Problema na leitura do nivel de oleo no computador de Bordo
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 5 de 5

Título: Problema na leitura do nivel de oleo no computador de Bordo

Piloto de Kart Luismbmp's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito Problema na leitura do nivel de oleo no computador de Bordo

Tenho um problema na minha Mercedes Classe E 220cdi de 2003.

Resolvi fazer a revisão da minha carrinha no meu conceituado mecanico, onde faço todas as revisões de todos os meus veiculos.
    Comprei o oleo e todos os filtros na mercedes, e o mecanico mudou-me tudo e só me levou o preço da mão-de-obra.

Resultado: Levantou a carrinha no elevador, tirou o resguardo do motor, desapertou o bojon e lá tirou o oleo velho do motor.
    Depois desapertou o filtro do oleo que é de elemento, e esperamos uns bons minutos até que todo o resto do oleo escorre-se completamente do motor.
    Seguido a esta tarefa, entro na carrinha, e com um codigo que aprendi, entrei num menu oculto no computador de bordo onde apareçe os litros de oleo que o carro tem ( como sabem a mercedes não tem vareta de oleo, tem que ser assim atraves do computador de bordo), qual é o meu espanto que acusa no CB, 1,9L de oleo no motor. Se o oleo saiu todo, se esta carrinha de 2003 ainda não tem filtro de particulas, se tiramos o filtro do oleo, escureu-se o oleo todo do carter, porquê que acusa 1,9L de oleo ainda??? LOL

É impossivel que o motor conserve 1,9L de oleo sem que saia pelo carter!! LOL

O fabricante diz que este motor leva 6.5L de oleo, pelo sim e pelo não, o oleo velho ainda não tinha sido deitado para um bidon de reciculação de oleos usados, fizemos uma medida dele, resultado, tinha 6,3L de oleo, mais algum que caiu para o chão e mais algum que pingou quando o filtro do oleo saiu, deveria ter os tais 6,5 L ou um pouco menos por causa de desgaste.
    Resolvemos colocar o filtro do oleo, apertar a rosca, colocar uma anilha nova do bojon e apertar o parafuso. Colocou-se os 6,5L de oleo que o fabricante indica, oleo esse que foi um da marca LIQUI-MOLY 5W-40 Sintetico, norma 229.3 aconselhado para este tipo de motor. Resultado, com o ''bug'' que pensamos que o CB tem em relação á medição dos litros de oleo, em vez de marcar agora 8,4L, ou seja, 1,9L que marcava com o motor vazio, mais os 6,5L que metemos, marcava 7,5 L e esperamos um bom tempo e não passou disso, liguei o carro teve a trabalhar uns minutos, desliguei e ao final de uns minutos, no CB marcava novamente os 7,5 L e não os 8,4L que tinha que marcar.
    Agora o meu problema é que quando ando com a carrinha e acontece só em AE, acende-me no computador de bordo em Vermelho e a apitar para reduzir o nivel de oleo
    É esquisito esta situação não acham?, Se a carrinha não tinha mais oleo nenhum, porque é que marcava 1,9L no CB, e se metemos 6,5L de oleo no motor, porque é que acende a luz vermelha no CB de bordo para reduzir o nivel de oleo???

Agradecia uma ajuda tecnica a quem percebe do assunto, obrigado

Abraço

Piloto de Testes JNuno's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Se isso é tudo assim tão linear como tu estás a contar...tens um sensor do nível de óleo para substituir.

Piloto de Kart Luismbmp's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Boas, tive na mercedes, contei o sucessido.
    Não me querem meter a vareta do oleo no motor para ver os litros de oleo.
    Apenas me disseram que o carro tem que fazer um diagnostico especifico, ou seja, querem mamar dinheiro como na ultima vez que lá tive por causa de outro problema.
    Na ultima vez fizeram-me um orçamento para a substituição de um sensor park traseiro, que era de 52€, levaram-em apenas 150€ :S, enfim roubar é dizer pouco, agora já iam na mesma conversa. Disseram-me que o tal diagnostico especifico, nunca passava dos 39€+iva, ou seja era mais 100€ em cima .

Onde poderei ver atraves da vareta o nivel do oleo existente na carrinha??

Abraço
    Última edição por Luismbmp : 19-09-07 às 17:35:02 Razão: Nivel de oleo num CLASSE E 220cdi W211

DL
    DL está offline
    Piloto de Testes DL's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Talvez fora da rede oficial. Pergunta aos taxistas com carros semelhantes onde vão fazer as suas revisões, certamente que terão como confirmar o nível de óleo.

Também temos lá uma dessas deste ano (Março). Para a semana lá vai novamente visitar os amigos mecânicos. Devem ser saudades pois já não os vê há quase um mês...

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

o valor que informa no CB é o valor de oleo em falta e não o oleo que se encontra dentro do motor. Como não estava nenhum oleo lá dentro o CB avisa um maximo de 2.0 l em falta. Já tive um C que não tinha vareta (visivel) mas o A 200 CDI que tenho agora permite ver o nivel no CB ou pela vareta. Caso seja retirada a capa plastica do motor podemos ver o oleo atraves da vareta de oficina. Penso que se o sensor estivesse avariado no CB estaria essa informação.
    Última edição por Tokio : 20-09-07 às 20:56:26

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.