Perguntas Idiotas (O Tópico) - Página 5
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Título: Perguntas Idiotas (O Tópico)

  1. #121
    Piloto de Testes DudexVTi's Avatar
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    há várias temperaturas de vela, há é carros com mais que uma opção dependente do tipo de condução.
    Não é que umas sejam melhores que outras, só interessa diferir das originais para quem anda por norma a fundo.

    A própria onda para o VTi tem 2 tipos de velas, um para pessoas normais e outro para malucos

    pelo menos foi o que me venderam!


  2. #122
    Piloto de Testes DudexVTi's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
    normalmente perdealgum rendimento (pouco) porque a largura do pneu aumenta também, imaginemos de 185/60 R14 para 195/50 R15

    diminui a altura mas aumenta a largura, daí que tenhas maior estabilidade em curva, mas mais pneu em contacto com o chão, o que implica maior "força" para mover esse conjunto
    É essencialmente por onde está o peso.
    Jante maior significa ter a maior parte do peso da jante mais afastado do centro que é onde aplicas a força, logo o carro fica mais lento em acelarações.

  3. #123
    Piloto de Troféu JorgeCorreia's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Radar100 Ver Post
    (...)

    Aqui no forum falam mt de uma valvula chamada EGR de que se trata?Todos os carros têm isto?Qual a função da mesma?

    Cumps
    É a segunda pessoa que pergunta isto, vou tentar responder.

    Todos os carros modernos têm válvula EGR para estarem em conformidade com as normas europeias de poluição.

    EGR é o acrónimo em língua inglesa para Exhaust gas recirculation que se traduz como recirculação de gases de escape.

    Basicamente trata-se de uma válvula eléctrica que vai depurar os gases de escape reenviando-os para a câmara de combustão junto com a admissão de ar fresco. A válvula EGR faz parte do sistema de depuração de gases de escape e quando avaria faz acender no quadrante uma luz testemunho laranja com o desenho de um motor e de uma faisca (check engine).

    Os gases de escape vão então ser posteriormente destruidos no catalisador e diminuir substancialmente a emissão de gases poluentes na atmosfera.

    Nos Opel Corsa B e Astra C é uma avaria frequente e faz com que o motor além de poluir absurdamente fica com o relanti irregular e pode mesmo ir abaixo. Cheguei a ter um acidente por causa dessa avaria.


  4. #124
    Piloto de Provas de Perícia RuidosSantos's Avatar
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    Mais duas perguntas idiotas

    Qual a idade média de vida util de uma bateria? Quatro cinco anos?

    Qual a km média para se mudar umas suspensões? (atendento que não se anda a fazer TT) 100000 Km mais?

  5. #125
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    Bateria anda por aí: 4-5 anos em utilização normal (os km também gastam bateria, além das asneiras que podem acontecer e que fazem descarregar as bateriais).

    Ah! Isto desde que não seja um Civic híbrido...

    Suspensões (amortecedores, certo?), depende dos carros, caminhos e condutores, além da sorte em não acertar em todas as crateras. Há casos de médias (médias!) de 160 mil km, mas outros de metade disso (como a "minha" Focus).

  6. #126
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    Já que este tópico é de perguntas burras e estupidas cá vai uma dessas:

    É possivel lavar o filtro de ar de um automóvel para ser utilizado novamente?

  7. #127
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    É, desde que este nao seja descartável e dê para limpar e voltar a usar, que é o caso dos filtros K&N, BMC, entre outros. Normalmente os de origem sao descartáveis e não se devem lavar.

  8. #128
    Balrog jAmobil's Avatar
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    pergunta do ano

    o que e OTTO?
    (si que quer dizer carro a gasolina mas e alguma silga ou e so porque sim?)

  9. #129
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    Citação Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
    pergunta do ano

    o que e OTTO?
    (si que quer dizer carro a gasolina mas e alguma silga ou e so porque sim?)
    Nikolaus Otto foi o inventor do motor a gasolina, mais ou menos com a forma como o conhecemos hoje.

  10. #130
    Balrog jAmobil's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Nikolaus Otto foi o inventor do motor a gasolina, mais ou menos com a forma como o conhecemos hoje.
    gracias...por acaso sempre tive a ideia que tinha sido adaptado do "motor diesel" original...

  11. #131
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    Citação Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
    gracias...por acaso sempre tive a ideia que tinha sido adaptado do "motor diesel" original...
    Foi ao contrário. Rudolph Diesel é que se inspirou nos trabalhos de Otto. Logo, o motor de ciclo Otto apareceu primeiro.

  12. #132
    Balrog jAmobil's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Foi ao contrário. Rudolph Diesel é que se inspirou nos trabalhos de Otto. Logo, o motor de ciclo Otto apareceu primeiro.
    ahah bonito...
    tinha mesmo a ideia que o motor ciclico a 4 tempos tinha sido inventado pelo diesel...

  13. #133
    Titanio
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    Apesar de se atribuir o termo "Otto" aos motores a gasolina, na verdade a grande descoberta do Sr. Otto foi o ciclo a 4 tempos.



    Nikolaus August Otto (14 de Junho de 1832-28 de Janeiro de 1891) foi o inventor do motor de combustão interna nomeadamente do ciclo de Otto (motor a gasolina).
    Iniciando a sua carreira como um vendedor de alimentos em Colônia, Otto se tornou obcecado com o surgimento da tecnologia naqueles dias – gás e vapor.
    A grande notícia da época era a invenção por Jean-Joseph-Etienne Lenoir de um motor que queimava gás natural. Ele era anexado ao carro mas, apesar de mover com sua própria força, o motor era ineficiente e barulhento.
    Otto acreditava que ele poderia melhorar as coisas com um combustível líquido e começou a experimentar. Ele construiu seu primeiro motor a gás em 1861 e formou uma sociedade com o industrial alemão Eugen Langen. Originalmente conhecido como N.A. Otto & Cia, a empresa ainda opera como Deutz AG.
    Por um feliz acidente, Otto descobriu o valor da compressão da mistura do combustível e ar antes de queimar. Nasceu assim a idéia do Ciclo de Otto, ou ciclo de quatro tempos.
    Depois de cinco anos desenvolvendo o design, Otto finalmente ganhou uma medalha de ouro por seu ‘motor de gás atmosférico’ na Exposição de Paris em 1867.

    In Wikipédia
    Última edição por Titanio : 14-02-08 às 12:50:18

  14. #134
    Titanio
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    Por Defeito

    E já agora:



    Rudolf Christian Karl Diesel (Paris, 18 de Março de 1858 — no Canal da Mancha, 30 de Setembro de 1913) foi um engenheiro mecânico alemão, inventor do motor a diesel.
    Diesel idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade. Rudolf Diesel elaborou um motor a combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química. Um fenômeno natural que acontece, quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio ao misturar-se causa uma explosão. Para conseguir controlar tal reação e movimentasse uma maquina, foi preciso uma infinidade de outros inventos como bombas injetoras sincronizadas e elaborar sistemas de múltiplas engrenagens e outros acessórios controladores para que pressão de liberação atuasse precisamente na passagem do embolo do pistão no ângulo de máxima compressão.
    Rudolf Diesel registrou a patente de seu motor-reator em 23 de Fevereiro de 1897 desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal, entretanto em sua homenagem foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refino do petróleo bruto o nome diesel, mas isso não quer dizer que todas os motores a injeção sejam obrigados a funcionar com óleo Diesel, desde que regulem a pressão no sistema de injeção pode voltar a funcionar como Óleo de amendoim ou qualquer tipo de óleos que tanto podem ser vegetais ou animal como é o caso da gordura de porco.
    Face a sua simplicidade e a enorme aplicação, o motor de pistões movidos a reação óleo-oxigênio rapidamente penetrou nos lugares mais longínquos do planeta, revolucionando o mundo industrial e substituindo os dispendiosos sistemas mecânicos a vapor que até então movimentavam as locomotivas e os transportes marítimos por unidades geradoras diesel-elétrica.
    Após negociar o seu invento, durante uma travessia do Canal da Mancha, o inventor morre em circunstâncias estranhas que jamais foram esclarecidas.

    In Wikipédia
    Última edição por Titanio : 14-02-08 às 12:49:35

  15. #135
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    Por Defeito Filtros de ar

    E como posso saber se o filtro de ar q tenho no carro dá para lavar? É pela marca? Se sim quais as marcas de filtros de ar automóveis lavaveis p serem reutilizados?
    Cumps

  16. #136
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    Citação Originalmente Colocado por Radar100 Ver Post
    E como posso saber se o filtro de ar q tenho no carro dá para lavar? É pela marca? Se sim quais as marcas de filtros de ar automóveis lavaveis p serem reutilizados?
    Cumps

    Se é o filtro de origem, quase de certeza que não é reutilizável, independentemente da marca, ou seja, não pode ser lavado, apenas substituido por um novo.

    Podes é substituir o que tens por um reutilizável, como por exemplo da marca K&N ou BMC ou outra, que melhoram um pouco a resistência da passagem do ar (diminuem-na) melhorando consequentemente o timing e a propria combustão, havendo um ligeiro aumento de potência (mínimo). A grande vantagem é que ao ser reutilizado poupam-se os 30 ou 50€ que custa um na marca descartável, ou seja, em 2 ou 3 mudanças de filtro de ar já pagaste o reutilizável.

  17. #137
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    Cá vai mais uma:
    quando se liga o carro deve-se ter sempre com o pedal da embraiagem em baixo (independentemente do carro estar engatado ou não)?

    Obrigado

  18. #138
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    Citação Originalmente Colocado por Ferro Ver Post
    Cá vai mais uma:
    quando se liga o carro deve-se ter sempre com o pedal da embraiagem em baixo (independentemente do carro estar engatado ou não)?

    Obrigado
    No caso do meu (Auris) sim, senão a ECU não te deixa arrancar :P

  19. #139
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    pronto uma pergunta veijo muitas vezes escrito mk2 mk3 mk4 mk5....... por ai fora que quere dizer isto????

    ex: golf mk3!!!!!

  20. #140
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    Citação Originalmente Colocado por iceshot1985 Ver Post
    pronto uma pergunta veijo muitas vezes escrito mk2 mk3 mk4 mk5....... por ai fora que quere dizer isto????

    ex: golf mk3!!!!!

    mk vem de "make" ou "mark". Designa a geração do modelo. Por exemplo, tu já viste várias gerações de Fiestas. A primeira é mk1, a segunda mk2, etc...

  21. #141
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    é legal retirar o lettering traseiro?

  22. #142
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    Citação Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
    é legal retirar o lettering traseiro?
    Há carros que vem de fábrica sem letering, não diz nada do livrete, portanto é.

  23. #143
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    O simbolo da marca é que não podes tirar acho eu, agora o leterring do modelo e/ou motorização pode-se tirar.

  24. #144
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    Citação Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
    O simbolo da marca é que não podes tirar acho eu, agora o leterring do modelo e/ou motorização pode-se tirar.
    tao posso deixar o da frente.. k é da marca e retirar o da mala todo.. é k em alguns sitios ja li k tem de ter também o modelo..

  25. #145
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    Citação Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
    tao posso deixar o da frente.. k é da marca e retirar o da mala todo.. é k em alguns sitios ja li k tem de ter também o modelo..
    Não. Tens de deixar o simbolo da marca de frente e de trás. O modelo podes retirar.
    Se tirares o simbolo da marca traseiro és autuado por não ter o carro identificado (acho eu, algum entendido que me corrija). Só podes tirar a designação do modelo e da motorização. Se fores ao site de determinadas marcas configurar um carro tem lá a opção de retirar a designação do modelo e/ou motorização.

  26. #146
    Banido
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    Citação Originalmente Colocado por Radar100 Ver Post
    Aqui fica mais duas perguntinhas :p

    Ouvi falar em velas quentes e velas frias.Quais as diferenças entre elas e quais vocês aconcelham?

    Aqui no forum falam mt de uma valvula chamada EGR de que se trata?Todos os carros têm isto?Qual a função da mesma?

    Cumps
    Velas quentes ou frias: São diferentes e destinam-se a diferentes tipos de motores. Têm a ver com a capacidade de dissiparem o calor junto do(s) polo(s) da vela de modo a evitar que apareçam pontos quentes (pontos onde a temperatura é mais alta momentaneamente na fase de compressão) e que assim provoquem auto-ignição da mistura antes do tempo correcto. Se tal acontecer criam-se ondas de pressão diversas daquelas para as quais o motor foi projectado e normalmente dá direito a perdas de material na cabeça, e mais tarde a reparações dispendiosas.

    Daí que cada carro deve só utilizar as velas recomendadas pelo fabricante, a menos que se dê uma utilização diferente ao motor. I.e. se ele andar a altas rotações, tal vai gerar altas temperaturas logo vai exigir velas quentes (que dissipem melhor o calor). Se for condução de pequenos trajectos em que o motor aqueça abaixo do suficiente, convém ter velas frias para ajudar na inflamação da mistura.
    Última edição por mpribas : 15-02-08 às 15:00:39 Razão: Apagar parte da resposta pois não vi que estava na página ainda atrasado....;-)

  27. #147
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    Citação Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
    É a segunda pessoa que pergunta isto, vou tentar responder.

    Todos os carros modernos têm válvula EGR para estarem em conformidade com as normas europeias de poluição.

    EGR é o acrónimo em língua inglesa para Exhaust gas recirculation que se traduz como recirculação de gases de escape.

    Basicamente trata-se de uma válvula eléctrica que vai depurar os gases de escape reenviando-os para a câmara de combustão junto com a admissão de ar fresco. A válvula EGR faz parte do sistema de depuração de gases de escape e quando avaria faz acender no quadrante uma luz testemunho laranja com o desenho de um motor e de uma faisca (check engine).

    Os gases de escape vão então ser posteriormente destruidos no catalisador e diminuir substancialmente a emissão de gases poluentes na atmosfera.

    Nos Opel Corsa B e Astra C é uma avaria frequente e faz com que o motor além de poluir absurdamente fica com o relanti irregular e pode mesmo ir abaixo. Cheguei a ter um acidente por causa dessa avaria.

    Está quase correcta a tua resposta. Obrigaste-me a ir tirar umas dúvidas

    O que se passa é que a EGR não é para destruir os gases no catalizador, é para:

    Recircular parte dos gases de escape e assim aquecer parte do ar de admissão e diminuir as emissões de NOx. Principalmente com o motor em fase de aquecimento que ao contrário do que muita gente julga, pode demorar uns bons 20 minutos até alcançar a temperatura ideal.

    Além disso o catalizador enquanto não estiver à temperatura de funcionamento (na ordem das várias centenas de graus dependendo do catalizador) ele não está a funcionar.

  28. #148
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    Citação Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
    Não. Tens de deixar o simbolo da marca de frente e de trás. O modelo podes retirar.
    Se tirares o simbolo da marca traseiro és autuado por não ter o carro identificado (acho eu, algum entendido que me corrija). Só podes tirar a designação do modelo e da motorização. Se fores ao site de determinadas marcas configurar um carro tem lá a opção de retirar a designação do modelo e/ou motorização.
    engraçado é k o simbolo da marca atrás é diferente do da frente (punto Mk2a)

  29. #149
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    É só as letras Fiat num rectangulo azul não é, mas pelo sim pelo não é melhor deixar tar.

  30. #150
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    Citação Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
    É só as letras Fiat num rectangulo azul não é, mas pelo sim pelo não é melhor deixar tar.
    ok.. obrigado

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