Reprogramações de carros a gasolina atmosféricos!
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Título: Reprogramações de carros a gasolina atmosféricos!

  1. #1
    Piloto de Fórmula 1 ManymilesR's Avatar
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    Cool Reprogramações de carros a gasolina atmosféricos!

    Boas, tenho visto e ouvido falar muito de reprogramações em diesel coim turbop e gasolinas com turbo, mas pergunto o seguinte! Como se pode reprogramar vum carro atmosférco a gasolina?!

    É possível?

    Quem o faz?!

    Obrigado!


  2. #2
    DL
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    É possível, quem o faz são normalmente os mesmos que fazem nos motores com turbo. Simplesmente o preço cobrado pela reprogramação ou chip novo é quase o mesmo dos motores turbo e os ganhos (em termos de potência/binário/deslocação das curvas) não são tão elevados, nem em valores absolutos nem sequer relativos. Tipicamente 10% de aumento na potência máxima andarão pelos 600€.

    Se a coisa for mais séria e envolver cames diferentes, desbaste e polimentos do colector de admissão, maquinagem da cabeça para válvulas de maior diâmetro, melhorias no escape e na admissão de ar fresco, etc. então o toque final passará mesmo pela repro ou substituição do chip, consoante os casos. Mas estes trabalhos sérios custam muuuito dinheiro, não é como nos turbodiesel que é quase meia-bola e força.

  3. #3
    Piloto de Fórmula 1 ManymilesR's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por DL Ver Post
    É possível, quem o faz são normalmente os mesmos que fazem nos motores com turbo. Simplesmente o preço cobrado pela reprogramação ou chip novo é quase o mesmo dos motores turbo e os ganhos (em termos de potência/binário/deslocação das curvas) não são tão elevados, nem em valores absolutos nem sequer relativos. Tipicamente 10% de aumento na potência máxima andarão pelos 600€.

    Se a coisa for mais séria e envolver cames diferentes, desbaste e polimentos do colector de admissão, maquinagem da cabeça para válvulas de maior diâmetro, melhorias no escape e na admissão de ar fresco, etc. então o toque final passará mesmo pela repro ou substituição do chip, consoante os casos. Mas estes trabalhos sérios custam muuuito dinheiro, não é como nos turbodiesel que é quase meia-bola e força.
    Por essas contas o máximo que poderia ganhar, apenas com a simples reprogramação seriam 9.5cv! uma vez que o meu carro tem 95cv! Bem, já era bem bom!

    E como se processa essa rep simples? A nivel de débito de combustivel?!

    A melhoria da admissão é um processo simples, qualquer mecânico faz, traz ganhos significativos?!

  4. #4
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    Significativos não,mas se puseres uma admissão a ir buscar ar fresco notas qualquer coisa,nem que seja uma melhor resposta ao acelerador.

    Quanto às repros não é tao linear como aumentar débito.Tem de se ter em conta um determinado número de variáveis dadas pelos inúmeros sensores e depois trabalhar o mapa...É do catano
    Última edição por mELIANTE : 29-06-07 às 13:59:10

  5. #5
    Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
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    não aconselho, sei de quem já tenha feito, e não se notou na prática nada....


    conheço quem já tenha feito num 106 gti, num 320i e num primera gt!

    atmosféricos e repros com os carros de origem, não combinam!

  6. #6
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    Em motores de origem a gasolina atmosféricos quase que não compensa uma reprogramação, o valor que se paga pela repro é elevada face depois aos cv que ganha, , há carros a ganhar só 6cv, 7cv, 8cv, sendo assim, pagar cerca de 500€ para ganhar isso acho que é deitar dinheiro fora, a não ser que o motor já esteja alterado ou então alguém que não sabia o que fazer ao dinheiro...

  7. #7
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    num motor atmosferico a gasolina, ha que meter na gaveta a ideia de ganhar cavalos e pensar em como por o carro mais rapido.

    sim, e perfeitamente possivel nao ganhar um unico cavalo e por o carro BASTANTE mais rapido!

    a malta dos "antigos" clio Williams que o diga...cheguei a ver varios "avioes" com mais 2/3cv que de origem...e no entanto eram muitissimo mais rapidos que os de origem.

    se queres numeros bonitos, esquece. se queres o carro mais rapido, ai ja compensa, desde que seja trabalhado por quem sabe.

  8. #8
    Banido martins.art's Avatar
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    Marca: VolkswagenModelo: POLOMotor: 1.0 - 50CVCilindros: 4Cilindrada: 999 Cm3Dados Técnicos OriginaisPotência Máxima: 50 CvRotação Potência Máxima: 5000 rpmBinário Máximo: 86 NmRotação Binário Máximo: 3000 rpmVelocidade Máxima: 152 Km/hAcelaracao 0-100: 18.4 secsConsumo: 5.7 LDados Técnicos Almeida e Lamas: Potência Máxima: 60 CvRotação Potência Máxima: 5080 rpmBinário Máximo: 96 NmRotação Binário Máximo: 2850 rpmVelocidade Máxima: 160 Km/hAcelaracao 0-100: 16.9 secsConsumo: 5.5 LAumento da Potência:10 CvAumento do Binário:12 %
    Se querem saber mais vão a www.almeida-lamas.pt e procurem pelo vosso carro. Quanto a preços não vi nada,vou procurar mais!!

  9. #9
    Piloto de Troféu mELIANTE's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por martins.art Ver Post
    Marca: VolkswagenModelo: POLOMotor: 1.0 - 50CVCilindros: 4Cilindrada: 999 Cm3Dados Técnicos OriginaisPotência Máxima: 50 CvRotação Potência Máxima: 5000 rpmBinário Máximo: 86 NmRotação Binário Máximo: 3000 rpmVelocidade Máxima: 152 Km/hAcelaracao 0-100: 18.4 secsConsumo: 5.7 LDados Técnicos Almeida e Lamas: Potência Máxima: 60 CvRotação Potência Máxima: 5080 rpmBinário Máximo: 96 NmRotação Binário Máximo: 2850 rpmVelocidade Máxima: 160 Km/hAcelaracao 0-100: 16.9 secsConsumo: 5.5 LAumento da Potência:10 CvAumento do Binário:12 %
    Se querem saber mais vão a www.almeida-lamas.pt e procurem pelo vosso carro. Quanto a preços não vi nada,vou procurar mais!!
    20% num atmosférico só com repro?é gafe ou piada

  10. #10
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    no meu ate a escrever a rpm de potencia maxima se enganaram. e ganha 11 cv e 13% de binario , pa um 1.2 a gasolina

  11. #11
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    repro em motor atmosfeirco de origem, não compensa e acabou-se a conversa!

    com os 600€ ou 700€ pode-se investir noutro material (colectores, admissão, polir cabeça do motor, avançar o ponto, bla bla bla...) que se ganha a mesma ou mais potencia...

    repro é a ultima coisa que se faz num atmosferico!

  12. #12
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    Já agora esclareçam-me lá o seguinte:
    A minha TDCI 130 CV marcou em banco potencia 145CV, o q não me aquece nem arrefece, quero lá saber...
    estive agora a mexer no site do guarda-lamas e eles põe a bicha a debitar 160CV. A minha questão: eu só estou a ter um ganho de 15 cv, pq os outros já lá estão e nesse caso....ladrões!!
    Ou a bicha ficaria teoricamente c 175 (145+os 30CV extra dos moços...)? E nesse caso....Jesus, saiam da frente! ;P

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por manucas Ver Post
    Já agora esclareçam-me lá o seguinte:
    A minha TDCI 130 CV marcou em banco potencia 145CV, o q não me aquece nem arrefece, quero lá saber...
    estive agora a mexer no site do guarda-lamas e eles põe a bicha a debitar 160CV. A minha questão: eu só estou a ter um ganho de 15 cv, pq os outros já lá estão e nesse caso....ladrões!!
    Ou a bicha ficaria teoricamente c 175 (145+os 30CV extra dos moços...)? E nesse caso....Jesus, saiam da frente! ;P
    Guarda-lamas........Almeida e Lamas qualquer semelhança é pura coincidência

    Quanto aos ganhos depende, não é em todos os bancos que o Tdi acusa mais 15 cv

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por PePa Ver Post
    Guarda-lamas........Almeida e Lamas qualquer semelhança é pura coincidência

    Quanto aos ganhos depende, não é em todos os bancos que o Tdi acusa mais 15 cv
    ò Pepa, já andas nesta vida à uns tempos...é preciso estar sempre a meter o boneco p perceberes q estou no gozo? Apre!!

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por manucas Ver Post
    ò Pepa, já andas nesta vida à uns tempos...é preciso estar sempre a meter o boneco p perceberes q estou no gozo? Apre!!
    Eu fiquei na dúvida mas achei piada à expressão só isso.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    num motor atmosferico a gasolina, ha que meter na gaveta a ideia de ganhar cavalos e pensar em como por o carro mais rapido.

    sim, e perfeitamente possivel nao ganhar um unico cavalo e por o carro BASTANTE mais rapido!

    a malta dos "antigos" clio Williams que o diga...cheguei a ver varios "avioes" com mais 2/3cv que de origem...e no entanto eram muitissimo mais rapidos que os de origem.

    se queres numeros bonitos, esquece. se queres o carro mais rapido, ai ja compensa, desde que seja trabalhado por quem sabe.
    Como?! Alterar admissão de ar? Não pode perder a longevidade do motor?

    Velas melhores?

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por martins.art Ver Post
    Marca: VolkswagenModelo: POLOMotor: 1.0 - 50CVCilindros: 4Cilindrada: 999 Cm3Dados Técnicos OriginaisPotência Máxima: 50 CvRotação Potência Máxima: 5000 rpmBinário Máximo: 86 NmRotação Binário Máximo: 3000 rpmVelocidade Máxima: 152 Km/hAcelaracao 0-100: 18.4 secsConsumo: 5.7 LDados Técnicos Almeida e Lamas: Potência Máxima: 60 CvRotação Potência Máxima: 5080 rpmBinário Máximo: 96 NmRotação Binário Máximo: 2850 rpmVelocidade Máxima: 160 Km/hAcelaracao 0-100: 16.9 secsConsumo: 5.5 LAumento da Potência:10 CvAumento do Binário:12 %
    Se querem saber mais vão a www.almeida-lamas.pt e procurem pelo vosso carro. Quanto a preços não vi nada,vou procurar mais!!

    epá...mas é já sabido que os VAG têm de origem cavalos escondidos!!

    o polo é vendido com 50cv mas no fundo tem 59! e com a repro ganha mais um cavalo

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    epá...mas é já sabido que os VAG têm de origem cavalos escondidos!!

    o polo é vendido com 50cv mas no fundo tem 59! e com a repro ganha mais um cavalo
    Alguma dúvida??
    É pá, mas mais 10cv e mais 12% de binário devem dar jeito...
    cumps

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
    Como?! Alterar admissão de ar? Não pode perder a longevidade do motor?

    Velas melhores?
    repro

    e possivel fazer uma repro que nao da um unico cavalo extra...mas torna o carro muito mais rapido!

    se a ideia e ver numeros bonitos, de facto a repro e impensavel num carro atmosferico.
    se a ideia for aproveitar o potencial do motor, tornar o carro mais rapido (MUITO mais rapido ate, nalguns carros) ou aproveitar melhor a existencia de outras mods (tipo admissao, escape, cames, etc), a repro e essencial e faz uma diferenca BRUTAL...apesar de continuar a nao ser do agrado dos que so veem a relacao preco/cv.

    quem GARANTE aumentos de potencia da ordem dos que temos visto aqui num carro atmosferico E DE EVITAR. nao e suficientemente profissional, suficientemente conhecedor...ou entao faz-se passar por um.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    repro

    e possivel fazer uma repro que nao da um unico cavalo extra...mas torna o carro muito mais rapido!

    se a ideia e ver numeros bonitos, de facto a repro e impensavel num carro atmosferico.
    se a ideia for aproveitar o potencial do motor, tornar o carro mais rapido (MUITO mais rapido ate, nalguns carros) ou aproveitar melhor a existencia de outras mods (tipo admissao, escape, cames, etc), a repro e essencial e faz uma diferenca BRUTAL...apesar de continuar a nao ser do agrado dos que so veem a relacao preco/cv.

    quem GARANTE aumentos de potencia da ordem dos que temos visto aqui num carro atmosferico E DE EVITAR. nao e suficientemente profissional, suficientemente conhecedor...ou entao faz-se passar por um.
    Mas então, com uma repro como é possivel colocar um carro mais rápido sem dar cavalos? Mexe-se no binário?

  21. #21
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    nao e assim tao simples como rodar um botao ou dois

    convem ter sempre presente que os valores de binario e potencia dados na revistas sao sempre MAXIMOS! a repro num atmosferico comeca a valer a pena quando assumes que, na realidade, sao poucas as situacoes onde estas exactamente nesse ponto de potencia ou binario maximo.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
    Mas então, com uma repro como é possivel colocar um carro mais rápido sem dar cavalos? Mexe-se no binário?

    3 palavras... "curva de potência". Uma coisa é a potência máxima, outra coisa é a potência ao longo de toda a gama de rotações.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    nao e assim tao simples como rodar um botao ou dois

    convem ter sempre presente que os valores de binario e potencia dados na revistas sao sempre MAXIMOS! a repro num atmosferico comeca a valer a pena quando assumes que, na realidade, sao poucas as situacoes onde estas exactamente nesse ponto de potencia ou binario maximo.
    Mas PPais e Eliselotus, onde posso fazer afinal, uma repro dessas e em quanto me fica!
    Também quero alterar a admissão de ar, com um kit que vi que altera o tubo para um mais grosso e tem uma caixa de filtro redondo! Mas isso obriga a alterar a caixa de origem? Ou fica com o de origem e com outro!!

    Tudo isto será feito com tempo e quando ouver dinheiro "vádio"!!
    Obrigado!

  24. #24
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    um kit de admissao faz com que a caixa original desapareca
    com isso tb desaparece o isolamento termico, por isso convem escolher bem a posicao do novo filtro e colocar o isolamento extra necessario.

    onde fazer? eu sei quem te faz boas reprogramacoes e percebe MESMO do assunto, mas sao um bocado longe pra ti

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    um kit de admissao faz com que a caixa original desapareca
    com isso tb desaparece o isolamento termico, por isso convem escolher bem a posicao do novo filtro e colocar o isolamento extra necessario.

    onde fazer? eu sei quem te faz boas reprogramacoes e percebe MESMO do assunto, mas sao um bocado longe pra ti
    Tipo longe, fora de Portugal?

    A renault sport?!

  26. #26
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    pra mim sao 10kms, pra ti sao mais uns quantos, ai uns 3000

  27. #27
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    Estas na Alemanha?! Bélgica?

    E em Portugal ninguém faz disso?!

  28. #28
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    inglaterra.

    claro que ha malta em portugal que faz isso, e bem!
    ha e que saber distingui-los das casas da moda, dos pseudo-genios que por ai andam e que "toda a gente" recomenda.

    basta fazerem promessas de potencia sem "ver" o carro para ser garantido que nao percebem grande coisa.

    eu apontava-te na direccao correcta, do unico que conheco e SEI que faz um servico impecavel, mas nao tenho o telefone do gajo e nao acho correcto tar-te a dar a morada da casa dele ja la vao uns anos...

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    inglaterra.

    claro que ha malta em portugal que faz isso, e bem!
    ha e que saber distingui-los das casas da moda, dos pseudo-genios que por ai andam e que "toda a gente" recomenda.

    basta fazerem promessas de potencia sem "ver" o carro para ser garantido que nao percebem grande coisa.

    eu apontava-te na direccao correcta, do unico que conheco e SEI que faz um servico impecavel, mas nao tenho o telefone do gajo e nao acho correcto tar-te a dar a morada da casa dele ja la vao uns anos...
    Esse sr que faz as reprogramações é do Norte do do Sul do pais!
    Mandas-lhe uma carta a perguntar se podes dar a morada e se te dá o numero de telefone e se ele disser que sim dás-me o numero de telefone dele!!

  30. #30
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    Sei de uma Laguna 1.6 16v que levou uma centralina nova, mas com o intuito de aproveitar as modificações mecânicas operadas no motor: árvores de cames novas, válvulas maiores e outros acepipes. Sem a reprogramação não seria possível tirar partido das alterações ao máximo.

    Se o carro for de origem podem-se também eliminar alguns compromissos que o fabricante impõe, tornando o motor mais "cheio" a médios regimes, sem que isso signifique muito mais cavalos no fim.

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