamente.
    Se este for eliminado, e testando com o carro parado a trabalhar, caso deixe de aquecer fica a dúvida eliminada...
    amigo telmauto , a tubagem está ok ... o carro faz a circulação da agua normalmente ... apertando os tubos ... ve-se a agua a mexer no vaso de expansão...

    já coloquei dois termostatos novos e de origem ... e nada ...

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
    amigo telmauto , a tubagem está ok ... o carro faz a circulação da agua normalmente ... apertando os tubos ... ve-se a agua a mexer no vaso de expansão...

    já coloquei dois termostatos novos e de origem ... e nada ...

    Refiro-me ao tubo fino que entra no vaso de expansão.
    Com o motor a trabalhar e o tubo desencaixado este tem de deitar água...

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
    Refiro-me ao tubo fino que entra no vaso de expansão.
    Com o motor a trabalhar e o tubo desencaixado este tem de deitar água...
    o meu vaso de expensão entra um tubo mais grosso e sai um pequenino que acho que é o do ar... no mais grosso sai agua ...

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
    Amigos tenho um Ford fiesta techno de 1999.
    O manómetro da temperatura do meu fiesta não é digital e a leitura é feita pelo ponteiro na palavra normal.
    Comprei o carro novo e durante 8 anos o carro em estrada o ponteiro da temperatura trabalhou sempre no meio das letras N O e no para arranca nas letras M a encostar à letra A.
    Há dois meses atrás em estrada veio-me um granda calor aos pés olho para o manómetro da temperatura e o carro neste caso o ponteiro está na letra M … não sendo normal pois é um valor de filas de transito parei logo o carro e verifiquei tudo e o carro estava OK.
    A partir dessa data o carro em estrada o ponteiro trabalha no M e em filas de transito na letra L.
    O carro foi ao concessionário Ford aonde comprei o carro e a Ford diz que testou o carro e que está tudo OK.
    Disse-me ainda a Ford que teste a junta da cabeça.
    Por minha iniciativa o meu mecânico colocou :

    Termóstato
    Sensor de temperatura
    Válvula de temperatura
    Liquido de refrigeração
    O radiador foi desmontado e foi verificado que estava ok
    A bomba de agua tem 1 ano e foi verificada e está ok
    O manómetro da temperatura foi testado e estava ok

    O carro não gasta agua , não gasta óleo , nem mistura ambos.
    Alguém pode ajudar ?
    Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
    Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço
    isso nunca me tinha passado pela cabeça ... vou amanha ver isso ... vou aqui a uma casa de escapes para eles verem isso ...
    não vou colocar esta dica de parte ...

    obrigado

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
    Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço
    Se quiseres passa por cá para vermos isso

  18. #18
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    Se quiseres passa por cá para vermos isso
    já agora isso é aonde ?
    eu sou de alverca e tou a evitar andar grandes distancias com o carro ...
    ando aqui só em alverca ... pois nas voltas ele nem chega aquecer ...
    mas não coloco de parte a ida a lisboa ...
    aonde é que isso fica ?

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
    já agora isso é aonde ?
    eu sou de alverca e tou a evitar andar grandes distancias com o carro ...
    ando aqui só em alverca ... pois nas voltas ele nem chega aquecer ...
    mas não coloco de parte a ida a lisboa ...
    aonde é que isso fica ?
    Pontinha, Odivelas.

  20. #20
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    Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço

    Dá para ver ao levantar o carro se o catalizador está bom ou não ?
    Se o catalizador tiver dado o berro o que se nota ?

  21. #21
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    Dá para ver ao levantar o carro se o catalizador está bom ou não ?
    Se o catalizador tiver dado o berro o que se nota ?
    O aquecimento pode ser provocado por alguma parte da ceramica do catalizador estar a obstruir a passagem de gases de escape.
    Isso nota-se atravez da perda de rendimento, especialmente em aceleração.
    Por baixo, pode-se bater no catalizador e ver se faz um som de oco, o que significa que já perdeu a ceramica.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    O aquecimento pode ser provocado por alguma parte da ceramica do catalizador estar a obstruir a passagem de gases de escape.
    Isso nota-se atravez da perda de rendimento, especialmente em aceleração.
    Por baixo, pode-se bater no catalizador e ver se faz um som de oco, o que significa que já perdeu a ceramica.
    tou é a notar nele é a engasgar-se em baixas e em arranque ... a andar diria que está normal mas amanha vou tentar ver esta situação ...
    diz-me uma coisa ... quando é que pode custar a verificação desta situação ?

  23. #23
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    tou é a notar nele é a engasgar-se em baixas e em arranque ... a andar diria que está normal mas amanha vou tentar ver esta situação ...
    diz-me uma coisa ... quando é que pode custar a verificação desta situação ?
    A verificação não tem custo. O resto depende do que tiver de ser feito.

  24. #24
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    A verificação não tem custo. O resto depende do que tiver de ser feito.

    Amigos , hoje fui à casa de escapes e tá tudo bem com o carro ....

    aguardo mais dicas de pessoal que tenha fiestas...

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