Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030] - Página 2
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Título: Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

  1. #31
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    Por Defeito

    Eu devo meter BP Visco 5000 10w-40 entao. Só falta saber preços.

    Acho engraçado o motor a gasolina levar 0w40 e o gasoleo 10w40. A folga entre cilindros e maior nos diesel ou e por ser mais antigo?

    Abraços


  2. #32
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Superfast

    Eu devo meter BP Visco 5000 10w-40 entao. Só falta saber preços.

    Acho engraçado o motor a gasolina levar 0w40 e o gasoleo 10w40. A folga entre cilindros e maior nos diesel ou e por ser mais antigo?

    Abraços
    Os motores desse ano não podem usar 0W40...

  3. #33
    imported_ADF
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    citação:Originalmente colocada por Marco

    Nesse caso em relaçao ao Shell Ultra por exemplo, nao ha problema comprar nos hipers pois a embalagem e a mesma salvo erro.
    A Shell foi categórica na informação que me deu, de que o mesmo tipo de óleo, desde que se encontre em embalagem inviolada da Shell,
    tem as mesmas características, independentemente do lugar onde é vendido.

    Isto é,
    o Ultra é rigorosamente igual em todo o lado (desde que em embalagens invioladas da Shell)
    e
    o mesmo se verifica quer para o Super, quer para o Plus.

    ( Eu também uso Shell Helix Ultra 5W-40 que - depois desta informação - comecei a comprar no Hiper.
    A embalagem e as especificações são [u]exactamente</u> as mesmas, está inviolada e é (muito) mais barato que - até - nas gasolineiras da própria Shell )


  4. #34
    imported_ciber007
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    Pronto, já mudei o oleo, 5W-40 e penso que foi o Shell Helix Ultra. No total foram 45eur, óleo+filtro.

  5. #35
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por ADF

    citação:Originalmente colocada por Marco

    Nesse caso em relaçao ao Shell Ultra por exemplo, nao ha problema comprar nos hipers pois a embalagem e a mesma salvo erro.
    A Shell foi categórica na informação que me deu, de que o mesmo tipo de óleo, desde que se encontre em embalagem inviolada da Shell,
    tem as mesmas características, independentemente do lugar onde é vendido.

    Isto é,
    o Ultra é rigorosamente igual em todo o lado (desde que em embalagens invioladas da Shell)
    e
    o mesmo se verifica quer para o Super, quer para o Plus.

    ( Eu também uso Shell Helix Ultra 5W-40 que - depois desta informação - comecei a comprar no Hiper.
    A embalagem e as especificações são [u]exactamente</u> as mesmas, está inviolada e é (muito) mais barato que - até - nas gasolineiras da própria Shell )

    Eu disse sempre isso, até porque os hipers são parte da minha função...;)
    Mas isso nem sempre é linear...:D

  6. #36
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    ADF e jeff muito obrigado da minha parte, ja estou um entendido na materia ;)

    Agora tenho de pensar se da proxima vez meto o Castrol o ou Shell eheheh...se o Castrol for realmente melhor que seja.

  7. #37
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    Além disso, os próprios óleos vendidos nos hipers sob a marca dos hipers, são óleos fabricados pelas petrolíferas com o mesmo controlo de qualidade, para as normas que dizem cumprir. O "segredo" está em saber que petrolífera enche para que hipermercado, pois ao comprarmos uma linha branca de hipermercado, estamos a pôr um galp, um mobil, um shell, um bp, apenas não sabemos qual a marca pois isso iria acabar rapidamente com o negócioas petrolíferas, para além de que as oficinas em geral não nos põem o óleo do Continente no carro ou então cobram um valor que não compensa a poupança no óleo.

  8. #38
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    Boas, jeff desculpa incomodar mas sou um leigo na matéria a tentar perceber.

    Andei a ler sobre oleos (fichas tecnicas - infelizmente a Castrol nao disponibiliza) e achei impressionante o indice de viscosidade do Shell Ultra Hellix: 187.

    Apesar de ser 5w40 (ponto de fluxao a 42 graus negativos) o seu indice bate claramente qualquer um da BP. Isto é assim tão linear? Ou ha outros factores a ter em conta na qualidade de um óleo?

  9. #39
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    citação:Originalmente colocada por Saunière

    Além disso, os próprios óleos vendidos nos hipers sob a marca dos hipers, são óleos fabricados pelas petrolíferas com o mesmo controlo de qualidade, para as normas que dizem cumprir...
    Não têm a mesma qualidade nem por sombras! Os niveis não são os mesmos.;)

  10. #40
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    jeff, li isto sobre a Mobil:

    Mobil 1 Extended Performance motor oil is designed for today's longer service intervals. Mobil 1 Extended Performance products contain 50 percent more SuperSyn, 37 percent more cleaning agents, and 36 percent more anti-wear additives than Mobil 1

    Isto torna-o o melhor ou todas as marcas tem este nivel de qualidade actualmente?

  11. #41
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    citação:Originalmente colocada por Superfast

    Boas, jeff desculpa incomodar mas sou um leigo na matéria a tentar perceber.

    Andei a ler sobre oleos (fichas tecnicas - infelizmente a Castrol nao disponibiliza) e achei impressionante o indice de viscosidade do Shell Ultra Hellix: 187.

    Apesar de ser 5w40 (ponto de fluxao a 42 graus negativos) o seu indice bate claramente qualquer um da BP. Isto é assim tão linear? Ou ha outros factores a ter em conta na qualidade de um óleo?
    O indice de viscosidade não é uma forma de se determinar a qualidade do oleo, pois se é muito "viscoso" não é tão fluido e vice-versa...
    A importancia vêm dos aditivos principalmente e da forma como foi obtido o lubrificante. Para perceberes mais um pouco vai a: www.cepsa.pt e vê as caracteristicas do MegaSynthetic 5W40. Vai ajudar. Um abraço.

  12. #42
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    citação:Originalmente colocada por Marco

    ADF e jeff muito obrigado da minha parte,...
    De nada, mas quem sabe de óleos é o jeff, a quem pergunto se me confirma que

    o Shell Helix ULTRA Diesel,
    dá para fazer 20.000 km, num Audi 1.9 TDi
    (não passo do 140 Km/h em AE, mas também faço muitos percursos diários de 2 ou 3 Km )

  13. #43
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por ADF

    citação:Originalmente colocada por Marco

    ADF e jeff muito obrigado da minha parte,...
    De nada, mas quem sabe de óleos é o jeff, a quem pergunto se me confirma que

    o Shell Helix ULTRA Diesel,
    dá para fazer 20.000 km, num Audi 1.9 TDi
    (não passo do 140 Km/h em AE, mas também faço muitos percursos diários de 2 ou 3 Km )
    Dar dá, mas o aconselhavel, mesmo com esse oleo, seria os 15 000 kms. O consumo de oleo não aumenta entre os 15 e os 20 mil?

  14. #44
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    citação:Originalmente colocada por Superfast

    Boas, jeff desculpa incomodar mas sou um leigo na matéria a tentar perceber.

    Andei a ler sobre oleos (fichas tecnicas - infelizmente a Castrol nao disponibiliza) e achei impressionante o indice de viscosidade do Shell Ultra Hellix: 187.

    Apesar de ser 5w40 (ponto de fluxao a 42 graus negativos) o seu indice bate claramente qualquer um da BP. Isto é assim tão linear? Ou ha outros factores a ter em conta na qualidade de um óleo?
    Faça favor: ;)

    http://www.castrol.com/castrol/displ...oryId=82915272

  15. #45
    imported_ADF
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por ADF

    o Shell Helix ULTRA Diesel,
    dá para fazer 20.000 km, num Audi 1.9 TDi
    (não passo do 140 Km/h em AE, mas também faço muitos percursos diários de 2 ou 3 Km )
    Dar dá, mas o aconselhavel, mesmo com esse oleo, seria os 15 000 kms. O consumo de oleo não aumenta entre os 15 e os 20 mil?
    Aumenta, pois ! (és bruxo ?)
    Até aos 15 mil não gasta nada, mesmo nada.
    Depois - dos 15 para os 20 mil - gasta 1/2 litro.
    Ainda assim e se não fosse prejudicial eu preferia repor o nível como estou a fazer.
    Pelo que dizes isso pode não ser muito saudavel para o motor, mas falaram-me que esse óleo aguenta 30.000 Km.
    Vou ter que rever os intervalos entre as mudas.
    Que chati$$e !!!

  16. #46
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    citação:Originalmente colocada por ADF

    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por ADF

    o Shell Helix ULTRA Diesel,
    dá para fazer 20.000 km, num Audi 1.9 TDi
    (não passo do 140 Km/h em AE, mas também faço muitos percursos diários de 2 ou 3 Km )
    Dar dá, mas o aconselhavel, mesmo com esse oleo, seria os 15 000 kms. O consumo de oleo não aumenta entre os 15 e os 20 mil?
    Aumenta, pois ! (és bruxo ?)
    Até aos 15 mil não gasta nada, mesmo nada.
    Depois - dos 15 para os 20 mil - gasta 1/2 litro.
    Ainda assim e se não fosse prejudicial eu preferia repor o nível como estou a fazer.
    Pelo que dizes isso pode não ser muito saudavel para o motor, mas falaram-me que esse óleo aguenta 30.000 Km.
    Vou ter que rever os intervalos entre as mudas.
    Que chati$$e !!!
    Esse oleo é recomendado no MAXIMO 15000 kms,dependendo da condução, depois disto é mesmo um risco para o motor manter esse oleo...
    Diz-se muita coisa, mas muitas vezes quem o diz não sabe o que está a dizer.
    Agora é um lubrificante com qualidade.
    Um abraço.

  17. #47
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    Caro Jeff,

    Tenho lido noutros tópicos que dizes que a Cepsa investiga, fabrica (não me recordo exactamente se seria assim!) e distribui os óleos.

    Agora pergunto-te: o que achas do óleo ELF Excellium Dx 5w40 para o motor diesel - 525 tds (E39).

    Posso mudar para o quartz 9000 5w40 da Total.

    São idênticos?

    Quantos Km devo fazer?

    Qual seria a tua escolha?

    Podes dizer-me marcas, viscosidade, especificações e o que quiseres que serão informações muito bem-vindas.

    Uma última questão: no meu 156 uso o Selénia 20 K semi-sintético, creio eu; sempre o usei e não consome gota. Na tua sábia opinião, quantos km devo fazer com este nectar (é que o fabricante diz até 20000 Km e eu às vezes faço; não será demais?)

    Jeff, desde já muito obrigado.

    Melhores cumprimentos!!!

  18. #48
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Alfasaxo

    Caro Jeff,

    Tenho lido noutros tópicos que dizes que a Cepsa investiga, fabrica (não me recordo exactamente se seria assim!) e distribui os óleos.

    Agora pergunto-te: o que achas do óleo ELF Excellium Dx 5w40 para o motor diesel - 525 tds (E39).

    Posso mudar para o quartz 9000 5w40 da Total.

    São idênticos?

    Quantos Km devo fazer?

    Qual seria a tua escolha?

    Podes dizer-me marcas, viscosidade, especificações e o que quiseres que serão informações muito bem-vindas.

    Uma última questão: no meu 156 uso o Selénia 20 K semi-sintético, creio eu; sempre o usei e não consome gota. Na tua sábia opinião, quantos km devo fazer com este nectar (é que o fabricante diz até 20000 Km e eu às vezes faço; não será demais?)

    Jeff, desde já muito obrigado.

    Melhores cumprimentos!!!
    Boas. Nesse Elf não conheço a ficha tecnica do produto, mas deve ser o mesmo que o Cepsa Mega Synth 5W40 e como esse Total. São oleos da mesma "familia" (Grupo Total-Elf-Cepsa), logo todos devem ter boa qualidade, uns com melhores aditivos que outros, agora como não conheço esse Elf não me vou pronunciar. Quanto a Kms depende do total de kms percorridos por esse motor, mas deve andar entre os 15 a 22 mil kms. A minha escolha entre esses dois era o que fosse mais barato...
    No Alfa esse Selenia fazer os 20 mil como o Cepsa 10W40, fazem bem, pois é um motor com bom desempenho na combustão e não "suja" demais os oleos, mas convem não deixar passar dos 20000 kms a mudança.
    Um abraço.

  19. #49
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    Caro Jeff!

    Muito obrigado pelos teus conselhos e pelo "serviço" que prestas aqui no forum AH.

    Vou colocar o Total exactamente por essa razão: é o mais barato.

    Melhores cumprimentos.

  20. #50
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    Caro jeff, vitor_rocha e todos os que contribuiram para este tópico que teve qualidade.

    Além de darem o produto, deram guias para se achar o melhor produto. Isto é o que mais valorizo em qualquer pessoa. Não dar a solução mas as directrizes para se achar a solução.

    Jeff, nao percorri todos os oleos possiveis (10w40) mas encontrei apenas um que excede a norma b4 para a aquela graduação:

    Mobil 1 Extended Performance (EP). Mudas a cada 20 000 kms.

    Qual a sua opinião?

    Abraços

  21. #51
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Superfast

    Caro jeff, vitor_rocha e todos os que contribuiram para este tópico que teve qualidade.

    Além de darem o produto, deram guias para se achar o melhor produto. Isto é o que mais valorizo em qualquer pessoa. Não dar a solução mas as directrizes para se achar a solução.

    Jeff, nao percorri todos os oleos possiveis (10w40) mas encontrei apenas um que excede a norma b4 para a aquela graduação:

    Mobil 1 Extended Performance (EP). Mudas a cada 20 000 kms.

    Qual a sua opinião?

    Abraços
    A minha opinião sobre esse oleo é que: Esse oleo não vai servir em pleno a sua função pois é um lubrificante especifico para veiculos que necessitem a norma b4 para cumprir o plano de manutenção, necessitando na mesma de fazer as mudas como anteriormente, pois quem polui o lubrificante é o motor e esse motor não está preparado para esse lubrificante... Depois não deve conseguir encontrar esse oleo no mercado (nunca o vi! e acredita que é dificil eu não o ver!) e se encontrar deve ser carissimo...
    Por mim mantinha um 10W40 de qualidade mas sem loucuras.;)

  22. #52
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    Faço das minhas palavras as do Superfast, obrigado jeff!!

    Ja agora, qual a sua area de profissao?

    Sabado ja vou colocar o Castrol...Nao sei se da proxima coloco Castrol ou Shell para este motor, que acha jeff?

    Arranjo o Castrol pouco mais caro que o Shell, sensilvemente a 62€ e se for melhor nesse aditivo que falou e valer a pena...

  23. #53
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    Boas. Entre o Castrol e o Shell que se falou, ambos são de grande qualidade e não comprometem. Se a diferença de preço não for grande eu ficava no Castrol pois tem provas dadas e pelas caracteristicas tecnicas é um oleo com mais longevidade que o Shell em termos qualitativos, agora se ultrapassar a diferença mais de 15€ não vale a pena...
    Quanto a minha profissão, posso apenas dizer que mexo muito bem em: Lubrificantes, combustiveis e outras areas automoveis sem compromisso com nenhuma marca, apenas atesto a qualidade dos produtos.
    Um abraço.

  24. #54
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    Mais uma vez, obrigado GRANDE jeff.

    Comentarios destes sao PRECIOSOS num forum, porque gente que tem a mania que sabe estou eu farto ate aos cabelos.

    Quem sabe sabe...

    Quem quiser aprender um pouco sobre oleos que leia os comentarios acima pois foram dadas boas dicas.

  25. #55
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    citação:Originalmente colocada por Superfast

    Caro jeff, vitor_rocha e todos os que contribuiram para este tópico que teve qualidade.

    Além de darem o produto, deram guias para se achar o melhor produto. Isto é o que mais valorizo em qualquer pessoa. Não dar a solução mas as directrizes para se achar a solução.

    Jeff, nao percorri todos os oleos possiveis (10w40) mas encontrei apenas um que excede a norma b4 para a aquela graduação:

    Mobil 1 Extended Performance (EP). Mudas a cada 20 000 kms.

    Qual a sua opinião?

    Abraços
    Obrigado pela parte que me toca. Porém o profissional aqui é o jeff, ao qual já perguntei certas coisas para as quais fii bem aconselhado.

    Quanto á norma B4 em 10W-40 não é exclusiva nesse óleo, sendo num futuro proximo o banal nessa viscosidade.

    Com B4:
    Motul 6100 Synergie 10W40
    http://www.motul.com/redirectuk.asp?N=1.06.02.06

    Norauto 10W-40.

    E á outros, é só procurar.



  26. #56
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    Por Defeito

    Boas

    Este tópico está muito bom, e dou os meus parabéns aos posts de alta qualidade do Jeff. Realmente prestativos.
    Aproveito para fazer a minha pergunta:
    Tenho um Golf IV Tdi 110 cv. Estava a pensar trocar para um Selénia 20K. Que dizes Jeff? É bom? Apesar de o óleo indicar 20.000 km de intervalo estava a pensar manter os 15.000 km. É boa ideia ou devo apostar noutro óleo?

    Cumps
    Miguel

  27. #57
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por MiguelCarromeu

    Boas

    Este tópico está muito bom, e dou os meus parabéns aos posts de alta qualidade do Jeff. Realmente prestativos.
    Aproveito para fazer a minha pergunta:
    Tenho um Golf IV Tdi 110 cv. Estava a pensar trocar para um Selénia 20K. Que dizes Jeff? É bom? Apesar de o óleo indicar 20.000 km de intervalo estava a pensar manter os 15.000 km. É boa ideia ou devo apostar noutro óleo?

    Cumps
    Miguel
    Esse oleo não é para 20000 kms nesse motor, quando muito entre os 10 a 12 mil... Entre os 12 e os 15 tambem deve começar a desaparecer isto se o motor já tiver mais de 40000 kms. Esse é um oleo de boa qualidade mas é criado com base nos motores do grupo Fiat e não Volkswagen. Bem, mal não faz, mas procura para os 15000 kms um bom 5W40 (Bp, Castrol, Cepsa, Shell,Mobil 1, etc...) ou um bom 10W40 para 10000 kms se o carro já tiver muitos kms.
    Um abraço.

  28. #58
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    citação:Originalmente colocada por jeff

    Esse é um oleo de boa qualidade mas é criado com base nos motores do grupo Fiat e não Volkswagen. Bem, mal não faz, mas procura para os 15000 kms um bom 5W40 (Bp, Castrol, Cepsa, Shell,Mobil 1, etc...) ou um bom 10W40 para 10000 kms se o carro já tiver muitos kms.
    Um abraço.
    Óptimo. O conselho será seguido. O carro tem cerca de 85.000 km. Dessas marcas que indicaste, qual recomendas 'mais vivamente'?

    Um abraço e obrigadão pela ajuda!

  29. #59
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    citação:Originalmente colocada por MiguelCarromeu

    citação:Originalmente colocada por jeff

    Esse é um oleo de boa qualidade mas é criado com base nos motores do grupo Fiat e não Volkswagen. Bem, mal não faz, mas procura para os 15000 kms um bom 5W40 (Bp, Castrol, Cepsa, Shell,Mobil 1, etc...) ou um bom 10W40 para 10000 kms se o carro já tiver muitos kms.
    Um abraço.
    Óptimo. O conselho será seguido. O carro tem cerca de 85.000 km. Dessas marcas que indicaste, qual recomendas 'mais vivamente'?

    Um abraço e obrigadão pela ajuda!
    Todos eles têm boa qualidade, mas aquele que eu mais recomendo é o Cepsa Mega Synth 5W40 (5 Litros!),excelentes propriedades anti-desgaste e consumo, não te esqueças que precisas mais de 4 Lts. Os outros compra se estiverem em promoção.;)
    Um abraço.

  30. #60
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    citação:Originalmente colocada por jeff


    Todos eles têm boa qualidade, mas aquele que eu mais recomendo é o Cepsa Mega Synth 5W40 (5 Litros!),excelentes propriedades anti-desgaste e consumo, não te esqueças que precisas mais de 4 Lts. Os outros compra se estiverem em promoção.;)
    Um abraço.
    Vou ver esse mesmo. Para te dizer a verdade costumava ter alguns preconceitos em relação à Cepsa! Burrice minha, está visto! O único motivo que me fez inclinar para o Selénia foi o facto de preconizar as duas referências da VW para o meu motor 500.00 & 505.00. Ainda não vi nenhum outro que tivesse as duas (como aconselha o manual de instruções). Só mais uma coisa: achas que compre 10W40 ou 5W40? O carro tem 85.000 km.
    Mais uma vez, obrigadão!

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