Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030] - Página 3
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Título: Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

  1. #61
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por MiguelCarromeu

    citação:Originalmente colocada por jeff


    Todos eles têm boa qualidade, mas aquele que eu mais recomendo é o Cepsa Mega Synth 5W40 (5 Litros!),excelentes propriedades anti-desgaste e consumo, não te esqueças que precisas mais de 4 Lts. Os outros compra se estiverem em promoção.;)
    Um abraço.
    Vou ver esse mesmo. Para te dizer a verdade costumava ter alguns preconceitos em relação à Cepsa! Burrice minha, está visto! O único motivo que me fez inclinar para o Selénia foi o facto de preconizar as duas referências da VW para o meu motor 500.00 & 505.00. Ainda não vi nenhum outro que tivesse as duas (como aconselha o manual de instruções). Só mais uma coisa: achas que compre 10W40 ou 5W40? O carro tem 85.000 km.
    Mais uma vez, obrigadão!
    A Cepsa tem uma das melhores refinarias do mundo, é por isso que quase todas as marcas são lá embaladas.;). Esse motor necessita da especificação Vw 505.00, mas isso quase todos os oleos têm. Agora quanto a aditivos aí a coisa é diferente. Se o motor ainda não come oleo até aos 15 mil usa o 5W40 (se o motor neste momento estiver a usar um 10W40 nas 2 primeiras mudanças o carro vai ter tendencia a gastar um bocado.), senão usa um bom 10W40.
    Um abraço.


  2. #62
    Piloto de Testes Marco's Avatar
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    Boas jeff,

    Ja agora podias-me responder a uma curiosidade minha, qual a diferença dos oleos de carro para os de mota(4 cilindros)?

    Por exemplo, temos um oleo SAE 15w40 mineral API SJ de mota e um igual mas de carro...qual a diferença? Sera que se pode usar o da mota no carro e vice-versa?

    Uma mota sempre faz 10.000, 12.000rpm e as vezes mais, nao serao a partida oleos melhores?

  3. #63
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    Por Defeito

    Obrigado pelas respostas Jeff. Se eu optar por um bom 10W40, achas que me deva manter pela Cepsa?

  4. #64
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    citação:Originalmente colocada por MiguelCarromeu

    Obrigado pelas respostas Jeff. Se eu optar por um bom 10W40, achas que me deva manter pela Cepsa?
    É uma boa hipotese como algumas outras (Castrol, Shell, Bp...), mas tenta encontrar uma embalagem de 5 litros que acho que só há na Cepsa por agora, porque tambem estas estão a mudar para 4 litros.[8]
    Mobil não te aconselho...
    Um abraço.

  5. #65
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    citação:Originalmente colocada por Marco

    Boas jeff,

    Ja agora podias-me responder a uma curiosidade minha, qual a diferença dos oleos de carro para os de mota(4 cilindros)?

    Por exemplo, temos um oleo SAE 15w40 mineral API SJ de mota e um igual mas de carro...qual a diferença? Sera que se pode usar o da mota no carro e vice-versa?

    Uma mota sempre faz 10.000, 12.000rpm e as vezes mais, nao serao a partida oleos melhores?
    Ora aqui está uma boa questão! A diferença entre uns e outros está relacionado exactamente com os aditivos e não com o oleo em si (Base). O indice de dispersão nas motas têm de ser muito maior de forma a se dispersar mais depressa para lubrificar a altissimas Rpms. Normalmente são oleos muito mais "finos" pois as motas têm folgas minimas, normalmente estes oleos mesmo de base mineral têm uma grande parte de aditivação sintectica. O oleo de mota funciona num motor de ligeiro mas o indice de consumo de oleo é muito alto pois não cumpre a lubrificação normal podendo mesmo em alguns casos destruir as paredes das camisas dos cilindros. Em conclusão, os oleos apesar de terem especificações parecidas, só devem ser usados para o fim para o qual são produzidos.
    Um abraço.

  6. #66
    Piloto de Fórmula 1 sempreabrir's Avatar
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    ja li aqui sobre quase todas as marcas de oleo e embora nao lendo todos os posts julgo não se ter falado muito dos oleos da galp.o sintetico da galp será bom?nomeadamente para um 1.9 TDI de 130 cv.cumpts

  7. #67
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    citação:Originalmente colocada por sempreabrir

    ja li aqui sobre quase todas as marcas de oleo e embora nao lendo todos os posts julgo não se ter falado muito dos oleos da galp.o sintetico da galp será bom?nomeadamente para um 1.9 TDI de 130 cv.cumpts
    Os oleos Galp não são propriamente de topo...
    São as chamadas copias menores...:D
    Para esse motor o oleo da Galp com a norma 506.01 (não me lembro do nome.) é simplesmente suficiente (é uma copia com menos uns aditivos), agora bom ........
    Não vou estragar o mercado.
    Um abraço.;)

  8. #68
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    Jeff queres tu dizer que á partida a utilização de um oleo de mota num carro nao haveria problema, apenas se tem de ter cuidado pelo consumo anormal que se iria verificar devido a ser um oleo fino, é isso?
    Ja um oleo de carro numa moto nao iria dar coisa boa...correcto?

  9. #69
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    citação:Originalmente colocada por Marco

    Jeff queres tu dizer que á partida a utilização de um oleo de mota num carro nao haveria problema, apenas se tem de ter cuidado pelo consumo anormal que se iria verificar devido a ser um oleo fino, é isso?
    Ja um oleo de carro numa moto nao iria dar coisa boa...correcto?
    É mais ou menos isso. Digamos apenas que poderia haver mais algumas consequencias nos desgastes das peças. Um oleo de carro em motas é ainda pior! Isto falando de oleo de motas de 4 tempos, claro.

  10. #70
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    jeff pode-se dizer por exemplo que um oleo de mota 15w40 pode ser igual a um oleo de carro 0w40 em termos de fluidez e estragos que possa causar num carro??

  11. #71
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    citação:Originalmente colocada por Marco

    jeff pode-se dizer por exemplo que um oleo de mota 15w40 pode ser igual a um oleo de carro 0w40 em termos de fluidez e estragos que possa causar num carro??
    Pode +-, pois na mota com mais Rpms a temperatura de explosão é maior e o oleo torna-se muito mais fino que num motor de ligeiro mesmo com aditivos para regular a temperatura. O 0W40 de carro é um oleo já muito "fino" a frio e numa mota este oleo evapurava-se quando chega-se a altas temperaturas.
    Não te ponhas a experimentar inventar!;)

  12. #72
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    Thanks jeff

  13. #73
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    Muito obrigado, mais uma vez, pela alta qualidade das respostas Jeff!

  14. #74
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    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por sempreabrir

    ja li aqui sobre quase todas as marcas de oleo e embora nao lendo todos os posts julgo não se ter falado muito dos oleos da galp.o sintetico da galp será bom?nomeadamente para um 1.9 TDI de 130 cv.cumpts
    Os oleos Galp não são propriamente de topo...
    São as chamadas copias menores...:D
    Para esse motor o oleo da Galp com a norma 506.01 (não me lembro do nome.) é simplesmente suficiente (é uma copia com menos uns aditivos), agora bom ........

    eu digo isto porque é o oleo que o meu cordoba está a utilizar actualmente.vou tentar saber ao certo qual é e depois recoloco a questão.de qualquer forma obrigado pela resposta e cumprimentos.
    Não vou estragar o mercado.
    Um abraço.;)

  15. #75
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    Boas jeff,

    O Castrol ja la mora desde sabado...ainda so conta com 220kms mas á 1ª vista ate me pareçe que o motor emite menos ruido, fantastico

    Espero que o 1600cc da Honda goste mesmo deste oleo, que te pareçe?

  16. #76
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    Reparei que ninguém falou do Mobil 1, pois é este que meto no carro, e durante o tempo que não estava no mercado usava o bp visco 7000. Mas o que dizem do mobil 1 (0W 40 Turbo diesel).

    Obrigado

  17. #77
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por gnmartins

    Reparei que ninguém falou do Mobil 1, pois é este que meto no carro, e durante o tempo que não estava no mercado usava o bp visco 7000. Mas o que dizem do mobil 1 (0W 40 Turbo diesel).

    Obrigado
    Esse Mobil 1 0W40 TD é um oleo especifico para alguns veiculos. Não é um oleo para o comum dos motores. Qual é o carro onde é aplicado?
    É um lubrificante bom, mas é extremamente caro...

  18. #78
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    Oh amigo jeff, viu o que escrevi?

    depois digo se estou contente...aparentemente ja fiquei por fazer menos ruido :0)

  19. #79
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    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por gnmartins

    Reparei que ninguém falou do Mobil 1, pois é este que meto no carro, e durante o tempo que não estava no mercado usava o bp visco 7000. Mas o que dizem do mobil 1 (0W 40 Turbo diesel).

    Obrigado
    Esse Mobil 1 0W40 TD é um oleo especifico para alguns veiculos. Não é um oleo para o comum dos motores. Qual é o carro onde é aplicado?
    É um lubrificante bom, mas é extremamente caro...
    O carro em causa é um megane 1.9dTi. Mudo de 15 mil em 15 mil.

    Obrigado

  20. #80
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    citação:Originalmente colocada por gnmartins

    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por gnmartins

    Reparei que ninguém falou do Mobil 1, pois é este que meto no carro, e durante o tempo que não estava no mercado usava o bp visco 7000. Mas o que dizem do mobil 1 (0W 40 Turbo diesel).

    Obrigado
    Esse Mobil 1 0W40 TD é um oleo especifico para alguns veiculos. Não é um oleo para o comum dos motores. Qual é o carro onde é aplicado?
    É um lubrificante bom, mas é extremamente caro...
    O carro em causa é um megane 1.9dTi. Mudo de 15 mil em 15 mil.

    Obrigado
    Boas. Nesse motor não é a aplicação correcta, embora não comprometa, não está a ter a devida lubrificação pois é um oleo extremamente "fino" e não lubrifica as paredes das camisas tempo suficiente para proteger. O motor deve ter um bom consumo de oleo, não? Para esse motor o normal é usar um bom 10W40 ou mesmo um 15W40 de longa duração (para fazer 15000 kms).
    Um abraço.

  21. #81
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por gnmartins
    ...
    O carro em causa é um megane 1.9dTi. Mudo de 15 mil em 15 mil.
    ...
    Eu cheguei a usar o Mobil 1 0-40W, num Audi 1.9 TDi de 99, mas aconselharam-me a mudar para o Shell Helix ULTRA 5-40W e foi o que fiz. (Ainda é mais caro [8] )
    Porquê não sei, mas o jeff é capaz de saber.

  22. #82
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    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por gnmartins

    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por gnmartins

    Reparei que ninguém falou do Mobil 1, pois é este que meto no carro, e durante o tempo que não estava no mercado usava o bp visco 7000. Mas o que dizem do mobil 1 (0W 40 Turbo diesel).

    Obrigado
    Esse Mobil 1 0W40 TD é um oleo especifico para alguns veiculos. Não é um oleo para o comum dos motores. Qual é o carro onde é aplicado?
    É um lubrificante bom, mas é extremamente caro...
    O carro em causa é um megane 1.9dTi. Mudo de 15 mil em 15 mil.

    Obrigado
    Boas. Nesse motor não é a aplicação correcta, embora não comprometa, não está a ter a devida lubrificação pois é um oleo extremamente "fino" e não lubrifica as paredes das camisas tempo suficiente para proteger. O motor deve ter um bom consumo de oleo, não? Para esse motor o normal é usar um bom 10W40 ou mesmo um 15W40 de longa duração (para fazer 15000 kms).
    Um abraço.
    Sempre pensei que o 40 indicava a viscosidade e 0W era a o melhor para temperaturas mais baixas, e como passo muito tempo na serra da estrela optei pelo 0w 40 em detrimento do 5w 40. Quanto ao consumo de óleo... nada o carro tem 140 mil e nunca consumiu óleo. Quanto ao não lubrificar as paredes, como disse antes, pensei que a viscosidade era o que interessava...
    Obrigado

  23. #83
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    Tens muita sorte em não consumir oleo, principalmente quando é um oleo feito para ser consumido. Quanto a estar na Serra da Estrela chega para isso um bom 10W40. Agora que esse oleo não está a ser aproveitado, isso eu garanto. O Mobil 1 0W40 é um oleo de longa duração (Long-Drain) que é utilizado para motores com muito pouca folga Camisa-Cilindro. Nesse motor a folga é consideravel e pode não lubrificar o topo das camisas. Podes ter sorte...
    Um abraço.

  24. #84
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    citação:Originalmente colocada por jeff

    Tens muita sorte em não consumir oleo, principalmente quando é um oleo feito para ser consumido. Quanto a estar na Serra da Estrela chega para isso um bom 10W40. Agora que esse oleo não está a ser aproveitado, isso eu garanto. O Mobil 1 0W40 é um oleo de longa duração (Long-Drain) que é utilizado para motores com muito pouca folga Camisa-Cilindro. Nesse motor a folga é consideravel e pode não lubrificar o topo das camisas. Podes ter sorte...
    Um abraço.
    Quais os efeitos a longo prazo, pois só vou mudar o óleo aos 150 mil, e qual um bom óleo 10W40 para 15mil km's

    Obrigado

  25. #85
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    citação:Originalmente colocada por gnmartins

    citação:Originalmente colocada por jeff

    Tens muita sorte em não consumir oleo, principalmente quando é um oleo feito para ser consumido. Quanto a estar na Serra da Estrela chega para isso um bom 10W40. Agora que esse oleo não está a ser aproveitado, isso eu garanto. O Mobil 1 0W40 é um oleo de longa duração (Long-Drain) que é utilizado para motores com muito pouca folga Camisa-Cilindro. Nesse motor a folga é consideravel e pode não lubrificar o topo das camisas. Podes ter sorte...
    Um abraço.
    Quais os efeitos a longo prazo, pois só vou mudar o óleo aos 150 mil, e qual um bom óleo 10W40 para 15mil km's

    Obrigado
    Quanto a efeitos no longo prazo, o mais normal será um desgaste prematuro do motor (Camisas e cilindros), valvulas "torcidas", turbo com falhas e folgas e começar a exagerar nos consumos de oleo, mas como dizes que o consumo é zero...
    Se o carro sempre usou esse oleo desde o inicio acho que deves continuar, se não notar o motor mais preso e com falhas na subida das rpms...
    Um bom oleo 10W40 é o Bp Visco 5000, mas há mais como o Cepsa synth 10W40 ou o Castrol...
    Um abraço.

  26. #86
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    Estou parvo com o conheçimento deste grande sr. que é o jeff, estamos sempre a aprender!!

    jeff apesar de ter contactado varios concessionarios Honda e todos eles me disseram para por oleo 5w40 ou em alternativa 10w40, gostaria de saber a SUA opiniao.

    Dando a Honda estas duas hipotesses, qual seria, para si, a melhor aposta em termos de proteger este motor (1.6 VTI 160cv) ao maximo (falando de viscosidades), so quero o melhor para ele.

    Fiz uma boa opçao em escolher o 5w40? Qual seria a diferença na pratica de utilizar o 10w inves do 5w neste motor?

  27. #87
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Marco

    Estou parvo com o conheçimento deste grande sr. que é o jeff, estamos sempre a aprender!!

    jeff apesar de ter contactado varios concessionarios Honda e todos eles me disseram para por oleo 5w40 ou em alternativa 10w40, gostaria de saber a SUA opiniao.

    Dando a Honda estas duas hipotesses, qual seria, para si, a melhor aposta em termos de proteger este motor (1.6 VTI 160cv) ao maximo (falando de viscosidades), so quero o melhor para ele.

    Fiz uma boa opçao em escolher o 5w40? Qual seria a diferença na pratica de utilizar o 10w inves do 5w neste motor?
    Desculpa não ter dito nada mas estava distraido...
    Esse motor merece um bom 5W40, pois é um motor com mutas rpms!!! O 10W40 tambem é uma opção valida, mas nas altas Rpms o motor trabalha a altissimas temperaturas e na concepção dos lubrificantes 100% sintecticos com a fluidez de um 5W40 é mais facil controlar a temperatura de arrefecimento do oleo (caso do Castrol em causa) com o aditivo correcto do que num 10W40 em que não é tão fluido. Depois há a diferença na duração do oleo (10 e 15 mil kms). Ora numa utilização mista (Calma e desportiva), aquele oleo que aguenta mais as suas qualidades é o 5W40, nesse motor. Noutros motores é o contrario.;)
    Deve o motor ter um funcionamento bastante linear com esse Castrol e o motor deve aquecer pouco, mesmo em condução rapida. Boa escolha e boa sorte.

  28. #88
    Piloto de Testes PauloRaposo's Avatar
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    Caro jeff,

    Visto que é o especilaista de óleos aqui do Fórum, queria saber a sua opinião sobre que óleo colocar num Accord Type-R.

    Não sei se conhece bem o motor em causa (existem poucos em Portugal) mas posso-lhe adiantar que é um 2.157 cc com 212 cv de potência (às 7.200 rpm) e 21.9 kgm de binário (às 6,700 rpm).

    Na Honda costumam pôr o CASTROL TXT 10W40. Parece-lhe bem ou aconselha outro tipo de óleo para este motor?


  29. #89
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    citação:Originalmente colocada por Paulo Raposo

    Caro jeff,

    Visto que é o especilaista de óleos aqui do Fórum, queria saber a sua opinião sobre que óleo colocar num Accord Type-R.

    Não sei se conhece bem o motor em causa (existem poucos em Portugal) mas posso-lhe adiantar que é um 2.157 cc com 212 cv de potência (às 7.200 rpm) e 21.9 kgm de binário (às 6,700 rpm).

    Na Honda costumam pôr o CASTROL TXT 10W40. Parece-lhe bem ou aconselha outro tipo de óleo para este motor?

    Boas. Especialistas são os individuos que desenvolvem as formulas dos oleos. Eu só comprovo a qualidade.
    Quanto ao Accord Type-R é um carro muito meu conhecido, pois andei nele durante 1 semana em 2000 (ou 2001, já não me lembro.). E que semana!!! Excelente carro! Eu já tive 2 Hondas e não me esqueço dessa marca, mas na altura que comprei o meu actual não podia pensar num gasolina.
    Quanto ao oleo para esse motor recomendo o mesmo que para o 1.6 Vti. O Castrol Txt 10W40 é um excelente oleo e até fica bem servido, mas por opção minha eu colocava o 5W40.
    Um abraço.

  30. #90
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    Por Defeito

    jeff,

    Muito obrigado pela opinião.

    Já agora podia explicar melhor porque optaria pelo 5w40 em detrimento do 10w40? Quais as principais diferenças entre estes dois óleos da Castrol? Será que com o 5W40 vou sentir um maior consumo de óleo?

    O BP Visco 7000 5W40 ou o Shell Helix Ultra também são opções válidas para este motor? Qual destes três pensa ser o mais indicado para o Accord Type-R?

    NOTA: Mudo de óleo de 15.000 em 15.000 ou anualmente, conforme o que ocorrer primeiro (no meu caso é de ano a ano).

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