Óleo Mineral vs. Óleo Sintético
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Título: Óleo Mineral vs. Óleo Sintético

  1. #1
    Piloto de Kart Filipealexnobre's Avatar
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    Por Defeito Óleo Mineral vs. Óleo Sintético

    Boa tarde. Este é o meu 1º Post aqui no forum e não sei bem onde colocar a minha questão, o ideal seria num dos topicos bloqueados mas estão... bloqueados.

    A situação é a seguinte:
    Comprei um Seat Ibiza GT TDI de 90 cavalos no qual o antigo dono me assegurou que sempre fez as revisões na marca ( e estão assinaladas no livro e tudo em ordem) e que usa oleo sintético no motor.

    Tenho também uma VW Passat GL TDI de 90 cavalos (os motores são iguais), uma Toyota Hilux 2.4D e um Opel Corsa 1.3GT nos quais sempre usei um oleo mineral de origem Shell, 15-W40 com estas especificações:
    API (diesel): CI-4 Plus, CI-4, CH-4, CG-4, CF-4, CF
    API (gasolina): SL, SJ, SH.
    (de origem Shell porque não é comercializado pela Shell)


    A minha dúvida é a seguinte:
    Posso trocar o óleo sintético do Ibiza pelo mineral sem vir a ter problemas?

    Disseram-me há uns dias que isso me ia papar os segmentos em menos de nada porque o mineral não ia lubrificar em condições mas se usasse mineral e passasse para sintético já não havia problema...

    É mesmo assim que funciona? Se for verdade não há modo de "desintoxicar" o motor do oleo sintético para mineral?
    Não me estava mesmo nada a apetecer andar a comprar oleo com quase 50l de oleo em casa...

    Muito obrigado por qualquer ajuda,
    Filipe Nobre


  2. #2
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    Por Defeito

    os motores tdi só devem utilizar sintetico 5w40.usar mineral é encurtar a vida de um motor drasticamente, principalmente do turbo ,o oleo sintetico permite consumos de combustivel mais baixos,maior potencia e maior longevidade do motor. Não é no oleo que se deve poupar.

  3. #3
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    Por Defeito

    Se o ibiza da-se bem com o 5w40, então será prejudicial mudar para um mineral. Quando existir um consumo de óleo exagerado então é que convém baixar para um 10w40. Ou caso seja um 10w40, para um 15w40.

  4. #4
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    Antes do mais, Bem-Vindo.


  5. #5
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    Acerca do óleo, sempre ouvi falar que o sintético é melhor, que permite intervalos de revisão um pouco maiores, mas obviamente mais caro.

  6. #6
    Banido Ramiro Duarte's Avatar
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    Por Defeito

    O manual do carro esclarece isso,não vejio porque naõ possas usar um BOM óleo mineral, naturalmente com intervalos de substituição mais curtos.

  7. #7
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    Muito obrigado pelas respostas (e pelas boas vindas).

    No fundo a minha questão não estava relacionada com a qualidade do óleo sintético e do mineral.

    A questão principal é:

    Mudar de sintético para mineral vai provocar mais desgaste que usar sempre um mineral?

    E não estou a falar do desgaste normal provocado pelos oleos (no cado do mineral será sempre maior). Estou a falar de um desgaste brutalmente anormal, tipo os segmentos ao ar em menos de 20.000 Km.

    Foi o que me disseram, que mudar de sintético para mineral ia arruinar rapidamente o motor, enquanto que se mudasse de mineral para sintético não havia problema.

    Seria como se o motor ficasse "viciado" no sintético e já não houvesse retorno para mineral sem danos acrescidos.

    Muito obrigado pela vossa atenção, Filipe

  8. #8
    Piloto de Provas de Perícia
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    Por Defeito

    O problema de mudar de óleo sintético para mineral é suportudo devido às folgas existentes no motor. Se o carro trabalha bem com o 5w40, sem consumo exagerado, então é porque as folgas são pequenas. Ao meter um 15w40, como o óleo é mais espesso, pode não lubrificar correctamente o motor por causa dessas folgas pequenas.

    O contrário também pode ser problemático. Se um motor usa durante muito tempo um mineral, então já tem folgas consideráveis, e passar para um óleo mais fino causa uma deficiencia de lubrificação por este não se aguentar o tempo suficiente para lubrificar (é mais fluido...).

    Em relação à qualidade, os sintéticos têm bons aditivos, mas o uso de um bom mineral é tão válido como o uso de um sintético, desde que se respeitem os intervalos adequados para cada tipo de óleo. Mas encontrar bons minerais é que é mais difícil do que encontrar bons sintéticos. Os melhores minerais existentes são o Castrol Protection e o Cepsa Star. Só se vendem em estações de serviço ou em algumas lojas da especialidade.

  9. #9
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    Penso que o ideal é experimentares um semi-sintetico (10w40) e vez como o carro se porta... 1000 km será o suficiente para se experimetar o oleo...se notares melhorias, ainda podes experimentar o sintetico o 5w40... mas penso que o ideal será o 10w40...

  10. #10
    LH
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    Eu penso que os 15w40 são para motor sem turbo e Td's já convém usarem 10w40 ou 5w40 conforme os casos...

    uma questão: o ibiza tdi não é de 110 cv? tenho quase a certeza, mas podem ter surgido também com 90cv...

    e 110cv não é certamente o ideal usares 15w40...


  11. #11
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    Por Defeito

    Tenho um Polo TDI de 2001 (75cv)e gostava de saber que oleo posso usar ou que voçes já usaram em condições semelhantes.
    Tenho indicação que estes tres oleos são os mais indicados:
    - BP Visco Special V
    - Castrol 505.01
    - Galp Formula 505 (recomendado pela SAG no site)

    O que acham disto e onde posso encontrar isto no mercado (Lx) a preços em conta.


  12. #12
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    O Ibiza é de 90 cv. GT TDI de Junho de 97
    o motor é igual ao da Passat TDI de Setembro de 96

  13. #13
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    Por Defeito

    Boas pessoal.

    ja agora eu tenhu um ford fiesta de 92 a gasolina. k oleo sera o mais indicado? de quantos em quantos quilometros deverei proceder á sua substituiçao?

    obrigado e um abraço

  14. #14
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    Por Defeito

    Problema aparentemente resolvido:

    Depois de ler atentamente todas as respostas que me foram dadas e ponderar demoradamente sobre o assunto, resolvi dirigir-me ao concessionário SEAT onde o carro sempre fez a manutenção e comprar lá o óleo sintético recomendado. Afinal de contas, o carro sempre foi bem tratado e não havia de ser eu a tratá-lo mal...

    E tudo estava bem... até saber o preço de cada litro de óleo: 15€ /litro????????????

    7€/litro já ele é caro quanto mais 15!!!!!!

    Voltei para casa e meti do 15W-40 que tenho 50 litros e me foi vendido a preço de custo e me ficou em cerca de 2€/litro...

    Se um tractor agrícola faz um montão de trabalho de esforço e o óleo aguanta mais do dobro do tempo que um óleo corrente normal, de certeza que o meu Ibiza não se vai queixar!

    E se se queixar, o mais que posso ter que fazer é reparar o motor.
    Só sei que posso poupar 13€/litro em cada mudança de óleo e o carro vai fazer quase 50.000 KM/ano nos próximos 3 anos.

    Ou seja:
    5Litros X 13€ X ((50.000km/ano X 3 anos)/10000km de muda a muda) = 975 Euros

    Por esse dinheiro meto-lhe um jogo de segmentos... Se precisar...

    Depois da mudança de óleo já fez quase 3000 KM e o óleo está intacto, não baixou 1mm...

    Muito obrigado por toda a vossa atenção, Filipe.




  15. #15
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    Por Defeito

    Quanto ao Fiesta a gasolina, eu sei o que lhe iria pôr... Recomendar um óleo não sei... Mas normalmente deve fazer uns 15000 Km...

  16. #16
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    Por Defeito

    Sinceramente acho que fizeste uma pessima opção, a pior que podias ter feito mesmo.

    Ainda por cima quando ate parece que recomendam o 5W40 para esse carro.


    Claro que não ha-de estar a gastar nada, passar de 5W40 sintetico, num motor em bom estado, para 15W40, não pode gastar nada mesmo!!


    Claro que na marca ias pagar os olhos da cara pelo oleo, mas num Hiper compravas oleo bom, indicado para o carro, e muito mais barato!!



    Mas tu é que sabes, o carro é teu. ;)

  17. #17
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    Por Defeito

    Alem de mais boas a todos.

    Gostaria de ter uma opinião vossa acerca do intervalo de tempo rocumendado pelo fabricante.
    Comprei Gpunto 1.3 90cv em que o fabricante recumenda a mudança de olio aos 30000Km eu acho muito.

    O que vosses achan?

  18. #18
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por jprn

    Alem de mais boas a todos.

    Gostaria de ter uma opinião vossa acerca do intervalo de tempo rocumendado pelo fabricante.
    Comprei Gpunto 1.3 90cv em que o fabricante recumenda a mudança de olio aos 30000Km eu acho muito.

    O que vosses achan?
    Caso fosse meu, fazia-lhe a mudança de oleo e filtros de 20 em 20 mil.

    Não gosto de prolongar muito as revisões...


    Até porque as vezes esses 30000kms se calhar não serão feitos bem nas condições que eles idealizaram...


    E atenção, sempre, mas sempre com o oleo aconselhado pela FIAT!!!

    O oleo é o sangue do carro, nunca tentes poupar uns cobres nele, não vale a pena!! ;)

  19. #19
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    Por Defeito

    citação:Caso fosse meu, fazia-lhe a mudança de oleo e filtros de 20 em 20 mil.

    Não gosto de prolongar muito as revisões...


    Até porque as vezes esses 30000kms se calhar não serão feitos bem nas condições que eles idealizaram...


    E atenção, sempre, mas sempre com o oleo aconselhado pela FIAT!!!

    O oleo é o sangue do carro, nunca tentes poupar uns cobres nele, não vale a pena!!
    Estou completamente de acordo consigo mas toda a malta que eu conheço diz que ando a mandar dinheiro fora.

    Falei com chefe de oficina de um concessionario Fiat que diz que não vale a pena. Mas eu acho que vou manter as mudanças sempre a meio.

    Já é o quarto Fiat que tenho e sempre me dei bem com esta filosofia.

    Xauu fiquem bem

  20. #20
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    E que óleo recomendam para um Saxo 1.5D ?É um carro para bater km e pretendo um óleo que aguente kms por um bom preço.

  21. #21
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    citação:Originalmente colocada por Filipealexnobre
    Por esse dinheiro meto-lhe um jogo de segmentos... Se precisar...

    E junta mais algum para os turbos!

  22. #22
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    Óleo fula saia mais barato

  23. #23
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    epá tenho ouvido dizer mt bem do castrol gtx3 mas nao sei se é sintético ou mineral

  24. #24
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    Qual GTX3? O 15W40? 15W50? São minerais.

    O GTX Magnatec ou GTX3 Magnatec (há embalagens com GTX e outras com GTX3, é a mesma coisa...) 10W40 é um semi-sintético (baratucho, que por acaso é o que eu uso :D).

  25. #25
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    E o semi sintético é bom ou mau?!!
    Adicionam mineral ao sintético ou sintético ao mineral?!! :D

  26. #26
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Pcustodio

    Se o ibiza da-se bem com o 5w40, então será prejudicial mudar para um mineral. Quando existir um consumo de óleo exagerado então é que convém baixar para um 10w40. Ou caso seja um 10w40, para um 15w40.
    Eu tenho uma dúvida.. Mas por acaso sabes o k significa a indicação 10w40, ou 5w30?
    Kuanto á dúvida geral sobre o óleo sintéctico ou mineral, o óleo sintéctico é melhor por uma simples razão, o facto de ser sintéctico significa k tem "aditivos" para o óleo manter as suas propriedades de lubrificação, lavagem, etc durante mais tempo, enkuanto k com o oleo mineral não é bem axim(aliás hoje em dia já não se pode dizer existir óleo mineral, é só mais uma paneleirice k as marcas usam sem pensar por vezes).

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