Sobreaquecimento de Toyota Hiace 1992
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 12 de 12

Título: Sobreaquecimento de Toyota Hiace 1992

Piloto de Kart nunogato's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito Sobreaquecimento de Toyota Hiace 1992

Boas pessoal.

Ontem decidi ir com uns amigos ao parque aquático em badajoz, somos de Cascais/Oeiras e como a minha mae tem uma Hiace de 9 lugares decidimos ir todos juntos em vez de levarmos 2 carros.

Saimos bem cedo, sempre pela AE a velocidades de 110-130 e quando estavamos perto de Montemor a carrinha começou a aquecer demasiado, saimos nessa saída e fui ver a agua do radiador, nem ve-la, só vapor com uma toalha de praia lá tiramos a tampa do radiador e voltamos a encher, a temperatura voltou ao normal.
    Decidimos entao ir pela estrada nacional para levar uma velocidade mais moderada. O pior é que de +/- 60 em 60 km's ficava sem agua e lá tinhamos de parar e voltar a encher.

Chegamos a Badajoz já com algum atraso devido a todas as paragens.

Quando estavamos para vir embora verificamos novamente o nivel da água e atestámos. Viemos sempre pela estrada nacional sem passar dos 100km/h e a carrinha não mais voltou a aquecer. O ponteiro manteve-se sempre a meio como deve estar.

Agora pergunto o porquê de isto acontecer. Tudo bem que na AE a velocidades maiores pode ter aquecido mais criado vapor e a agua ter-se ido embora, mas depois disso fomos semre em estrada nacional às mesmas velocidades que voltamos. Na ida perdeu agua mas na volta não...

Não percebo mt de motores, mas será que foi uma coicidencia para lá ter levado o ar ligado na posição 1 mas com o AC desligado, era só mesmo para haver uma circulação de ar e na volta o ar ter vindo OFF. Não sei se haverá possibilidade de ser disso.

Ontem quando chegamos já era de noite e estavamos estafados, por isso ainda não vi o nível da água nem fiz uns testes com o Ar ligado ou desligado. Vim para o trabalho e só logo à tarde é que posso ver isso.

Alguém com conhecimento deste motor em particular que me possa explicar o porquê disto acontecer??

joking mode:
    Quando começou a perder àgua pusemos na bomba de gasolina agua da torneira, e ela perdia sempre agua. Da última vez que pusemos atestamos com agua de garrafão (tinhamos comprado entretanto para que se aquecesse longe da bomba).
    Será que só gosta de água mineral??

Banido
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

poderá haver uma fuga no radiador do habitaculo, ou seja, tendo em conta que vinha com a ventilação ligada, isso poderá justificar a fuga, na secçlão da ventilação

Piloto de Testes maven's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003
    Madeira-Numa tasca a beber poncha e a comer espetada....

Por Defeito

Acho melhor verificares a ventoinha do radiador, nas Hiaces essa não é eléctrica mas sim com um sistema de embraiagem que com a temperatura, agarra e faz a ventoinha girar, as vezes isso estraga-se e nem sempre funciona.

Piloto de Testes DerTeufel's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

O meu pai tinha uma Hiace de 91 e tambem teve problemas de aquecimento, no caso dele foi devido à bomba de agua

v7
    v7 está offline
    Chefe de Equipa v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Eu também convivi de perto com uma que gripou duas vezes e tinha pouquissimos kms. Acabou por se vender, pois estava sempre a dar despesa. Talvez por isso a apregoada fiabilidade toyota não me toque particularmente

Embora haja muitos casos relatados de carros destes que fazem 500 mil km e mais

Piloto de Troféu JorgeCorreia's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Andei bastante em Hiaces e esse problema normalmente deve-se, como já disseram, à bomba de água.

A bomba de água tem uma espécie de pás em hélice que fazem com que o liquido circule no bloco, quando o carro leva sempre água da torneira em vez de liquido próprio as pás ficam rapidamente calcinadas e duram metade daquilo para que foram desenhadas pois a bomba trabalha com o dobro do esforço. A bomba deve ser mudada em conjunto com a junta da mesma.

Outra causa pode ser o radiador entupido com lamas e ferrugem e nesse caso deve ser varejado para que a água, ou melhor, o liquido anti-congelante para radiadores, circule novamente com todo o seu caudal.

A bomba assemelha-se a isto:

A reparação deve ficar em cerca de 100 Euros com junta e mão de obra.
    Última edição por JorgeCorreia : 20-08-07 às 12:45:04

Piloto de Testes DerTeufel's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Eu também convivi de perto com uma que gripou duas vezes e tinha pouquissimos kms. Acabou por se vender, pois estava sempre a dar despesa. Talvez por isso a apregoada fiabilidade toyota não me toque particularmente

O meu pai tambem teve meia duzia de problemas na dele, e agora ja tava a dar mta despesa foi vendida.
    Mas o patrao dele tem uma de 98 com mais de 300mil km que ja nao deve ir a revisao há anos, leva um tratamento péssimo e anda...tem é um problema muito engraçado, o velocimetro tá marado, entao basta acelarar um bocadinho pa bater nos 160 , no outro dia ia dando duas voltas

Banido Mickey_Mouse's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Secção Boxes e tal...

Piloto de Kart nunogato's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Pois, o sistema de arrefecimento está um pouco sujo, tipo para o acastanhado dizem que pode ser a junta que queimou.

Disseram-me noutro forum que já tinham tido problemas parecidos com uma hiace em que se andassem em cidade ela n perdia agua, mas se andassem em AE com velocidades superiores ela perdia.

O que eu vejo que pode acontecer é ela aquecer demasiado e a agua se transformar em vapor. Como o deposito de água do radiador tem um orificio para espelir os vapores com o tempo a água vai-se perdendo.

Mas este sobreaquecimento deve estar ligado com a má circulação da água/liquido pois acho que nunca deveria chegar a criar vapor...

Obrigado pelas respostas.

Quando souber mais alguma coisa digo

(talvez só para a semana, pois a minha mãe foi de férias e a carrinha vai ficar parada até lá, só depois se decide o que fazer)

Cumps

Piloto de Fórmula 1 Braz's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post

Citação Originalmente Colocado por Der Teufel Ver Post
    O meu pai tambem teve meia duzia de problemas na dele, e agora ja tava a dar mta despesa foi vendida.
    Mas o patrao dele tem uma de 98 com mais de 300mil km que ja nao deve ir a revisao há anos, leva um tratamento péssimo e anda...tem é um problema muito engraçado, o velocimetro tá marado, entao basta acelarar um bocadinho pa bater nos 160 , no outro dia ia dando duas voltas
    O meu pai também teve uma e sofria do mesmo mal...

Parece que afinal não só a de cá de casa.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

não são carros para andar a essas velocidades durante mto tempo

provavelmente num dia mto quente...... à torreira do sol nao ?

pode estar o problema no radiador da chaufagem ..... ou nao .....

Piloto de Testes PedroROF's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

O mais lógico atendendo a idade e porque a mecanica deve ser parecida a um 2.0 D que ainda por cá tenho, será da bomba de àgua quase de certeza!

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.