Opel Corsa B 1998 - Algumas questões.
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 26 de 26

Título: Opel Corsa B 1998 - Algumas questões.

Piloto de Provas de Perícia XicoZe's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito Opel Corsa B 1998 - Algumas questões.

Bem, devido a ter ficado apiado na ae por a correia do alternador se ter partido, e também pela minha desconfiança do mecânico a que o pónei (leia-se carro :D) ia... levei o carro a uma oficina para se trocar a correia de distribuição (o carro conta com 110 mil km). Deixei o carro ontem a tarde e disseram-me que hoje iam proceder a troca. O meu espanto foi que quando hoje me telefonaram a dizer que o carro não tinha correia mas sim corrente, e não foi preciso fazer nada. A minha duvida é: ter corrente é bom ou mau? Quais são as diferenças?
    Mais questões:
    - o filtro do ar deve ser mudado de quanto em quanto tempo?
    - e o filtro da gasolina?
    - um amigo disse que a centralina do meu carro ta a caminhar para as couves por causa de um barulho que ele ouvia. O que é a centralina? Qual terá sido o barulho que ele ouviu?
    Já agora sabem de locais bons e com preços em conta para se fazer revisões no Barreiro e arredores?
    Desculpem lá o texto longo e as perguntas.
    Abraços

Edit: o carro é um corsa B 1.0 12v de 98

Piloto de Troféu JorgeCorreia's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XicoZe Ver Post
    Bem, devido a ter ficado apiado na ae por a correia do alternador se ter partido, e também pela minha desconfiança do mecânico a que o pónei (leia-se carro :D) ia... levei o carro a uma oficina para se trocar a correia de distribuição (o carro conta com 110 mil km). Deixei o carro ontem a tarde e disseram-me que hoje iam proceder a troca. O meu espanto foi que quando hoje me telefonaram a dizer que o carro não tinha correia mas sim corrente, e não foi preciso fazer nada. A minha duvida é: ter corrente é bom ou mau? Quais são as diferenças?
    Mais questões:
    - o filtro do ar deve ser mudado de quanto em quanto tempo?
    - e o filtro da gasolina?
    - um amigo disse que a centralina do meu carro ta a caminhar para as couves por causa de um barulho que ele ouvia. O que é a centralina? Qual terá sido o barulho que ele ouviu?
    Já agora sabem de locais bons e com preços em conta para se fazer revisões no Barreiro e arredores?
    Desculpem lá o texto longo e as perguntas.
    Abraços

Edit: o carro é um corsa B 1.0 12v de 98
    A centralina corresponde ao "CPU' do carro e no fundo trata-se do cérebro que comanda o sistema de gestão do motor que nesse modelo e um Bosch Motronic.

Tenho um carro igual a esse e também anda a fazer um barulho estranho no motor, diria como que uma ressonância, penso que seja algum rolamento ou poli gripada mas a centralina a fazer barulho???

Que barulho é esse? Tipo curto-circuito? Um clic tric sempre que se roda a chave da ignição e se acendem as luzes testemunho no quadrante? Se for isso trata-se da bomba de gasolina e dos seus relés que se situam ao lado direito por baixo do porta-luvas.

Essa oficina não sabia que os Corsa com motor X10XE e X12XE teem uma corrente de distribuição metálica? Mesmo que digam que não é preciso mudar constou-me que ao fim de 100.000 km não faz mal nenhum em a substituir esse elemento (fica caro), o meu continua com a original e tem agora 117.000 km.

O filtro de ar deve ser mudado quando se apresenta sujo ou se preferir a cada ano.

O filtro de gasolina deveria ser mudado a cada 30.000 ou 40.000 km. Fica junto ao depósito do lado direito.

Já agora mande lubrificar com massa especial a "joga" da caixa de velocidades junto a alavanca de velocidades pois é em plástico e tende a secar e partir. O cabo da embraiagem deve estar quase a rebentar, compre o original da General Motors (custa cerca de 30 euros) e recuse cabos de concorrência.

Quanto ao meu carro tenho solução para os problemas que vão ocorrendo...

Vou troca-lo assim que puder.

Piloto de Rallye ciber007's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Mudar a corrente aos 100mil? Só se for para deitar dinheiro fora. Ter corrente é muito bom pois dura praticamente a vida útil do motor, é muito raro mudar. O filtro do ar penso que é mudado de 30 em 30mil, o da gasolina igualmente.

É um motor poupado mas que vibra muito devido a ter apenas 3 cilindros, é o único senão.

Piloto de Fórmula 1 ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Mudar uma corrente aos 100.000 é deitar dinheiro à rua. Carros com corrente levam uma inspecçãozita visualde vez em quando e, só se necessário, é que se troca a corrente. É normal correntes durarem 300.000km, ou seja, normalmente mais que o próprio carro...

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Mudar uma corrente aos 100.000 é deitar dinheiro à rua. Carros com corrente levam uma inspecçãozita visualde vez em quando e, só se necessário, é que se troca a corrente. É normal correntes durarem 300.000km, ou seja, normalmente mais que o próprio carro...
    No meu não mudei e tenciono vende-lo assim no entanto há mecânicos que trabalham com Opel e entendem que esse elemento ganha folgas como todos os outros. Resta saber se não estão apenas a querer contar as notas.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

obrigado pelos comentários.
    Agora quando me estava a armar a mecânico, pra ver o estado do filtro do ar, não consegui abrir aquilo...aquilo tem la umas patilhas, mas depois a caixa liga a um tubo e o tubo agarrado com uma coisinha de metal tipo isto: http://www.christians-corradoseite.de/Motor.jpg (no lado inferior esquerdo aquela coisa de metal a envolver aquele tubo) mas não tem nenhum parafuso...alguém sabe como se tira aquilo? Notei também (não tinha o radio ligado) que após arrancar com a primeira ouço um barulho de metal vindo do lado direito e depois quando mudo para a 2ª e acelero, ouço o mesmo, será isso que você diz Jorge Correia?
    Abraços

Piloto de Rallye ciber007's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Esse barulho metálico pode ser o sistema de escape a vibrar. No que tivemos lá em casa era assim, já nem ligávamos.

Quanto ao filtro de ar, tem de se tirar com jeitinho. Se quiseres, podes desligar o tubo que liga à cabeça do motor, facilita mais.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Manga plástica:

Vai buscar uma moeda de 50 cêntimos e vira o parafuso plástico, depois levanta o tubo e desencaixa-o.

A tampa do filtro:

Abre as patilhas e levanta a tampa calmamente até desencaixar dos pernos plásticos.

O tal parafuso da manga plástica situa-se na travessa do capot.

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

O barulho que oiço acompanha o motor portanto não se trata da mesma coisa...

Deve ser proveniente da linha de escape como disse o ciber007

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Mas o escape é atrás, o barulho que oiço é a frente. Já consegui tirar o filtro e ele encontrava-se com algum pó, era fácil notar em algumas zonas a diferença de cor, acham que já esta pronto para ser mudado ou só se muda quando aquilo tiver mesmo num estado miserável? Outra coisa, o filtro do óleo é aquela parte preta no lado direito do motor certo? É que não sabia e abri...aquilo deitou um bocado de óleo, mas já limpei e verifiquei os níveis, só espero não vir a ter problemas por esta estupidez.
    Abraços

Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Mas o escape é atrás, o barulho que oiço é a frente. Já consegui tirar o filtro e ele encontrava-se com algum pó, era fácil notar em algumas zonas a diferença de cor, acham que já esta pronto para ser mudado ou só se muda quando aquilo tiver mesmo num estado miserável? Outra coisa, o filtro do óleo é aquela parte preta no lado direito do motor certo? É que não sabia e abri...aquilo deitou um bocado de óleo, mas já limpei e verifiquei os níveis, só espero não vir a ter problemas por esta estupidez.
    Abraços
    O silencioso fica atrás, a linha de escape vai desde o colector de escape no motor até ao silencioso! Verifica todas as borrachas e molas que apoiam a linha de escape, pode estar uma partida. Cuidado ao levantar o carro!!! Fazer isso com segurança para evitar esmagamento!

Podes mudar o filtro custa 5 ou 6 euros e assim anotas quando mudaste para controlar melhor.

Limpa o óleo em torno do filtro para que não haja fumo e verifica se ficou mesmo bem apertado!

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Obrigado Jorge Correia.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Alguém sabe como se muda o liquido de refrigeração? O processo é muito complicado?
    Abraços

crx
    crx está offline
    Piloto de Provas de Perícia crx's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

o liquido de refrigeração? isso e fácil,a minha mulher teve um corsa b 1.4 de 96,ja nao me lembro bem como é o radiador desse carro mas alguns radiadores teem uma torneira pequenina na parte de baixo do radiador,se o teu tiver,e só abrires essa torneira,deitar o liquido fora,fechar e por novo liquido mas se nao tiver torneira tiras o tubo da agua que esta na parte de baixo do radiador,a agua sai e poes o tubo de volta,poes o liquido ate ao nivel e deixas o carro a trabalhar (sem a tampa do reservatorio da agua)até a ventoina ligar (depois poes de volta a tampa do reservatório da agua)depois quando o motor arrefecer verificas outra vez o nivel do liquido,normalmente quando se muda o liquido e o motor arrefece pela primeira vez o nivel desce um bocado,como vez isso é fácil,nos meus carros sou eu que faco toda a manutencao

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Boas!

Ora aproveitando o tema do tópico:

O motor do meu corsa b é o X12SZ, 1.2 8v de 97
    Quando troquei o filtro de ar,reparei que aquela "valvula" laranja que permite ao motor receber ar quente proveniente do escape ou ar fresco da frente do carro está sempre na mesma posiçao(ar quente), mesmo quando o motor está quente e quase atingir 100º...
    Quando desligo o motor essa valvula retorna a posicao normal de entrada ar fresco, qdo ligado nunca retorna a essa posicao...ja reparam se isso acontece nos vossos corsas?, nao deveria a valvula abrir para posicao ar fresco quando o motor atingisse a temperatura normal de funcionamento?

Este motor ainda usa correia de distribuiçao, alguem me sabe informar dos kms recomendados para substituiçao?

Cumps
    Imagens anexadas

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

crx obrigado pelas dicas .
    AlexandreF mudei recentemente o filtro do ar do meu corsa e não via nenhuma válvula (a parte do não perceber nada de mecânica também não ajuda :P). Quando a correia de distribuição, no manual acho que dizia lá 8anos ou 120mil km, no entanto já me disseram 80mil, 90mil e 100mil...se nunca mudaste é melhor veres isso, como é de 97 já faz 10anos.
    Abraços

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

E ao comprar uma garrafa de 5litros do liquido, mete-se lá dentro sem nada, ou tem-se que diluir com água destilada? ou diz na embalagem? e já agora o que é o circuito fechado? vi isso nas embalagens, mas como dizia em todas é porque todas dão para por, não é?

crx
    crx está offline
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

E ao comprar uma garrafa de 5litros do liquido, mete-se lá dentro sem nada, ou tem-se que diluir com água destilada? ou diz na embalagem? e já agora o que é o circuito fechado? vi isso nas embalagens, mas como dizia em todas é porque todas dão para por, não é?
    normalmente essas garrafoes de 5 litros já veem prontos a por la dentro

crx
    crx está offline
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

quando a minha mulher comprou o corsa,o carro tinha 60000 e mandei mudar o kit completo da correia de distribuícao,só por precaucao,se a correia se fo** dá direito a uma reparacaozita no motor,por isso eu nao arrisco muito,em todos os carros que compro

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Alguém sabe como se desaperta aquelas braçadeiras que estão a agarrar a maf? aquilo parece não ter nenhum parafuso

Edit: algum moderador que mova o tópico que criei dos travões para este sff, tinha-me esquecido que este existia.

R_D
    R_D está offline
    Banido
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

O corsa B 1.0 12v tem corrente de distribuição e não correia de distribuição, logo não se muda...o que o motor durar e o que a corrente dura... uma corrente pode fazer 300 000 mil km´s até infinito... muito dificil de partir..... ou seja, certamente vai partir algo primeiro do que a corrente.... a própria opel não muda....

Atenção a dois pontos importantes :

correia do alternador : de 120.000 em 120.000 km´s ou 8 anos ( os anos não tenho a certeza, tinha de ver no manual mas os 120.000 km´s tenho a certeza )

correia da direcção assistida ( caso tenha ) : 120.000 km´s.....

filtro do ar: a opel ( casa mãe ) diz 30.000 em 30.000 km´s ... opel stand muda de 15.000 em 15.000.... também é barato e é sempre bom ter esse filtro limpo devido a proteger mais a MAF e sujidades na borboleta do motor que nesse motor em causa se suja muito....

fitro de gasolina :a opel ( casa mãe ) diz 60.000 em 60.000 km´s ... opel stand muda de 30.000 em 30.000....

A centralina não faz barulho e é impossivel determinar quando vai avariar. Liga- se a máquina e ou liga ou não liga, ou tem erros , etc... coisas desse tipo e não barulhos pois não é mecânico, mas sim uma peça electrónica.....

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Em Guimarães, mas só de longe a longe. No resto do tempo em Quarteira na praia...

Por Defeito

pensei que custasse mais o cabo da embraiagem. falaram-me em cerca de 50€. já agora, ninguém quer 1 corsa destes de 99???

R_D
    R_D está offline
    Banido
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

O meu tem 170.000 km´s e nunca teve problemas de cabo de embraiagem, nem de caixa de velocidades, nem de embraiagem.... mudar corrente de distribuição é deitar dinheiro para o lixo......

Piloto de Testes telmauto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
    A centralina corresponde ao "CPU' do carro e no fundo trata-se do cérebro que comanda o sistema de gestão do motor que nesse modelo e um Bosch Motronic.

Tenho um carro igual a esse e também anda a fazer um barulho estranho no motor, diria como que uma ressonância, penso que seja algum rolamento ou poli gripada mas a centralina a fazer barulho???

Que barulho é esse? Tipo curto-circuito? Um clic tric sempre que se roda a chave da ignição e se acendem as luzes testemunho no quadrante? Se for isso trata-se da bomba de gasolina e dos seus relés que se situam ao lado direito por baixo do porta-luvas.

Essa oficina não sabia que os Corsa com motor X10XE e X12XE teem uma corrente de distribuição metálica? Mesmo que digam que não é preciso mudar constou-me que ao fim de 100.000 km não faz mal nenhum em a substituir esse elemento (fica caro), o meu continua com a original e tem agora 117.000 km.

O filtro de ar deve ser mudado quando se apresenta sujo ou se preferir a cada ano.

O filtro de gasolina deveria ser mudado a cada 30.000 ou 40.000 km. Fica junto ao depósito do lado direito.

Já agora mande lubrificar com massa especial a "joga" da caixa de velocidades junto a alavanca de velocidades pois é em plástico e tende a secar e partir. O cabo da embraiagem deve estar quase a rebentar, compre o original da General Motors (custa cerca de 30 euros) e recuse cabos de concorrência.

Quanto ao meu carro tenho solução para os problemas que vão ocorrendo...

Vou troca-lo assim que puder.

Esses carros são um bocado problemáticos (com o motor 3 cilindros)...

Uma dica: a ressonância do motor costuma vir da bomba de água (rolamento gripado).

A centralina não faz barulho obviamente.

Pode é haver falhanços no motor que por vezes são devidos a centralinas defeituosas, podendo mesmo deixar de trabalhar...

R_D
    R_D está offline
    Banido
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Eu pelo que vejo neste forum sou a pessoa que tenho um opel corsa B , motor 1.0 12v com mais km´s.... e nunca tive problemas de maior e acho graça dizerem que é um motor problemático....

É um carro/motor que tem de ser respeitado e cuidado.... façam isso e não é problemático....

Eu estive um pouco afastado do fórum, mas a algum tempo atrás um utilizador do forum dizia que a minha embraiagem não ia passar dos 140.000 km´s, que todas davam por essa altura o berro,etc.... pois é, tem 170.000 km´s e está lá.....

Como digo é um motor / carro que foi feito para determinado fim.... é só respeitar isso como em qualquer carro...

O opel corsa B 1.0 12v não é um mau carro, nem problemático.... tenho o meu exemplo e o meu irmão tambem teve um.... e nunca tivemos problemas.....

Piloto de Testes telmauto's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por R_D Ver Post
    Eu pelo que vejo neste forum sou a pessoa que tenho um opel corsa B , motor 1.0 12v com mais km´s.... e nunca tive problemas de maior e acho graça dizerem que é um motor problemático....

É um carro/motor que tem de ser respeitado e cuidado.... façam isso e não é problemático....

Eu estive um pouco afastado do fórum, mas a algum tempo atrás um utilizador do forum dizia que a minha embraiagem não ia passar dos 140.000 km´s, que todas davam por essa altura o berro,etc.... pois é, tem 170.000 km´s e está lá.....

Como digo é um motor / carro que foi feito para determinado fim.... é só respeitar isso como em qualquer carro...

O opel corsa B 1.0 12v não é um mau carro, nem problemático.... tenho o meu exemplo e o meu irmão tambem teve um.... e nunca tivemos problemas.....

Os corsa B já têm uns anos...
    A maioria dos que andam a circular já não estão no primeiro dono e muitos já não têm só os kms que marcam...
    Os corsa B, têm os seus defeitos ... as versões a gasolina costumam ter avarias típicas de motor, quer no 1.0, no 1.2 como no 1.4 (especialmente o 16v)...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.