Avaria estranha em Punto 75 ELX de 1995 (resolvido)
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Título: Avaria estranha em Punto 75 ELX de 1995 (resolvido)

  1. #1
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    Por Defeito Avaria estranha em Punto 75 ELX de 1995 (resolvido)

    Boas!

    Venho-vos pedir ajuda em nome da minha irmã.

    Ela conduz diariamente um Fiat Punto 75 ELX de 1995, hoje telefonou-me a contar que ia na AE e ao passar das 3000 rpm o carro começou a engasgar e a não desenvolver acendendo ao mesmo tempo uma luz avisadora de problemas na injecção... a temperatura esteve sempre ok e não houve sobreaquecimento.

    Abaixo dessas rotações rola bem e ao relenti esta perfeito.

    O carro foi levado ao diagnostico na Fiat mas não detectaram rigorosamente nada!

    Alguém tem uma experiência semelhante ou ideia do que possa ser?

    Obrigado desde já!


  2. #2
    DL
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    Por Defeito

    Tive uma situação muito semelhante e era o filtro de gasolina entupido. Como isso não é detectado pelas "máquinas" ou por alguns operadores das ditas, lá levei desnecessariamente com umas velas novas e 2 ou 3 dias depois estava lá de novo para, finalmente, cargarem na "máquina", desatarraxarem o filtro e soprar por ele para confirmar que estava muito colmatado...

    Quem sabe se nesse caso não será a mesma coisa?

  3. #3
    Piloto de Troféu JorgeCorreia's Avatar
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    Por Defeito

    Obrigado DL!

    Tem a sua lógica a questão do filtro de gasolina. Vou-vos mantendo ao corrente da situação.

  4. #4
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    Bem... parece que o filtro foi mudado hoje e continua na mesma...

  5. #5
    Banido Tó Zé's Avatar
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    Por Defeito

    Ela que mande verificar as bobines de injecção. Costumam berrar nesses motores.

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por Tó Zé Ver Post
    Ela que mande verificar as bobines de injecção. Costumam berrar nesses motores.
    Era isso mesmo que vinha dizer, o meu(do meu pai) é exactamente igual e cada vez em quando lá leva isso(e já ficou inclusive a trabalhar a 2 cilindros por causa disso)... mas tmb pode ser a bomba de combustivel que tmb costuma ser algo problematica nos 75/85...

  7. #7
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Tó Zé Ver Post
    Ela que mande verificar as bobines de injecção. Costumam berrar nesses motores.

    É meter as 2 bobines novas...(da Bosch de preferencia ou algo assim, pq ha outras q n valem nada e vao a vida num instante) ...

    Pelos sintomas q apresentas...é isso...

  8. #8
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    Thumbs up

    Obrigado amigos!

    Vou passar a informação a minha maninha!

  9. #9
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    Viva,

    No 525 aconteceu igual e era a bomba do gasoleo. primeiro quando o pisava a fundo ele engasgava, se fosse devagar ele andava bem. . .foi assim até parar em autoestrada

    Cumps

  10. #10
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    Por acaso o carro a trabalhar não faz uma especie de "zumbido" proveniente mais da traseira?

  11. #11
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    Quando tive o meu tambem me aconteceu o mesmo..eram as bobines ,uma delas tinha queimado!!!!muda que são baratas!!!!!

  12. #12
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    Por Defeito

    problemas de distribuição?

    como é que estão as velas?

  13. #13
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    Por Defeito

    Obrigado a todos mais uma vez!

    Ainda não tenho novidades mas pelos vistos o carro teve uma pequena revisão aqui atrasado e esses elementos foram mudados.

    O carro não emite zumbido (penso que seria o zumzum da bomba da gasolina a dar o peido)

    O mais curioso parece ser o facto de a partir das tais 3000 rpm o ponteiro do conta-rotações ficar chanfrado! Começa a ir para as 6000 e 7000 e baixa outra vez, no entanto o motor não sobe de regime!

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
    Por acaso o carro a trabalhar não faz uma especie de "zumbido" proveniente mais da traseira?
    Por acaso sei dum LAncia y 1.2 86cvs que mal se mete e roda a chave faz um ligeiro apito proveniente da traseira e constante, tipo um zumbido. que significa?

  15. #15
    DL
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Por acaso sei dum LAncia y 1.2 86cvs que mal se mete e roda a chave faz um ligeiro apito proveniente da traseira e constante, tipo um zumbido. que significa?
    É a bomba de gasolina a pressurizar a dita. No meu (não é Lancia nem Fiat) demora uns 2-3 segundos e depois cala-se (significa que atingiu a pressão nominal na linha de alimentação).

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por DL Ver Post
    É a bomba de gasolina a pressurizar a dita. No meu (não é Lancia nem Fiat) demora uns 2-3 segundos e depois cala-se (significa que atingiu a pressão nominal na linha de alimentação).
    Pois mas aquele não se cala, que será?

  17. #17
    DL
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    Aí já não sei... ou será mesmo feitio ou está para dar o peido mestre...

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Pois mas aquele não se cala, que será?
    No meu punto andou assim um ano até pifar e deixar o meu pai apeado na AE...

  19. #19
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    O carro está desde hoje de manhã com as entranhas de fora... as bobines de injecção estão boas... ninguém dá com aquilo...

    A oficina é especializada em Fiats e existe desde a década de setenta.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
    No meu punto andou assim um ano até pifar e deixar o meu pai apeado na AE...
    Também se mantinha o zumbido?

  21. #21
    RAD
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    O Punto 75 ELX de 1995 (que coincidência...) do meu pai andou semanas, senão meses, a engasgar-se e até mesmo a desligar-se em andamento.

    Só andava em cidade. Fez uma tirada de 200 Km em auto-estrada e nunca mais repetiu a gracinha.

  22. #22
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    Por Defeito

    O meu também sofre de um mal parecido... engasga-se em baixos regimes, dá uns três soluços e lá vai ele! Acho que já me habituei de tal maneira que nem me preocupo muito. Outra coisa que noto é um cheiro a gasolina como se tivesse o deposito aberto... as pessoas na rua até me vêm avisar, mas nunca ninguem conseguiu perceber porquê...

    Daqui a umas semanas acabam-se os problemas.... vai ser abatido!

  23. #23
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    Por Defeito

    Bem eu tinha um Punto desses, do mesmo ano e tudo.
    O ano passado deu-me esse mesmo problema.
    Deixou-me apeado na Auto-Estrada 2 vezes e uma outra em Lisboa.
    Fazia viagens normalmente e de repente desligava-se sem motivo aparente, sem aquecer nem nada.
    Depois de uma ou duas horas depois o mesmo lá voltava a pegar mas sempre ao soluços.
    O que substituí:
    Velas, filtro, bomba de gasolina (atenção que o cheiro que parece estar dentro do carro, é verdade pois a bomba de gasolina está por debaixo dos bancos traseiros e ela estraga-se pelos tubos ressequidos de plástico aí existentes - é cara esta peça), continuando: filtro de ar, sensor de massa, bobinas, sensor de temperatura que "aponta" para a correia de distribuição, diagonósticos na marca e fora da marca, limpeza de injectores (foi bastante caro).

    Com isto tudo terminou com um radiador da sofagem estoirado.

    Solução: abate e comprei outro carro.

    Resalvo no entanto que com 295 mil kms, nunca tive problemas com o carro, tirando uma vez que se desprogramou a chave, do resto foi sempre um bom meio de transporte.

    Tenham atenção aos sintomas, pois podem ficar apeados ou o carro pode-se desligar numa situação mais complicada no trânsito.

  24. #24
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    Jorge Correia, pode estar aqui uma boa pista: tubo da gasolina gretado ou com album orifício ou mau aperto.

    Se assim for, a bomba n consegue fazer chegar a gasosa ao motor. A altos regimes é pior porque precisa de mais caudal.

  25. #25
    KZ
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    Não sei se será o mesmo problema, mas no meu Lancia esse problema de acender a luz da injecção, trabalhar a 2 cilindros e engasgar era das bobines.
    com 50€ resolvi o problema ficou novo!!!

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por KZ Ver Post
    Não sei se será o mesmo problema, mas no meu Lancia esse problema de acender a luz da injecção, trabalhar a 2 cilindros e engasgar era das bobines.
    com 50€ resolvi o problema ficou novo!!!

    Que lancia é?

  27. #27
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    Esse zumbido nos 1.2 16v 86cv é normal. O meu avô teve um punto sport, que fez isso desde que comprou novo até aps 120 mil km.. Quanto ao problema, cheira-me a velas/cabos de velas.

    Abraço

  28. #28
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    sisceramente não acho que sejam as bobines porque elas normalmente quando dão o berro fica um cilindro sem trabalhar,o problema deve ser no sistema de alimentação do carro,mas acho estranho o ponteiro do conta rotaçoes subir assim dessa maneira,isso pode ser um problema electrico

  29. #29
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    Mistério resolvido... e era mesmo um problema eléctrico!

    A minha irmã agradece à comunidade Auto Hoje!

    O electricista viu-se negro para descobrir que o problema era apenas um fio descascado!

    Um dos fios que estava no maço que liga à centralina estava descascado e a perder massa... podia mesmo ter incendiado o carro...

    Agora o Punto já rola bem! Mas perguntaram-me se o Toyota Yaris usado é caro!

  30. #30
    KZ
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    Lancia y 1.2 60cv

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