Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030] - Página 5
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Título: Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

  1. #121
    Piloto de Testes Marco's Avatar
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    Your wish ;)


  2. #122
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Marco

    Your wish ;)
    Óptimo! Obrigado Marco. Acho que este tópico pode ajudar muita gente e evita que todas as semanas surja um tópico com o nome 'Que óleo Usar' ;)

  3. #123
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    citação:Originalmente colocada por MiguelCarromeu

    citação:É um lubrificante interessante, mas neste momento não tenho perto de mim dados. Se cumpre a norma serve.
    Um abraço.
    Estive a ver as folhas ténicas de ambos e parecem-me idênticos:

    http://www.cepsa.com/productos/jsp/r_h3-p.jsp?arg1=207#

    e...

    http://www.lubadmin.com/upload/produ...ang_1/1014.pdf

    O que achas? O Elf consegue ser um substituto razoável? É que o Cepsa custa o dobro... [xx(]

    Um abraço
    Miguel

    Boas. Esses links devem estar trocados.
    O Cepsa ai é o 5W40 e o Elf é 10W40.
    É normal nesse caso haver uma diferença grande.
    Quanto ao Elf é um produto bastante valido e com qualidade, mas não está tão adaptado à peninsula iberica e as suas altas temperaturas, mas calma que a diferença não é grande. Continua a ser uma boa escolha!
    O Cepsa 5W40 é totalmente diferente desse...

  4. #124
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    citação:Originalmente colocada por Pcustodio

    Já agora...

    Aqui já se falou que mudar de um oleo mais espesso para um mais fino não é aconselhável. E então andar a mudar de marca mas mantendo o tipo de óleo, há algum problema?

    E a qualidade superior dos oleos Star da Cepsa que o jeff afirma, é só para o star syn 5w40 ou também para a restante gama?
    Pode-se mudar de marca mantendo a viscosidade tambem, mas não é aconselhavel pois os aditivos das diversas marcas variam mudando a função desejada, assim o resultado final é um pouco imprevisivel. Mas regra geral não costuma haver problemas graves.
    A qualidade da gama Star é indiscutivel e a titulo de exemplo basta ver o Star Tdi-Gti 15W40 que com os seus aditivos consegue com a maior das facilidades atingir os 15000 kms com as propriedades inalteradas, mas nem em todos os motores,cuidado...:D
    Um abraço.

  5. #125
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    Por Defeito

    Venho aqui pedir ajuda aos experts no assunto para o seguinte:

    Tenho um Ibiza 1.4TDI com 12000km que segundo me parece usa óleo Castrol TXT 505.01, pelo menos foi o que a marca colocou quando lá fui recentemente acrescentar meio litro.

    Como as revisões e óleo na marca são caras, preferia comprar eu o óleo, então, qual o melhor óleo para o meu motor, e já agora qual o melhor em relação preço/qualidade.

    Cumps

  6. #126
    Piloto de Testes Marco's Avatar
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    Por Defeito

    Boas jeff,

    Bem o Honda conta com poucos kms depois da muda, cerca de 1700km mas ja noto diferenças.
    Tenho andando calmo pois vim de um oleo diferente (viscosidade maior e marca diferente) para o softec.
    Embora o carro estivesse a usar um oleo mais grosso a diferença que notei mais foi que o carro faz, ainda menos ruido do que fazia (por vezes deixo de ouvi-lo no habitaculo)!!
    O motor ainda esta numa fase de adptar-se so devendo estar no seu ponto ideal apos a muda deste oleo!

    Another question -»

    Na pratica, qual diferença de um oleo 10w40 para 10w60? para uso diario nao se aproveita as potencialidades de um oleo 10w60, mas faz mal usa-lo? Num carro sobrealimentado não protege mais o orgão da sobrealimentação(arrefeçe atraves do oleo do motor)?

  7. #127
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Marco

    Boas jeff,

    Bem o Honda conta com poucos kms depois da muda, cerca de 1700km mas ja noto diferenças.
    Tenho andando calmo pois vim de um oleo diferente (viscosidade maior e marca diferente) para o softec.
    Embora o carro estivesse a usar um oleo mais grosso a diferença que notei mais foi que o carro faz, ainda menos ruido do que fazia (por vezes deixo de ouvi-lo no habitaculo)!!
    O motor ainda esta numa fase de adptar-se so devendo estar no seu ponto ideal apos a muda deste oleo!

    Another question -»

    Na pratica, qual diferença de um oleo 10w40 para 10w60? para uso diario nao se aproveita as potencialidades de um oleo 10w60, mas faz mal usa-lo? Num carro sobrealimentado não protege mais o orgão da sobrealimentação(arrefeçe atraves do oleo do motor)?
    Mal não faz, mas pode vir a fazer, como passo a explicar: esses 10W60 são lubrificantes muito usados em competição devido ao aquecimento excessivo do lubrificante nas altas rpms, mas cumpre funções bem diferentes ao nivel da longevidade, detergencia, poluição e outros. Normalmente são oleos que exploram a detergencia (limpeza) ao maximo, mas deixam para segundo plano os gases que vai entrar no catalisador (de um carro normal de estrada) que o pode danificar gravemente e num curto espaço de tempo. Depois são lubrificantes com um curto espaço de kms entre mudanças, devido a condições de competição mesmo que se use no dia a dia.
    Podia dizer muito mais, mas acho que já chega...
    Um abraço.;)

  8. #128
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por basko

    Venho aqui pedir ajuda aos experts no assunto para o seguinte:

    Tenho um Ibiza 1.4TDI com 12000km que segundo me parece usa óleo Castrol TXT 505.01, pelo menos foi o que a marca colocou quando lá fui recentemente acrescentar meio litro.

    Como as revisões e óleo na marca são caras, preferia comprar eu o óleo, então, qual o melhor óleo para o meu motor, e já agora qual o melhor em relação preço/qualidade.

    Cumps
    Boas. Esse Txt 505.01 é excelente por isso deve manter, mas deve sair muitos €€€€. Procura um oleo equivalente, Bp Visco Special V ou Cepsa Tdi Synt. Devem ser um pouco mais baratos... ou não...
    Um abraço.

  9. #129
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    citação:Originalmente colocada por jeff
    Boas. Esse Txt 505.01 é excelente por isso deve manter, mas deve sair muitos €€€€. Procura um oleo equivalente, Bp Visco Special V ou Cepsa Tdi Synt. Devem ser um pouco mais baratos... ou não...
    Um abraço.
    Eu que o diga... paguei €20 por um litro na seat...[8)]

    Obrigadão Jeff.


  10. #130
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    Tudo tem a sua razão de existir!

    jeff indique-me, na sua opinião, alguns 10w40 bons que andem ai para um 1.3cc sobrealimentado!

    O TXT 10w40, é um bom oleo?

  11. #131
    Piloto de Testes Marco's Avatar
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    Tudo tem a sua razão de existir!

    jeff indique-me, na sua opinião, alguns 10w40 bons que andem ai para um 1.3cc sobrealimentado!

    O TXT 10w40, é um bom oleo?

  12. #132
    Piloto de Troféu CMiguelQ's Avatar
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    Por Defeito

    CARO JEFF

    Fantástica a sua colaboração.

    Qual a sua opinião acerca das mudanças de óleo do meu carro, tenho um Galant 2.0TD 1998 com cerca de 138000km, na marca sei que põe oleo galp não deve ser grande coisa pois custa 30€, mas ultimamente tenho trocado o óleo no stationmarché e tenho posto óleo Mobil Super S 10w40, na marca recomendam troca de 7500km. Mas eu faço cerca de 1000km por semana e queria saber se é possível neste motor fazer trocas de 15000 com outro óleo melhor? É que andar a trocar óleo de mês e meio em mês e meio.E já agora se sim alguns exemplos.

    Obrigado

  13. #133
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    citação:Originalmente colocada por Marco

    Tudo tem a sua razão de existir!

    jeff indique-me, na sua opinião, alguns 10w40 bons que andem ai para um 1.3cc sobrealimentado!

    O TXT 10w40, é um bom oleo?
    Esse Txt é um excelente oleo. Já varias vezes faço referencia a 10W40 com qualidade: Cepsa Star 10W40 Synth. Mas há mais: Bp Visco 5000, esse Castrol e outros.
    Um abraço.

  14. #134
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    citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

    CARO JEFF

    Fantástica a sua colaboração.

    Qual a sua opinião acerca das mudanças de óleo do meu carro, tenho um Galant 2.0TD 1998 com cerca de 138000km, na marca sei que põe oleo galp não deve ser grande coisa pois custa 30€, mas ultimamente tenho trocado o óleo no stationmarché e tenho posto óleo Mobil Super S 10w40, na marca recomendam troca de 7500km. Mas eu faço cerca de 1000km por semana e queria saber se é possível neste motor fazer trocas de 15000 com outro óleo melhor? É que andar a trocar óleo de mês e meio em mês e meio.E já agora se sim alguns exemplos.

    Obrigado
    Boas. Ora cá está um motor "dificil", pois é um motor muito exigente na qualidade. Não deve de maneira nenhuma mudar esses 7500 kms de mudança. Esse motor tem uma combustão mais "suja" que o normal, pois é pensado não nas performances mas na longevidade. É um excelente motor. O Oleo deve ter um aditivo de refrigeração muito acentuado. A Galp não é solução para esse motor, mesmo esse Mobil não é o mais indicado, pois é demasiado "fino" e não limpa muito bem as paredes nesse motor (noutros é uma boa aplicação). Deve usar um bom 15W40 tais como o Castrol Protection ou o Cepsa Tdi-Gti para intervalos de 7500 kms no maximo, isto para ter motor até cair de podre...
    Um abraço.

  15. #135
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    citação:Originalmente colocada por basko

    Venho aqui pedir ajuda aos experts no assunto para o seguinte:

    Tenho um Ibiza 1.4TDI com 12000km que segundo me parece usa óleo Castrol TXT 505.01, pelo menos foi o que a marca colocou quando lá fui recentemente acrescentar meio litro.

    Como as revisões e óleo na marca são caras, preferia comprar eu o óleo, então, qual o melhor óleo para o meu motor, e já agora qual o melhor em relação preço/qualidade.

    Cumps
    qualquer marca desde que cumpra o 505.01


    Cepsa e Elf são a mesma coisa na Peninsula
    são embalados ambos em Algeciras, ;)

  16. #136
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    Por Defeito

    10w-40 é um chamado "semi-sintéctico", óleo de boa qualidade e suficiente para a maior parte dos automóveis modernos,´
    excepção aos TDI que devem cumprir a norma 505.01

  17. #137
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    Caro Jeff mto obrigado pela atenção

    Mas 15w40 não é mineral? Será melhor um óleo mineral que um semi.sintético? Tinha a sensação q o facto do carro ter turbo era sempre aconselhado óleos sintéticos.

    Tendo em conta o que disseste, nem t conto uma que uma vez fiz, puz Mobil TD 0w40, pensava óleo 100% sintético é decerteza melhor, mas foi so uma muda, por acaso fui sempre verificando o nível e ele não consumiu nada.

    Abraço

  18. #138
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    citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

    Caro Jeff mto obrigado pela atenção

    Mas 15w40 não é mineral? Será melhor um óleo mineral que um semi.sintético? Tinha a sensação q o facto do carro ter turbo era sempre aconselhado óleos sintéticos.

    Tendo em conta o que disseste, nem t conto uma que uma vez fiz, puz Mobil TD 0w40, pensava óleo 100% sintético é decerteza melhor, mas foi so uma muda, por acaso fui sempre verificando o nível e ele não consumiu nada.

    Abraço
    Não é melhor o mineral que o sintectico, é normalmente diferente para melhor o sintectico, mas no caso desse motor especifico não se ganhava nada (até prejudica) em usar um semi ou mesmo sintectico, pois esses minerais que aconselho são especiais. Não ponhas esse 0W40!
    Um abraço.

  19. #139
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por RICHARD

    citação:Originalmente colocada por basko

    Venho aqui pedir ajuda aos experts no assunto para o seguinte:

    Tenho um Ibiza 1.4TDI com 12000km que segundo me parece usa óleo Castrol TXT 505.01, pelo menos foi o que a marca colocou quando lá fui recentemente acrescentar meio litro.

    Como as revisões e óleo na marca são caras, preferia comprar eu o óleo, então, qual o melhor óleo para o meu motor, e já agora qual o melhor em relação preço/qualidade.

    Cumps
    qualquer marca desde que cumpra o 505.01


    Cepsa e Elf são a mesma coisa na Peninsula
    são embalados ambos em Algeciras, ;)
    Boas. Não é bem assim que qualquer marca que cumpra o 505.01. Nem todos os tdi usam esta norma. Existem diferenças e grandes entre as diferentes marcas ao nivel dos aditivos e desenvolvimento da composição. É verdade que ambos são embalados em Algeciras mas com especificações diferentes. A Elf neste momento em Algeciras só embala tambores, não embalagens mais pequenas.
    Um abraço.

  20. #140
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    Por Defeito

    olá jeff,
    ainda á 2 anos embalavam tudo, entretanto mudaram???
    claro que me estava a referir aos TDI que pedem a 505.01
    um bom semi-sintéctico de uma marca conhecida serve perfeitamente para a grande parte dos automóveis

    atenção: o óleo normalmente é efectuado após xxxx km, mas sei de uma história onde a pessoa utilizava um óleo cepsa numa pick-up com cabine de refrigeração, e durante o dia deixava sempre o motor a trabalhar para refrigerar, mesmo quando ia almoçar. O motor avariou pq o óleo se desgastou rapidamente.
    Foi enviada uma amostra para a cepsa e a conclusão do laboratório era que o óleo estava muito desgastado fruto de uma intensa utilização,e ainda faltavam mais de 5000 km para a mudança de óleo, recomendaram nestes casos utilizar horas de trabalho do motor e não km percorridos.
    Se for o caso de alguém fica recomendação

  21. #141
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por RICHARD

    olá jeff,
    ainda á 2 anos embalavam tudo, entretanto mudaram???
    claro que me estava a referir aos TDI que pedem a 505.01
    um bom semi-sintéctico de uma marca conhecida serve perfeitamente para a grande parte dos automóveis

    atenção: o óleo normalmente é efectuado após xxxx km, mas sei de uma história onde a pessoa utilizava um óleo cepsa numa pick-up com cabine de refrigeração, e durante o dia deixava sempre o motor a trabalhar para refrigerar, mesmo quando ia almoçar. O motor avariou pq o óleo se desgastou rapidamente.
    Foi enviada uma amostra para a cepsa e a conclusão do laboratório era que o óleo estava muito desgastado fruto de uma intensa utilização,e ainda faltavam mais de 5000 km para a mudança de óleo, recomendaram nestes casos utilizar horas de trabalho do motor e não km percorridos.
    Se for o caso de alguém fica recomendação
    Isso é claro que funciona assim. Num camião de obras publicas é sempre por horas de trabalho em conjunto com os kms pois passam grande parte do tempo a trabalhar parados. É uma questão de bom senso.

  22. #142
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    foi só um alerta pq certas pessoas[8]

    :D

  23. #143
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    Boas!

    Como estamos sempre a aprender, ao dar uma vista de olhos no tdiclub.com, eles referem que se pode utilizar óleo 506.01 no lugar do 505.01, sendo que o 506.01 é melhor a nível de protecção do motor. Isto em motores que tenham de trocar de óleo aos 15.000km, sem estarem preparados para o sistema long-life.
    Será mesmo assim, os óleos 506.01 poderão ser usados nestes casos, com melhorias na protecção do motor?
    Em caso de assim ser, o castrol 506.01 será um excelente óleo, tal como o 505.01?

    Um abraço

  24. #144
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    Boas,

    Estou a ver que o Jeff continua por cá a dar grandes ajudas ao pessoal. Lembras-te de termos falado sobre a utilização do TXT 10W40 semi-sintético que me colocaram na muda intermédia dos 10mil kms?

    Pois...devido a outras coisas que por agora não me vou alongar, pretendo usar outro óleo...o que recomendas? (desculpa mas já não me lembro do que me tinhas recomendado anteriormente).

    O meu carro é o Civic Type-R, a ideia é que o óleo dure os 20mil kms (provavelmente menos pois eu faço menos do que isso por ano...faço cerca de 16-18mil) e que suporte as condições daquele motor...que corta às 8300rpms e que faz rotações como nós comemos bolos...lololol.

    Quero a protecção máxima nessas condições. Da Castrol o que há? A especificação do manual apenas fala de um Shell 5w40 100% sint., mas a Honda anda a usar apenas Castrol devido a acordos.

    O Castrol RS 5w40 é bom? Há melhor?

  25. #145
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

    Boas,

    Estou a ver que o Jeff continua por cá a dar grandes ajudas ao pessoal. Lembras-te de termos falado sobre a utilização do TXT 10W40 semi-sintético que me colocaram na muda intermédia dos 10mil kms?

    Pois...devido a outras coisas que por agora não me vou alongar, pretendo usar outro óleo...o que recomendas? (desculpa mas já não me lembro do que me tinhas recomendado anteriormente).

    O meu carro é o Civic Type-R, a ideia é que o óleo dure os 20mil kms (provavelmente menos pois eu faço menos do que isso por ano...faço cerca de 16-18mil) e que suporte as condições daquele motor...que corta às 8300rpms e que faz rotações como nós comemos bolos...lololol.

    Quero a protecção máxima nessas condições. Da Castrol o que há? A especificação do manual apenas fala de um Shell 5w40 100% sint., mas a Honda anda a usar apenas Castrol devido a acordos.

    O Castrol RS 5w40 é bom? Há melhor?
    Já tens uma PM. Um abraço.

  26. #146
    Moderador Nightlord's Avatar
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    Obrigado pela ajuda Jeff...já tens resposta também lolol

  27. #147
    imported_pedrosousa
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    Por Defeito

    Escolher um Oléo:

    Ver especificação API, para motores a gasolina:
    API: SA,SB,...,SL (Quanto maior a ultima letra melhor).

    para motores a gasoleo:
    API: CA,CB,...,CH (Quanto maior a ultima letra melhor).

    Quanto ao indice de inverno vulgo (5w).

    Nós no nosso país chega-nos muito bem o 15W, quando a oleos sintéticos entre dois com a mesma especificação API (Supondo um CF) por exemplo 5W40 ou 10W40 escolham o mais barato.

    O que interessa é terem a ultima especificação e depois terem atenção ao indice superior (40; 50; 60) devem respeitar neste caso o indicado pela marca.
    Quanto ao indice de inverno não se metam em loucuras, porque no nosso país nunca temos temperaturas abaixo de -10C.[EDITADO]

    Os oleos têm que respeitar normas por isso desde que tenham a melhor especificação (API) que consigam encontrar estão bem servido.
    Leiam com atenção o rotulo de várias embalagens. Não há inconveniente em comprar em hipermercados desde que se leia o rótulo da embalagem.

  28. #148
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    Por Defeito

    Muitos locais em Portugal registam temperaturas abaixo de zero... até os locais mais quentes...

    E API não é a única especificação. Pelo menos a maioria das marcas ignora essa especificação nos manuais e requer outras tais como as da mercedez, volkswagen, porsche, a acea... até o pior oleo que ja vi respeita a norma API, mas as outras não.

    Para além disso, a diferença entre um 5w, 10w ou 15w não é só no Inverno. Motores diferentes requerem fluidez de oleo diferente e há quer ter em conta a kilometragem que dura o oleo.

  29. #149
    imported_pedrosousa
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    Por Defeito

    Nem eu disse que é a unica. Mas é provavelmente a mais generalizada. Se vamos entrar por aí, só deves comprar o oleo recomendado pela marca, é só ler o manual da viatura.

    Quanto às temperaturas, o que é que a temperatura ser abaixo de 0 tem a ver com o que disse.

    Imagina que num:
    10W tens 3500 cst a -20C
    e num
    15W tens 3500 cst a -15C

    (Estes dados estão correctos, "cst" é a unidade de viscosidade)

    Achas que compensa comprar o 10W para o nosso país?? O que dizes de um 5W??

    Caso do 5W 3500 cst a -25C...

    Quem gosta de gastar dinheiro até pode comprar um 0W... Mas não ganha nada com isso...

  30. #150
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    Por Defeito

    É com cada um!!!!! Nem comento.

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