Originalmente Colocado por
Jorge Correia
A centralina corresponde ao "CPU' do carro e no fundo trata-se do cérebro que comanda o sistema de gestão do motor que nesse modelo e um
Bosch Motronic.
Tenho um carro igual a esse e também anda a fazer um barulho estranho no motor, diria como que uma ressonância, penso que seja algum rolamento ou poli gripada mas a centralina a fazer barulho???
Que barulho é esse? Tipo curto-circuito? Um clic tric sempre que se roda a chave da ignição e se acendem as luzes testemunho no quadrante? Se for isso trata-se da bomba de gasolina e dos seus relés que se situam ao lado direito por baixo do porta-luvas.
Essa oficina não sabia que os Corsa com motor X10XE e X12XE teem uma corrente de distribuição metálica? Mesmo que digam que não é preciso mudar constou-me que ao fim de 100.000 km não faz mal nenhum em a substituir esse elemento (fica caro), o meu continua com a original e tem agora 117.000 km.
O filtro de ar deve ser mudado quando se apresenta sujo ou se preferir a cada ano.
O filtro de gasolina deveria ser mudado a cada 30.000 ou 40.000 km. Fica junto ao depósito do lado direito.
Já agora mande lubrificar com massa especial a "joga" da caixa de velocidades junto a alavanca de velocidades pois é em plástico e tende a secar e partir. O cabo da embraiagem deve estar quase a rebentar, compre o original da General Motors (custa cerca de 30 euros) e recuse cabos de concorrência.
Quanto ao meu carro tenho solução para os problemas que vão ocorrendo...
Vou troca-lo assim que puder.